Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Hans

Europa Universalis

Publicações recomendadas

ui nem queria, ver se aprendo finlmente a jogar essa m*rda

Compartilhar este post

Link para o post

Para não ter que andar a aprender o CK2, até porque não tinha o jogo, andei a experimentar o mod de GoT para o EU. Era engraçado, mas é algo que tem bem mais potencial para ser explorado num jogo como o CK, quero bué experimentar.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que os DLC também estão todos com desconto, há alguns essenciais?

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que os DLC também estão todos com desconto, há alguns essenciais?

Aproveitei e adquiri também 2 DLC's gratuitos, também queria saber quais aqueles que vale a pena aproveitar.

Compartilhar este post

Link para o post

Há algum sítio no fórum onde se possa realizar AAR's de Jogos da Paradox?

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho andado com muito tempo para jogar, mas Domingo voltei a pegar no jogo (notem que sou newbie, tenho ainda menos de 100h ou 150h). Voltei a tentar a minha sorte com Portugal, mas desta vez preferi optar por uma abordagem mais conservadora. No passado tentei ir logo com ideias muito belicistas. Queria começar a casa pelo telhado. Tentar bater em Granada (e consequentemente em Marrocos), arrancar com as descobertas, etc. etc. Na minha cabeça queria era conquistar terras e mais o diabo a 4.

Neste interregno, andei a ver uns videos para me ir inteirando de outras estratégoas e apercebi-me que, salvo quando és uma potência militar, a melhor estratégia é lay low e fazer piggyback a outros conflitos.

Não tenho tudo de cabeça, mas vou-vos deixar o estado em que estou atualmente (devo andar por volta de 1475/7):

- A minha aliança com Inglaterra durou algum tempo, apesar de ter rejeitado juntar-me numa guerra contra França;

- Converti Ceuta;

- Não consegui forjar uma aliança com o Papa, mas tenho estado nas boas graças. Investi alguma da minha influência papal para tentar sempre o próximo gajo que controla o mambo (tenho 29% de chances);

- Aliei-me a Castille. Marrocos entrou em guerra com Tunis, Castille declarou guerra a Granada. Juntei-me, vencemos fácil;

- Seguidamente aproveitei para Humilhar Marrocos. Eles estavam na m*rda, a perder com Tunis, war exhaustion bem lá no topo e eu decidi aproveitar a situação. Foi uma guerra de oportunidade para dar cumprimento à missão de humilhar um rival (já estou no novo modelo de missões, gosto q.b.);

- Aproveitei e usei a minha golden era na Age of Discovery;

- Já fiz embrace ao renascimento;

- Colonizei Cabo Verde, Pernambuco, e Gold Coast (está quase). Assim que as tréguas com Jolof acabaram, e aproveitando que estavam a ajudar Marrocos numa guerra qualquer, saquei-lhes Cayor.

- Esta última guerra foi excelente, pois consegui sacar 2 heavys, 3 lights e 4 ou 5 cogs;

- Tenho 18k tropas (tech 5 ou 6);

- As minhsa finanças estão mais ou menos;

- Constitui a West African Charter (contudo, não percebo ainda a 100% como funcionam as trade companies. Entreguei Cayor, Gold Coast e Cabo Verde). A propósito disto, estou a pensar Benin ou Ngoyo (estou indeciso, em especial porque acho que vou ficar 'muito esticado', ainda que sejam estuários importantes;

- Já completei o idea group de exploration (não devia conseguir fabricar claims mesmo sem ter um território vizinho?)

Side note:

- Castille está toda comida. Aragon está muito forte e sacou-lhes metade do território;

- Já não sou aliado de Castille, mas agora sou de Aragon e de França;

- Já fabriquei um claim a Sevilha, para sacar aquele estuário.

Dúvidas:

- Devo ficar com 5 colónias no Brasil e fazer a colonial nation?

- Devo avançar para uma guerra com Castille, sacar Sevilha?

- Devo avançar para Benin ou Ngoyo (guerras muito mais simples);

- Ou devo fazer outra coisa qualquer?

- Devo continuar a tentar sacar o controlo da curia? Para que efeitos? O que consigo fazer?

