Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Valpaços: Padre recusa comunhão a jovem por causa de roupa

Publicações recomendadas

Valpaços: Padre recusa comunhão a jovem por causa de roupa

O pároco de Valpaços, Manuel Alves, não deixou comungar uma jovem de 16 anos, durante uma eucaristia matinal na Igreja Matriz, alegando que a roupa que vestia não era adequada para levar à missa.

Liliana Mairos, residente em Valpaços, explicou à Agência Lusa que foi à missa, na passada terça-feira, vestida de forma totalmente normal com calças de ganga, uma camisola de alças e um casaco. Só se me via o tórax, referiu.

O padre, em voz alta e diante de todas as pessoas, disse-me se não tinha um colete para tapar os peitos e recusou-se a dar-me a comunhão, contou.

No fim da eucaristia, a madrinha da jovem foi falar com o sacerdote sobre o sucedido, mas o padre respondeu-lhe para ir ver os preparos" em que a afilhada foi à missa.

Liliana Mairos e a família garantiram à Lusa que enquanto o padre Manuel Alves, de 80 anos e sacerdote há 57, continuar em Valpaços nunca mais vão à eucaristia.

Os pais, indignados com a situação, enviaram uma carta ao bispo da Diocese de Vila Real, Amândio Tomás, a relatar a situação e pedir esclarecimentos.

Na missiva, a que a Lusa teve acesso, a família da jovem questionou o bispo sobre qual, afinal, é o dever de um padre dentro da igreja?.

Questionado sobre a recusa da hóstia à jovem, o pároco de Valpaços, Manuel Alves, afirmou que Liliana estava vestida de forma indecente, não querendo prestar mais declarações.

A Agência Lusa tentou falar com o bispo de Vila Real, Amândio Tomás, sem êxito.

Em 2010, depois de o Presidente da República, Cavaco Silva, ter promulgado a lei do casamento homossexual, Manuel Alves ausentou-se no dia seguinte, sem avisar a população, e esteve uns dias sem rezar a eucaristia.

Em 2007, o padre desligou o relógio da Igreja Matriz durante um mês e ameaçou que só voltaria a ligá-lo quando fosse encerrado um bar de Valpaços onde, segundo ele, desfilariam mulheres nuas.

No adro da Igreja Matriz de Valpaços não é permitido estacionar automóveis, mas o padre insiste em infringir a lei, sendo multado pela GNR.

Por isso, durante a missa, o sacerdote terá dito que iria cortar relações com a instituição e não enterraria os militares como forma de protesto.

Editado por Goku

Compartilhar este post

Link para o post

Acho perfeitamente normal. O Igreja preza certos tipos de valores - e se as cumprem ou não é outra história - e quem não os cumpre nos locais de culto arrisca-se a isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

oh filha veste-te lá em condições que eu assim não consigo dar a missa

Compartilhar este post

Link para o post

já vi disso mtas vezes nas aldeias, e se esse for igual ao padre q conhecia, deve-a ter humilhado em frente de todos no sermao

Compartilhar este post

Link para o post

A Igreja tem um grave defeito, aliás dois, é rodeada de um grande secretismo e não evoluiu.

Compartilhar este post

Link para o post

mas este parece que tem uma backstory engraçada, se fosse só por este caso ainda se "tolerava", mas a parte final da notícia demonstra que este gosta de se armar em patrão...

Compartilhar este post

Link para o post

No que toca a cumprir a lei parece que ele não é muito adepto, depois fica-se na dúvida sobre os valores que a igreja defende.

Compartilhar este post

Link para o post

já vi disso mtas vezes nas aldeias, e se esse for igual ao padre q conhecia, deve-a ter humilhado em frente de todos no sermao

O sermão é bem antes da comunhão :mrgreen:

Acho um disparate perfeito, não vejo qual é o problema das pessoas se vestirem como querem. Quem está numa Igreja, supostamente, está lá para praticar a sua fé, mas, como sempre, sabe melhor estar lá a ver como os outros se vestem. O padre devia era preocupar-se em fazer a sua parte do trabalho, que é meramente espiritual. Mete-lhe confusão, não olha, simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Já me aconteceu parecido :(

Eu não sou baptizado, porém, andava num colégio das Freiras.

No alto da minha ingenuidade, até porque gostava de comer, ia sempre comungar no fim da missa. Até que houve um dia que as p*tas descobriram e fiquei de castigo o dia todo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já me aconteceu parecido :(

Eu não sou baptizado, porém, andava num colégio das Freiras.

No alto da minha ingenuidade, até porque gostava de comer, ia sempre comungar no fim da missa. Até que houve um dia que as p*tas descobriram e fiquei de castigo o dia todo.

Andaste num colégio de freiras ou numa terra chamada Freiras?

Compartilhar este post

Link para o post

O sermão é bem antes da comunhão :mrgreen:

o padre não dá a missa com os olhos fechados atè à comunhão

Compartilhar este post

Link para o post

Lol, o padre todo puro a recusar a comunhão por causa da roupa. E se só se via a parte do tórax e ainda tinha casaco, não vejo o motivo. Quando vi o titulo da notícia até pensei que levasse tipo um cai-cai e uns calções curtos lol :lol: Ele só tinha que cumprir o trabalho dele.

Editado por BlackEmperor

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

que decote

Compartilhar este post

Link para o post

Não foi numa igreja mas da outra vez tive de ir a Alcabideche buscar o meu passe à CP e depois de perder uns 10 minutos de viagem de autocarro + uns 5 minutos a pé para lá chegar, não me queriam deixar entrar porque ia de calções e era contra a politica deles entrar assim nas suas instalações. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de não concordar, está no seu direito...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Tinha o crucifixo no vale da tentação. Foi por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...