Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Eu no verão tive o azar de formigas irem parar ao meu copo de sumo. A sede era tal que não me importei, e não me soube tão mal, até.

Pelo que sei, formigas não sabem mal, são apenas um pouco ácidas. Na verdade, são tão pequenas que mal se deve notar o sabor, sendo praticamente tudo psicológico.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

Eu já comi uma aranha por perder uma aposta. True story.

eu foi metade de um gafanhoto =X

Compartilhar este post

Link para o post

Isto. Só me faz confusão uma coisa em quem pergunta coisas tipo a essa que respondeste. Porque é que a existir vida lá fora, ela teria de ser necessariamente vida racional? Não há nada que nos diga, que eu tenha conhecimento pelo menos, que a vida lá fora seria inteligente. Até há quem acredite que o ser humano só é dotado de inteligência/raciocínio devido a uma mutação genética que não era suposto acontecer

Qto ao comer insectos, vi uma vez na Discovery ou na Nat. Geographic que o ser humano come, em média, dez aranhas/aranhiços por ano, grande parte deles enquanto se dorme, ou misturados em comida (tipo cairem para a panela lol)

Só uma? :mrgreen: E as mutações nunca são "supostas para acontecer", por isso é que se chamam mutações.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

eu foi metade de um gafanhoto =X

E estava bom?

Só uma? :mrgreen: E as mutações nunca são "supostas para acontecer", por isso é que se chamam mutações.

Exacto

Já não como mais chocolate. :mrgreen:

Eu não gosto, mas já sei quem não vai comer cá em casa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Isto. Só me faz confusão uma coisa em quem pergunta coisas tipo a essa que respondeste. Porque é que a existir vida lá fora, ela teria de ser necessariamente vida racional? Não há nada que nos diga, que eu tenha conhecimento pelo menos, que a vida lá fora seria inteligente. Até há quem acredite que o ser humano só é dotado de inteligência/raciocínio devido a uma mutação genética que não era suposto acontecer

Qto ao comer insectos, vi uma vez na Discovery ou na Nat. Geographic que o ser humano come, em média, dez aranhas/aranhiços por ano, grande parte deles enquanto se dorme, ou misturados em comida (tipo cairem para a panela lol)

Normalíssimo, as mutações explicam a variabilidade entre os seres vivos.

Compartilhar este post

Link para o post

E estava bom?

Exacto

Eu não gosto, mas já sei quem não vai comer cá em casa :mrgreen:

Eish és a primeira pessoa além de mim que conheço que não gosta de chocolate.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Normalíssimo, as mutações explicam a variabilidade entre os seres vivos.

Mutações cerebrais? creio que foi isso que aconteceu ao Ser Humano, ao contrário dos outros seres vivos.

Também não conhecia ninguém :mrgreen: Qdo digo isso ficam todos com cara de parvos a olhar pra mim :cry:

Compartilhar este post

Link para o post

Mutações cerebrais? creio que foi isso que aconteceu ao Ser Humano, ao contrário dos outros seres vivos.

Também não conhecia ninguém :mrgreen: Qdo digo isso ficam todos com cara de parvos a olhar pra mim :cry:

Confere :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Também não gosto

Compartilhar este post

Link para o post

Também não gosto

Pois pois... O chocolate é que não gosta de ti...

Compartilhar este post

Link para o post

Dpitz, provavelmente mutação no ovo após a fecundação na informação genética que codificava para o funcionamento do sistema nervoso. Num ser humano formado, uma mutação preponderante no sistema nervoso central não deve ser muito aconselhável :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Dpitz, provavelmente mutação no ovo após a fecundação na informação genética que codificava para o funcionamento do sistema nervoso. Num ser humano formado, uma mutação preponderante no sistema nervoso central não deve ser muito aconselhável :mrgreen:

já vi que disse bosta :lol: podes traduzir por miúdos? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A variabilidade entre os individuos da mesma especie acontece pela acumulação das tais mutações. Na gigantesca maioria dos casos essas mutações são neutras, ou seja, não produzem alterações substanciais nem efeitos visiveis. Elas acontecem porque as células do organismo estão em constante multiplicação para manterem os tecidos vivos, ora, no meio de tantos milhões de processos de divisão a acontecerem simultaneamente há sempre um ou outro que não corre da forma que era suposto, uma encadeação diferente dos nucleotideos que formam o DNA, e pronto, está criada uma mutação, uma alteração ao plano original.

