Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
futsal_17

[Iniciados & Juvenis] CS São João: Futsal de formação em Coimbra

Publicações recomendadas

Eu ontem não fui. Mas este ano já não vale a pena. A Amsac e o Vitória dos Olivais são muito fortes.

Sem dúvida ;)

Treinos

Semana de 25 a 30 de Janeiro

Esta semana de treinos termina, excepcionalmente, no sábado com um terceiro treino. Estando já eliminados da taça, vou aproveitar para manter os índices físicos da equipa durante a manhã de sábado.

Já no que toca aos outros dois treinos entretanto realizados, começo pelo de segunda. Depois de um/dois jogos de adatação orgânica ao esforço fez-se um circuito de potência aeróbia e os miúdos responderam muitíssimo bem.

Efectuámos depois finlização cruzada, com as bolas a sairem dos cantos para remates de primeira na zona dos 10m. Para terminar, uma sessão de 2x0 e 2x1, em movimentos de contra-ataque. A equipa foi competente e séria, levando todos os exercícios de forma briosa e afincada. Destaque para Guilherme, reforço de Inverno, que fez o seu primeiro treino.

Ontem, quinta-feira, o treino foi mais lúdico, digamos assim. Futebol humano e trabalho de posse de bola sem finalização abriram o treino propriamente dito. Insistimos depois em situações ofensivas e na construção do nosso jogo ofensivo em si.

As situações técnicas de 1x1 com finalização também tiveram o seu espaço.

Por fim, e como de costume às quintas, fizemos um jogo conjunto com os Escolas. Desta feita, obtivemos uma vitória natural e por números gordos. 11-0. Com golos para todos os gostos perante uma equipa mais nova e também desfalcada em algumas peças.

Deu para ver determinadas situações, como lances de bola parada e algumas trocas posicionais, que começam a estar oleadas.

Boa semana de treinos até agora. Olé! :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a minha ausência de uma semana, mas entretanto já fizemos mais 2 treinos e um jogo, um mini micro-ciclo igual a tantos outros com a mesma duração.

No sábado defrontámos, fora, o GR Vilaverdense, para mim a melhor equipa do campeonato, pese embora o seu segundo posto na classificativa.

A partida começou mal e rapidamente chegámos à desvantagem de 0-4. Aí pedi um time-out e alterei a nossa estratégia defensiva. Entrámos demasiado e audazes e ambiciosos e o sistema de 2:2, com duplo pivot, da turma da casa, criou-nos inúmeras dificuldades. Ainda sofremos o 0-5 mas começamos a dividir o jogo.

E foi esse mesmo cenário de equilíbrio que caracterizou a segunda metade, onde se atingiu o placard final de 7-0 favorável aos da casa, mas sempre em resultado da melhor qualidade, maior experiência e maior técnica individual das unidades figueirenses e não fruto de erros prórpios como os primeiros três, quatro golos.

A classificação ficou e está assim ordenada a duas jornadas do fim.

17.png

Agora com jogos marcados para os dias 13 e 16 de Fevereiro, começamos a entrar na recta final. Para nós 13 será a última jornada, pois folgamos no dia carnavalesco.

Defrontamos, em casa, o SC Conimbricense, e podemos repetir a façanha da primeira volta (vitória fora por 3-0), alcançando a meta da dezena de pontos e alcançando o setimo posto.

O "nosso campeonato" começa depois, com a Taça de Encerramento, entre as quatro últimas, taça que irá ser encarada com uma motivação enorme e uma vontade imensa de somar vitórias, com equipas do nosso patamar/idade.

Até lá ;)

Para quem quiser:

Sábado, 10h, Pavilhão do CS São João, Coimbra: CS São João vs SC Conimbricense (Infantis)

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto do teu tópico, tudo muito bem arrumadinho e explicado. Nota-se que a tua equipa é demasiado inexperiente e tem algumas carências, sobretudo na finalização, mas claro que isso tem tendência a melhorar.

Embora não seja grande apreciador de futsal - ou melhor, gosto de ver e não de o tentar "perceber" - vou passar por cá mais vezes. Continua :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu jogo futsal, sou Juvenil 1º Ano e estou neste momento no último lugar da 1ª Divisão da AF Porto...

Quando tinha a idade dos teus "guerreiros" era um manco, agora já jogo melhor graças ao futsal... Quando eles forem Juvenis ou até mesmo Iniciados vais ter um EXCELENTE plantel...

