Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tugax.

Casa Pia

Publicações recomendadas

O colectivo de juízes que, a esta hora lê o acordão do processo Casa Pia, já deu como provados alguns dos crimes de que estavam acusados Carlos Silvino, Carlos Cruz, Jorge Ritto, Ferreira Diniz e Manuel Abrantes., avançou a SIC Notícias.

A leitura do acordão está a seguir a ordem dos crimes cometidos contra cada uma das vítimas, fazendo com que os factos provados contra cada um dos arguidos não sejam lidos todos de uma só vez.

O colectivo de juízes do processo Casa Pia começou às 10:48 a leitura do acórdão, indicando que iria referir apenas os factos principais.

A juíza presidente do colectivo, Ana Peres, questionou os advogados dos arguidos sobre a necessidade de ler os factos, e, esclarecendo que não disponibilizará já hoje o acórdão, as partes concordaram em ouvir apenas os factos principais dados como provados.

O juíz Lopes Barata advertiu que, se a leitura do acórdão englobar os factos, pode não terminar hoje, mas Ana Peres assegurou que o coletivo será «rápido».

Fonte: Noticias Sapo

Editado por Tugax

Compartilhar este post

Link para o post

O gajo do PS nao chegou a ir a julgamento?

aquele deputado com cara de tótó que esteve engavetado?

Menos mal, agora ver as penas...

Como é a nossa justiçao, honestamente que acreditei que se iam safar todos em grande estilo (menos o obvio carlos Silvino.)

Compartilhar este post

Link para o post

Como é a nossa justiçao, honestamente que acreditei que se iam safar todos em grande estilo (menos o obvio carlos Silvino.)

O Paulo Pedroso não, já foi retirado há bastante tempo do processo, aliás pediu indemnização mas foi rejeitada.

A Sic tem uma janela em que vai actualizando o que se passa, aqui

Editado por Tugax

Compartilhar este post

Link para o post

O Paulo Pedroso não, já foi retirado há bastante tempo do processo, aliás pediu indemnização mas foi rejeitada.

Tmb tinha essa ideia... Mas como isto já deu mais voltas que o "Anjo Selvagem" a uma certa altura desliguei totalmente das noticias relacionadas com o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tmb tinha essa ideia... Mas como isto já deu mais voltas que o "Anjo Selvagem" a uma certa altura desliguei totalmente das noticias relacionadas com o mesmo.

:lol:

Pelo que vi ontem nas noticias o processo pode arrastar-se por mais 10/12anos com os recursos que vão haver.

Compartilhar este post

Link para o post

Como eles já tiveram em prisão preventiva de certeza que já não vão tempo nenhum lá dentro.

O C. Cruz vai outra vez para a SIC chorar?

Editado por Leifr Eiríksson

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho estado a acompanhar no site da SIC e via rádio. Este julgamento e mesmo este caso, para mim, têm pouca validade. Quando se pretende fazer uma coisa a sério, têm de ser punidos ou julgados todos, mas mesmo todos, os culpados e não só alguns, que servirão somente de exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

O que se vai passar e o seguinte vao haver alguns condenados e vão ser apresentados alguns recursos que depois vao haver contra-recursos ate o caso prescrever porque ainda esta a meio este caso que ja tens muitos anos

Compartilhar este post

Link para o post

:o

Pensava que iam todos ser ilibados, afinal...

Foi o que o meu avô disse. Ele desde que este caso se tornou uma palhaçada, disse que eram todos ilibados e as vitimas é que iam dentro, ironicamente, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre acreditei que o único a levar com tudo seria o Silvino, afinal não . . .

X2

Agora só falta o Apito Dourado, o FreePort e o do Sucateiro darem as consequencias adequadas e a justiça portuguesa tem a imagem reabilitada...

Oh... wait... f*ck!!!

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

Do que vocês escreveram, não percebi ou se calhar não disseram se acham que todos, mas todos os envolvidos no caso são aqueles que estão hoje ali no Tribunal.

Compartilhar este post

Link para o post

Era óbvio que todos os que chegaram a julgamento iam ser condenados... Se não o fossem arranjavam uma grande chatice.

Compartilhar este post

Link para o post

Ferreira Diniz - 4 crimes

Hugo Marçal - 2 crimes

Jorge Brito- 3 crimes

Gertrudes Nunes - 2 crimes

Editado por Savigol

Compartilhar este post

Link para o post

Do que vocês escreveram, não percebi ou se calhar não disseram se acham que todos, mas todos os envolvidos no caso são aqueles que estão hoje ali no Tribunal.

Eu nao disse.

Tenho plena conviçao que nao sao obviamente os unicos envolvidos.

