Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
G1njas

A extrema-direita e xenófoba na Europa

Publicações recomendadas

Desc, por curiosidade, como foi a economia na Era Salazar, era assim tão boa como a pintam?

Compartilhar este post

Link para o post

Desc, por curiosidade, como foi a economia na Era Salazar, era assim tão boa como a pintam?

o Descartes não é assim tão velho.

Mas não, não era. Éramos dos países com mais ouro guardado nos cofres, mas só 10% vivia bem. No interior do país era a miséria completa, um povo analfabeto, pouco instruído e sem qualquer aspiração. Na cidade, tinhas de trabalhar imenso para ganhar o teu (reduzido) salário e eras explorado pelos patrões.

Compartilhar este post

Link para o post

A Economia no tempo do Salazar nunca foi boa. O que as pessoas costumam "pintar" é a parte das finanças e aí era muito melhor do que é actualmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

o Descartes não é assim tão velho.

Mas não, não era. Éramos dos países com mais ouro guardado nos cofres, mas só 10% vivia bem. No interior do país era a miséria completa, um povo analfabeto, pouco instruído e sem qualquer aspiração. Na cidade, tinhas de trabalhar imenso para ganhar o teu (reduzido) salário e eras explorado pelos patrões.

Oh boo, tu deves perceber disto vou-te pedir para me explicares uma coisa. Se Portugal tinha assim tanto ouro nos cofres o que é que aconteceu a esse ouro no pós-ditadura?

Compartilhar este post

Link para o post
Ouro do Banco de Portugal já vale 12 mil milhões de euros

Reservas do banco valorizam 29% este ano, beneficiando da subida da cotação do metal precioso nos mercados internacionais.

Mais de 12,1 mil milhões de euros. Este é o valor do actual ‘stock' de ouro nacional, que desde o início do ano engordou 2,7 mil milhões. Esta valorização de 29% não se prende com o facto de o Banco de Portugal ter reforçado as reservas. Pelo contrário, Vítor Constâncio não compra nem vende ouro desde Setembro de 2006. A valorização é apenas reflexo do desempenho do metal precioso nos mercados internacionais e que ontem atingiu o valor mais alto de sempre, acima dos 1.244 dólares por onça, beneficiando da crise internacional e da instabilidade que se vive nos mercados accionistas e de dívida, obrigando os investidores a apostar em activos-refúgio.

De acordo com os cálculos do Diário Económico, baseados nos dados do Banco de Portugal, o novo recorde do ouro avalia as 382 toneladas de ouro detidas em carteira pelo BdP em 12,1 mil milhões de euros. Desde o início da década, o valor das reservas mais que duplicou. Feitas as contas, o ‘stock' de ouro nacional representa 7,2% do PIB e 8,9% da dívida pública portuguesa. Numa altura conturbada para a economia nacional, com o Governo a ponderar avançar com novas medidas para colocar o défice nos 7,3%, poderão as reservas, ou parte delas, ser vendidas para ajudar a sanear as contas públicas? Os economistas contactados pelo Diário Económico rejeitam esta opção.

Mesmo descartando vendas, no curto prazo, as actuais 382 toneladas posicionam Portugal na 14º lugar do ‘ranking' dos países com maior ‘stock' de ouro do mundo. Desde 1975 o BdP alienou mais de metade das reservas de ouro detidas, estando agora sujeito ao acordo assinado pelos bancos centrais - em Agosto do ano passado - que baixou o limite das vendas anuais para 400 toneladas. O peso do ouro no total das reservas é dos mais elevados entre os bancos centrais (84,9%).

Diário Económico

Tenho ideia de que até já valem 13 mil milhões.

Compartilhar este post

Link para o post

Na cidade, tinhas de trabalhar imenso para ganhar o teu (reduzido) salário e eras explorado pelos patrões.

Infelizmente, agora também é assim. E cada vez mais

Compartilhar este post

Link para o post

Oh boo, tu deves perceber disto vou-te pedir para me explicares uma coisa. Se Portugal tinha assim tanto ouro nos cofres o que é que aconteceu a esse ouro no pós-ditadura?

corre o mito popular que "os comunistas é que o gastaram depois do 25 de Abril". A nível concreto e veridico, não faço ideia.

Infelizmente, agora também é assim. E cada vez mais

e elege-se o Cavaco como PR :lol: ahah

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Também sempre tive essa dúvida, por acaso

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

corre o mito popular que "os comunistas é que o gastaram depois do 25 de Abril". A nível concreto e veridico, não faço ideia.

e elege-se o Cavaco como PR :lol: ahah

Pois é o que o pai da minha namorada me diz montes de vezes, que os comunas só souberam gastar o ouro do Salazar :mrgreen:

Também sempre tive essa dúvida, por acaso

x2

Compartilhar este post

Link para o post

Uma parte já estava a ser gasto para manter a guerra.

No pós 25 de Abril, bem o País não se desenvolveu à borla.

Mas o Antifa, explicará melhor, se não tiver sido preso :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Uma parte já estava a ser gasto para manter a guerra.

No pós 25 de Abril, bem o País não se desenvolveu à borla.

Mas o Antifa, explicará melhor, se não tiver sido preso :mrgreen:

ainda para mais deixando de mamar tudo das colónias lol

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, ch*pava-se tudo das colonias.

É mas é o contrário, tudo o que o país tinha era gasto nas colónias :lol:

Editado por BlackHawk

Compartilhar este post

Link para o post

As reservas de ouro foram obtidas no tempo do Salazar através das exportações, poupanças e ofertas voluntárias de ouro por parte da população (não tenho a certeza disto, mas o meu pai está sempre a falar que houve uma altura em que o Salazar andava a pedir o ouro que os portugueses tinham).

Parte das reservas foram sendo gastas nas obras públicas, mas isso não fez grande impacto. Aliás, creio até que as reservas continuaram a subir, mesmo durante a Guerra Colonial.

No fim da ditadura, tínhamos mais de 800 toneladas de ouro. Só entre 74 e 76, despachámos quase 200 toneladas. Nos anos seguintes, as vendas continuaram, ainda que em menor escala. Actualmente, temos pouco menos de 400 toneladas de ouro, avalidas em mais de 13 mil milhões de euros.

Se algo estiver incorrecto, é favor corrigirem. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

É mas é o contrário, tudo o que o país tinha era gasto nas colónias :lol:

Sim mas o dinheiro vinha de algum lado.

Diamantes e petroleo de Angola por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre tive uma espécie de fascínio por este tipo de política, poder viver sem classes e em igualdade para com os demais seria algo de bom. Mas a aplicação desta política sempre deu para o torto, e se for para suceder o que aconteceu outrora, prefiro que as coisas permaneçam como estão.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre tive uma espécie de fascínio por este tipo de política, poder viver sem classes e em igualdade para com os demais seria algo de bom. Mas a aplicação desta política sempre deu para o torto, e se for para suceder o que aconteceu outrora, prefiro que as coisas permaneçam como estão.

qual tipo de politica? O Salazar não apregoava ausência de classes e não apoiava a igualdade.

Editado por Boo

Compartilhar este post

Link para o post

Ó rapaz, essas ideologias estão um pouco trocadas. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que nós, nas últimas 2 páginas, estamos a falar de tudo menos do comunismo. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que nós, nas últimas 2 páginas, estamos a falar de tudo menos do comunismo. :mrgreen:

o rapaz é assim tão...ignorante, então? eu estou a tentar pensar que não...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não quero acreditar, mas como já vi, li e ouvi de tudo, fico sempre de pé atrás. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...