Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
futsal_17

[Iniciados & Juvenis] CS São João: Futsal de formação em Coimbra

Publicações recomendadas

fotoequipaapresentao.jpg

 

:arrow: 10 de Janeiro de 2010

Depois de ler alguns tópicos, talvez com uma particular incidência para o do Crow, decidi partilhar com vocês a minha ainda curta experiência como treinador. Todos os conhecimentos são de aproveitar e esta enrome comunidade deve esconder também mais alguns amantes do futsal.

 

:arrow: 9 de Fevereiro de 2011

Integrei o projecto da Escola de Futsal do Centro Social de São João em Setembro de 2009.

Desde aí tenho treinado uma equipa de competição - Infantis - e um dos grupos de Pré-Competição, neste caso os Traquinas.

Temos ainda nesta "Academia" Benjamins (competição) e Petizes (pré-competição).

Além do mais a estrutura do futsal do CS São João conta com uma equipa sénior que milita na II Divisão Nacional - Zona Sul, e ainda uma equipa de Juniores (campeã nacional em título) e uma de Juvenis.

 

:arrow: 29 de Julho de 2011

Faz hoje um mês e meio que aceitei o desafio.

Na próxima temporada desportiva acumularei a responsabilidade técnica do escalão de Iniciados à já existente equipa de Infantis.

Terei um staff técnico forte e aguerrido, e temos objectivos e ambições elevadas para uma época que se espera seja de sucesso.

 

:arrow: 23 de Julho de 2012

Nova época em marcha. Novamente treinador principal de Infantis e Iniciados, este ano com a responsabilidade acrescida de ser o Coordenador de todo o futsal de formação do Centro Social de São João.

 

:arrow: 17 de Julho de 2013

Mais uma temporada, a segunda como Coordenador do futsal de formação. Além do mais vou ser pela terceira temporada treinador principal dos Iniciados e terei também a meu cargo, pela primeira vez, o escalão de Juvenis. Ambos no Centro Social de São João.

 

__________________

 

:arrow: Historial Treinador

175 jogos, 133 vitórias, 12 empates e 30 derrotas

768 golos marcados e 258 golos sofridos

 

2009/2010:

CD Infantis AF Coimbra - Série B: 7º classificado

Taça Distrital Infantis AF Coimbra: 1ª eliminatória

 

2010/2011:

CD Infantis AF Coimbra - Série Única: 2º classificado

Taça Distrital Infantis AF Coimbra: Vencedor

 

2011/2012:

CD Infantis AF Coimbra : 2º classificado

Taça Distrital Infantis AF Coimbra: Vencedor

 

2011/2012:

CD Iniciados AF Coimbra: 3º classificado

Taça Distrital Iniciados AF Coimbra: Meias-Finais

 

2012/2013:

CD Infantis AF Coimbra : 1º classificado

Taça Distrital Infantis AF Coimbra: Vencedor

 

2012/2013:

CD Iniciados AF Coimbra: 2º classificado

Taça Distrital Iniciados AF Coimbra: Quartos-de-Final

 

2013/2014:

CD Iniciados AF Coimbra : A decorrer

Taça Distrital Iniciados AF Coimbra: A decorrer

 

2013/2014:

CD Juvenis AF Coimbra: A decorrer

Taça Distrital Juvenis AF Coimbra: A decorrer

Taça Nacional Juvenis FPF: Por iniciar

Editado por futsal_17

Compartilhar este post


Link para o post

Ontem o treino foi proveitoso, trabalhámos bastante o nosso sistema de defesa em losango e algumas bolas paradas.

Vejo esta equipa e este projecto como um projecto de longo prazo e conceito a conceito vamos complexificando o futsal dos nossos miúdos e vamos introduzindo novas aprendizagens. Está a ser um prazer ver e fazer a comparação mês a mês e até semana a semana. O plantel tem 95% de Infantis de 1º ano. Só posso estar, naturalmente, satisfeito com os meus rapazes :D

 

No final ainda deu tempo para um "jogo-treino" com os Escolas. Acabámos por perder 1-0, num jogo em que veio ao de cima todo o trabalho que tem vindo a ser feito: continuamos sem conseguir ter muito tempo de posse de bola, mas somos quase perfeitos no nosso sistema de defesa na linha 3 e muito incisivos na procura e na recuperação das bolas. Falhamos ainda na finalização. Criámos inúmeras oportunidades de golo, mas o Kiko (gr dos Escolas) - em algumas ocasiões - e a nossa inépcia - na maioria - fez com que não marcássemos. Quando decidi mandar a equipa pressionar mais acima (na linha 2), ressentiu-se, a equipa sentiu-se como peixe fora de água e eles aproveitaram para fazer o golo. São, na maioria escolas de 2º ano e, na maioria também, miúdos com 2 anos de futsal. Os meus infantis, apesar de mais velhos, muitos deles começam agora.

