Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cabeça de giz

[EMEM] O Cantinho dos Savers

Publicações recomendadas

Bem colocado. Tem pessoas que começam e terminam saves sucessivamente e esperam que as pessoas acompanhem o próximo. Como você disse, quem vai se dispor a acompanhar o próximo que vai ser encerrar em pouco tempo e muitas vezes com uma desculpa esfarrapada?

"crash dumps e perda de motivação"

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade, MOS ;) E lembro-me que nos teus saves quem seguisse com olhos de ver ganhava "pontos", com questões que colocavas sobre o desenvolvimento da carreira... As apostas sobre as contratações (que o Dário Pinto recuperou mais recentemente, por exemplo), o jornal (lembro-me disto salvo erro no Hammarby - sei que o clube era nórdico - e no Everton... Revolucionário, tu e o Zimene. O ggpofm também! E o voda...

Compartilhar este post

Link para o post

De onde vos vem o gosto por relatar saves?

Creio que nunca aqui se falou disso...

Eu, quando era pequeno, logo nos meus 4, 5, 6 anos, além de jogar, como é óbvio, muito à bola na rua, tinha um vício, que me durou até terminar o ensino básico, ou seja, até aos 10, 11 anos, por aí. Passei sempre imenso tempo com os meus avós (felizmente ainda tenho os quatro e na mesma terra que eu), e sendo a minha família benfiquista ferrenha e adepta incondicional do futebol, os meus bolos de anos, e, por pedido meu, os outros todos da família, eram aqueles campos de futebol com bonecos... Ora, tenho uma colecção desses bonecos infindável. Com um berlinde, fazia autênticos campeonatos de 6 equipas, com Benfica, Porto, Sporting, e mais três que se enquadrassem nas cores. :grin:

Foi com esses bonecos que memorizei plantéis dos grandes, dos quais hoje ainda me lembro de alguns nomes (e, lendo blogs de flops, relembramo-nos de todos :grin:), lembro-me por exemplo que o do Benfica que fazia o lançamento lateral, era o mais alto, e por isso era o Jamir, lembro-me que o mais pequeno era o JVP, lembro-me que o que vinha no bolo pela direita era o Paneira - embora o Paneira seja anterior, era um nome que eu dizia sempre :lol:

Durante os jogos fazia relatos tal e qual como ouvia no rádio todos os domingos à tarde, quando ia passear com os meus pais e os jogos eram praticamente todos às 15, 16 ou 17h, dependendo da época do ano. Daí ter aprendido desde muito cedo as expressões típicas do desporto-rei. Mas os bonequitos não eram a única maneira de fazer relatos!

Tinha toda uma panóplia de opções. Usava as caricas das diferentes marcas de cerveja, água das pedras, etc, que recolhia religiosamente, lembro-me que o Benfica era a SuperBock, o Braga a Sagres, o Sporting a Pedras Salgadas, o Porto era uma que eu forcei o meu pai a comprar até ter onze, J qualquer coisa, nunca mais tornei a ver... E como não gostava das balizas dos bolos, pedi ao meu avô que me fizesse duas balizas pequenas, mas maiores do que as dos bolos, com toros de videira e arame, e com as redes feitas em sacos de batatas. Depois fez-me uma também em tamanho real, com vassouras. :D

Mas até sozinho me divertia a relatar jogos, ou seja, eu sozinho era 22 jogadores :lol: Com duas cadeiras com pano a toda a volta a serem as balizas. Mas assim, jogava, sobretudo, hóquei (com uma bengala de palhaço de brincar virada ao contrário) e basket (fiz dois aros com rede que preguei num bocado de madeira e pus na garagem dos meus avós, um em cada). Também nestas modalidades conhecia os nomes de todos, quer do Benfica quer muitos de outros clubes... Mítico Desporto2 :prayer: e hóquei na RTP1 em horário nobre.

