Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
André Sousa

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Hum... de certa forma tens razão quando dizes que lhe falta alguma intensidade, principalmente no momento defensivo, mas parece-me que isso já é mesmo dele. Pode sempre evoluir nesse aspecto, mas para mim não é assim tão preocupante, porque ele compensa com um bom conhecimento posicional, o erro contra os ingleses foi pontual, sem falar que ele me pareceu um pouco... sem chama nesse jogo, não sei se por questões físicas ou psicológicas de jogar num ambiente e num jogo de tal magnitude.

Porém, devo ser dos pouco que ainda não se rendeu por completo ao Axel. Vejo demasiados elogios para aquilo que ele até agora mostrou. Admito que possa vir a ser bastante importante a médio prazo, mas para já ainda se nota algum desacerto, de certa forma normal. Mas dentro do panorama benfiquista, ele é sem dúvida aquele que neste momento pode melhor fazer o papel de médio de transição, até porque não o vejo muito como um criativo, longe disso.

Eu acho que o que está a tolher o rendimento do Witsel é precisamente o envolvimento defensivo mais profundo que o JJ lhe está a exigir. É verdade que ele é poderoso fisicamente, mas parece-me um erro querer fazer dele uma versão adaptada do Ramires. Ele é ágil, evoluído tecnicamente, apurado no passe, lê bem o jogo e sente-se como peixe na água quando joga perto da área... adversária. Por outro lado, como já disse, falta-lhe a agressividade e intensidade típicas de um médio defensivo e de transição, respetivamente. Sim, pode-se trabalhar, claro, mas o Witsel já não é nenhum catraio. É um jogador já formado e acabado, ao qual falta apenas aprofundar as rotinas e apurar o estilo. E tenho poucas dúvidas que o seu futuro passa por ser um médio organizador de jogo. Não é um criativo, per se, já que lhe falta a capacidade de improviso necessária. Por fim, o jogador mais parecido com ele que já passou por Portugal recentemente é o Lucho- este, não sendo um criativo, também não é um médio de transição.

edit: o problema do Witsel chama-se Aimar. E estes 2 são o "problema" do JJ, que os tem de conciliar sem prejuízo do mais preponderante para a equipa, que neste momento é o argentino. Pode ser que o Witsel cresça ao desempenhar esta função, mas a sua evolução natural vai acabar sempre por ficar atrofiada. A solução mais natural seria a de colocar o Javi ao lado do Amorim ou do Matic e o Witsel solto à frente a gerir o jogo da equipa. Ou talvez o Javi com o Witsel e o Aimar emparelhados à frente com os extremos mais recuados.

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

DV, não te esqueças de mijar numa garrafa de vinho e meter no meio das outras

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o que está a tolher o rendimento do Witsel é precisamente o envolvimento defensivo mais profundo que o JJ lhe está a exigir. É verdade que ele é poderoso fisicamente, mas parece-me um erro querer fazer dele uma versão adaptada do Ramires. Ele é ágil, evoluído tecnicamente, apurado no passe, lê bem o jogo e sente-se como peixe na água quando joga perto da área... adversária. Por outro lado, como já disse, falta-lhe a agressividade e intensidade típicas de um médio defensivo e de transição, respetivamente. Sim, pode-se trabalhar, claro, mas o Witsel já não é nenhum catraio. É um jogador já formado e acabado, ao qual falta apenas aprofundar as rotinas e apurar o estilo. E tenho poucas dúvidas que o seu futuro passa por ser um médio organizador de jogo. Não é um criativo, per se, já que lhe falta a capacidade de improviso necessária. Por fim, o jogador mais parecido com ele que já passou por Portugal recentemente é o Lucho- este, não sendo um criativo, também não é um médio de transição.

Não?

E vejo o Witsel, claramente, como um 8.

Compartilhar este post

Link para o post

Não?

E vejo o Witsel, claramente, como um 8.

Não. Pelo menos quando o acompanhava no FCP não era ele o médio de transição, mas sim o Meireles. E também nunca o vi como um criativo típico, à semelhança do Aimar, por exemplo. Posso estar a ser restritivo na utilização do termo, mas vejo o Witsel com muitas semelhanças ao Rui Costa, mas mais poderoso fisicamente.

