Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Essa m*rda não é um metal "venenoso" que até tem no "sulfate" que o meu avô deitava nas vides? OH NOES!!! :medinho: :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa m*rda não é um metal "venenoso" que até tem no "sulfate" que o meu avô deitava nas vides? OH NOES!!! :medinho: :medinho:

Ya usava-se "tanalith" para sulfatar as vinhas, o meu avô tambem o fazia. Mas é proibido pela UE se não me engano... É muito venenoso e eu lembro-me que na aldeia nem mascaras usavam (nem usam) para por essa m*rda.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Para um leigo, que implicações terá esta descoberta?

(Em princípio) que pode haver nova(s) forma(s) de vida, para além da que já conhecemos, que é à base de carbono (a nossa). Acho que basicamente é isso, confere antifa?

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Para um leigo, que implicações terá esta descoberta?

Para já não se sabe qual a descoberta. Se for verdade que descobriram uma especie com arsénio presente no seu "DNA" isso iria revolucionar a biologia e basicamente obrigar a repensar o conceito de vida (já que a nossa se baseia num tipo especifico de bioquimica). Iria tambem abrir a possibilidade de a vida ser muito comum no universo.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava era de saber o que é que uma coisa tem a ver com a outra.

Sabes porque dizem que Biologia = desemprego?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a tal suposta forma de vida não seria extra-terrestre? :mrgreen:

Será que isso implicaria novas teorias da evolução animal e até humana?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos da que conhecemos penso que não. Isto implica a possível descoberta de novas formas de vida baseadas em outros elementos. Não acho que implique alterações no que já sabemos da forma de vida que conhecemos.

Compartilhar este post

Link para o post
img_logo.gif

Bactérias 'do outro mundo' foram descobertas na Terra

Microorganismo do Lago Mono da Califórnia baseia metabolismo no arsénico, algo que nunca se tinha imaginado. Algumas luas de Saturno, onde esse elemento existe, são mundos potenciais para formas de vida que se baseiem nesse elemento. É esta a descoberta que a NASA anunciara para hoje às 19h00.

Nos sedimentos do Lago Mono, na Califórnia, uma equipa de investigadores da NASA e da Universidade do Arizona, nos EUA, descobriu uma bactéria que se alimenta de arsénico, um elemento que é um veneno natural para a vida tal como a conhecíamos até agora.

Esta descoberta, publicada hoje na Science Express, não só abre um novo capítulo na microbiologia da Terra, como permite olhar de uma forma completamente nova para a busca de vida noutros planetas. Onde houver este elemento, poderão também existir formas de vida que, à semelhança desta bactéria, que os investigadores baptizaram de GFAJ-1, organizem o seu metabolismo e estrutura com base neste elemento.

Esse será, de resto, o tema da conferência de Imprensa que a NASA tem marcada para as 19h00 desta quinta-feira, a partir de Washington, e na qual estará presente, entre outros, a principal autora do artigo sobre esta nova bactéria, Felisa Wolfe-Simon, da NASA e da National Geophisical Institute, nos EUA.

Pensando no arsénico como elemento fundamental do metabolismo deste novo microorganismo, fora da Terra, e não saindo do sistema solar, há outros mundos onde esta bactéria poderia encontrar uma casa, como as luas de Saturno, Titã e Enceladus.

"A nossa descoberta lembra-nos que a vida tal como a conhecemos pode ser muito mais flexível do que geralmente pensamos", afirma a principal autora do estudo, sublinhando que "esta história, afinal, não é sobre arsénico no Lago Mono. Se um microorganismo pode fazer uma coisa tão inesperada aqui na Terra, o que pode a vida fazer mais que ainda não vimos? É preciso descobri-lo".

Compartilhar este post

Link para o post

Não, é uma forma de vida terrestre que abre perspectivas para a existência de vida extra terrestre em ambientes até agora considerados improprios para a vida.

Novas teorias da evolução não diria, até porque isto a ser verdade apenas viria apoiar mais uma vez a teoria da evolução. Alias, poderia até comprovar aquilo que por vezes se especula de que bem no inicio quando a vida surgiu na terra existiu selecção natural entre "organismos" com origem independente.

Isto porque todos os seres vivos da terra, existentes ou extintos, têm uma origem comum. são todos "familia" e num ponto mais perto ou longiquo da historia tiveram antepassados comuns. Esta descoberta, a ser verdade o que se vai lendo, mostra que a vida poderia ter começado uma 2ª vez (ou 3ª ou 4ª ou xª) de forma independente, e que estes organismos nada teriam em comum como todos os outros conhecidos até hoje.

