Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Hans

Europa Universalis

Publicações recomendadas

Citação de Caviar, há 11 minutos:

E o norte de África? Tenho tentado malhar em Marrocos e dar as províncias a um vassalo que libertei lá. 

O norte de África, no início do jogo é território muito traiçoeiro. Consome manpower que é uma coisa doida.

Compartilhar este post

Link para o post

No Norte de África o que vale mesmo a pena é Tânger (pela missão e pelo center of trade) e há uma missão que te dá uns bónus se conquistares e deres core naquelas províncias costeiras abaixo de Tânger, tipo Mazagão e isso. Nessas outras províncias o melhor deve ser mesmo vassal feeding: formar vassalo e entregar ao mesmo as províncias. Isto porque não só é religião diferente como o custo de core até é acrescido devido a um modificador que há no Magreb. É uma das razões pela qual não é má ideia escolher ideias religiosas ou até humanistas com Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quando jogava isto com Portugal, fazia o contrário do que o @Tio Hans diz. Entrava em aliança com Castela. Isto tornava-se quase impossível se meter em guerras estúpidas na Europa, e ia ganhando poder através das colónias.

Mas eu neste jogo desemerdava-me mais ou menos bem em estratégia de alianças etc, mas era uma m*rda em batalha. Basicamente só ia para a guerra alguma vez se tivesse superioridade numérica. Se tivesse demasiado equilibrado, fuck it, não vale a pena. 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 11 horas:

Eu quando jogava isto com Portugal, fazia o contrário do que o @Tio Hans diz. Entrava em aliança com Castela. Isto tornava-se quase impossível se meter em guerras estúpidas na Europa, e ia ganhando poder através das colónias.

Mas eu neste jogo desemerdava-me mais ou menos bem em estratégia de alianças etc, mas era uma m*rda em batalha. Basicamente só ia para a guerra alguma vez se tivesse superioridade numérica. Se tivesse demasiado equilibrado, fuck it, não vale a pena. 😅

Eu também não sou brilhante em batalhas, nada disso. De qualquer forma, a culpa não é tua. Os exércitos portugueses são fracotes quando comparados com a maioria dos europeus.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fluke, Em 22/03/2020 at 15:47:

Instalei anteontem creio o Stellaris, aproveitei que estava a 10 paus no Steam, e que surpresa. Gostei muito mais do que o Europa Universalis. Admito que tenho dificuldades em jogar a isto porque não compreendo muito o sistema de joga, sobretudo por não ver grande coisa que se passa. Em contrapartida Stellaris é bem mais acessível a meu ver e estou a adorar.

Quais as tuas impressões passado algum tempo? Continuaste/Continuas a jogar? O jogo farta facilmente? 

Compartilhar este post

Link para o post

Deixei-me de Portugal e virei-me para Savoy. Concluo que estou a ficar mesmo bom nisto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu bem que tento, já vi vários videos online mas eu devo ser demasiado burro para este jogo :S

Citação de Dominator, Em 27/12/2020 at 14:58:

Quais as tuas impressões passado algum tempo? Continuaste/Continuas a jogar? O jogo farta facilmente? 

O Stellaris é de todos os jogos deles o mais facil de jogar mas acaba por viver muito mais do flavour do que da jogabilidade. Ai é imbativel no genero.

É giro, aconselho mas é mesmo para quem gosta de Sci-Fi. Prefiro o Gallactic Civilizations III.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 21 horas:

Eu bem que tento, já vi vários videos online mas eu devo ser demasiado burro para este jogo :S

O Stellaris é de todos os jogos deles o mais facil de jogar mas acaba por viver muito mais do flavour do que da jogabilidade. Ai é imbativel no genero.

É giro, aconselho mas é mesmo para quem gosta de Sci-Fi. Prefiro o Gallactic Civilizations III.

Este jogo é de 2013, e embora os sucessivos updates tenham mudado significativamente a dinâmica do mesmo, já tem 7 anos. Antes deste, cheguei a jogar o Europa Universalis 3 e abri este tópico em 2008. Já levo mais de 12 anos disto e ainda hoje sinto que estou muito longe de dominar todas as vertentes do jogo. Nomeadamente ainda me debato com o trade e com o melhor sítio onde ter fortes, p.e.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é bem verdade, um gajo é que nem se lembra disso. Embora não me lembre de quando comecei a jogar, ainda cheguei a jogar o Europa Universalis momentaneamente antes de mudar para o Europa Universalis II.

Saíram em 2000 e 2001, respetivamente, portanto já devo jogar isto há uns bons 18 ou 19 anos...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 39 minutos:

Isso é bem verdade, um gajo é que nem se lembra disso. Embora não me lembre de quando comecei a jogar, ainda cheguei a jogar o Europa Universalis momentaneamente antes de mudar para o Europa Universalis II.

