Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

França bloqueia comboios de Itália para tentar travar imigração

Publicações recomendadas

Guest Vladimir Ilitch
França bloqueia comboios de Itália para tentar travar imigração

A França bloqueou temporariamente a entrada de comboios provenientes de Itália, através da localidade de Mentone, na fronteira entre os dois países. O objectivo é impedir a entrada de imigrantes

A decisão francesa surge um dia depois de a imprensa italiana noticiar que alguns dos imigrantes tunisinos, com permissão do Governo de Roma para residirem temporariamente na União Europeia, estavam a atravessar a fronteira para a França.

A concessão destas permissões de residência temporárias aos tunisinos foi a única forma encontrada pela Itália para dar resposta ao grande fluxo migratório vindo do Norte de África desde que começaram as revoltas no início deste ano. Medida que alguns países membros, como a França e a Alemanha, não receberam com bom grado.

O governo francês criticou a decisão italiana, defendendo que a permissão de residência temporária não é suficiente para aceitar a entrada dos imigrantes no seu país. Ter passaporte e recursos financeiros para se conseguirem sustentar é fulcral.

Nesse sentido, a França iniciou o bloqueio aos comboios italianos, passando a fronteira apenas quem reunir estes critérios, caso contrário são rejeitados e enviados para a Itália.

O ministro do Interior italiano, Roberto Maroni, exige que a situação seja resolvida com a maior brevidade possível, afirmando numa entrevista ao canal de televisão “SkyTg24” que a livre circulação tem que ser dada a todos aqueles que possuem uma permissão temporária, como é o caso dos tunisinos.

“Nós demos aos imigrantes os documentos necessários para viajar e tudo o que precisassem, e a Comissão Europeia reconheceu a medida. Estamos a seguir as regras do espaço Schengen”, disse o ministro italiano, exigindo o fim do bloqueio.

A França justificou-se e garante que é apenas uma medida temporária para “assegurar a ordem pública”.

Publico.pt

Manifestação pró-imigrantes provoca suspensão de comboios

Uma manifestação de apoio aos milhares de imigrantes que têm chegado ao sul da Itália levou hoje à suspensão de todos os comboios que partem da cidade fronteiriça de Ventimiglia (Itália) com destino a França.

A informação foi avançada à agência AFP por um funcionário da empresa ferroviária francesa (SNCF) que se encontra na estação de Ventimiglia, última cidade italiana antes da fronteira com a França.

"Todos os comboios foram cancelados até novo aviso (...) para dispersão dos manifestantes", afirmou o funcionário.

Um número ainda não determinado de manifestantes, acompanhados de um grupo de cerca de 60 imigrantes do Magrebe, na sua maioria tunisinos, concentraram-se hoje na estação ferroviário de Ventimiglia.

O objectivo da concentração foi denunciar a situação dos milhares de imigrantes do norte de África que estão presos em centros de acolhimento na Itália e lembrar que nenhum ser humano é ilegal.

Os manifestantes exigem às autoridades italianas e francesas a abertura das fronteiras para que estes imigrantes magrebinos possam circular livremente.

Diário de Noticias

Editado por Vladimir Ilitch

Compartilhar este post

Link para o post

Eu lembro-me de há uns tempos ter dito que o estudo da História permite prever o futuro. E disse também que o que se passa hoje é copy/paste do que se passava na década de 30 do século XX. E cada vez me convenço mais que tenho razão.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Eu lembro-me de há uns tempos ter dito que o estudo da História permite prever o futuro. E disse também que o que se passa hoje é copy/paste do que se passava na década de 30 do século XX. E cada vez me convenço mais que tenho razão.

infelizmente também começo a pensar assim

Compartilhar este post

Link para o post

True.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

1o post actualizado com a noticia do Diário de Noticias

Compartilhar este post

Link para o post

Pois principalmente depois de ver a constante subida das extremas direitas em muitos países europeus. Ao menos que nos dias que correm e com a informação que existe, não deixem levar as coisas ao extremo do passado.

