Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lazar Markovic

As vossas receitas, truques na cozinha

Publicações recomendadas

Quando eu achava que já tinha ouvido todo o género de disparates há sempre alguém orgulhosamente ignorante para me provar que estou enganado. Primeiro que nada custa-me a acreditar como é que alguém em boa-fé pode dizer que há alguma zona do país onde se coma menos bem do que noutra, deve ser como a competição de labregos, são os mesmos, mas há sempre mais na terra dos outros.

Em Lisboa pode comer-se Chanfana feita por alguém de Penacova num dia, Migas feita por alguém de Alter do Chão no outro, pelo meio comer-se uma Cach*pa de uma cabo-verdiana, a seguir Papas de Sarrabulho de algum primo da Legi e acabar com um leitão de Negrais e um Sarapatel Goês e tudo isso ser comida lisboeta. Porque Lisboa é isto mesmo.

:prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

jesus, detesto isso, apesar de serem caseiras. agora, farinheiras, chouriços, salpicões, presunto, alheira :ANAL:/>

aquilo é tão bom <3 e isso tudo também!

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu achava que já tinha ouvido todo o género de disparates há sempre alguém orgulhosamente ignorante para me provar que estou enganado. Primeiro que nada custa-me a acreditar como é que alguém em boa-fé pode dizer que há alguma zona do país onde se coma menos bem do que noutra, deve ser como a competição de labregos, são os mesmos, mas há sempre mais na terra dos outros.

Em Lisboa pode comer-se Chanfana feita por alguém de Penacova num dia, Migas feita por alguém de Alter do Chão no outro, pelo meio comer-se uma Cach*pa de uma cabo-verdiana, a seguir Papas de Sarrabulho de algum primo da Legi e acabar com um leitão de Negrais e um Sarapatel Goês e tudo isso ser comida lisboeta. Porque Lisboa é isto mesmo.

Como te pudeste esquecer dos goeses?? Como??????

Compartilhar este post

Link para o post

Lê lá isso bem, pá!

Em Lisboa não há Poncha como na Madeira, lá isso é verdade. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Lê lá isso bem, pá!

Em Lisboa não há Poncha como na Madeira, lá isso é verdade. icon_mrgreen.gif

Já li!! Está ali o sarapatel!! :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Em Lisboa não há Poncha como na Madeira, lá isso é verdade. :mrgreen:/>

Há quase uma década na 24 de Julho e desde o ano passado na Galeria de Paris no Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Que lógica, então o McDonalds é tipicamente português porque há em quase todo o lado em Portugal? Foi isso que eu disse...

Compartilhar este post

Link para o post

se há alguma coisa que seja para comer que me meta nojo não gosto não provo nem tenho a obrigação, olha [-(

Editado por Matias Fernandez

Compartilhar este post

Link para o post

Que lógica, então o McDonalds é tipicamente português porque há em quase todo o lado em Portugal?

Que gostes de passar por ignorante tudo bem, escusas é de fazer de conta que és burro.

Quanto à poncha, se é igual pelos vistos na Madeira deve toldar mais as vistas. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Como é evidente.

Estes gajos do norte muita mania têm de serem regionalistas :lol: Parece a Praça da Alegria, metade do que faziam era para dizer "NO NORTE É QUE É BOM, ABAIXO DO MONDEGO É TUDO m*rda" :lol:

Será que sou o único que não me preocupo com essas m*rda? Mentes pequeninas lol

Em Lisboa não há Poncha como na Madeira, lá isso é verdade. :mrgreen:/>

Eu que o diga ...

Compartilhar este post

Link para o post

Ouve, tu defendeste que em Lisboa podes comer bem porque tens a conjugação das diversas cozinhas a nível regional. Eu não discuto isso. Agora, duvido que tenhas espalhado pelo país sítios em que possas comer pratos tradicionais, típicos, originais, de Lisboa. Não conheço. Nesse sentido sim, posso ser ignorante, agora a verdade é que não conheço um prato que seja identificativo da cidade de Lisboa porque, como tu dizes, acaba por ser um melting pot do que bom se faz pelo resto do país! Não é ser ou não regionalista, estou longe de me considerar nortenho lol

Compartilhar este post

Link para o post

O que tu disseste foi que "conhecias praticamente tudo" e que Lisboa "é a zona onde se come pior do país, de longe". Depois é que acabaste a dizer que não havia nenhum prato tipicamente lisboeta, com uma graçola com o bife à Marrare, ou bife à café, pelo meio, como se fosse propriedade da Portugália.

Mas tens razão, o pessoal de cá é humilde e ficou só com as sardinhas assadas, que podiam ser feitas em qualquer lado onde haja uma sardinha, um assador e uma fatia de pão. Com uns pastéis ou pataniscas de bacalhau para começar e um pastel de nata para acabar. Nem todos podem ter cabidelas e cataplanas.

Se calhar há coisas mais importantes do que ser conhecido como a capital da mão de vaca ou então perceberam que já estava tudo inventado e bom, bom era comer.

Compartilhar este post

Link para o post

É óbvio que o "onde se come pior" é uma maneira de dizer que é onde acho que tem menos pratos típicos. Provavelmente é resultado de uma mistura entre um estilo de vida citadino e o que o antifa referiu, menos matéria prima diversificada proveniente directamente do meio para a confecção dos pratos. O que é perfeitamente natural...

Compartilhar este post

Link para o post

Como é evidente.

