Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cabeça de giz

[EMEM] O Cantinho dos Savers

Publicações recomendadas

a minha opinião mantem-se quanto ao inamovivel, basta olhar para os saves do mês, passam para cima e muitas vezes nem nos lembramos deles...

para mim não é batota. não está no espírito do LLM (essa história dos olheiros deve ser confusão com isso), talvez até nem esteja no espírito do jogo, mas não considero batota.

a vantagem principal do Genie Scout (para mim) não são os atributos, o FM também faz isso. o principal é resolver a maior dificuldade que o jogo me coloca, e que muitas vezes o torna irreal.

quantas vezes oferecem 5M por um jogador, eles pedem 8, vocês oferecem 8 e eles já pedem 11? e se oferecem 11 eles pedem 14? ou quantas vezes oferecem 4, eles pedem 5, voces dão 5, eles aceitam, e depois aceitam outra proposta de 4,3? não enerva?!

se calhar o scout dizia logo que eles vendiam por 7 num caso, ou por 4,2 noutro...

Espectáculo, porque pelo que eu me lembro, NUNCA dei o que o SCOUT pedia por um jogador, e quando dei eles pediam mais. Dai ter deixado de o usar. Facilita imenso o jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Espectáculo, porque pelo que eu me lembro, NUNCA dei o que o SCOUT pedia por um jogador, e quando dei eles pediam mais. Dai ter deixado de o usar. Facilita imenso o jogo.

:mrgreen: está em libras... :grin:

EDIT: mas dixaste de usar porque não resulta ou porque facilita? :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

1º- o meu

2º- os que não têm no titulo "comentem"

3º- os que estão no topo

4º- os de quem já nos habituou a saves de qualidade (red prince, shadowtuga, ginjo, mury, jirimias, mário monteiro, costinha, six strings, etc, etc e etc)

5º- os novos

Compartilhar este post

Link para o post

1º- Os de equipes que mais me atraem

2º- Os com mais audiencias(paginas)

3ª- Os de users ja conhecidos cá no forum

Compartilhar este post

Link para o post

1º- Meu

2º- Saves bem escritos

3º- Saves graficamente bons

4º- Useres conhcidos no fórum

5º-Users que já nos habituaram a terem bons saves

6º- Saves novos

Acho que é tudo

Compartilhar este post

Link para o post

Costumo ir aos que acompanho. Vou sempre de baixo para cima, isto é, primeiro aos que foram actualizados pela última vez há mais tempo. Só vou aos que acompanho, excepto quando tenho tempo. Nesse caso, vou conhecendo uns novos, que a maioria das vezes não me apelam nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Então e já que o objectivo é tentar adivinhar o rumo futuro do Espelho, o que é que vocês acham que cativa num save?

É a história? e que tipo de história? ficção pura e dura, como o novo do Jirimias? ou pequenos retoques à realidade, tentando dar mais carisma à história?

Ou o mais importante é ir descrevendo sempre o que se passa com a equipa, o desenrolar dos momentos do jogo, a importância que cada uma das contratações vai ter na equipa, os principios de utilização de cada táctica?

E os extras, tipo sócios, totobola, enigmas, etc... São interessantes ou folclore? Ou uns até são obrigatórios e outros afastam-nos de postar?

Para terminar, o título do save tem muita, pouca ou nenhuma importância?

Compartilhar este post

Link para o post

O que importa acho que não sao as mariquices, banners e assim é verdade que o save fica mais bonito mas o que acho o que mais importa á fazer bons jogos e conseguir passar por varios clubes e conseguir fazer historia, porque de resto sao so promenores não muito importantes, mas que fazem um save um bocado mais atractivo.Isto é a minha opiniao :)

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de um save organizado, com uma história interessante, desde que esta tenha nexo e seja bem escrita. Pôr uma história por pôr, do género, "estava a dormir, ligou-me o presidente do Porto e fui correr vestir-me e assinar contrato", é para encher chouriços... isto é, tem que ser uma coisa interessante, credível. Isso depende um bocado do gosto de cada um.

Organização e coerência textual é fundamental, mais importante do que se encarar o jogo na terceira pessoa (vista da imprensa, como fiz no meu save anterior), na primeira pessoa como treinador (quando fiz o diário escrito pelo próprio Veloso) ou na primeira pessoa como mero utilizador de um fórum, depois de uma caracterização inicial à personagem e de um pseudónimo, (como estou a fazer agora) é escrever de forma correcta e atractiva. Eu às vezes perco-me um bocadinho a escrever, utilizo demasiados recursos e acredito que haja por aí utilizadores que às vezes não percebam metade do que digo... Mas compensa largamente por quem sei que gosta, que mo transmite, inclusivé, em outras plataformas, nomeadamente Messenger. :lol:

Depois, é preciso confiança no trabalho da pessoa. Muitos não acompanho porque mais cedo ou mais tarde vão desistir. Outros é mesmo por não me atrairem minimamente... Também é preciso ter confiança em relação à prática (ou não) da batota, e sendo praticamente impossível prová-la, só com provas credíveis se podem fazer acusações públicas. Mas isto não invalida que sejam tomadas considerações de foro privado, que inibem ou não o acompanhamento de determinada história.