 

Há que ter paciência e continuar a trabalhar, com um enorme prazer :carinhoso:

 

_________________

Amanhã, sábado, deslocação ao Centro Social de Figueiró do Campo. O jogo é as 10h :medinho:

 

Preveêm-se dificuldades. Campo de dimensões diminutas, e um adversário moralizado por se encontrar em zona verde da tabela. Por falar em tabela, aqui fica já agora a classificação, com 13 rondas realizadas:

 

class13jornada.png

 

Ganhámos ao Conimbricense fora e ainda nos falta recebê-los, e contra a Fundação ganhámos igualmente fora e empatámos em casa. No "nosso campeonato" estamos a cumprir. Aliás, estamos a fazer um campeonato de acordo com as expectativas.

Destaco ainda dois outros jogos, duas derrotas por sinal: em casa, com o Domus, por 1-2 num jogo em que demos imensa luta, e noutro, fora, no campo do invicto e temível líder, ADC Vila Verde, em que saímos derrotados por 1-3, numa grande, grande exibição.

 

Veremos o que se consegue amanhã. Estes heróis já provaram serem capazes do melhor :D

Compartilhar este post


Link para o post

14ª Jornada,

16/01/2010, 10h

Pavilhão Multiusos de Figueiró do Campo

 

 

CS Figueiró do Campo 6 - 0 CS São João

 

Perdemos e perdemos bem. A nossa estratégia defensiva foi quebrada logo aos 2min com uma bola nas costas que viria a resultar no golo. Mais bolas nas costas e o segundo e terceiros golos surgiriam em catadupa. Pedi um tempo técnico. A equipa acalmou e dei instruções ao Diogo, nosso pivot, para ser mais incisivo na marcação ao construtor de jogo da equipa da casa. Até ao intervalo anulámos qualquer intento ofensivo deles com facilidade e saíamos rápido nas transições, acabando por ter 3 ocasiões flagrantes, em que falhámos clamorosamente.

 

Na segunda parte decidi subir um pouco mais a linha defensiva e o problema das bolas nas costas voltou a acotencer. Com apenas 2 suplentes disponíveis, a equipa estava fatigada e não conseguiu enconstar o CS Figueiró às cordas. Lapa, o melhor em campo, acabou por inventar mais dois golos para os da casa, que viriam, já em tempo extra, a fixar o score final em 6-0.

 

Acabei por tirar inúmeras ilações deste desafio. São quase todos infantis de 1º ano e, perante uma equipa mais velha e rotinada, voltaram a não conseguir surpreender. Estou, ainda assim, algo desapontado, até porque vem aí um ciclo terrível. Veremos. Muito trabalho psicológico me espera esta semana.

 

Abraço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post

O treino de segunda-feira foi engraçado.

Nestas idades, e perante um plantel tão curto, há que trabalhar sempre com 'pinças' o aspecto psicológico da equipa como um todo e até dos jogadores individualmente. Optei por sacrificar uma parte do treino e lá acertámos algumas agulhas, nada que não fosse esperado, nada que não faça parte do processo de aprendizagem dos meus guerreiros :)

 

Apostei num treino intenso. Agarrei em todo o material à minha disposição e fiz exercícios de força, com cordas, em pares, presos à cintura do respectivo companheiro. No meio de algumas gargalhadas desenvolveram vários atributos físicos.

Houve ainda um cuidado especial com as situações de transição defesa/ataque e de ataque 1x0 e 2x0. Temos desperdiçado óptimas oportunidades de golos e, como segundo pior ataque que somos, não há que enjeitar qualquer ensejo de atirar à baliza.

 

O treino correu bem, muito bem. Bem ao ponto de alguns colegas meus dos seniores que se preparavam para umas corridinhas virem ter comigo admirados a perguntar em jeito de brincadeira porque é que eles não fazem isto nos jogos. Cabeça, cabecinha. Quanto mais fortes psicologicamente forem, mais desinibidos vão estar e mais confiantes e à vontade vão aparecer nos jogos.

 

Tenho um projecto de anos, não meses. Só há que continuar ;)

Compartilhar este post


Link para o post
João Simões, és tu? :mrgreen:

 

O professor de EF e colega dos seniores que refiro no primeiro post é o João sim :D Ele está com os Escolas, eu com os Infantis. Conhece-lo?

 

Boa sorte nisso!

 

Obrigado ;)

 

Vou acompanhar. Boa sorte nisso!

 

Obrigado! Qualquer reparo não hesites :)

Compartilhar este post


Link para o post
O professor de EF e colega dos seniores que refiro no primeiro post é o João sim :D Ele está com os Escolas, eu com os Infantis. Conhece-lo?