Muitas vezes essas mutações são tambem negativas, provocam doenças, más formações, etc. Mas de tempos a tempos lá surgem mutações, que ao principio não se podem chamar positivas, mas que tambem não são negativas, o que fazem é tornar o individuo diferente de todos os outros.

Teoricamente uma mutação nunca será positiva porque num tempo actual é suposto uma especie estar adaptada ao ambiente em que vive, a questão é que algumas destas ultimas que falei podem dar àquele individuo capacidades para num determinado ambiente ou contexto se distinguir dos outros e ter mais chances de sobrevivência e de produzir descendentes, foi isso que aconteceu com as capacidades cerebrais dos humanos. Essas maiores capacidades surgiram com um acumular de mutações ao longo de muitas gerações e o "ramo", com origem nos nossos antepassados, que na historia evolutiva mais sucesso teve foi aquele cujas capacidades originadas por mutações conduziu ao que somos hoje.

Há que não esquecer que a evolução não tem um só caminho e que na nossa árvore da vida comum houve muitos outros individuos que foram por caminhos evolucionarios diferentes e cujos ramos não chegaram aos dias de hoje já que não se conseguiram adaptar tão bem como os nossos antepassados directos, aos novos ambientes e desafios.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Para a malta do Porto e arredores: amanhã de manhã vai estar na minha faculdade um ex-astronauta da NASA, Scott Parazynski.

+ info

A variabilidade entre os individuos da mesma especie acontece pela acumulação das tais mutações. Na gigantesca maioria dos casos essas mutações são neutras, ou seja, não produzem alterações substanciais nem efeitos visiveis. Elas acontecem porque as células do organismo estão em constante multiplicação para manterem os tecidos vivos, ora, no meio de tantos milhões de processos de divisão a acontecerem simultaneamente há sempre um ou outro que não corre da forma que era suposto, uma encadeação diferente dos nucleotideos que formam o DNA, e pronto, está criada uma mutação, uma alteração ao plano original.

Muitas vezes essas mutações são tambem negativas, provocam doenças, más formações, etc. Mas de tempos a tempos lá surgem mutações, que ao principio não se podem chamar positivas, mas que tambem não são negativas, o que fazem é tornar o individuo diferente de todos os outros.

Teoricamente uma mutação nunca será positiva porque num tempo actual é suposto uma especie estar adaptada ao ambiente em que vive, a questão é que algumas destas ultimas que falei podem dar àquele individuo capacidades para num determinado ambiente ou contexto se distinguir dos outros e ter mais chances de sobrevivência e de produzir descendentes, foi isso que aconteceu com as capacidades cerebrais dos humanos. Essas maiores capacidades surgiram com um acumular de mutações ao longo de muitas gerações e o "ramo", com origem nos nossos antepassados, que na historia evolutiva mais sucesso teve foi aquele cujas capacidades originadas por mutações conduziu ao que somos hoje.

Há que não esquecer que a evolução não tem um só caminho e que na nossa árvore da vida comum houve muitos outros individuos que foram por caminhos evolucionarios diferentes e cujos ramos não chegaram aos dias de hoje já que não se conseguiram adaptar tão bem como os nossos antepassados directos, aos novos ambientes e desafios.

Bold: valha-nos a redundância do código genético. :mrgreen:

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Baaaaah. Quero uma coisa dessas em Lisboa! Adoraria ir a uma palestra dessas.

Compartilhar este post

Link para o post

Baaaaah. Quero uma coisa dessas em Lisboa! Adoraria ir a uma palestra dessas.

Por acaso curtia imenso ir, mas calha mesmo em cima de uma aula. Aula essa que é a única semanal da respectiva cadeira. :doubt:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me relembra o que se fala no planetário? Gostava de lá voltar, mas tenho medo que seja uma apresentação muito virada para crianças.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me relembra o que se fala no planetário? Gostava de lá voltar, mas tenho medo que seja uma apresentação muito virada para crianças.

Do Porto?

Compartilhar este post

Link para o post

eish, boa questão... tmb fui lá em miúdo. Mas e possivel que haja apresentaçoes mais "adultas". No entano lembro-me de ouvir conceitos que demos na escola em F.Q que metade dos adutlos nao iam perceber.

Compartilhar este post

Link para o post

Lisboa.

Mesmo que fosse o do Porto, não te saberia responder. Nunca lá fui, e o Planetário fica na rua da minha faculdade. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo que fosse o do Porto, não te saberia responder. Nunca lá fui, e o Planetário fica na rua da minha faculdade. :lol:

Eish que crime... Eu não só já lá tinha ido, como tinha ido mais que uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...