Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Primeiros computadores com sistema operativo do Google chegam em Junho

Publicações recomendadas

publico.png

NÃO ESTARÁ À VENDA EM PORTUGAL

Primeiros computadores com sistema operativo do Google chegam em Junho

A Acer e a Samsung vão lançar a 15 de Junho os primeiros dois computadores equipados com o sistema operativo Chrome, desenvolvido pelo Google e que só usa aplicações na Web.

Os dois modelos – com ecrãs a rondar as 12 polegadas, dimensões reduzidas e características técnicas que os colocam no segmento dos netbooks – vão ser colocados à venda em sete países (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha), entre os quais ainda não está Portugal. “Seguir-se-ão mais países nos próximos meses”, adianta o Google, no anúncio publicado no blogue oficial.

A novidade foi conhecida esta quarta-feira, durante a conferência I/O, um evento do Google dirigido a quem desenvolve produtos com as plataformas da empresa.

O Chrome tem por base o browser com o mesmo nome e não permite a instalação local de aplicações. Em vez disso, todos os programas serão aplicações na Web, como o Gmail, os Google Docs ou outras, não necessariamente criadas pelo Google. Os ficheiros também ficarão guardados na Internet, em vez de num disco rígido local.

Os computadores estão concebidos para uma ligação permanente à Internet e, opcionalmente, integram a possibilidade de ligação a redes 3G.

Para que as pessoas se possam ligar muito rapidamente às respectivas vidas online, o Google espremeu o tempo que os computadores com Chrome demoram a arrancar – são apenas precisos oito segundos para que os aparelhos estejam ligados e prontos a serem utilizados.

Outra das características anunciadas é uma bateria de longa duração – o modelo da Samsung aponta para as 8,5 horas de uso contínuo e o da Acer para as seis horas.

A utilização exclusiva de aplicações online torna o sistema operativo Chrome radicalmente diferente dos sistemas operativos actuais, entre os quais estão o Windows (da Microsoft e líder destacado no mercado dos computadores pessoais), o OS X (da Apple, que equipa os Mac) e muitas variantes de Linux (que têm uma expressão residual no segmento dos PC).

O Google parece estar confiante em que as aplicações na Web vão conseguir substituir as aplicações tradicionais: “Com o HTML 5 [a nova versão da tecnologia de base para o desenvolvimento de páginas Web] e padrões abertos, as aplicações na Web serão em breve capazes de fazer tudo o que as aplicações tradicionais fazem, e mais”.

A empresa também garante que os computadores já têm dispositivos de segurança instalados, o que, argumenta, torna desnecessários os anti-vírus. O sistema operativo é actualizado automaticamente, sem perguntas feitas ao utilizador.

O Chrome tinha sido anunciado em meados de 2009, então com o objectivo de chegar ao mercado um ano depois.

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que não é viável. Algo tão básico como um SO que obriga a uma constante ligação à internet está condenado ao insucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que não é viável. Algo tão básico como um SO que obriga a uma constante ligação à internet está condenado ao insucesso.

Concordo. Se bem que gostava que eles se dedicassem a isto de criar um SO, Android style mas para portáteis e desktops. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que a tendência é para cada vez mais ires à net e o teu disco ir tendo menos coisas.

Do género, ouvir música no grooveshark em vez de no winamp, ir ver séries em stream em vez de as sacar, etc etc.

Mas o que eles querem fazer é demasiado ambicioso. Não acredito que resulte por agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até compreendo a ideia, não precisas de um disco de xGigas ou Teras, tens virtualmente espaço infinito, é mais seguro, sim, porque é mais seguro ter dados com alguém que os sabe manter (tipo Google) do que ter dados no nosso próprio computador, com vírus à espera em cada porta, mas o que para mim inviabiliza isto é a ligação constante. A minha luz vai abaixo, não posso usar o portátil, vou à terra dos meus pais, não posso levar o computador, etc, etc.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso já testei o sistema.

É muito interessante. A Asus tem um sistema semelhante em algumas board's em que cerca de 10s, arrancas e ficas com o pc pronto para navegar na net, não consegues fazer muito mais coisas para alem de navegar, mas para quem não precisa mais que isso é o ideal.