De todas estas formas o ponto comum era o relato, falava horas e horas sozinho a relatar jogos. E depois anotava todos os resultados em cadernos especificamente comprados para o efeito. Lembro-me que ficava muito chateado quando punha mal a disposição das jornadas, e depois falhava qualquer coisa... Mas normalmente batia certo, também eram campeonatos pequenos, 4, 6 ou 8 equipas. :grin:

Daqui me vem, estou seguro, o gosto de relatar a minha experiência, e muito do vocabulário e conhecimento histórico, sobretudo do futebol português mas não só, que emprego a relatar os meus saves. E vocês, o que acham que vos motiva a terem este gostinho especial? ;)

PS - O Benfica ganhava SEMPRE. 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também na minha infância relatava os jogos que fazia no FIFA, na minha PS2 (logo daí vê-se que não é de à muito tempo). Gostava mesmo muito de o fazer, e era assim que eu passava tardes entretido na sala a falar sozinho.. Curiosamente também me lembro de uma das caricas, mas apenas 3 e era para jogar com um amigo, era um autêntico berreiro quando perdia :lol:

Quanto ao gosto de relatar aqui a minha experência, também não duvido que tenha vindo disto.. Mas também tive outras influências, ao ver saves que por aqui andam, é claro.

Compartilhar este post

Link para o post

bolos de anos com jogadores e balizas, jogar hoquei com um guarda chuva, gritar em plenos pulmões quando havia um golo no cm, world cup carnival ou na rádio, futebol ao domingo à tarde, cestos de basket feitos em casa, jogar com caricas... :prayer:

fdx, afinal eu não era assim tão esquisito :mrgreen:

junto mais uma: quando ainda só havia cm do campeonato inglês e do italiano, no natal juntava-me com os meus primos, cada um escolhia uma equipa e quem ficasse na frente no final da época (ou da 1ª volta) não precisava de ajudar a por a mesa, ir comprar não sei o quê... pelo menos os mais velhos, passavam umas semanas a treinar para aquele dia.

O mais engraçado é que ainda brigavamos uns com os outros para decidir quem podia fazer o relato, que na altura era totalmente inventado, o ecrã só mostrava uma luz em cada equipa, que acendia conforme quem estava a atacar :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

a minha paixao pelo futebol e' tanta que pedi um tapete a' minha avo',desenhei um campo de futebol e jogava e fazia relatos com os bonecos que vinham nos bolos dee aniversario.fazia o meu proprio campeonato com bandeirolas nos cantos(alfinetes),placar,bancadas(lego),banco de suplentes...enfim...o Pete92 sabe o que estou a dizer...

velhos tempos

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashahiro

Ando doidinho para voltar a ter aqui um save,agora com o FM 09 :p

Mas ja estou quase no fim da epoca e isto secalhar tinha piada para a malta era logo de inicio da epoca...

EDIT: alguem aconselha? :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post
a minha paixao pelo futebol e' tanta que pedi um tapete a' minha avo',desenhei um campo de futebol e jogava e fazia relatos com os bonecos que vinham nos bolos dee aniversario.fazia o meu proprio campeonato com bandeirolas nos cantos(alfinetes),placar,bancadas(lego),banco de suplentes...enfim...o Pete92 sabe o que estou a dizer...

velhos tempos

x2

Até que veio uma playstation e se passou a jogar Fifa 2000, pegava-se num campeonato e editava-se para ficar o Português, então lá se alterava as equipas e jogadores, mas foi chato quando descobri que só dava para alterar 50 jogadores se não me falha a memória, então cada jogador "original" correspondia a um da dita equipa portuguesa, e tinha isso tudo escrito num caderno, depois ia fazendo os jogos um por um e anotando quem marcava, quem jogava...etc! Paciências do camandro :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
x2

Até que veio uma playstation e se passou a jogar Fifa 2000, pegava-se num campeonato e editava-se para ficar o Português, então lá se alterava as equipas e jogadores, mas foi chato quando descobri que só dava para alterar 50 jogadores se não me falha a memória, então cada jogador "original" correspondia a um da dita equipa portuguesa, e tinha isso tudo escrito num caderno, depois ia fazendo os jogos um por um e anotando quem marcava, quem jogava...etc! Paciências do camandro :mrgreen:

Ou então antes disso quando surgiu a sega saturn e limitava-me a fazer o mesmo mas com o "sega world wide soccer" que só tinha o campeonato inglês...

...fonix! Lembro-me desses tempos e vejo como isso é que era ter paciência!