Compartilhar este post

Link para o post

O Lucho é o que os ingleses chamam de playmaker.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Pelo menos quando o acompanhava no FCP não era ele o médio de transição, mas sim o Meireles. E também nunca o vi como um criativo típico, à semelhança do Aimar, por exemplo. Posso estar a ser restritivo na utilização do termo, mas vejo o Witsel com muitas semelhanças ao Rui Costa, mas mais poderoso fisicamente.

Eu não consigo ver nada no Witsel semelhante ao Rui Costa. Não tem a criatividade dele, não tem a capacidade do Rui Costa ao nível do último passe, é mais disponível fisicamente... O Lucho é um 8, não um 10. É devido a isso que nunca cimentou uma posição no Marselha como aconteceu no Porto. E isso é uma falsa questão, porque o Porto, do Juju, jogava com dois interiores.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não consigo ver nada no Witsel semelhante ao Rui Costa. Não tem a criatividade dele, não tem a capacidade do Rui Costa ao nível do último passe, é mais disponível fisicamente... O Lucho é um 8, não um 10. É devido a isso que nunca cimentou uma posição no Marselha como aconteceu no Porto. E isso é uma falsa questão, porque o Porto, do Juju, jogava com dois interiores.

Não me fales por números, que me confundes. Tanto o Lucho como o Witsel são organizadores de jogo pouco dados a trabalhos defensivos ostensivos. Ambos definem bem, são bons a avançar em progressão e a segurar o jogo e ainda possuem uma boa visão de jogo. O Witsel tem a vantagem de ser mais ágil que o Lucho, o que, em conjunto com as características anteriores, o tornam parecido ao Rui.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como é que é possível o Witsel ser parecido ao Rui Costa se não tem aquilo que enunciei no princípio do post? E depende daquilo que entenderes por organizador de jogo. Eu olho para o Aimar e vejo-o muito mais capaz nessa componente do jogo. Além de que o Witsel tem as características certas para ser um médio de transição, 8, o que quiseres, de top.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu disse que é parecido, não que era igual. O Rui não se reduzia apenas ao que enumeraste. E eu acredito que o Witsel tem o que é preciso para despontar num 10, ou wtv, mais do que num 8.

É mesmo preciso definir o que é um organizador de jogo? É o que faz o Aimar. E mal corria se com mais 10 anos de experiência não fosse mais competente que o Witsel.

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aquilo são características que diziam, basicamente, o que era o Rui. Qual é o 10 que não tem criatividade? O Witsel não é um criativo, por isso muito dificilmente será um 10.

O Witsel, mesmo daqui a 10 anos, poderá não ser um organizador de jogo. Além de que essa tarefa já deixou, há muito tempo, de estar entregue a apenas a um jogador. O Porto joga algumas vezes com Moutinho e Guarín e não tem ali nenhum organizador de jogo declarado.

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueçamos os números de vez, pode ser? Tentei contribuir para um melhor entendimento e acabei apanhado no jogo de palavras.

O Rui e mais uns quantos predestinados com a mesma qualidade nessas precisas características. O resto é que os difere. E como eu não estou a dizer que o Witsel é um predestinado, mas que tem semelhanças com um deles, não vejo onde está o celeuma na comparação.

Aliás, nem seria justo fazer uma comparação direta quando o espaço que jogadores como o Rui Costa ocupavam no futebol está praticamente extinto. E se reparares no meu post no topo desta página, vais ver que eu também visualizo o Witsel a partilhar a organização com outro jogador. E da mesma forma que um organizador pode participar do momento defensivo de forma competente, também um médio de transição pode criar jogo, assim haja condições para que isso aconteça.

No fundo, vejo que não divergimos na opinião. Temos é algumas conceções diferentes no que toca ao jogo em si, o que faz surgir estas discussões. E só para terminar: organizador =/= 10.

Aqui estou com o André. O Witsel é mais 8.

Não tens um ppv para vender??? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueçamos os números de vez, pode ser? Tentei contribuir para um melhor entendimento e acabei apanhado no jogo de palavras.

O Rui e mais uns quantos predestinados com a mesma qualidade nessas precisas características. O resto é que os difere. E como eu não estou a dizer que o Witsel é um predestinado, mas que tem semelhanças com um deles, não vejo onde está o celeuma na comparação.

