Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

O Mourinho jogou futebol 11 profissional...

No Set?bal e no Rio Ave.

PaRECE QUE O Mourinho jogou apenas na regional de Lisboa ma altura pelo isef

Que tem o Mourinho?! Eishh..pensa antes de falares, o homem jogou muitos anos futebol..

Na regional pela eqiepe do isef e não foi assim durante muito tempo.

at? parece que ? preciso ter-se sido jogador de futebol de 11 para se ser treinador de futebol...

h? com cada um...

isso de ter que se ter experiencia profissional no minimo 5 anos para se ser treinador ? tudo uma grande treta, isso ? mentira!

um treinador n?o ? por ter sido jogador que vai ser melhor treinador do que quem nao tenha sido jogador!

um treinador nao precisa de ter sido jogador, ? preciso ? conhecer e saber futebol, saber "ler" um jogo, saber alguma coisa de taticas e afins, ter capacidade de lideran?a para gerir um grupo e incentivar, e conseguir ter um pulso firme sobre os jogadores, ao mesmo tempo que mant?m com eles uma rela??o cordial!

e para isto nao ? necessario ter se sido jogador de futebol, eu at? acho mesmo irrelevante!

tudo bem que uma pessoa que tenha sido jogador, e depois queira ser treinador, pode efectivamente estar mais por dentro do que se passa nos balnearios, treinos, maneira como o treinador faz isto e aquilo, mas julgo que nao seja relevante, porque para se ser treinador (e digo, ser bom treinador) ? necessario antes de mais nada, algumas das capacidades que acima referi!

e todos temos exemplos de grandes treinadores, como o mourinho ou o benitez, que penso que nem chegaram a dar uns toques na bola "a s?rio", e hoje em dia, est? ? vista de todos, sao treinadores de topo, que nao foram jogadores de futebol.

e da minha parte, est? tudo dito.

cumprimentos.

Por exemplo no hoquei em patins segundo consta Torcato Ferreira foi um grande treinador e nunca pôs uns patins nos pés :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta que não tem nada a ver com esses quotes: o Villas Boas tem formação académica?

É que ainda há dias em discussão com um amigo não chegamos a acordo quanto a isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Ele conseguiu a Licença B da UEFA em 1997 e continuou com a Football Association da Escócia até 2008, quando conseguiu a Licença Pro. Foi um estudante de primeira, com grande apetite de aprendizagem, mesmo sendo jovem e estando fora do seu país. Foi exemplar», garante Jim Fleeting, actual dirigente da Football Association da Escócia.

Em entrevista ao Maisfutebol, Fleeting congratula-se com os largos anos de convivência com Villas-Boas. «Estamos muito satisfeitos por termos um pequeno papel na carreira do André. Ele tem muitos amigos e fãs na Escócia, pela sua personalidade. Acredito que ele dará o seu máximo para chegar ao topo. E cá estaremos para o convidar a vir ensinar outros treinadores, no nosso curso.»

Parece-me que só tem mesmo formaçao dentro do futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

O Villas Boas teve o rabinho virado para a lua e uma família abastada. E bastante talento também, vá.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me, à uns tempos atrás, ler ou ouvir que ele apenas tinha concluído o secundário. Mas posso estar confuso.

Compartilhar este post

Link para o post

O Villas Boas teve o rabinho virado para a lua e uma família abastada. E bastante talento também, vá.

Isso ajudou, mas a história dele é fascinante, a maneira como começou, a cena dos relatórios, procurou essa "sorte"...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, era mesmo essa ideia que eu tinha. Estou como o Alex, por muito talento e força de vontade que o pessoal tenha, por vezes isso não chega. De certo que a família dele acreditou e, sobretudo, financiou essa aventura inicial dele.

