Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Hans

Europa Universalis

Publicações recomendadas

Vou tentar voltar a isto e tentar fazer uma coisa que nunca tive capacidade para fazer: dominar a Europa com Portugal.

Conselhos são bem-vindos.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar voltar a isto e tentar fazer uma coisa que nunca tive capacidade para fazer: dominar a Europa com Portugal.

Conselhos são bem-vindos.

Alianças, Alianças, Alianças

No save que coloquei ai acima tive alianças , em momentos diferentes, é claro, com Castela, Aragão, Inglaterra, Burgundy, Austria, Bohemia,Hungria, Suecia, Dinamarca, Commonwealth,Chagatai, etc

Editado por SiulPi

Compartilhar este post

Link para o post

É oficial. Tornei.me ridiculamente incompetente neste jogo. pqp

conta

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, estou um nabo de todo o tamanho. Aragão a rebentar com Castela e eu não consegui sacar nada que não fosse uma derrota copiosa.

Não atino com a história de gastar pontos para aumentar o nível das províncias. Não atino com a história da Renascença. Não consigo que nenhum dos meus aliados me ajude na guerra. Não consigo nada. Estou um zero completo.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que nunca ouvi falar no jogo :facepalm: pelo que estou a ler é capaz de ser engraçado

Compartilhar este post

Link para o post

Em que ano? Tudo aquilo a verde mais claro nas Américas é teu?

1690. é sim. EEu tava a concentrar-me na America do Sul, mas entratanto tive uma guerra com a Escocia que tava a colonizar a costa leste dos EUA e saquei aquilo tudo, apenas perdi o Lousiana que se tornou independente (territorio vermelho a beira do Mexico que btw foi colonizado pela Escocia, assim como a California que tambem se tornou independente)

Ah e se reparares na America do Sul ha um verde mais claro, É o Brasil, espanhol, que se tornou independente desde que Castela sumiu

Assim que nao tiver oveextension vou atacar aquele territorio veridnho no meio noroeste africano

Editado por SiulPi

Compartilhar este post

Link para o post

acho que nunca ouvi falar no jogo icon_facepalm.gif pelo que estou a ler é capaz de ser engraçado

Depois de bater muitas vezes com a cabeça na parede e depois de ler sobre o jogo e fazer os tutoriais, vais ver que é um jogo muito bom carinhoso.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Como raio é que consigo evoluir com uma tribo do ártico? Que save mais secante assim, não pesco nada disto.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens que esperar que uma nação europeia colonize um território encostado a um dos teus e surge-te a opção westernization.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens que esperar que uma nação europeia colonize um território encostado a um dos teus e surge-te a opção westernization.

Isso vai demorar anos! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta ir aumentando o território e acumulando dinheiro até lá.

Entretanto, aqui o Tio já se desenrascou melhorzito.

Save novo com Portugal. Aragon declara guerra a Castille. Deixo-os andar à porrada e alio-me a Aragon, para pode acompanhar o que se passava e fico a assistir de cadeirinha. Castille comete um erro táctico colossal: com mais tropas que Aragon, não entra em confronto directo, optando por partir o exército em dois, sendo cada uma das partes mais fraca que o exército de Aragon, que actuou todo junto. Com isto, Aragon derrotou por três ou quatro vezes as tropas espanholas. Aí, já com um claim em Sevilha, resolvi intervir. Em duas ou três batalhas arrumei com o exército castelhano e consegui a paz, tomando-lhes 6 territórios: Sevilha, essencial por causa do trade center, Galiza, Leon, Salamanca, Cáceres e Madrid. Aragon ficou com outros 3: Sória, Cuenca e mais qq coisa. Isto fez com que o território espanhol ficasse devolv

Os espanhóis ficaram arrasados, sem manpower e com um force limit reduzido.

Mais uns claims e mal terminou o cessar-fogo, vo

Termina o cessar-fogo, e volto a atacar Castela. Saco Cantábria, Cadiz, Badajoz, e mais qq coisa. Não pude terminar a guerra como desejava, porque fui chamado a intervir numa guerra com o meu outro aliado, a França, contra Inglaterra e Marrocos. Não tinha andamento para duas guerras destas e decidi acabar com os espanhóis mais tarde. Nesta guerra saco outra vez Ceuta que tinha entregue no início. Já era mais acessível converter a província ao catolicismo (depois lixei-me, por causa de um evento que tirou 5% de probabilidades ao missionário).