Compartilhar este post

Link para o post

O meu gosto de relatar saves... Não tem nada piada. É devido ao meu amor por inventar coisas. Como sempre, ninguem me liga.

Compartilhar este post

Link para o post
O meu gosto de relatar saves... Não tem nada piada. É devido ao meu amor por inventar coisas. Como sempre, ninguem me liga.

:laugh:

Compartilhar este post

Link para o post
:laugh:

Mas é verdade. Isto prova bem o que sou. Quase ninguem me dá letra, e eu não desisto. Depois acabo assim. Vou acabar como o save com menos comentários em mais tempo, mas por outro lado.... dá para actualizar mais rapidamente. Mas acima de tudo não desisto.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas é verdade. Isto prova bem o que sou. Quase ninguem me dá letra, e eu não desisto. Depois acabo assim. Vou acabar como o save com menos comentários em mais tempo, mas por outro lado.... dá para actualizar mais rapidamente. Mas acima de tudo não desisto.

Gostei da tua forma de pensar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

facepalm.gif

Parece mesmo que te estás a fazer de coitadinho.. :|

Compartilhar este post

Link para o post
facepalm.gif

Parece mesmo que te estás a fazer de coitadinho.. :|

not really. Se fosse isso, tinha ido para o MSN pedir uma série de coments a toda a gente, e ido por ai comentar uma série de saves. Já estou habituado a acharem isso. E agora diz-me, quantas pessoas fazem duas épocas com uma média de uma pessoa a comentar e não desistem... Eu não desisto porque tou habituado a que ninguem me ligue... E tou-me a cagar se isto fica bonito nos JT ou nas CN. Se for preciso faço o que fiz com o ultimo save...

Agora faz-me de coitado para que? Isso não ajuda ninguem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ei ei ei, calma aí méne.

Não te chamei coitadinho, apenas disse que pelo que escreveste, em parte te fazia parecer um.

Estás habituado a que ninguém te ligue ?! Se fosses indiferente, então aí é que ninguém acompanhava o save. Eu até acho a tua maneira de escrever apelativa e o save tem uma apresentação um quanto ou tanto agradável. Quanto à tua maneira de pensar, é claro que é bastante bom que penses assim, se não, acredito que o teu save já tivesse desaparecido por falta de comentários, e estás de parabéns por simplesmente não ligares e seguir em frente, ao contrário de muitos outros.. como era o meu caso à uns tempos, e não tenho problemas em dizê-lo. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu depois da m*rda que fiz no ultimo save que fiz, tenho de mudar. Foi vergonhoso.Este save está a servir para uma coisa. Provar que consigo fazer isto. E consigo. Mudei aquela maneira do "quero comentários" para, quero actualizar e cagar-me para aquilo. Quero chegar a 2025 e ver tudo ali. E se o meu save for pos JT, porreiro. Senão, caga, no FM10 há mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu depois da m*rda que fiz no ultimo save que fiz, tenho de mudar. Foi vergonhoso.Este save está a servir para uma coisa. Provar que consigo fazer isto. E consigo. Mudei aquela maneira do "quero comentários" para, quero actualizar e cagar-me para aquilo. Quero chegar a 2025 e ver tudo ali. E se o meu save for pos JT, porreiro. Senão, caga, no FM10 há mais.

:prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora é a beleza do forum que não me deixa actualizar. O meu post tá a ficar outra vez branco. Tenho de actualizar em duas vezes...

Assim fica dificil.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,eu vou começar um save,e quero posta-lo,e já vi muitos,mas nao sei fazer rigorosamente nada.. Digam conselhos sff..

Thanks ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal,eu vou começar um save,e quero posta-lo,e já vi muitos,mas nao sei fazer rigorosamente nada.. Digam conselhos sff..

Thanks ;)

sabes escrever, certo? é um bom começo. Há tutoriais, e há sempre muita gente disposta a ajudar e ensinar, a magia da secção é mesmo essa ;)

só tens que pensar: tens motivação para durar?

o não saberes até é bom, eu fiz o meu 1º save, no grande AFC simplesmente porque não sabia como se fazia...

Compartilhar este post

Link para o post

Quero ver isso.

Thanks ;)

Vai aos JT/CN e tem lá saves de grande qualidade, precisas de muito trabalho e paciência.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...