Saíram em 2000 e 2001, respetivamente, portanto já devo jogar isto há uns bons 18 ou 19 anos...

Mas se fores ler a 1ª página do tópico dizes que o total war era melhor. Shame on you.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 horas:

Mas se fores ler a 1ª página do tópico dizes que o total war era melhor. Shame on you.

E na altura era verdade. Depois o Total War começou a cansar enquanto isto continuou a bater 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 19 horas:

Ainda gostava de ter aprendido a jogar o II em condições.

Compartilhar este post

Link para o post

Avancei 200 anos com Savoy. Possuo os seguintes territórios: metade da França, meia península ibérica, Córsega, Sardenha, Sicília, Tunísia, Argélia, parte da Líbia, parte de Marrocos, meia península italiana e estou a começar a expandir-me para territórios germânicos (Alemanha, Suíça e Áustria) e húngaros. Estou farto de bater em mortos.

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Em 15/01/2021 at 01:23:

E na altura era verdade. Depois o Total War começou a cansar enquanto isto continuou a bater 😁

Tenho o Total War Rome II instalado mas nunca sequer comecei 😅 parece-me demasiado complexo e isso tira-me vontade de começar

Compartilhar este post

Link para o post

há uns tempos o Shogun II saiu numa promoção da steam (isto aconteceu também mais recentemente, mas ainda antes desta última vez) e viciei bem naquilo durante uns tempos (online, jogar as campanhas não gostei particularmente e não cheguei a fazer quase nada).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, Em 13/01/2021 at 16:11:

à uns tempos esteve na humblebundle o Gallactic Civilizations III com todas as expanções, bem como o Stellaris por 15€, quando vi era para comprar, depois esqueci-me e deixei passar.

Na altura fiquei f*dido por ter deixado passar mas provavelmente acontecia o mesmo que com o Crusaders Knight 2, que tambem comprei e ainda nem sequer abri uma chave da steam.

Compartilhar este post

Link para o post

O CK3 é o melhor jogo da Paradox so far e espero que seja o novo caminho para o EU5, que deve estar a chegar

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 15 horas:

O CK3 é o melhor jogo da Paradox so far e espero que seja o novo caminho para o EU5, que deve estar a chegar

Há boatos referentes ao EU5?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 horas:

Há boatos referentes ao EU5?

Ainda não, mas dado que saiu em 2013 e o CK2 saiu em 2012, não me surpreendia nada que se estivesse a preparar isso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bazuka, Em 21/01/2021 at 16:50:

Gallactic Civilizations III

está free na Epic Games

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dominator, Em 19/01/2021 at 10:19:

Tenho o Total War Rome II instalado mas nunca sequer comecei 😅 parece-me demasiado complexo e isso tira-me vontade de começar

Joguei as 2 edições e senti o mesmo quando experimentei a 1ª vez, mas dei uma nova oportunidade e o jogo é brutal, os tutoriais parecem chatos mas ajuda bastante a entender as novas mecânicas do jogo, as próprias animações e detalhes novos são o que faltava na anterior edição, recomendo muito esse jogo para quem gosta de estratégia e turnos.

Editado por Ricardo™

Compartilhar este post

Link para o post

Tive saudades do EU IV e voltei a jogar, desta vez um desafio difícil, com Granada. Cometi um erro estúpido, e comprometi-me a dar território a Marrocos numa guerra conta Castille, desnecessariamente. Fiquei encravado, sem poder quebrar a promessa, porque Marrocos me estava a garantir que não era atacado pelos povos ibéricos todos ao mesmo tempo e não pude fazer o que queria e sacar os territórios que me faltavam para formar o Al-Andalus. Já se passaram 50 anos e ainda não consegui lol.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, isso deve ter-te garantido a sobrevivência, mas a que custo? Provavelmente terás de te aliar a algum ibérico/norte africano para o sacares, não?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 4 minutos:

Bom, isso deve ter-te garantido a sobrevivência, mas a que custo? Provavelmente terás de te aliar a algum ibérico/norte africano para o sacares, não?

Tive que dar um território que precisava a Marrocos. Foi a única hipótese. Como não podia ir a todos os territórios que precisava, optei por sacar La Mancha por causa do ouro e ficaram 3 territórios por conquistar, Sevilha, Cordoba (pertença de Castille) e Huelva, que ofereci aos marroquinos. Entretanto, os marroquinos esticaram-se e ficaram sem Huelva, e mais umas coisinhas no norte de África.

Neste momento estou relativamente protegido porque já tenho alguma dimensão e tenho 3 vassalos. Ainda há pouco levei com Portugal e Aragon e rebentei com eles.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Compre o FM25 através da nossa parceria e ganhe prémios
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...