Sao simplesmente os que nao souberam salvaguardar-se ou os que "tiveram azar"

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho estado a acompanhar no site da SIC e via rádio. Este julgamento e mesmo este caso, para mim, têm pouca validade. Quando se pretende fazer uma coisa a sério, têm de ser punidos ou julgados todos, mas mesmo todos, os culpados e não só alguns, que servirão somente de exemplo.

E por não estarem TODOS os envolvidos, não se julga/condena os que foram "apanhados"? Por não haver denúncias/provas/vontade contra uns, saem todos sem castigo? Eu percebo que tu aches mal (eu também)que alguns ainda "maiores" que estes arguidos estejam envolvidos e só não vão à barra do Tribunal por serem quem supostamente são, mas porra estes gajos merecem castigo.

Imagina que vamos assaltar um banco e tu és apanhado e eu não (sou mais esperto do que tu :mrgreen: ), a tua defesa vai ser que só podes ser castigado se eu também for? Mesmo que não tenham provas que eu estava envolvido?

Compartilhar este post

Link para o post
Casa Pia: juízes afastam tese de manipulação das vítimas

O coletivo que julga o processo Casa Pia rejeitou hoje a hipótese de as vítimas terem sido "manipuladas" e combinado histórias para incriminarem os arguidos dos crimes de abusos sexuais que sofreram.

A tese, defendida especialmente pela defesa de Carlos Cruz, de que todas as acusações tiveram como génese uma fantasia urdida por jovens casapianos, foi desmontada pelos juízes na fundamentação do acórdão, que começaram a proferir hoje de manhã.

A presidente do coletivo, Ana Peres, afirmou que a tese de manipulação e acerto de histórias entre as vítimas não colhe porque são referidas "situações que se ramificaram por locais diferentes com abusadores e abusados diferentes", ao invés de uma história comum a todos.

Outro aspeto que levou o coletivo a afastar a hipótese de manipulação resulta de um tal plano concertado exigir uma "capacidade intelectual e de sofisticação" que não seria habitual em menores com o perfil dos assistentes.

Na fundamentação, Ana Peres frisou ainda que "a Casa Pia teve responsabilidade no que se passou".

Ao analisar "como é que foi possível esta história na instituição", o tribunal percebeu que houve "ignorância e desvalorização por parte da Casa Pia de situações que podiam prejudicar o desenvolvimento dos seus educandos".

Ana Peres salientou que o tribunal não pretende sugerir "negligência" direta dos funcionários da instituição: "Por vezes os pais também não se apercebem do que se passa em casa e os lares [da Casa Pia] não eram uma casa nem uma família".

No intervalo para almoço da sessão, o advogado das vítimas e da Casa Pia, Miguel Matias, disse aos jornalistas que o tribunal "deu como provados factos criminais contra todos os sete arguidos e que isso pode indiciar a sua condenação, mas não tem necessariamente que acontecer assim na aplicação do Direito".

Por exemplo, relativamente às acusações de lenocínio, o tribunal pode dar factos como provados mas "considerar que não estão preenchidos alguns requisitos" do ilícito.

Quanto à responsabilidade da Casa Pia, Miguel Matias disse que a instituição "teve uma grande quota parte de responsabilidade na permissividade" que facilitou a prática de abusos.

Carlos Cruz isolou-se dos restantes arguidos no final do período da manhã, afirmando que "nos momentos difíceis" prefere "ficar sozinho, porque se trata de momentos próprios" e reiterando que está inocente e que tem o apoio da família.

O advogado José Maria Martins, que representa o principal arguido, Carlos Silvino, considerou que "a nível global, o tribunal teve a coragem para dizer aquilo que era evidente", confidenciando que o seu constituinte "está tão nervoso como uma grávida".

O arguido Hugo Marçal disse que está "condenado por dois crimes de abrir a porta [a Carlos Cruz]", considerando que nesta matéria a decisão do coletivo foi "profundamente injusta" e que tenciona recorrer.

O ex-casapiano e advogado Adelino Granja sublinhou as críticas dos juízes à Casa Pia, defendendo que o Estado "devia ser condenado", assacando responsabilidade ao poder político que tutelou a instituição nas últimas três décadas.

O advogado do arguido e ex provedor da Casa Pia Manuel Abrantes, por seu turno, admitiu que o acórdão parece não ser para já favorável à defesa: "Não podemos reconhecer que [os arguidos] venham a ser absolvidos".

Fonte: Lusa

Compartilhar este post

Link para o post

Off topic: Quicanga então o Estádio do Mar está penhorado? Como é que vai isso?

Sinceramente só sei o que li nos jornais. O Leixões tem de pagar uma dívida de cerca de 200 mil € até 12 de Novembro e só aí é que será colocado à venda. Não percebo como o Leixões conseguiu entrar na Liga se esta dívida é de 2001/2002....

Se chegar a ir a hasta pública, eu compro o estádio e assim deixo de pagar quotas e bilhete para assistir aos jogos... :mrgreen:

Editado por Quicanga

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...