Estes gajos do norte muita mania têm de serem regionalistas :lol:/> Parece a Praça da Alegria, metade do que faziam era para dizer "NO NORTE É QUE É BOM, ABAIXO DO MONDEGO É TUDO m*rda" :lol:/>

Será que sou o único que não me preocupo com essas m*rda? Mentes pequeninas lol

Regionalismo é bem diferente de achar que o resto é tudo m*rda, mas ok.

Compartilhar este post

Link para o post

Regionalismo é bem diferente de achar que o resto é tudo m*rda, mas ok.

eu conheço alguma gente do Norte e a conversa é sempre a mesma "Em Lisboa só há m*rda, no Norte é que é bom!" ... É sempre a mesma coisa. Principalmente porque o regionalismo usado, defendido e exacerbado por "vocês" (malta do Norte) não funciona numa tentativa de vangloriar o que vocês têm de bom, mas sempre provando que o que têm é melhor do que em Lisboa.

Não sei se tiveste oportunidade de ver a Praça da Alegria (o último programa), aquilo teve mt giro mas foram 3h constantes a atacar Lisboa e o sul.

Não que eu me preocupo com essas guerrinhas um bocado estúpidas, não me importo nada com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que sim. :lol:

Eu quando quero dizer que uma terra é a menos bonita de Portugal também digo que é a que tem a arquitectura menos típica...

A questão é que em Lisboa não só existem excelentes cozinheiros 'diplomados' como excelentes cozinheiros tradicionais, de migrantes que vieram de todo o país e cozinham como cozinhariam nas terras deles. O restaurante onde almocei hoje é de um casal de Viana do Castelo e não me parece que a senhora cozinhe de forma diferente para os clientes do que cozinha para a família.

Quanto ao estilo de vida citadino, Lisboa não é Londres, a menos de 20km do centro da cidade há gente a viver do que a terra lhes dá. Obviamente que é uma pequeníssima minoria e a zona saloia não é Trás-os-montes, mas quem quiser comprar uma galinha ou um borrego criado à solta não precisa de ir muito longe.

Da mesma forma que em 2013 qualquer produto chega a qualquer parte do país, provavelmente pago três ou quatro vezes mais pelos maranhos ou pelo medronho, mas não estamos propriamente a falar de produtos do outro lado mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

eu conheço alguma gente do Norte e a conversa é sempre a mesma "Em Lisboa só há m*rda, no Norte é que é bom!" ... É sempre a mesma coisa. Principalmente porque o regionalismo usado, defendido e exacerbado por "vocês" (malta do Norte) não funciona numa tentativa de vangloriar o que vocês têm de bom, mas sempre provando que o que têm é melhor do que em Lisboa.

Não sei se tiveste oportunidade de ver a Praça da Alegria (o último programa), aquilo teve mt giro mas foram 3h constantes a atacar Lisboa e o sul.

Não que eu me preocupo com essas guerrinhas um bocado estúpidas, não me importo nada com isso.

nota-se, estes lisboetas são sempre os mesmo mesquinhos e invejosos

Compartilhar este post

Link para o post

E tanto como serem esquisitos de não quererem provar, é irritante comer com aquelas pessoas que brincam e desfazem a comida toda aos bocadinhos e mexem aquilo no prato de um lado para o outro e depois deixam tudo... :lol:

Já por isso mesmo meto quantidades mínimas no prato, nem toda a gente consegue enfardar que nem um animal.

Já li!! Está ali o sarapatel!! :heart:/>

Da próxima vez que cá vieres quero mais poncha, que disso até o Xixo gosta.

se há alguma coisa que seja para comer que me meta nojo não gosto não provo nem tenho a obrigação, olha [-(/>

True, os olhos também comem. Nem sou muito nojentinha mas gorduras para mim não dá. Cá em casa até se fazem algumas dessas coisas e ainda dou uma garfada para fazer vontades mas dizer que gosto não.

Estes gajos do norte muita mania têm de serem regionalistas :lol:

Mas é que é mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

nota-se, estes lisboetas são sempre os mesmo mesquinhos e invejosos

epa, eu cá não sou. Aliás, nem ligo a isso. E quase ninguém dos meus amigos pensa sequer nisso... Já a malta do Porto, a 1ª cena é logo gozar com o sotaque (o que é lógico e acho engraçado, também) e dps é logo "LISBOA É m*rda", seja em que matéria for.

Aliás, nem estou a criticar, só estou mesmo a constatar um comportamento que acho engraçado.

Mas é que é mesmo.

Não percebi se estás de acordo ou não

Compartilhar este post

Link para o post

Comigo é o contrário. Faz-me tanta confusão ouvir sotaque do Norte..

Das ilhas ainda papo, agora o do Norte.. pqp, não dá mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

epa, eu cá não sou. Aliás, nem ligo a isso. E quase ninguém dos meus amigos pensa sequer nisso... Já a malta do Porto, a 1ª cena é logo gozar com o sotaque (o que é lógico e acho engraçado, também) e dps é logo "LISBOA É m*rda", seja em que matéria for.

Aliás, nem estou a criticar, só estou mesmo a constatar um comportamento que acho engraçado.

Isso do sotaque é normal mas o resto é bem verdade, sendo que grande parte nem deve conhecer Lisboa sequer. Deve ser por Lisboa ser muito mais reconhecida e reunir muitos serviços e eventos, não fosse capital, que cá não acontecem e então tentam-se superiorizar pela gastronomia, pelo carácter das pessoas ("as pessoas do norte são muito mais verdadeiras!"), etc.

Mas no geral é verdade, Norte>* 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...