(Desculpem o Off-Topic no inicio do Post)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado aos dois! ;)

Campeonato Distrital de Infantis - 1ª Fase - 17ª Jornada

13/02/2010

CS São João 4 - 1 SC Conimbricense

O nosso último jogo nesta fase marcou também a nossa terceira vitória, primeira em casa. O jogo até começou mal com uma bola nas costas da nossa defensiva a dar golo após saída em falso do nosso guarda-redes. A linha defensiva estava muito baixa e estávamos a permitir ao SCC jogar e trocar a bola. A partir do momento em que fomos mais pressionantes e agressivos o jogo ficou sem história. 4 golos, divididos por duas partes, várias bolas aos ferros e lances e lances de golo desperdiçados.

Em suma, vitória clara e justa da melhor equipa, mas por números, ainda assim, escassos.

Faltando apenas um jogo em atraso entre duas equipas com a classificação já definida, está assim listada a classificação geral:

asddasd.png

Compartilhar este post

Link para o post
Porquê que o "A Académica de Coimbra OAF" não tem nenhum jogo realizado?

PS: Bom Resultado

A Académica, depois de se inscrever e sair o sorteio/alinhamento das duas séries, desistiu neste escalão.

Quanto ao resultado, já produzimos melhores exibições, mas uma vitória é sempre uma vitória, obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post
Taça de Encerrramento: Infantis - Série B

taaencerramento1.png

E já saiu o sorteio da Taça de Encerramento. A Fundação Miguel Escobar desistiu, a Académica de Coimbra já havia desistido em Setembro e as 5 equipas melhores classificadas disputam, por esta altura, o apuramento de campeão. Sendo assim, das 10 equipas iniciais, sobram 3 para disputar esta prova:
- Centro Social de São João
- Sport Clube Conimbricense
- Clube Domus Nostra

O Domus é, claramente, a formação mais forte enquanto que o Sport e nós iremos lutar por acrescentar vitórias ao nosso saldo. Que sejam 4/6 bons jogos :)

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais, peço desculpa pela demora na minha "retribuição" à tua participação no meu tópico.

Compreendo perfeitamente o que é pegar numa equipa e ensinar tudo de raíz. O ano passado passei pelo mesmo. Dá um gozo tremendo ver o trabalho dar frutos. Este ano estão a fazer uma boa época, como se pode confirmar com a classificação actual. (Estrelas de Fânzeres - Juniores E)

Se mantiveres esta equipa, o gozo será ainda maior. Penso que esta deverá ser a maior recompensa de um treinador de formação: ver os seus atletas crescerem pouco a pouco.

Agora na fase final terás equipas do calibre da tua, certo? Há que lutar por algo mais. É mais uma etapa, mais um desafio.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens nada que pedir desculpa, pois afinal eu não comento pela retribuição, comento pois entendo o teu tópico como um local interessante, educativo e onde eu posso aprender, sem qualquer dúvida. Embora admita que é uma honra ter-te por estes lados. Espero que por aqui continues. :)

Sim, sem dúvida. A equipa era desprovida de qualquer conhecimento do futsal em si. Apanhei um plantel curto, de 1º ano, no meio do tubarões, sem experiência competitiva e habituado a um "jogo da bola" e não ao futsal. Passo a passo fui incutindo aquilo que queria, desde o futsal a praticar até à atitude e comportamento dentro e fora da quadra de jogo. Comecei, depois, a acrescentar níveis progressivamente superiores de complexidade, nunca perdendo a noção do projecto que tenho. Tenho uma missão pessoal. Levar este conjunto de miúdos até aos Juniores/Seniores. Claro que entretanto aparecerão mais alguns, e uns quantos poderão seguir outro rumo, mas quero ter uma espinha dorsal identificada com o modelo de jogo da casa, identificada com a casa, a dita 'prata da casa'. E quero estar lá com eles. :)

Depois acontecerá como tu dizes, o gozo. Já agora vai acontecendo com certos pormenores, detalhes que nem eles se dão conta, mas que me dão um prazer e uma satisfação tremendos.

Nesta fase final o objectivo, dado que somos apenas 3 equipas é ganhar os dois jogos ao Sport, que está no mesmo patamar que nós e tentar surpreender o Domus, que está dois/três degraus acima. Vamos ver, o calendário é algo esquisito, com muitas paragens que tenciono colmatar com torneios e amigáveis de forma a evitar todas as condicionantes que tem jogar um sábado e parar dois.

Obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

E ainda não me esqueci do que me pediste. Amanhã vou falar com um colega meu que tirou o curso Nível I de futsal. :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Taça de Encerramento - Série B: 1ª Jornada

6 de Março de 2010

SC Conimbricense 1 - 4 CS São João

Na primeira jornada deste mini-torneio deslocámo-nos ao reduto da equipa mais frágil do campeonato. Depois de duas vitorias (3-0 e 4-1) na fase regular, voltámos a vencer por 3 golos de diferença, sem mácua.