Aliás, nem seria justo fazer uma comparação direta quando o espaço que jogadores como o Rui Costa ocupavam no futebol está praticamente extinto. E se reparares no meu post no topo desta página, vais ver que eu também visualizo o Witsel a partilhar a organização com outro jogador. E da mesma forma que um organizador pode participar do momento defensivo de forma competente, também um médio de transição pode criar jogo, assim haja condições para que isso aconteça.

No fundo, vejo que não divergimos na opinião. Temos é algumas conceções diferentes no que toca ao jogo em si, o que faz surgir estas discussões. E só para terminar: organizador =/= 10.

Mas tu dizes que o Witsel pode ser 10, médio ofensivo, wtv. Basicamente, que pode jogar na posição do Aimar. Eu acho que não. Isto porque não tem criatividade, porque não tem grande imprevisibilidade. Acho que é/dará um excelente médio de transição. É rápido, fortíssimo fisicamente, muito bom em posse, bastante seguro e com critério, inteligente e com uma boa leitura do jogo. Mas não tem a magia, a criatividade e a imprevisibilidade necessárias para jogar como 10.

Eu, por exemplo, olho para um meio campo com, Javi, Witsel e Aimar, e digo: Meio campo de luxo. Olho para um com Javi, Rúben Amorim e Witsel e penso: Meh. E quem diz Amorim, diz Moutinho, que é um jogador com mais qualidade, mas com características semelhantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ver se nos entendemos e se eu me explico de uma vez por todas. Desde o início que eu tenho tido o cuidado de separar o Witsel de jogadores como o Aimar ou o Rui Costa, porque é claro que ele não é igual a eles, nem pode jogar como eles jogam. O que não significa que não possa desempenhar as mesmas funções, oferecendo coisas distintas à equipa e enquadrado com outro tipo de jogadores.

Há várias maneiras de organizar o jogo ofensivo de uma equipa. Um delas é como nós fazemos com o Aimar, em que lhe entregamos a bola e o deixamos galgar linhas em progressão ou com um passe mais profundo. Aquilo que eu digo é que o Witsel também tem competências para fazer isto, mas de outra forma, mais compassada e menos repentista, mais musculada e menos veloz, mas com igual visão de jogo e pertinência no passe. Não seriam transições efetuadas na vertigem da mudança de velocidade, do drible e do passe profundo, mas na elegância da posse e do critério, com maior capacidade de choque. Sempre, em ambos os casos, com um ótimo aproveitamento dos espaços. Estilos diferentes, mas com a mesma finalidade.

A meu ver o Witsel pode perfeitamente fazer isto e não se reduzir ao papel de médio de transição, o qual lhe impõem tarefas defensivas para as quais ele não me parece estar talhado.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ver se nos entendemos e se eu me explico de uma vez por todas. Desde o início que eu tenho tido o cuidado de separar o Witsel de jogadores como o Aimar ou o Rui Costa, porque é claro que ele não é igual a eles, nem pode jogar como eles jogam. O que não significa que não possa desempenhar as mesmas funções, oferecendo coisas distintas à equipa e enquadrado com outro tipo de jogadores.

Há várias maneiras de organizar o jogo ofensivo de uma equipa. Um delas é como nós fazemos com o Aimar, em que lhe entregamos a bola e o deixamos galgar linhas em progressão ou com um passe mais profundo. Aquilo que eu digo é que o Witsel também tem competências para fazer isto, mas de outra forma, mais compassada e menos repentista, mais musculada e menos veloz, mas com igual visão de jogo e pertinência no passe. Não seriam transições efetuadas na vertigem da mudança de velocidade, do drible e do passe profundo, mas na elegância da posse e do critério, com maior capacidade de choque. Sempre, em ambos os casos, com um ótimo aproveitamento dos espaços. Estilos diferentes, mas com a mesma finalidade.

A meu ver o Witsel pode perfeitamente fazer isto e não se reduzir ao papel de médio de transição, o qual lhe impõem tarefas defensivas para as quais ele não me parece estar talhado.

Mas aquilo que eu tenho dito é que o Witsel, para mim, nunca se assumirá como 10, da mesma forma que podia fazer como 8. Para o campeonato português chega e sobra para ser 10, apesar de ficar abaixo de jogadores como o Belluschi, por exemplo. Mas para outro nível, não me parece que dê. Agora, acho precisamente o contrário como 8. Vejo o Witsel a jogar num colosso daqui a uns 2 anos, se for bem potenciado pela equipa.