Continuando, durante a paz com Castela ocorrem dois eventos:

- Castela atacou Granda Granada, aproveitando que o aliado Marrocos andava à porrada com Tunis e Tlemcen e não interveio. Maravilha, pensei eu, menos um inimigo. Ponderava deixar Granada para o fim, por causa de religião, mas os espanhóis resolveram entregar-ma de bandeja.

- Castela e Aragon (mais Nápoles) entraram numa personal union liderada por Castille.

Mal terminou o cessar-fogo, apoiei Aragon na sua luta pela independência. Aragon aceitou uma paz ridícula. Eles sacaram Toledo e eu as Canárias. Entretanto, apoiei uma revolta de independentistas de granada. Ficaram com 4 territórios espanhóis, e tornaram-se meus vassalos. Depois de anexar Granada, arrumei com o que sobrava de Castela.

Entretanto, começou a colonização: já tenho boas colónias no Brasil, Estado Unidos e Caraíbas e estou cheio de dinheiro. Não sei para onde me deva virar a seguir. Aragon deve-me favores e queria usá-los antes de lhes cair em cima. Marrocos está forte e tem a vantagem do terreno em caso de batalha. Tunis e os Mamluks controlam o resto do norte de África. Acessível, para uma batalha rápida, simples e indolor tenho apenas Jolof. Devo ir por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto, começou a colonização: já tenho boas colónias no Brasil, Estado Unidos e Caraíbas e estou cheio de dinheiro. Não sei para onde me deva virar a seguir. Aragon deve-me favores e queria usá-los antes de lhes cair em cima. Marrocos está forte e tem a vantagem do terreno em caso de batalha. Tunis e os Mamluks controlam o resto do norte de África. Acessível, para uma batalha rápida, simples e indolor tenho apenas Jolof. Devo ir por aí.

Tenta sacar PU's

eu4_3.png

Não falta muito até tudo ser meu

eu4_4.png

pqp icon_facepalm.gif

Editado por SiulPi

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta ir aumentando o território e acumulando dinheiro até lá.

Já tenho colonizadores, a cena é que me gastam 2 moedas por mês, quando eu só faço 1 de lucro... Tenho bué pouco income de trades, apesar de ter 3 merchants, só consigo colocar um deles num centro de trocas. A gerar 0.25 no melhor dos casos, que às vezes baixa-me para 0 vá-se lá saber porquê.

Acho que vou cagar e começar um novo com um amigo e vamos tipo para Portugal e Castille ou assim. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso já não é assim, mudaram isso há algum tempo. Não tens as opções das "institutions"?

Compartilhar este post

Link para o post

Já tenho colonizadores, a cena é que me gastam 2 moedas por mês, quando eu só faço 1 de lucro... Tenho bué pouco income de trades, apesar de ter 3 merchants, só consigo colocar um deles num centro de trocas. A gerar 0.25 no melhor dos casos, que às vezes baixa-me para 0 vá-se lá saber porquê.

Acho que vou cagar e começar um novo com um amigo e vamos tipo para Portugal e Castille ou assim. :mrgreen:

É ires gastando os teus pontos para desenvolver a tua provincia e não tenhas medo de pegar uns quantos empréstimos. Estas em que país btw?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso já não é assim, mudaram isso há algum tempo. Não tens as opções das "institutions"?

Não tenho os DLC todos, não sei se influencia.

É ires gastando os teus pontos para desenvolver a tua provincia e não tenhas medo de pegar uns quantos empréstimos. Estas em que país btw?

Eu estou com Khodynt e o meu amigo com Chavchuveny.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho os DLC todos, não sei se influencia.

Eu estou com Khodynt e o meu amigo com Chavchuveny.

Foram se meter logo nos paises mais chatos :mrgreen:

Bastava ir um bocado para baixo e começar na Coreia ou no Jianzou (?) que o jogo fica muito mais interessante.

Normalmente eu evito sempre esses da Sibéria e aqueles ao pé do Alaska, são paises em que fica mais tempo a espera de visita do que a jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Foram se meter logo nos paises mais chatos :mrgreen:

Bastava ir um bocado para baixo e começar na Coreia ou no Jianzou (?) que o jogo fica muito mais interessante.

Normalmente eu evito sempre esses da Sibéria e aqueles ao pé do Alaska, são paises em que fica mais tempo a espera de visita do que a jogar.

Que pontaria. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Já ando há uns tempos para comprar o jogo. Tenho lido algum do vosso feedback e fiquei interessado. Agora pergunto-vos: o que comprar? (EU IV + add-ons? Se sim, quais)

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...