- O que faço com a minha marinha? Neste momento tenho um pouco randomly a hunt pirates/protect trade, sobretudo no node de Sevilha. Não devia mandar para África?

Obrigado :compinchas:

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Se castille está assim tão de rastos, eu ataca o osso antes que Aragon o faça. Dependendo das alianças que eles tenham e do poderia militar, poderia optar por não chamar Aragon para a coisa, se modo a não lhes aumentar o poder, caso queiras seguir para esse lado mais tarde.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha única dúvida nesse course of action reside no simples facto que tenho medo que isso tenha um impacto negativo na minha estratégia/política colonialista. Para me sair bem numa guerra dessas teria de investir todos os meus recursos (navais e terrestres). Julgo (de cabeça) que consigo vencer a batalha marítima com facilidade (eles foram dizimados numa 2.ª guerra contra Aragão + Nápoles + Alguém). E na terrestre com maior ou menor dificuldade também.

Porém, do ponto de vista estratégico e, em especial, económico, a minha dúvida reside mesmo no seguinte facto: vale mais dominar o estuário de Sevilha (dá-me maior domínio num node que eu já domino) ou, a médio-longo prazo, compensa-me mais avançar para Benin ou Ngoyo? Estou neste dilema e assim que me agarrar ao vício vou ter de optar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Sevilha, sem qualquer tipo de dúvida. É end node.

A menos que consigas bloquear tudo o que vem da Índia no Cabo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sevilha, sem qualquer tipo de dúvida. É end node.

A menos que consigas bloquear tudo o que vem da Índia no Cabo.

Nop, end node é Genoa.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um pedacinho 😁

Mas é tão rewarding quando começas a perceber os mecanismos da coisa. E apesar das centenas de horas que já joguei, ainda há muito que não entendo, aprendo sempre algo quando jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz lembrar quando eu, após centenas de horas a jogar o EU3, descobri por mero acaso que é possível alterar os nomes das províncias no mapa do jogo. Abriu-se um admirável mundo novo na experiência de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei ao EU4  na ultima DLC e mais uma vez os espanhois (todos eles) são a minha p*ta. Vou em 1500 e nas 3 guerras luso marroquinas, em duas delas não mexi uma palha e na ultima so fiz siege à capital, de resto foram eles que fizeram siege a Marrocos, sendo que só levaram pra eles numa das guerras, a provincia mais a leste de Granada, eu fiquei com as outras duas+costa oeste de Marrocos. A nivel financeiro tava um bocado tremido mas na ultima guerra com Marrocos saquei 700 ducados aos Mamlucos (+ Gaza :4_joy:) e isto compoes-se.

Compartilhar este post

Link para o post

A nova DLC parece estar porreira embora ainda não tenha jogado muito.

A minha torradeira é que deu dislike nos novos requisitos do jogo pqp 

Compartilhar este post

Link para o post

Ajudei demasiado a França e agora tou f*dido com eles :4_joy: Duas guerras consecutivas a levar na pá

Compartilhar este post

Link para o post

Já alguém comprou este novo DLC que incide na Península Ibérica? O que acharam?

Ainda só li comentários de pessoal a mandar abaixo, praticamente.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Para Portugal, basicamente deram-nos missões melhores e adicionaram uma provincia. Mais nada

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, Em 14/12/2018 at 04:10:

Para Portugal, basicamente deram-nos missões melhores e adicionaram uma provincia. Mais nada

Hei hei, tens um barco xpto que te dá +2 de trade a todos os barcos!

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo a achar Portugal underrated, havia um mod na steam que dava mais pica jogar com PT mas acho que ainda não atualizaram para a nova versão.

Compartilhar este post

Link para o post

Só tendo experimentado com Portugal, esta nova árvore de missões está muito engraçada, mas é castradora. Eu compreendo que se queira ter realismo no jogo e que se aproxime de forma lógica do que foi a história de Portugal, mas caramba, se voltássemos atrás seria tudo exactamente igual? Porque é que eu sou quase obrigado a colonizar o Brasil e não os EUA, p.e.?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...