Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Valpaços: Padre recusa comunhão a jovem por causa de roupa

Publicações recomendadas

Eu disse-te que não ia discutir sobre o atraso da Igreja em relação aos tempos em que vivemos, porque é óbvio que precisa de uma actualização urgente ou corre o risco de perder (ainda mais) crentes. Mas não é esse o tema da notícia.

A discussão foi parar ao tema da "autoridade" dos Padres no local de culto. Aí eles têm o direito de exigir que os crentes se comportem segundo determinados valores. São machistas? É bem possível, a Igreja nunca foi grande apoiante da igualdade entre sexos. É incoerente? A Igreja tem tantas incoerências que um post não chegava para apontar todas. Mas o que eu disse mantém-se, ele tem o direito de exigir que os seus paroquianos sigam determinadas "regras", pelo menos no local de culto.

Posto isto, eu também achei exagerada a reacção do homem e concordo que a Igreja devia evoluir um pouco. No entanto isso não me impede de analisar a situação friamente e o padre pode fazer aquilo. Tanto pode que fez, e pelo menos até agora não foi retirado da paróquia.

PS: Convém não esquecer que a Igreja é um daqueles locais com um determinado código de conduta. Não se pode fazer barulho, não se pode usar telemóveis, não se pode fazer determinadas coisas que são permitidas em locais públicos, e pede-se respeito pelo local em que se está. Toda a gente sabe como a Igreja não se dá bem com determinados comportamentos e vestuários comuns hoje em dia, entre eles algumas peças de roupa que são consideradas desrespeitadoras. Havia alguma necessidade de ir vestida de forma mais provocante? Ninguém nesta história fica bem na fotografia, nem o padre nem a tal rapariga...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

porcas

Compartilhar este post

Link para o post

Já que estamos num tópico de religião, o curso pré-matrimonial é realmente obrigatório ou há alguma forma de escapar a isso. Não estou com a mínima paciência para ir aturar farsas.

Compartilhar este post

Link para o post

A discussão foi parar ao tema da "autoridade" dos Padres no local de culto. Aí eles têm o direito de exigir que os crentes se comportem segundo determinados valores.

Desculpa ter-te deixado sem resposta tanto tempo, mas só agora reparei(ou julgavas que me ficava por aqui? :mrgreen: ).

É exatamente essa autoridade que eu contesto. Quando exercida desta forma, pelo menos. Aceito que os padres tenham que impor o respeito para com os valores católico-cristãos, porém parece-me chocante quando esse direito é abusado e chega ao ponto de hostilizar um crente sem que tenha havido grandes motivos para isso. Um padre a sério- um homem de cristo, que segue o seu exemplo- ter-lhe-ia pedido que se agasalhasse e regressasse, ou até mesmo providenciado ele mesmo um lenço que a tapasse para que dessa forma ele pudesse dar continuidade ao ritual de fé. Como não consta que a moça estivesse em trajes vergonhosos, só posso considerar este ato do padre como autoritário e, por conseguinte, desviado da moral que ele próprio quer impor aos seus crentes. Ou seja, pelas suas ações, o padre perdeu, a meu ver, toda a autoridade que detinha para lecionar e rejeitar a rapariga.

Compartilhar este post

Link para o post

Já que estamos num tópico de religião, o curso pré-matrimonial é realmente obrigatório ou há alguma forma de escapar a isso. Não estou com a mínima paciência para ir aturar farsas.

Depende do padre. Hoje em dia é facultativo para a maioria (geralmente pedem a presença do casal numa ou duas sessões que não são farsas e previnem os noivos de fazer figuras tristes no dia do casamento), mas há sempre aqueles mais ortodoxos que obrigam a que se faça o dito curso o que, pelo que me contaram, é no mínimo aborrecido...:lol:

PS: Agora é que vi que respondi com um atraso de uma semana. Se calhar o rapaz até já está casado...:mrgreen:

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa ter-te deixado sem resposta tanto tempo, mas só agora reparei(ou julgavas que me ficava por aqui? :mrgreen: ).

É exatamente essa autoridade que eu contesto. Quando exercida desta forma, pelo menos. Aceito que os padres tenham que impor o respeito para com os valores católico-cristãos, porém parece-me chocante quando esse direito é abusado e chega ao ponto de hostilizar um crente sem que tenha havido grandes motivos para isso. Um padre a sério- um homem de cristo, que segue o seu exemplo- ter-lhe-ia pedido que se agasalhasse e regressasse, ou até mesmo providenciado ele mesmo um lenço que a tapasse para que dessa forma ele pudesse dar continuidade ao ritual de fé. Como não consta que a moça estivesse em trajes vergonhosos, só posso considerar este ato do padre como autoritário e, por conseguinte, desviado da moral que ele próprio quer impor aos seus crentes. Ou seja, pelas suas ações, o padre perdeu, a meu ver, toda a autoridade que detinha para lecionar e rejeitar a rapariga.

O mais engraçado é que nesta discussão, que começou por discordarmos da autoridade do padre na Igreja, ambos concordamos que o padre exagerou na sua reacção! :lol:

Como disse no outro dia, a Igreja precisa de uma renovação, de uma actualização, porque está a ficar muito longe dos jovens - e não me parece que vão ser os jovens a mudar. Embora neste caso específico (e tu até dizes que a moça nem estava com trajes vergonhosos, eu não sei nada disso) também não haja muito a fazer pela Igreja, só mesmo pedindo bom senso aos padres... e já agora às pessoas para não levarem a situações destas.

Compartilhar este post

Link para o post

O motivo é parvo mas o padre não é obrigado a dar bolachas à jovem, ela se quiser pode ir comprar ao Pingo Doce.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado padreco por me dares razão. 8)

Dá-te razão na parte de ele ser parvo, não em ele poder recusar a hóstia à moça :tongue:

Compartilhar este post

Link para o post

Dá-te razão na parte de ele ser parvo, não em ele poder recusar a hóstia à moça tongue.gif

Mas... mas... se ele é parvo, não perde autoridade para rejeitar a hóstia wtf.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estão na SIC agora a moça, mãe e padre e mais duas pessoas.

Edit: Confere.

Editado por Darkewne

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estão na SIC agora a moça, mãe e padre e mais duas pessoas.

Edit: Confere.

viste??

ri bué ahahah

Compartilhar este post

Link para o post

Mas... mas... se ele é parvo, não perde autoridade para rejeitar a hóstia wtf.gif

O que não faltam são parvos por aí em cargos de responsabilidade, este é só mais um :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O que não faltam são parvos por aí em cargos de responsabilidade, este é só mais um :mrgreen:

E alguns cargos requerem mesmo parvoíce para serem exercidos. :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Se te vais casar pela Igreja, claro. Vais receber um sacramento, não vais alugar a Igreja para a festa do casório.

Mas a miúda anda sempre com a mesma roupa?? :mrgreen:

É para mostrar o produto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...