Alem disso cada vez mais se vêm empresas a criar programas que funcionam exclusivamente online, o que isso tem de fixe, é que à partida em todo e qualquer pc que tenha ligação à net consegues correr esses programas, sem correres o risco de perder os dados por avaria de uma maquina.

O aumento exponencial que se tem verificado na velocidade da internet, vai levar a que cada vez menos conteudos tenham que ser transferidos para os pc's!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até compreendo a ideia, não precisas de um disco de xGigas ou Teras, tens virtualmente espaço infinito, é mais seguro, sim, porque é mais seguro ter dados com alguém que os sabe manter (tipo Google) do que ter dados no nosso próprio computador, com vírus à espera em cada porta, mas o que para mim inviabiliza isto é a ligação constante. A minha luz vai abaixo, não posso usar o portátil, vou à terra dos meus pais, não posso levar o computador, etc, etc.

Basicamente o que eles querem fazer é um SO para Netbook sem disco. Para mim, neste momento, é completamente desnecessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto.

Eu acho que devia ter um modo offline. Nem que tivesse só 5/10GB para armazenar cenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem por ressuscitar este tópico, mas li algumas opiniões aqui e acho que muita gente não tem noção do seguinte: a nuvem é o futuro. Esqueçam as pen-drives, esqueçam os CDs, esqueçam isso tudo. Daqui a uns anos, vai estar tudo na nuvem, e a capacidade de armazenamento dos computadores será cada vez menor.

É evidente que isso levanta questões relativamente à segurança dos ficheiros e do seu conteúdo, mas imagino que essas questões estejam a ser estudadas e tratadas da melhor forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem por ressuscitar este tópico, mas li algumas opiniões aqui e acho que muita gente não tem noção do seguinte: a nuvem é o futuro. Esqueçam as pen-drives, esqueçam os CDs, esqueçam isso tudo. Daqui a uns anos, vai estar tudo na nuvem, e a capacidade de armazenamento dos computadores será cada vez menor.

É evidente que isso levanta questões relativamente à segurança dos ficheiros e do seu conteúdo, mas imagino que essas questões estejam a ser estudadas e tratadas da melhor forma.

Isso é tudo muito bonito e como já o disse aqui, eu compreendo perfeitamente a utilização da nuvem, o problema é que se estiver em algum sítio sem net, kaput, não tenho pc. Se tiver problemas com o meu isp em algum dia, kaput, não posso fazer nada. É o ter de estar em constante ligação que para mim não resulta. Se até na Steam já tive problemas com isso porque fui para um sítio sem net e a aplicação perdeu a minha autenticação e pronto, só poderia jogar alguma coisa quando voltasse a entrar na steam e aquilo fosse online revalidar o meu login.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai e não vai!

Depende muito da capacidade de acesso à rede! Ou porque é que achas que houve uma empresa na africa do sul que deixou de utilizar a internet para enviar os ficheiros de um departamento para o outro e passou a utilizar pombos correio? :mrgreen: Se a velocidade da ligação n

A Nuvem é a Teia?

http://en.wikipedia.org/wiki/ICloud

Deixas de ter ficheiros no pc e passam estar disponiveis numa conta de net, que consegues aceder apartir de qualquer pc.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é tudo muito bonito e como já o disse aqui, eu compreendo perfeitamente a utilização da nuvem, o problema é que se estiver em algum sítio sem net, kaput, não tenho pc. Se tiver problemas com o meu isp em algum dia, kaput, não posso fazer nada. É o ter de estar em constante ligação que para mim não resulta. Se até na Steam já tive problemas com isso porque fui para um sítio sem net e a aplicação perdeu a minha autenticação e pronto, só poderia jogar alguma coisa quando voltasse a entrar na steam e aquilo fosse online revalidar o meu login.