Compartilhar este post

Link para o post

Então daqui a pouco há uma nova guerra, ainda por cima com a Extrema-Direita a ganhar influência

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Não exageres.

Para já a Europa não vem de uma Guerra fratricida, sangrenta como foi a 1ª Guerra Mundial, depois convém lembrar que não se assistiu a nenhuma revolução tão inspiradora como foi a Soviética, em 1917, convém acrescentar que os nacionalismos não estão tão presentes como naquela época, a crise de 2008 não é tão forte como a de 1929 e por fim, temos um enorme desdém por qualquer tipo de ditaduras.

As diferenças são evidentes

Compartilhar este post

Link para o post

Estou tão farto da Merkle e do Sarko

Compartilhar este post

Link para o post

Então isto está a começar a ser um ciclo?

Editado por jonnyslb

Compartilhar este post

Link para o post

Não exageres.

Para já a Europa não vem de uma Guerra fratricida, sangrenta como foi a 1ª Guerra Mundial, depois convém lembrar que não se assistiu a nenhuma revolução tão inspiradora como foi a Soviética, em 1917, convém acrescentar que os nacionalismos não estão tão presentes como naquela época, a crise de 2008 não é tão forte como a de 1929 e por fim, temos um enorme desdém por qualquer tipo de ditaduras.

As diferenças são evidentes

Também não esperavas que fosse um copy/paste integral, não é? Mas há demasiadas coincidências.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch
França retoma tráfego ferroviário depois de manifestação

Depois do bloqueio aos comboios provenientes de Itália, a França já restabeleceu a ligação entre os dois países. Fonte do governo explicou à AFP que decisão de voltar atrás foi para evitar incidentes por causa de uma manifestação espontânea e não autorizada na estação de Mentone.

No local apareceram cerca de 250 a 300 pessoas, maioritariamente do Norte de Itália e de Veneza, para se manifestarem contra a decisão francesa de bloquear a entrada aos imigrantes tunisinos.

Esta medida surgiu depois de a imprensa noticiar que os imigrantes tunisinos, com permissão do Governo italiano para residirem temporariamente na União Europeia, estavam a atravessar a fronteira para a França.

As autoridades francesas bloquearam temporariamente a entrada de comboios provenientes de Itália, através da localidade de Mentone, na fronteira entre os dois países. O objectivo era impedir a entrada de imigrantes provenientes de África. No entanto, o governo viu-se obrigado a retomar a ligação horas depois para evitar incidentes consequentes da manifestação. “Existiam riscos para a ordem pública”, informou o Mistério do Interior Francês.

Publico.pt

Olha rinka, uma manif com 300 pessoas a ter resultados práticos :p

Compartilhar este post

Link para o post

Também não esperavas que fosse um copy/paste integral, não é? Mas há demasiadas coincidências.

Há mais diferenças que semelhanças, não vás por ai.

Olha rinka, uma manif com 300 pessoas a ter resultados práticos :p

Foi só a manif? Ou terão sido outras questões?

Nomeadamente a possibilidade de deteriorar relações com um poderoso aliado, por exemplo?

Não sejamos ingénuos, por favor

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Há mais diferenças que semelhanças, não vás por ai.

Foi só a manif? Ou terão sido outras questões?

Nomeadamente a possibilidade de deteriorar relações com um poderoso aliado, por exemplo?

Não sejamos ingénuos, por favor

Estava a brincar 8-[

Compartilhar este post

Link para o post

Onde está a livre circulação de pessoas? Viva à UE!

Editado por patanas

Compartilhar este post

Link para o post

Onde está a livre circulação de pessoas? Viva à UE!

Pessoas da UE e dentro da UE.

A questao é que o Berlusconi arranjou uma artimanha para despachar o seu problema para França, de modo a cumprir a promessa que fez aos italianos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...