Obrigado ;)

Obrigado! Qualquer reparo não hesites :)

 

Conheço pois. Quem és tu dos Seniores? Eu como costumo ir aos jogos da Académica não gosto muito do S.João :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post
Conheço pois. Quem és tu dos Seniores? Eu como costumo ir aos jogos da Académica não gosto muito do S.João :mrgreen:

 

Não fazia a mais pequena ideia. Sou senior de 1º ano, não conheces provavelmente.

 

Eh lá, eu não gosto muito da Académica. Ou melhor, não gosto simplesmente :mrgreen:

Mas pronto são gostos, e gostos não se discutem ;)

Compartilhar este post


Link para o post
São João, a melhor equipa de futsal :larilas: :prayer:

 

Tanta gente de Coimbra no fórum :carinhoso:

 

E não gozes, temos é que subir este ano :biggrin:

Compartilhar este post


Link para o post

Não estou a gozar rapaz!

É a verdade, é a equipa do meu coração, passei la bons momentos :-

Compartilhar este post


Link para o post
Não estou a gozar rapaz!

É a verdade, é a equipa do meu coração, passei la bons momentos :-

 

Jogaste cá? Quando? Em que escalão? :biggrin:

Compartilhar este post


Link para o post

há duas epocas salvo erro nos juvenis. em que fomos campeões destritais e ganhamos a taça. :celebracao:

Compartilhar este post


Link para o post
Estou pois, por cima do fábio :D

 

Muito bem shôr Ramalho ;) Ou o outro ao lado dele :biggrin:

Compartilhar este post


Link para o post
The other one :facepalm: :mrgreen:

 

Por cima entendia-se qualquer um dos dois.

Vá, chega de off ;)

 

 

 

______

Pessoal, desculpem o off-topic. Se algum mod quiser apagar tudo bem :) Amanhã trago novidades sobre o treino de hoje e sobre o encontro de sábado.

 

Até lá :)

Compartilhar este post


Link para o post

Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2010

Treino: 18h

 

Este segundo treino é sempre marcado pelo conjunto que se faz contra os escolas e, durante todo o tempo que o antecede, os atletas já só pensam no mesmo.

Apesar disso, preparei um circuito físico e uns jogos de mobilização e coordenação que correram bastante bem, com alta intensidade e empenho nos níveis máximos. O nosso estilo de jogo está bem vincado e enraizados nos miúdos, quero, agora, e aos poucos, introduzir conceitos novas e aprendizagens progressivamente mais complexas. Mas com calma.

 

Quanto ao dito 'jogo-treino' com os Escolas o placard cifrou-se em 2-1 para os meus Infantis. Entrámos a perder, com uma falha clamorosa de marcação numa bola parada defensiva, mas depois, e na sequência de dois lances trabalhados ofensivos, igualámos e passámos para a frente. Houveram alguns erros e as ocasiões não abundaram mas conseguimos o essencial e melhorámos em alguns aspectos.

 

Sábado, às 10h, recebemos o CF Santa Clara, 3º classificado com 21 pontos, mais 14 que nós. Muito difícil, muito difícil mesmo. Veremos.

 

Até lá, grande abraço! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Não fazia a mais pequena ideia. Sou senior de 1º ano, não conheces provavelmente.

 

Eh lá, eu não gosto muito da Académica. Ou melhor, não gosto simplesmente :mrgreen:

Mas pronto são gostos, e gostos não se discutem ;)

 

Os resultados estão à vista: uma luta para subir à 1ª outra por subir à 2ª.

Compartilhar este post


Link para o post
Os resultados estão à vista: uma luta para subir à 1ª outra por subir à 2ª.

 

É verdade. Por falar nisso, vocês ontem :estrelas:

Cada vez está mais difícil. Já nós começamos a fugir. Estamos bem :)

 

 

________________________

 

Campeonato Distrital de Infantis - Série B - 1ª Fase - 15ª Jornada

Pavilhão do Centro Social de São João, Coimbra

23 de Janeiro de 2010

10h00

 

CS S. João - CF Santa Clara ( 0-8 )

 

Impotência. Perante o 3º classificado da tabela vimo-nos em apuros na grande maioria do tempo de jogo. Com apenas um suplente disponível a equipa lutou bem enquanto teve força física, chegando ao intervalo com apenas 3 golos de desvantagem.

Na etapa complementar, o cansaço físico e mental, aliado à belíssima troca de bola da equipa forasteira, elevaram o placard para 0-8.

 

Nada de desânimo. É o primeiro ano e a escassez de recursos também tem o seu peso. Não viramos a cara à luta :)

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...