Uma coisa que pode parecer um contra-senso. Gosto de discutir a componente táctica do jogo, mas sem abusos. Há uma secção própria para isso neste fórum, especificamente criada para isso... Aqui discute-se muita táctica, é muito agradável fazê-lo, mas o fundamental é a história, a progressão da equipa, contratações. Daí que eu, pessoalmente, não considero, longe disso, excelentes saves os que aqui foram protagonizados pelo Velhote ou pelo BMF. É uma opinião, por certo discutível.

Quanto a totobolas e afins... para encher páginas e chouriços. Acho que dizer que tem mais qualidade o save do Wimbledon do kewl do que o do Dalta, do Zé Ninguém, explica o que quis dizer. Um tem 24 páginas, de glória pura. O outro tem 308, mas quantas dessas têm informação realmente útil? A grande maioria é spam e mais spam com votações, prognósticos e o diabo a sete...

Compartilhar este post

Link para o post

Yah por acaso.

Não gosto muito de Saves muito grandes e extensivos, porque se eu quiser acompanhar desde o inicio terei que ler umas 100 e tal paginas de babuseira sem nada concreto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é uma questão de ser pequeno ou não, é uma questão de conteúdo. Há saves com muitas páginas com conteúdo, outros com muitas páginas sem conteúdo. Qualquer save que não acompanhes desde início ou que não leias desde o post inicial vais ter esse problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Era justamente ai que queria chegar, na importancia que o conteudo do save tem. Realmente parece ser vital para um bom save.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora aplicava-se a imagem do nosso amigo Captain Obvious! :grin:

acho que vais ter que o usar com alter ego num save! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
acho que vais ter que o usar com alter ego num save! :lol:

Caso a pensar. :)

E tu, que pensas dos assuntos que mecionaste? ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Caso a pensar. :)

E tu, que pensas dos assuntos que mecionaste? ;)

eu?! como digo ao meu pessoal "eu não penso nada, eu quero é saber o que vocês pensam" :mrgreen:

Sinceramente acho que é tudo subjectivo. São tantas as coisas que fazem um save ser apelativo, que nem sei se as compreendo todas. E nem sei se termos vontade de postar faz de um save melhor ou não. Por exemplo o último save do Kewl estava bem construido, simples e práctico, sempre que podia ir lê-lo, mas (não tenho a certeza) nunca me deu vontade para postar. Apesar disso, foi um grande save.

Eu prefiro uma base ficcionada, que dê algum carisma extra a clubes com quase ninguém se identifica, mas o principal é o futebol. No caso, por exemplo, do save do Jirimias ou o do Costinha, a coisa está tão bem feita que dá para manter as duas vertentes, mas não me parece que seja muito fácil isso acontecer mais vezes. Tenho pena de não ter mais tempo para dar mais protagonismo ao meu Zé Nabão, como no save do Abrantes, mas se o fizesse também era sem exageros. Há depois os extras, como as minhas citações ou como quem coloca músicas (frivolo mas agradável :mrgreen:), mas são apenas pormenores no save. por vezes acabo por me alargar mais na descrição dos jogos quando respondo aos posts que nos jogos em si, algo a corrigir.

Os extras tipo sócios, etc, ao início pareciam-me importantes, para os users se sentirem mais identificados com o save, mas na práctica não resulta. No meu save do Fortuna/Sporting fiz sócios (normais e gold, até...) o ppl que acompanhava mais e que postava coisas mais interessantes eram alguns sócios e outros não, vi que não havia relação directa.

O título do save é importante, para mim faz parte do carisma. É a sua foto, pode não reflectir o interior mas é a primeira imagem. O sub-titulo é indiferente.

Ah, e quanto à batota, também acho que é dificil provar, mas se votassemos todos nos 3 users mais batoteiros, e o voto fosse secreto, se calhar diziamos quase todos os mesmos nomes.

Compartilhar este post

Link para o post
Gosto de um save organizado, com uma história interessante, desde que esta tenha nexo e seja bem escrita. Pôr uma história por pôr, do género, "estava a dormir, ligou-me o presidente do Porto e fui correr vestir-me e assinar contrato", é para encher chouriços... isto é, tem que ser uma coisa interessante, credível. Isso depende um bocado do gosto de cada um.

