w0 Publicado 30 Novembro 2017 (editado) Já ando há uns tempos para comprar o jogo. Tenho lido algum do vosso feedback e fiquei interessado. Agora pergunto-vos: o que comprar? (EU IV + add-ons? Se sim, quais) Editado 30 Novembro 2017 por w0 Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 30 Novembro 2017 pqp Rejeitei. É minha oportunidade de tornar a PI só minha. Vou esperar que mandem as tropas pras Americas (não é que seja preciso) e depois conquisto tudo Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 30 Novembro 2017 Já ando há uns tempos para comprar o jogo. Tenho lido algum do vosso feedback e fiquei interessado. Agora pergunto-vos: o que comprar? (EU IV + add-ons? Se sim, quais) Esse de 8€ é o jogo com os patches todos, mas sem os DLC. Mas para este jogo é muito recomendável jogar-se com DLC, especialmente o Art of War e o Common Sense, que são quase mandatórios, porque sem eles a experiência do jogo fica muito reduzida. Ya, basicamente os DLCs que referi são os únicos obrigatórios, mas o resto também vale a pena ter. Depende é de quanto tiveres disposto a gastar para ter mais DLCs. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 30 Novembro 2017 Ya, basicamente os DLCs que referi são os únicos obrigatórios, mas o resto também vale a pena ter. Depende é de quanto tiveres disposto a gastar para ter mais DLCs. Por acaso esses dois DLC não os tenho. A ver se arranjo porque por exemplo a cena de entregar a ocupação duma terra a um aliado é fixe e sem o Art of War já vi que não posso fazer. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 4 Dezembro 2017 (editado) Ontem já colei nisto. Comecei com Portugal. Agora é realista ter como objectivo conquistar espanha + Marrocos + ir para o Brasil. Ainda me sinto muito perdido, mas vou tentar ver uns tutoriais etc. (EDIT: Se tiverem alguns canais que recomendem, agradeço :)) Editado 4 Dezembro 2017 por w0 Compartilhar este post Link para o post
Pocahontas Publicado 4 Dezembro 2017 bem, o EU ja não me estava a dar grande pica, por isso voltei para o Crusader Kings, que nunca consegui jogar bem na vida... Vamos ver se é desta. Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 10 Dezembro 2017 bem, o EU ja não me estava a dar grande pica, por isso voltei para o Crusader Kings, que nunca consegui jogar bem na vida... Vamos ver se é desta. tambem gostava de um dia perceber como jogar esse joguinho Compartilhar este post Link para o post
Pocahontas Publicado 10 Dezembro 2017 tambem gostava de um dia perceber como jogar esse joguinho Isto esta complicado para perceber o jogo :mrgreen: queria formar Portugal mas para um noob é bem dificil... Senão voltei um bocado ao EU para jogar com o melhor pais, Brandebourg :heart: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 20 Dezembro 2017 (editado) Vocês com esta conversa fizeram-me ir buscar o Eu3, que nunca tinha jogado, para fazer uns saves. Depois de alguns saves aleatórios para apanhar o jeito ao jogo, já que só tinha jogado até ao Eu2, instalei a expansão In Nomine, comecei com Portugal em 1400... e estou a apanhar uma seca do carago. Não se passa nada neste canto do mundo! Portugal começa com seis províncias, três delas só dão peixe, não tenho recursos para construir um exército, até chegar ao nível 7 de Trade Level não posso adquirir o Quest For the New World e começar a expansão... Tenho-me entretido a colocar mercadores em CoT para gerarem lucro, e invisto esse lucro no desenvolvimento da tecnologia naval e do Trade Level. Enquanto isso vou rezando a todos os santinhos para que Castela não quebre os acordos e me ataque em larga escala. Vou andando por ali sossegado, caladinho, a ver se ninguém repara que eu existo. Se continuar a jogar ainda posto os desenvolvimentos à maneira de save. Uma coisa suave. Editado 20 Dezembro 2017 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
