Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Um gajo a falar disto até se esquece que o universo é (quase) infinito :mrgreen:

Eu acho que é a questão da crença. Se eu acho que não acredito, mesmo estando em Ciências, qual o mal? Agora se me mostrarem provas eu digo, sim senhor, gostei, existe vida.

Provas? Já disse isto dezenas de vezes mas cá vai de novo. Há milhões de milhões de galáxias, que contêm milhões de milhões de planetas, entre eles há milhões com possibilidade de terem vida. A probabilidade de existir vida fora do nosso planeta é alta. Não diria que é 100% mas o que me dizes é para mim quase o mesmo que dizeres "Eu acredito mesmo que amanhã vou ganhar o euromilhões". É uma probabilidade tão ínfima que não consigo entender como alguém acredita mesmo nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui "perto" não sei, mas "lá fora" acredito que exista. O universo é tão grande que duvido que somos os únicos

Compartilhar este post

Link para o post

crl tenho que ir fazer o jantar. Já acabavam isto.

edit - Ui já estão a mapear o genoma? Haja orçamento...

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Johnny naoligues. eu acredito em ti :heart:

e acredito que algures lá fora há uma bactéria cujo ADN gerará os olhos azuis mais lindos do universo :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

E a probabilidade de nunca sabermos se há?

No nosso tempo de vida é grande.

Compartilhar este post

Link para o post

crl tenho que ir fazer o jantar. Já acabavam isto.

Diz que é mau...

Compartilhar este post

Link para o post

E a probabilidade de nunca sabermos se há?

É altíssima, aliás, se não encontrarmos no sistema solar provas de vida, o mais provável é nunca encontrarmos vida extraterrestre.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Johnny naoligues. eu acredito em ti :heart:

e acredito que algures lá fora há uma bactéria cujo ADN gerará os olhos azuis mais lindos do universo :heart:

:mrgreen:

No nosso tempo de vida é grande.

Queres mais uma? Eu sou da opinião de que a Terra, a continuar a este ritmo, dura mais 100 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen:

Queres mais uma? Eu sou da opinião de que a Terra, a continuar a este ritmo, dura mais 100 anos.

A este ritmo de quê?

Compartilhar este post

Link para o post

A Terra não digo... Já a biosfera actual...

Compartilhar este post

Link para o post

A este ritmo de quê?

Não consigo dizer tudo em poucas linhas, mas principalmente ao conjunto do consumo do petróleo + aquecimento global + desgaste do próprio ambiente da Terra em relação a alguns compostos que estão a acabar.

Recomendo-te a veres o "Collapse", um documentário muito recente. Fez-me pensar muito.

A Terra não digo... Já a biosfera actual...

Ou isso.

Compartilhar este post

Link para o post

É com cada pergunta :facepalm:

O jornalismo ciêntifico anda na lama... É consequência da crise já que os editores de ciência dos principais jornais e revistas americanos foram todos despedidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo dizer tudo em poucas linhas, mas principalmente ao conjunto do consumo do petróleo + aquecimento global + desgaste do próprio ambiente da Terra em relação a alguns compostos que estão a acabar.

Recomendo-te a veres o "Collapse", um documentário muito recente. Fez-me pensar muito.

Ou isso.

Mas isso não acaba com o planeta. Ou por "A Terra não dura 100 anos" queres dizer "O ser Humano não dura 100 anos"?

É com cada pergunta :facepalm:

O jornalismo ciêntifico anda na lama... É consequência da crise já que os editores de ciência dos principais jornais e revistas americanos foram todos despedidos.

Houve um que até perguntou o que é que ela estava à procura quando encontrou isto. Parece que nem está a ouvir o que ela diz.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, tens razão Nikel. O ser humano. No espaço de 100 anos, se não mudarmos os nossos hábitos e abdicarmos de certas coisas essenciais hoje em dia para qualquer ser humano, vamos entrar em colapso.

Eu sei, sou pessimista.

Compartilhar este post

Link para o post

Também como disse o George Carlin.

3566155300_a780f008f8-297x300.jpg

É isso que o antifa disse.

Ou seja, a Terra como a conhecemos nao dura 100 anos.

Mas Johnny, tambem ja tive essa opiniao de que a Terra nao vai durar... e acho qu a taxa de destruição hoje em dia e maior do que a de recuperação, mas a verdade é que tem havido muitas novas inovações que tambem me fizeram pensar, e que de facto ainda há hipoteses de dar volta a isto tudo

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Não me saltem todos em cima LOL.

Acho que isto não é suficiente para se supor que pode haver vida numa lua de Saturno. É preciso provas concretas de lá, e não de cá.

E a parte do não acreditar, e que não acredito mesmo. Chamem-lhe mania ou teimosia, se existisse mesmo já tinhamos descoberto qualquer coisa a mais. Mas agora que penso, se há uma bactéria que usa arsénio e metaboliza (supostamente) o arsénio...então com compostos não - respiráveis e compostos...quem sabe se também não existe alguma coisa que faça isto? Uma forma de vida primitiva no meio daqueles calhaus todos?

Oh Ghelton, acredito em muita coisa, acredito que vou tirar o curso, que o Sporting vai ser campeão está época...mas vida E.T...custa-me a acreditar. E há muita gente em Ciências que partilha da mesma opinião de mim. É mais uma questão de crença. Mas lá está, na ciência nada é certo. O importante são as provas, isto claro, é importante para se supor que possa haver vida E.T. Mas continua a não ser suficiente.

Mas isto não é uma coisa de acreditar ou não. Quer dizer... A minha teoria para a vida ET é muito curta, clara e concisa: num Universo com tantos ziliões de planetas, porque raio havia a Terra de ser o único a ter vida?

Quem te ouvir falar até diz que as bactérias têm um genoma gigantesco. :mrgreen:

nao consegui perceber. o que é isso de se formar espontaneamente?

Como assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Domi, e pensa que para haver essas novas inovações...quais não foram as destruições que se fez para chegar a elas, ou pelo menos a parte delas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ela estava lá a falar de...(esqueci-me da sigla 8-[ ) que se formava espontaneamente, enquanto que os seres "normais" precisam de uma actividade enzimática para que isso se forme. Enquanto que num demora uns minutos, na outra demora mais tempo.

Esqueci-me do que ela estava a falar... AMD? ou la o que era :mrgreen:

Domi, e pensa que para haver essas novas inovações...quais não foram as destruições que se fez para chegar a elas, ou pelo menos a parte delas.

Pondo tudo de uma maneira simples, somos humanos, e temos a capacidade de aprender com os erros. É isso que uns fazem, tentam redimir os erros que geraçoes anteriores cometeram. Mas óbvio que não chega para mudanças a curto-prazo

Editado por D0mi

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que vivemos mais do que isso porque mais do que capacidade destrutiva, o ser humano tem uma maior capacidade de sobrevivência.

Compartilhar este post

Link para o post
F. Wolfe-Simon, S.E. Hoeft, and R.S. Oremland. Facultative anoxygenic photosynthesis by Cyanobacteria driven arsenite. In prep. for Applied and Environmental Microbiology.

Agora é rezar para que qualquer uma das "minhas" duas universidades compre o artigo. :heart:

P.S.: E A GAJA TOCA BAIXO! <3

P.S. 2: Quando tirar o curso, vou ter um site destes, todo pipi.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...