Mas o melhor é esperar pelo comunicado. Tambem pode ser um caso de evolução divergente, em que organismos evoluiram no sentido de metabolizar arsénio... A ver vamos.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, é por m*rda destas que eu jamais quereria ter outra profissão que não na área científica. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Na catalogação de espécies provavelmente até teria de se criar um novo campo, para a "base de vida" em que se insere. Poderiam haver famílias diferentes de vida, ao contrário de hoje, que vem tudo de uma origem comum.

Compartilhar este post

Link para o post

Na catalogação de espécies provavelmente até teria de se criar um novo campo, para a "base de vida" em que se insere. Poderiam haver famílias diferentes de vida, ao contrário de hoje, que vem tudo de uma origem comum.

Exacto... Teria que se repensar o que é a "vida". Hoje em dia utiliza-se o paradigma da célula, e daí que os virus não sejam considerados seres vivos. A questão seria, se se descobrisse um novo organismo cujo replicador não fosse o DNA (ou RNA) o que é que se fazia com ele? Provavelmente teria que se iniciar uma nova árvore da vida paralela à existente.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o melhor é esperar pelo comunicado. Tambem pode ser um caso de evolução divergente, em que organismos evoluiram no sentido de metabolizar arsénio... A ver vamos.

E não pode ser ao contrário? Por exemplo, há muito muito tempo, certas bactérias que metabolizavam arsénio terem evoluído para bactéricas metabolizadoras de carbono e estas para os animais, plantas, fungos etc.

Ou seja, essa evolução divergente ter começado com a vida em carbono e estas "novas" bactérias serem uma espécie que ficou "parada" no desenvolvimento, tipo um ornitorrinco? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é verdade?

E o que é que isso tem a ver com esta descoberta?

o facto desta descoberta ser de Biologia e abrir portas para muitas outras áreas de investigação e mostra que isto tem muito potencial, e não apenas uma área para o desemprego.

Compartilhar este post

Link para o post

E não pode ser ao contrário? Por exemplo, há muito muito tempo, certas bactérias que metabolizavam arsénio terem evoluído para bactéricas metabolizadoras de carbono e estas para os animais, plantas, fungos etc.

Ou seja, essa evolução divergente ter começado com a vida em carbono e estas "novas" bactérias serem uma espécie que ficou "parada" no desenvolvimento, tipo um ornitorrinco? :mrgreen:

Exacto, ou isso.

Nada a ver ghelthon, os dominios da vida têm todos origem comum. Se isto tivesse origem diferente teria que se criar uma arvore paralela "de raiz" ( :lol: )

350px-Tree_of_life_SVG.svg.png

Uma coisa parecida com essa mas ao lado.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Nada a ver ghelthon, os dominios da vida têm todos origem comum. Se isto tivesse origem diferente teria que se criar uma arvore paralela "de raiz" ( :lol: )

Uma coisa parecida com essa mas ao lado.

Eu sei o que é a árvore da vida, ó antifa. :mrgreen:

Mas tu mesmo disseste que, mais tarde ou mais cedo na história da existência, existiu apenas um organismo; uma célula, sendo mais específico. Toda a vida de desenvolveu a partir dessa célula, certo? Como tal não faz sentido que exista uma outra árvore, porque só pode haver uma árvore da vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei o que é a árvore da vida, ó antifa. :mrgreen:

Mas tu mesmo disseste que, mais tarde ou mais cedo na história da existência, existiu apenas um organismo; uma célula, sendo mais específico. Toda a vida de desenvolveu a partir dessa célula, certo? Como tal não faz sentido que exista uma outra árvore, porque só pode haver uma árvore da vida.

Não se a vida surgiu independentemente uma 2ª vez (ou muitas mais vezes).

Compartilhar este post

Link para o post

Não se a vida surgiu independentemente uma 2ª vez (ou muitas mais vezes).

Mau, mas isso revolucionaria tudo, e não me parece que esta bactéria seja exemplo disso. Provavelmente é um ramo de outra bactéria qualquer, que desenvolveu a capacidade de metabolizar o arsénio. Isto à luz do Darwin, mas posso estar completamente errado. Daqui a bocado tiram-se as dúvidas todas.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...