E volto a discordar nesse ponto. Não vejo onde é que o Aimar joga na vertigem da velocidade (até é dos poucos que consegue contrariar isso). Acho sim que o Aimar é um exemplo de segurança em posse, com muito critério e com rasgos de genialidade que, para mim, fazem toda a diferença para os jogadores da posição em questão. É ver o golo do Nolito, contra o Trabzsonpor, na Luz. O passe do Aimar é fabuloso. Mas não é tanto pela execução técnica. É pela capacidade de perceber que existia aquele solução para a equipa, completamente imprevisível, e conseguir juntar a isso a qualidade técnica com que faz o passe. O Witsel não tem isso.

Compartilhar este post

Link para o post

DV, não te esqueças de mijar numa garrafa de vinho e meter no meio das outras

:mrgreen:

amanhã já devo saber para que camarote é. vou ter de levar a minha namorada, portanto, vou ter de levar o meu carro. o chato da situação é não ir identificado; há dois anos vi partirem um carro a duas mulheres entre campanha e o dragoum.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, se fosse um jogo com o guimas-Braga eu preferia ir ver com os meus, devidamente identificada, e à vontade para gritar oh DV

Compartilhar este post

Link para o post

pois, mas agora já não dá. como o pai da minha namorada não vai, vai ela. sendo assim, não vou arriscar levá-la para o meio das claques. pode ser que no camarote esteja lá mais malta do benfica e certamente chego a horas, ao contrário do que já me aconteceu numa das vezes que lá fui. de qualquer das formas, também já vi jogos em alvalade nessa condição; não é a mesma coisa, mas é o que se arranja.

tenho é que ir muito cedo porque nunca conduzi no porto em hora de ponta e não conheço bem aquilo ali à volta.

Compartilhar este post

Link para o post

3 pontos, seguríssimo. Já agora:

GoloAcadémica.

Quem acham que teve a culpa no golo? Mais uma má cobertura por parte do Axel?

Editado por OneDream_89

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não. O Javi saiu ao portador da bola e o Witsel, ao contrário do que fez no jogo com o United, ia-lhe dar cobertura. E estou farto de ver este tipo de erro no Garay. Ele acompanha sempre o jogador. Se o jogador faz um movimento de ruptura, ele tende a acompanhá-lo. Lembro-me que contra o Trabzonspor fez a mesma coisa num lance que quase deu golo. Ele acompanhou o adversário neste lance e o Luisão teve de reajustar o posicionamento. Depois nem o Maxi nem o ala do seu lado estavam a fechar no corredor central e deu nisto.

É o que dá ter um modelo que é tão dependente jogadores que jogam nas faixas, a nível defensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não. O Javi saiu ao portador da bola e o Witsel, ao contrário do que fez no jogo com o United, ia-lhe dar cobertura. E estou farto de ver este tipo de erro no Garay. Ele acompanha sempre o jogador. Se o jogador faz um movimento de ruptura, ele tende a acompanhá-lo. Lembro-me que contra o Trabzonspor fez a mesma coisa num lance que quase deu golo. Ele acompanhou o adversário neste lance e o Luisão teve de reajustar o posicionamento. Depois nem o Maxi nem o ala do seu lado estavam a fechar no corredor central e deu nisto.

É o que dá ter um modelo que é tão dependente jogadores que jogam nas faixas, a nível defensivo.

Tens razão, ao inicio pareceu-me mesmo uma má cobertura mas, no fundo, ninguém tem culpa em especifico. O Axel esteve bem assim como o Luisão, o Garay ainda não está tacticamente no ponto. Não quero dizer que o Garay não te culpa, mas é um erro compreensível, para já.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, o Artur também podia ter feito melhor. Já o ano passado a nossa defesa consentia demasiados golos e este ano a coisa não parece estar muito melhor, com 5 golos sofridos em 5 jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto o Artur como o Peiser estiveram em noite não hoje.

Editado por OneDream_89

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é por ver o jogo mais com o coração do que com a razão, mas o Benfica não é capaz de controlar um jogo. Se não são os ataques rápidos... E o Matic hoje fartou se de perder bolas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...