Gazza Publicado 20 Dezembro 2017 (editado) Se conseguires instala o Divine Wind, o jogo fica muito melhor, o segredo de jogar com Portugal é atacar logo Granada antes dos espanhois, depois fazes uma guerrita com Marrocos que é relativamente fácil, é só produzir mais tropas que eles, depois ficas com o máximo de províncias possíveis, caga na infamy, depois vais apostando na cultural não sei o quê e mandas vir um diplomata muito forte e baixas a infamy, depois é descobrir Madeira e Açores e Rio Oro e Arguin, depois já tens terrenos suficientes para ter tropas e podes batalhar Castela.. faz éxercitos grandes para não teres chance de perder e aniquila, fica com o máximo de províncias costeiras possíveis em qualquer batalha, muito melhor pros descobrimentos.. depois é ir explorando. Sorry pelo testamento. Edit: Só mais uma cena, se quiseres divertir-te descobre o máximo possível sem muita preocupação, se queres tentar world domination vai descobrindo só o que podes colonizar, atenção as missões que podem dar colonizadores extras, tipo as do Brasil.. e sempre coast line primeiro. Editado 20 Dezembro 2017 por Gazza Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 21 Dezembro 2017 Já vou um pouco tarde para Granada, os castelhanos já andam por lá em força. Fui arrastado para a guerra por eles, vou atrás deles para evitar dar-lhes motivos para me invadirem, e à pala disso estou em guerra com Marrocos também, vou tentar sacar qualquer coisa dali antes que sejam os castelhanos a fazê-lo. Talvez Ceuta, para cumprir o rigor histórico. A cena das descobertas foi uma novidade para mim, no Eu2 não havia nenhum evento a obrigar à partilha de descobertas... Vou evitar fazer descobertas de territórios que não possa colonizar, para já. A chatice disto é que por este andar só para finais da década de 1420 é que alcanço o trade level para o quest for the new world. Até lá estou à espera... Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 21 Dezembro 2017 (editado) Porquê jogar o 3 se o 4 é bem mais completo? Editado 21 Dezembro 2017 por SiulPi Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 21 Dezembro 2017 Porquê jogar o 3 se o 4 é bem mais completo? Porque o 3 é mais barato. :mrgreen: Também andei cerca de um ano a jogar ao 3 antes de comprar finalmente o 4. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 22 Dezembro 2017 Porquê jogar o 3 se o 4 é bem mais completo? Tenho um HP Stream e é limitado de espaço. O Eu3 cabe à justa no espaço que tinha, o Eu4... não :mrgreen: Preferia o Eu2 porque sempre fui adverso à ideia das National Ideas, não gostava do conceito. Agora, a jogar Eu3, até percebo. Obriga um gajo a planear, a investir num plano de longa duração, a planear jogadas com antecedência como num jogo de xadrez. O Eu2 era mais instantâneo, um gajo podia mudar radicalmente a estratégia de jogo quando nos apetecesse, aqui já é mais estratégico. Avancei até 1430 e já está mais divertido. Sou gajo para criar uma história baseada no save e postá-la quando tiver tempo. Não vai durar muito, que normalmente os meus saves no Eu2 raramente passavam muito além de 1550 ou assim quando descobria tudo o que havia para descobrir e colonizava aquilo que o meu reino permitia manter. A partir daí entramos na vertente da guerra pelo domínio global e a vertente de guerra do jogo é chatinha, não controlamos grande coisa e é fé em batalhas aleatórias. Para isso jogava Total War. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 24 Dezembro 2017 Jogar o 3 com Portugal é ingrato para caraças. No início, pouco ou nada podemos fazer para evitar Castille. Se eles se lembrarem de nos atacar, pouco ou nada podemos fazer. Não há aliança que nos valha, infelizmente. Mas há uma hipótese, que é a seguinte. Provavelmente, os tipos vão atacar Marrocos. O que é necessário fazer é esperar que eles tenham as tropas em África e declarar guerra. Quando tentarem voltar para a Península Ibérica, é só usar a nossa superior frota e afundar os barcos. Problema resolvido. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 29 Dezembro 2017 Jogar o 3 com Portugal é ingrato para caraças. No início, pouco ou nada podemos fazer para evitar Castille. Se eles se lembrarem de nos atacar, pouco ou nada podemos fazer. Não há aliança que nos valha, infelizmente. Mas há uma hipótese, que é a seguinte. Provavelmente, os tipos vão atacar Marrocos. O que é necessário fazer é esperar que eles tenham as tropas em África e declarar guerra. Quando tentarem voltar para a Península Ibérica, é só usar a nossa superior frota e afundar os barcos. Problema resolvido. Não é mal pensado, mas passei ao lado dessa hipótese. De qualquer forma, já vou em 1540, ou lá perto, e Portugal ainda existe. A ideia de a colonização estar limitada a um range definido pela província mais próxima com core é genial. Evita disparates como a China colonizar o Brasil, como certa vez aconteceu num save do Eu2. Além disso atrasa o processo, o que torna tudo mais realista. Em 1540 ainda os ingleses estão a dar os primeiros passos na América do Norte e eu próprio estou agora a chegar ao extremo oriente. Por esta altura no Eu2 já tinha colónias transformadas em cidades em todo o mundo e o jogo perdia o interesse. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 2 Janeiro 2018 Bom. Em primeiro lugar, f*dam-se :mrgreen: Já não me viciava tanto num jogo há MUITO tempo. Mas admito mesmo. Estou COMPLETAMENTE viciado :lol: Ao ponto de, na maioria dos tempos mortos que tenho, saco do telefone, YouTube "EU4 XXX Gameplay" e siga. Percebi que a melhor forma de ir aprendendo o jogo é ver como é que essa malta joga. Em segundo lugar, desculpem o wall of text, mas estou com dúvidas. Depois de ver alguns gameplays (Europa e especialmente Portugal), resolvi aventurar-me. Mas rapidamente percebi que me faltavam alguns DLCs. Comprei-os (again, obrigado malta...) e comecei agora a minha primeira campanha. Anyway! Optei por escolher o Normal Mode porque, nesta fase, quero poder fazer um save/load antes de qualquer major decision (não é para ser o maior do burgo e conquistar o mundo na primeira vez que jogo, mas é apenas para perceber exactamente como é que determinadas decisões podem afectar o jogo. Acho que só depois deste primeiro 'save' é que passo para o modo onde não podes fazer isto). O meu objectivo no primeiro save é perceber o jogo. O segundo é conquistar o Norte de África e depois tornar-me num Portugal Colonizador. Realisticamente, para os mais experientes, isto é possível? Tenho, contudo, algumas dúvidas: I - Quando avancei para Tangiers, fiz de duas formas (está gravado em 2 files diferentes): num saquei Granada (as 3 províncias). Chamei Castille para a guerra (com a promessa de entrega de terras). Porém, neste save/load aconteceram algumas coisas diferentes a) Numa das vezes, consegui bater em Granada "sozinho" (Castille deu apoio naval, acima de tudo) e os territórios foram todos ocupados por mim (só para ver se não estou a dizer disparate ficaram com as minhas riscas verdes); b) No outro save/load, 1/3 das províncias (randomly, parece-me) ficaram ocupadas por Castille. Não percebi porquê porque (acho) que a maioria dos homens era meu. Isto levanta-me algumas questões: 1) Quando o território passa a ser ocupado por nós, vale a pena deixar lá parte do nosso exercito? Nos gameplays que vi ninguém deixava (acho), mas parece-me (do ponto de vista do realismo) que se eu ocupo, tenho de manter uma força lá, não? Aquilo que fazia era: tinha 16k de homens, e deixava 1k (ou as sobras) em cada território ocupado. Só que isso significava que, indo para Tangers, já só ia com 13k. 2) Pq raio é que Castille, por vezes, ficou ela com os "territórios ocupados"? 