Por cá, isso dos cursos está parado. Segundo ouvi por causa daquela treta dos estatutos da federação...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o caso dele dificilmente se volta a repetir tão cedo, pelo menos naqueles contornos. Aliás, se ele não fosse vizinho do Robson dificilmente as coisas se tinham passado assim tão rápido, dificilmente ele tinha saltado tantas etapas naquele começo de carreira, por aí fora.

Mas atenção que eu sou um defensor dele e acho que ele tem muito talento.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Este já o ano passado se tinha tornado, para mim, o protótipo do treinador "perfeito". Mas falando mais da sua carreira até agora, também concordo com o Alex, dificilmente alguém conseguirá chegar a um patamar tão elevado tão cedo... teve tudo aquilo que precisou.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o que voçês dizem é verdade. Mas o que quero dizer é que um puto que aos 16 anos, por sorte é vizinho do Robson e lhe começa a mandar relatórios da equipa dele e acaba por ir para a beira dele trabalhar, não é obra do acaso, fez por isso. E depois é o Robson que o leva para Inglaterra e para a Escócia para ele tirar os cursos, nem sei se foi o Robson que financiou isso, mas também não era por ai, concerteza nao faltava dinheiro ao Villas Boas.

Houve uma conjugação de factores que ajudaram imenso, mas o Villas Boas desde cedo mostrava ser predestinado para isto.

Agora também estou com voçês, e eu também que sou treinador, por mais talento, força de vontade que tenhamos, é sempre preciso aquele empurrão para chegarmos lá acima...

Compartilhar este post

Link para o post

Disse-me a minha mãe que um dia destes deu uma reportagem com uma treinadora, julgo eu que a Helena Costa, sobre o seu trabalho no Qatar. Alguém viu?

Compartilhar este post

Link para o post

Disse-me a minha mãe que um dia destes deu uma reportagem com uma treinadora, julgo eu que a Helena Costa, sobre o seu trabalho no Qatar. Alguém viu?

A sério? (Não vi)

Dizem que o trabalho dela no Qatar é simplesmente fantástico.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem é que daqui tem um curso de treinador? Eu estou a pensar começar a investir nisto, mas não abrem cursos em Lisboa. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi e achei fantastica. Para quem ja andou no futebol feminino como eu e sente a discriminaçao cá em Portugal, imagino lá no Qatar... Além que ela alem de fazer o trabalho para a qual foi contrata faz um trabalho social impressionante.. :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Quem é que daqui tem um curso de treinador? Eu estou a pensar começar a investir nisto, mas não abrem cursos em Lisboa. :mrgreen:

Não abrem cursos em Lisboa? :-s

Deve ter aberto um por volta desta altura de Outubro..é quando costumam abrir o nível I

Compartilhar este post

Link para o post

Fabio, eu acho que os cursos estão parados por causa daquela situação dos estatutos da federação.

Exacto.

Compartilhar este post

Link para o post

Fabio, eu acho que os cursos estão parados por causa daquela situação dos estatutos da federação.

A sério? Que treta do crl..

Ainda assim há uns tempos passei pelo site da AFL e vi lá qualquer coisa para tirar o curso de Monitor, que era para treinadores não-credenciados e tinha o prazo de 3 anos salvo erro, e durante esses 3 anos esses monitores tinham que tirar o nível I ou algo do género.

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto quanto sei, a formação de novos treinadores vai estar centralizada em Lisboa, sendo que as Associações locais estão a tentar desbloquear (leia-se, contornar) essa situação. Isto verifica-se a partir do nível I, pelo que me foi comunicado na AF Braga, há coisa de um mês...

Compartilhar este post

Link para o post

Já entreguei o que era preciso para tirar o curso de árbitro na AFAveiro. O curso começa dia 14 :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso estômago para se ser árbitro. Estar ali um jogo inteiro a ser insultadao e a sujeitar-se a situações por vezes embaraçosas.

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso estômago para se ser árbitro. Estar ali um jogo inteiro a ser insultadao e a sujeitar-se a situações por vezes embaraçosas.

Estou consciente disso, mas vou ter que ser mais forte que isso. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...