Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

Alunos de escola secundária de Lisboa vão repetir exame de Matemática

Publicações recomendadas

NiKeL, porque é que me odeias? Já estou eu tão bem de férias e vens-me tu falar de repetir o exame para toda a gente :(

Compartilhar este post

Link para o post

mas era mesmo lol

Se estes alunos fizerem uma prova diferente, a dificuldade será diferente. Logo um dos lados sai prejudicado.

Se fizerem a mesma prova (praticamente impossível, claro) têm a vantagem de saber as perguntas.

Sendo o exame diferente e indo para a segunda fase, se chumbarem não têm uma 3a fase que para eles seria a 2a, que teriam tido caso o 1o exame tivesse corrido da forma prevista por lei.

... and so on.

Isto tem mtas questões assim deste género, mas o pessoal quer é despachar isto e fingir que não se passou nada. Não estão muito preocupados com a justiça das provas ou nao lol

É mentira? É mesmo a única forma justa. É óbvio que é impraticável, mas para ser justo, teria de ser assim.

Eu tava a concordar 8-[

Compartilhar este post

Link para o post

3h30 para o exame nacional!? Que exagero!

Depois é chegarem à faculdade, terem 1h30 ou 2h se for exame e ficam com metade por fazer...

Além de tanto tempo seguido ser completamente idiota.

Compartilhar este post

Link para o post

E então? Deviam ter entregado só porque já estava na hora se ninguém pediu? A culpa aqui é toda dos professores, os alunos só aproveitaram. Mais justo era terem ficado com as notas que tinham e os professores serem exemplarmente castigados para que isto não se volte a repetir. Os alunos para o ano vão-se embora, os professores ficam lá.

Peguei agora no meu exame e li: Tempo: 150 minutos | Tolerância: 30 minutos

Este tipo de informações não são para os alunos?

Compartilhar este post

Link para o post

Os alunos não são obrigados a ter noção de que o tempo já passou ou não. Para isso estão lá as campainhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha escola tocou. Aqui, como não faz referência a nada, também deve ter tocado :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Depois é chegarem à faculdade, terem 1h30 ou 2h se for exame e ficam com metade por fazer...

Verdade.

No meu ano calhou na hora de almoço(não sei se já era tanto tempo). Mas sei que dei umas 4 voltas ao exame à espera que acabasse o tempo, já estava farto de ver aquele exame, que seca.

E é verdade, o pessoal está mal habituado, depois chega à faculdade e deixam os exames a meio.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais justo era dar uma 3ª fase a estes alunos que vão ter que repetir o exame.

Porque toda gente tem direito a duas fases e não íamos retirar uma delas a todos os alunos por causa de um caso isolado.

Não é porque nessa 3ª fase o exame seria diferente do exame de todos os outros, o que faria com que o exame fosse diferente, e isso vai contra o objectivo dos exames nacionais. É uma forma de avaliação igual para todos, para estarem todos na mesma posição. Se 10 vão fazer um exame diferente do resto do país isso não acontece.

É essa situação que vai acontecer, é óbvio que não vão obrigar toda a gente a fazer um exame novo, mas não é o sistema mais justo para todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é porque nessa 3ª fase o exame seria diferente do exame de todos os outros, o que faria com que o exame fosse diferente, e isso vai contra o objectivo dos exames nacionais. É uma forma de avaliação igual para todos, para estarem todos na mesma posição. Se 10 vão fazer um exame diferente do resto do país isso não acontece.

É essa situação que vai acontecer, é óbvio que não vão obrigar toda a gente a fazer um exame novo, mas não é o sistema mais justo para todos.

Estando o mal feito não é nada fácil conseguir a tal igualdade absoluta que procuras. Mas a ideia da 3a fase é melhor do que a ideia de toda gente repetir na 2a fase.

Para além da minha ideia ser mais praticável, a questão de obrigar toda gente a ir à 2a fase ia tirar uma oportunidade a toda gente. E tendo em conta que os exames são válidos durante 3 anos, ia haver gente de outros anos que teve as tais duas oportunidades a concorrer contra gente que só teve uma. Para além disso há gente que faz por exemplo Matemática na 1a fase e Biologia-Geologia na 2a fase para ter mais tempo para estudar, e desta forma a repetição do exame ia atrapalhar o estudo para o outro exame.