3) Qual é a "melhor maneira" de fazer Siege? Deixo lá a tropa toda? Ou divido? II - Ataque a Tangiers Directo: - Pedi permissão para passar pelos territórios de Castille; - Bloqueie o Oeste do Mar de Gibraltar; - Entrei feito rambo por Tangiers. a) Em não sei quantas tentativas, só consegui 2 ou 3 vezes Tangiers. Contudo, apenas numa situação fui eu que "ocupei". Nessa em que ocupei Tangiers, saquei, igualmente, Mellila e aquele imediatamente ao lado (direito) de Mellila. Nas restantes, foi Castille a ocupar Tangiers. b) Nas restantes, Castille raramente entrava no Norte de África. Ou se entrava, passavam-se ao aço e iam à vida deles tentar sacar Fez. Ontem, estava a ver um Gameplay, e percebi que o gajo: (i) Declarava guerra; (ii) Ia movendo as tropas e as embarcações. Eu fazia ao contrário. Eu metia logo as barcaças prontas (e depois era gamado por piratas enquanto ia e não ia para a guerra) e metia as tropas em Sevilha antes de declarar guerra. Contudo, as de Catille estavam sempre lá para os quintos no norte. Qual é a melhor forma de, no geral, atacar um território com um aliado? Declarar guerra, e ir transportando as tropas e aguardar a chegada (perto) dos aliados? Para fechar: - Melhor opção: tornar granada vassalo (mesmo que Castille dê thumbs down no acordo?)? - Ficar com Tangiers e fazer Core? Mais uma vez, desculpem o wall of text. Compartilhar este post Link para o post
Pocahontas Publicado 2 Janeiro 2018 (editado) Isso do siege da castilha, o primeiro a chegar no siege é que ocupa o territorio, pouco importa se tiver 1k ou 20k. Eu quando jogava com Portugal, metia as minhas tropas todas em Ceuta e declarava a guerra, mas não saia dali enquanto a Castilha não chegasse, depois é deixar eles combaterem e tu pegares os sieges. Por ultimo, so fiques com Granada se conseguires uma boa aliança na Europa (França é muito bom) porque mais cedo ou mais tarde, eles vão te atacar porque têem missões para conquistar Granada. Senão, pega as duas provincias que estão no comercio de Sevilha (Tangiers e Melila acho) mas não pegues muito mais porque os cores na Africa do Norte custam imenso. ps : soz pelo os erros :mrgreen: Editado 2 Janeiro 2018 por Pocahontas Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 2 Janeiro 2018 Obrigado pelo esclarecimento quanto ao Siege, agora vai facilitar-me a vida. Contudo, se eu tiver 20k o tempo de siege é mais rapido do que se tiver 1k, não? Eu tenho estado a trabalhar numa aliança com Franca e Austria. Contudo, estimo que a de França ainda demore uns tempos. Mas o meu objectivo secreto é aliar-me a França e rebentar com Castille. Contudo, reparei que quando fiquei com Granada, não perdi nada na relação com Castille. Outra questão: quão realista é virar o norte de África católico? Quanto a primeiras colónias, estava a pensar em Cabo Verde e, pelo que li, Mali pelo gold. Concordam? Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 2 Janeiro 2018 (editado) Bom. Em primeiro lugar, f*dam-se Já não me viciava tanto num jogo há MUITO tempo. Mas admito mesmo. Estou COMPLETAMENTE viciado Ao ponto de, na maioria dos tempos mortos que tenho, saco do telefone, YouTube "EU4 XXX Gameplay" e siga. Percebi que a melhor forma de ir aprendendo o jogo é ver como é que essa malta joga. Em segundo lugar, desculpem o wall of text, mas estou com dúvidas. Depois de ver alguns gameplays (Europa e especialmente Portugal), resolvi aventurar-me. Mas rapidamente percebi que me faltavam alguns DLCs. Comprei-os (again, obrigado malta...) e comecei agora a minha primeira campanha. Anyway! Optei por escolher o Normal Mode porque, nesta fase, quero poder fazer um