Organização e coerência textual é fundamental, mais importante do que se encarar o jogo na terceira pessoa (vista da imprensa, como fiz no meu save anterior), na primeira pessoa como treinador (quando fiz o diário escrito pelo próprio Veloso) ou na primeira pessoa como mero utilizador de um fórum, depois de uma caracterização inicial à personagem e de um pseudónimo, (como estou a fazer agora) é escrever de forma correcta e atractiva. Eu às vezes perco-me um bocadinho a escrever, utilizo demasiados recursos e acredito que haja por aí utilizadores que às vezes não percebam metade do que digo... Mas compensa largamente por quem sei que gosta, que mo transmite, inclusivé, em outras plataformas, nomeadamente Messenger. :lol:

Depois, é preciso confiança no trabalho da pessoa. Muitos não acompanho porque mais cedo ou mais tarde vão desistir. Outros é mesmo por não me atrairem minimamente... Também é preciso ter confiança em relação à prática (ou não) da batota, e sendo praticamente impossível prová-la, só com provas credíveis se podem fazer acusações públicas. Mas isto não invalida que sejam tomadas considerações de foro privado, que inibem ou não o acompanhamento de determinada história.

Uma coisa que pode parecer um contra-senso. Gosto de discutir a componente táctica do jogo, mas sem abusos. Há uma secção própria para isso neste fórum, especificamente criada para isso... Aqui discute-se muita táctica, é muito agradável fazê-lo, mas o fundamental é a história, a progressão da equipa, contratações. Daí que eu, pessoalmente, não considero, longe disso, excelentes saves os que aqui foram protagonizados pelo Velhote ou pelo BMF. É uma opinião, por certo discutível.

Quanto a totobolas e afins... para encher páginas e chouriços. Acho que dizer que tem mais qualidade o save do Wimbledon do kewl do que o do Dalta, do Zé Ninguém, explica o que quis dizer. Um tem 24 páginas, de glória pura. O outro tem 308, mas quantas dessas têm informação realmente útil? A grande maioria é spam e mais spam com votações, prognósticos e o diabo a sete...

Concordo contigo.

Totobolas e afins não me metem graça nenhuma. Lembro-me que o único save que acompanhei com alguma atenção, do Cesário Dalta foi o dele do Vaticano. A meio disso começou a inventar coisas e fui perdendo o interesse. São saves que de resultados têm pouco. E história praticamente nenhuma.

Btw, que eu bem me lembre, o Velhote nunca fez aqui um save, mas o BMF sim. O Velhote é que costumava comentar bastante no save do BMF. Mas a minha memória pode estar a falhar. :mrgreen:.

Compartilhar este post

Link para o post
Respondam sinceramente:

Quando abrem a secção, quais sãos os primeiros saves que vão ver?

Não sei se reparam mas agora é uma raridade comentar saves e porque? Simples, não tenho paciência para tal! Eu entro por exemplo no save do André e leio e visualizo os resultados e tal, mas não comento por não achar necessário, simplesmente vejo, o mesmo acontece com o save do sheva, de vez em quando entro num ou noutro mas nada de mais.

Agora, quando vejo aquele tipo de comentários a tentar adivinhar o resultado fico irritado e simplesmente fecho a janela, nada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gosto de saves onde a ficção não se limita à vida do treinador em questão. O Jirimias é amigão meu, ele sabe disso, mas não tenho paciência para saves com enigmas e muitas firulas. Fico sempre com a sensação que não é um save com histórias, mas uma história que tem um save.

Como já disse, gosto de histórias com ficção sobre a vida de um treinador e até dou um desconto quanto ao início da carreira de um treinador, pois sei que é dífícil justificar o motivo da contratação de um treinador X por um clube Y, mas passando por isso, não gosto de muitas invenções, exceto aquelas ligadas ao diretamente ao save e que não aparentam o interesse de ter apenas mais e mais posts.

Também gosto dos saves narrados em 1ª pessoa como simples utilizador do fórum. Eles são bem diretos e facilitam a vida de quem não tem muito tempo para ler muitas páginas, além disso ficam concentrados no que interessa que é a progressão da carreira do treinador.

Um coisa que não me incomoda é o treinador que prefere ficar no clube mesmo depois de ter atingido as maiores glórias. Sei que muitos, quando conquistam a UCL fazem as malas, mas para mim é muito interessante ver um treinador conquistando o bi ou até um tricampeonato no mesmo clube. Eu não me incomodo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pessoalmente não gosto de saves com muita ficção, mas tenho muito respeito pelo trabalho de quem os faz. Mas é tal e qual como o gilson diz, às vezes dá mais a sensação que é uma história com um save do que com um save com história. E para mim, isso não é relevante, quero é acompanhar as aventuras e desventuras de cada um. Para isso, leio um livro. Mas, a jeito de curiosidade, lá vou lendo as histórias do jirimias e ele realmente tem muito jeito, devia pensar em algo mais sério!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...