Entrámos fortes e coesos, a trocar muito bem a bola, tendo em conta as dimensões reduzidas do campo. O golo surgiu na jogada de saída, por intermédio do nosso capitão. Foi um tónico essencial e marcámos mesmo mais dois golos nos primeiros 5 minutos do desafio. Algum relaxamento e sobranceria ditaram a redução para 1-3 por parte da equipa visitada, algo que aconteceu entre lances flagrantes de golo, mal aproveitados ou mal decididos por parte das nossas linhas avançadas.

Na segunda parte, e depois de alertados para o perigo da falta de atitude, entrámos novamente fortes e pressionantes chegando cedo ao 1-4 final a nosso favor. Todo o restante período foi de utilização de jogadores menos utilizados, e até de alguns Escolas, que não tendo jogo, foram chamados a compor os 12 convocados, período esse em que voltámos a desperdiçar a hipótese de constuir um resultado mais volumoso.

Em suma, vitória sem margem para dúvidas, numa exibição mediana da nossa equipa, que acusou a falta de ritmo competitivo.

No próximo domingo deslocamo-nos à EB 2,3 Martim de Freitas para defrontar as Escolas de Futsal do SL Benfica em Coimbra, numa partida de carácter amigável.

Saudações!

Compartilhar este post

Link para o post
Porque razão são o Tente e o Martinho, se não me engano, a comandar a equipa do Benfica? Arranjaram algum tacho lá?

DV, sinceramente não sei porquê, nem como foram lá parar. Sei que estão :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
O Vila Verde ainda vai em primeiro?

Campeonato Distrital de Infantis - Série B: Apuramento de Campeão

Resultados 2ª Jornada | 06.03.10

CF Santa Clara 1 - 5 CDEF Norte e Soure

ADC Vila Verde 4 - 2 GR Vilaverdense

1 ADC Vila Verde 28 (+ 1jogo)

2 GR Vilaverdense 21

3 CDEF Norte e Soure 16

4 CS Figueiró do Campo 15

5 CF Santa Clara 14

Compartilhar este post

Link para o post
Vão bem lançados :)

Sim, sem dúvida. Está encontrado o primeiro finalista, penso.

Já agora, és da Lamarosa?

Excelente resultado!

Em quantos jogos é feita esta fase?

Desculpa Crow, nem vi o teu post :facepalm:

É um simples triangular, com metade dos pontos alcançados na primeira fase. Dois jogos fora, dois jogos em casa. ;)

Semttulo-12.png

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que entramos no último trimestre futsalístico do ano (Março, Abril e Maio), onde teremos apenas mais 3 jogos oficiais, mas muitos torneios de futsal jovem e jogos de carácter particular, decidi partilhar o meu [irony] extenso [/irony] plantel, com que maioritariamente trabalhei este ano.

plantel09-10.png

Sendo os jogos de Escolas à mesma hora e no mesmo dia, raramente tive oportunidade de engrossar este grupo, recheado de jogadores com duas características particulares:

- maioritariamente infantis B, de 1º ano, que para o ano se mantêm comigo neste escalão. Apenas o Léo sobe a Iniciado;

- maioritariamente estreias a nível competitivo. Muitos deles só conheciam o 'futsal de recreio' nos colégios e escolas.

É por isso um conjunto de rapazes que me deixa babado com a sua evolução, orgulhoso de ser eu o seu mentor, e ansioso por completar esta fase do projecto na próxima temporada. É um desafio aliciante :)

Saudações!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom trabalho, força nisso :wink:

Tu pelo menos tens a perspectiva de continuar com eles, no meu caso sei desde logo que, se continuar no clube, não irei subir com os meus...

Compartilhar este post

Link para o post
Bom trabalho, força nisso :wink:

Tu pelo menos tens a perspectiva de continuar com eles, no meu caso sei desde logo que, se continuar no clube, não irei subir com os meus...

Sim, é algo bastante animador. O que tenho/me está proposto é levar este grupo excepcional a percorrer todos os escalões de formação com o máximo de entradas e o mínimo de abandonos possível, em conjunto com a maior evolução que consiga tirar deles mesmos. É uma presepectiva muito boa sem dúvida :)

Acho que, mesmo para eles, o treinador continuar é essencial. Os mesmos príncipios, métodos, tudo...

Força :)

Obrigado :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entre para seguir isso  

• Criar Novo...