save/load antes de qualquer major decision (não é para ser o maior do burgo e conquistar o mundo na primeira vez que jogo, mas é apenas para perceber exactamente como é que determinadas decisões podem afectar o jogo. Acho que só depois deste primeiro 'save' é que passo para o modo onde não podes fazer isto). O meu objectivo no primeiro save é perceber o jogo. O segundo é conquistar o Norte de África e depois tornar-me num Portugal Colonizador. Realisticamente, para os mais experientes, isto é possível? Sim, diria que é até o mais "facil" Tenho, contudo, algumas dúvidas: I - Quando avancei para Tangiers, fiz de duas formas (está gravado em 2 files diferentes): num saquei Granada (as 3 províncias). Chamei Castille para a guerra (com a promessa de entrega de terras). Porém, neste save/load aconteceram algumas coisas diferentes a) Numa das vezes, consegui bater em Granada "sozinho" (Castille deu apoio naval, acima de tudo) e os territórios foram todos ocupados por mim (só para ver se não estou a dizer disparate ficaram com as minhas riscas verdes); b) No outro save/load, 1/3 das províncias (randomly, parece-me) ficaram ocupadas por Castille. Não percebi porquê porque (acho) que a maioria dos homens era meu. Chegaram primeiro ao siege Isto levanta-me algumas questões: 1) Quando o território passa a ser ocupado por nós, vale a pena deixar lá parte do nosso exercito? Nos gameplays que vi ninguém deixava (acho), mas parece-me (do ponto de vista do realismo) que se eu ocupo, tenho de manter uma força lá, não? Depende muito do territorio que estejas a dominar, mas não é necessario. Deves é deixar depois de assinares o tratado e esses territorios serem mesmo teus, pra baixar as hipoteses de revoltas.Aquilo que fazia era: tinha 16k de homens, e deixava 1k (ou as sobras) em cada território ocupado. Só que isso significava que, indo para Tangers, já só ia com 13k. 2) Pq raio é que Castille, por vezes, ficou ela com os "territórios ocupados"? 3) Qual é a "melhor maneira" de fazer Siege? Deixo lá a tropa toda? Ou divido? Depende de como estiver a guerra, se o adversario tem ainda um grnade exercito ou nao, se o teu exercito é pequeno ou nao, etc. Tens é que ter atençao que cada provincia tem um supply limit e nao deves supera-lo pra nao perder estupidamente exercito. Não ponhas o teu exercito de um milhao num siege- II - Ataque a Tangiers Directo: - Pedi permissão para passar pelos territórios de Castille; - Bloqueie o Oeste do Mar de Gibraltar; - Entrei feito rambo por Tangiers. a) Em não sei quantas tentativas, só consegui 2 ou 3 vezes Tangiers. Contudo, apenas numa situação fui eu que "ocupei". Nessa em que ocupei Tangiers, saquei, igualmente, Mellila e aquele imediatamente ao lado (direito) de Mellila. Nas restantes, foi Castille a ocupar Tangiers. b) Nas restantes, Castille raramente entrava no Norte de África. Ou se entrava, passavam-se ao aço e iam à vida deles tentar sacar Fez. Ontem, estava a ver um Gameplay, e percebi que o gajo: (i) Declarava guerra; (ii) Ia movendo as tropas e as embarcações. Eu fazia ao contrário. Eu metia logo as barcaças prontas (e depois era gamado por piratas enquanto ia e não ia para a guerra) e metia as tropas em Sevilha antes de declarar guerra. Contudo, as de Catille estavam sempre lá para os quintos no norte.Eu tambem faço asiim Qual é a melhor forma de, no geral, atacar um território com um aliado? Declarar guerra, e ir transportando as tropas e aguardar a chegada (perto) dos aliados? Há maneira de dizeres ao teu aliado pra se preparar pra guerra Para fechar: - Melhor opção: tornar granada vassalo (mesmo que Castille dê thumbs down no acordo?)