Repara que eu não disse que íamos todos mudar para a nuvem amanhã, ou até no próximo ano. É uma coisa que demorará uns 10, 15 anos. Nessa altura raro será o local onde não tenhas acesso à Internet, pago ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

A curto prazo é inviável porque não há net em todo o lado (menos ainda com velocidades aceitáveis) mas a longo prazo o que se vai tornar inviável é as pessoas não conseguirem aceder a todos os seus ficheiros porque estão em viagem do outro lado do mundo e por azar não têm o mono do seu computador ao lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é um no way para mim pela seguinte razão: Não vou confiar ficheiros meus, com informações minhas, fotos minhas e da minha família, contactos e tudo mais a uma porra de uma empresa qualquer. Nenhuma mesmo. Não sei o que podem fazer com isso, ou melhor sei, e mesmo por saber é que não o faço.

Enquanto está comigo no meu PC e nas minhas pen's sei que está seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é um no way para mim pela seguinte razão: Não vou confiar ficheiros meus, com informações minhas, fotos minhas e da minha família, contactos e tudo mais a uma porra de uma empresa qualquer. Nenhuma mesmo. Não sei o que podem fazer com isso, ou melhor sei, e mesmo por saber é que não o faço.

Isso é muito relativo. Um hacker consegue aceder aos teus dados de forma remota, portanto nem é por aí.

Como disse anteriormente, um sistema deste género tem de ser muito seguro, a vários níveis: anti-ataques, sem quebras de serviço de qualquer espécie, etc. etc. etc. De certeza que os criadores do mesmo estão a acautelar isso tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, os vossos dados estão muito mais seguros em servidores especializados do que no vosso próprio pc... O conhecimento do utilizador comum não lhe permite proteger-se convenientemente se alguém quiser mesmo aceder aos dados dessa pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post

Not really. Vais a uma loja de impressões, metes a tua pen, sabes lá o que está instalado naquele computador. Pode ter alguma espécie de worm, saca-te os ficheiros e já foste. Estás em casa, acedes a um site que não conheces, ou até podes aceder ao facebook em http:// em vez de https://, já foste. Isso depende muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou responder só a um pois vocês basicamente disseram o mesmo.

Tipo, os vossos dados estão muito mais seguros em servidores especializados do que no vosso próprio pc... O conhecimento do utilizador comum não lhe permite proteger-se convenientemente se alguém quiser mesmo aceder aos dados dessa pessoa.

Até agora os resultados têm mostrado o contrário. Eu já vi sites de grandes empresas serem hackeados, pondo em risco a privacidade de milhões de utilizadores, enquanto que eu nunca fui atacado (tanto quanto sei).

Não estou a dizer que estás a mentir, no fundo até estás a dizer a verdade e percebo o teu ponto de vista, estás a dizer que as grandes empresas têm muito mais poder para se defenderem e assegurarem a segurança dos dados do que um utilizador comum, é verdade. Mas, e existe um grande mas, a verdade é que eu sou um zé ninguém que anda por aqui a navegar na internet em sites e foruns, jogar online etc, e ninguém tem interesse em atacar-me. Por outro lado há quem encontre motivação suficiente para atacar uma grande empresa, seja por questões ideologicas, seja por prazer em derrubar (um pequeno tombo apenas) um gigante, seja pura rebeldia, não interessa, é inegável que existe muito mais interesse e motivação em atacar uma grande empresa em vez de um utilizador comum.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso "passa" quando deixar de haver periféricos com ligações "cabladas". Ligações USB, drives CD, e outros métodos de input/output serão obsoletos em breve (vá, uma décadazinha) pelo que não existirá alternativa que não sejam ligações de rede.

"atão e os cartões de memória e etc?! os dados têm de existir em formato local nem que seja nos próprios devices" sim, of xore! Podem guardar os dados localmente e arranjar "formas" de isso não ir parar á cloud. O problema é que com a "webização" dos OS's e respectivas aplicações, os dados para poderem ser acedidos/utilizados necessitam de aplicações/serviços que, de uma forma ou de outra, vão parar á cloud na mesma.

Acho que a questão não é "ah, vou resistir á mudança e usar cenas locais e tal" mas sim "como posso ter segurança na cloud?" pq esta mudança caros amigos, é inevitável como a caganeira depois de se comer 10 pasteis de belém de seguida pq não se almoçou e estava cheio de fome... e a segurança na cloud é metodos de encriptação desde o input (interface do user com o equipamento) até á gestão dos próprios dados em si e neste capitulo ainda faltam dar muuuuuuuuuitos passos!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...