? Como o Pocahontas disse, a nao ser que tenhas um bom aliado, caga em granada - Ficar com Tangiers e fazer Core? é um bom começo pro inicio da dominaçao do norte de africa Mais uma vez, desculpem o wall of text. Queria agradecer ao deus do Cmpt por me permitir responder a este pequeno post. Obrigado! Obrigado pelo esclarecimento quanto ao Siege, agora vai facilitar-me a vida. Contudo, se eu tiver 20k o tempo de siege é mais rapido do que se tiver 1k, não? Obvio Eu tenho estado a trabalhar numa aliança com Franca e Austria. Contudo, estimo que a de França ainda demore uns tempos. Mas o meu objectivo secreto é aliar-me a França e rebentar com Castille. Contudo, reparei que quando fiquei com Granada, não perdi nada na relação com Castille. Ainda Outra questão: quão realista é virar o norte de África católico?Duas maneiras de interpretar.1. Tão realista como qualquer m*rda que faças no jogo . Agora a serio, há + ou - 1500/1600 era cristao. 2.É muito complicado no inicio cristianizar o norte de africa Quanto a primeiras colónias, estava a pensar em Cabo Verde e, pelo que li, Mali pelo gold. Concordam? Editado 2 Janeiro 2018 por SiulPi Compartilhar este post Link para o post
Pocahontas Publicado 2 Janeiro 2018 (editado) Obrigado pelo esclarecimento quanto ao Siege, agora vai facilitar-me a vida. Contudo, se eu tiver 20k o tempo de siege é mais rapido do que se tiver 1k, não? Eu tenho estado a trabalhar numa aliança com Franca e Austria. Contudo, estimo que a de França ainda demore uns tempos. Mas o meu objectivo secreto é aliar-me a França e rebentar com Castille. Contudo, reparei que quando fiquei com Granada, não perdi nada na relação com Castille. Outra questão: quão realista é virar o norte de África católico? Quanto a primeiras colónias, estava a pensar em Cabo Verde e, pelo que li, Mali pelo gold. Concordam? Mais tarde ou mais cedo eles vão precisar de Granada para formar Espanha. Eu fiz alguns saves em que com Aragão dava para ganhar a primeira guerra, libertar Léon e pegar em Sevilha ou assim e depois ir conquistando aos poucos todo o territorio espanhol. Por isso se quiseres ficar com Granada é melhor atacar Castilha rapido com alguns aliados para impedir que eles fiquem fortes demais. Ao inicio é quase impossivel de converter, mas depois em 1500 e adiante torna-se facil se eu não me engano. Cabo Verde é obrigatorio para ir para o Brasil o mais rapido possivel. Eu costumo ter so uma provincia para atacar o Mali. Depois quando tiveres varios coloniadores torna-se facil mais penso que é melhor de se focar no Brasil/Caraibas e pegar o Cabo para ter um caminho para a India. Não sei em que versão é exatamente, mas Portugal tem um evento em que recebe Goa sem ter de fazer guerras nem nada ou seja dà uma boa base para conquistar o sul da Asia que é bem rico. Editado 2 Janeiro 2018 por Pocahontas Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 2 Janeiro 2018 (editado) Há maneira de dizeres ao teu aliado pra se preparar pra guerra Há? Como é isso? btw, que DLC valem a pena, e porquê? Editado 2 Janeiro 2018 por doom_master Compartilhar este post Link para o post
Pocahontas Publicado 2 Janeiro 2018 Há? Como é isso? btw, que DLC valem a pena, e porquê? É no DLC «Cossacks » Isso dos DLC é complicado, porque hà muitos e quando um falta modifica por completo o jogo, mas se calhar os mais importantes são « Rights of Man », « Cossacks », « Art of War » e « Common sense » que são os que modificam o jogo de maneira mais geral, e que melhora muito a diplomacia etc... Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 2 Janeiro 2018 (editado) Comprei o Art of War e o Common Sense, pareceram-me os dois mais importantes. Os outros dois de que falas também parecem ser interessantes, seriam os dois seguintes, mas ficam-me um bocado mais caros e não sei qual escolher, caso compre só um :mrgreen: Mas estava mais virado para o Rights of Man. Editado 2 Janeiro 2018 por doom_master Compartilhar este post Link para o post