O 3o exame teria que ter um grau de dificuldade semelhante, claro que isso é muito subjectivo mas era a melhor solução. Ou pelo menos a mais praticável.

edit: Portanto a solução utópica em termos de igualdade seria a repetição global na 2a fase e uma 3a fase acessível a toda gente. Mas isso era grande filme e o pessoal já tem férias marcadas e quer é ir para praia lol.

Editado por G1njas

Compartilhar este post

Link para o post

Mas há mesmo uma terceira fase. Mas é para casos de atletas e talvez, isto já não tenho a certeza, para quem apresente justificações tipo operações. Mas que há terceira fase há, porque eu quando fiz Matemática a segunda vez, limpei o livro de exercícios do GAVE e vinham lá exercícios que o meu explicador nunca tinha visto.

Compartilhar este post

Link para o post

Há mesmo uma 3ª fase, ou época especial. Pelo que me disse a minha explicadora só os atletas federados, militares ou doentes que estiveram ausentes durante as 2 fases é que podem fazer o exame.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou na fac e tive um teste de 3h30, até nos deixaram levar lanche :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou na fac e tive um teste de 3h30, até nos deixaram levar lanche :mrgreen:

Sandes de cábula.

Compartilhar este post

Link para o post

Os exames da faculdade costumam ser mais pequenos que os exames nacionais.

Na minha faculdade os profs até costumam dar mais tempo e tudo.

Lembro-me de um exame que era para acabar ao meio-dia e os últimos alunos sairam ao meio-dia e meia. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Os exames da faculdade costumam ser mais pequenos que os exames nacionais.

Na minha faculdade os profs até costumam dar mais tempo e tudo.

Lembro-me de um exame que era para acabar ao meio-dia e os últimos alunos sairam ao meio-dia e meia. :mrgreen:

Na tua.

Na minha nunca tive um exame com menos de 3 horas.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Na tua.

Na minha nunca tive um exame com menos de 3 horas.

Eu vou fazer o meu primeiro exame pra semana e vão ser 4h e pelo que percebi tenho de escrever pelo menos 3 páginas para ser aceite :mrgreen: é uma estupidez mas enfim.

PS: Não contei exames como sendo os testes da fase dita "normal" nem como sendo as provas orais de línguas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou fazer o meu primeiro exame pra semana e vão ser 4h e pelo que percebi tenho de escrever pelo menos 3 páginas para ser aceite :mrgreen: é uma estupidez mas enfim.

PS: Não contei exames como sendo os testes da fase dita "normal" nem como sendo as provas orais de línguas.

Exames de 4h pqp, ainda me queixo eu de ter exames de 3h de álgebra e afins :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Imaginar uma prova oral de 3 ou 4 horas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Exames de 4h pqp, ainda me queixo eu de ter exames de 3h de álgebra e afins :lol:

O mais giro é o que sai... são os textos do ano inteiro, ou seja 22 textos de 3 temáticas diferentes. Vai ser bonito :mrgreen:

LOL kratos

Editado por Vladimir Ilitch

Compartilhar este post

Link para o post

Imaginar uma prova oral de 3 ou 4 horas :mrgreen:

ficavas com um amigo para a vida

Compartilhar este post

Link para o post

Voces andam em cursos todos XPTO. :mrgreen:

Num exame de 3 horas eu estaria pelo menos 4 horas e meia.

Que seca que os profs apanhavam. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu fizer isso tou bem lixado, expulsam-me do auditório/sala e anulam-me o teste/exame :lol:

Editado por Abraxas

Compartilhar este post

Link para o post

Quem te manda meter tantos pontos de exclamação em cada resposta? Assim é óbvio que demoras muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha faculdade o normal é 1:30-2:00.

E é raro o pessoal queixar-se que não teve tempo suficiente. Mas também é normal porque os exames têm muitas escolhas múltiplas e respostas curtas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...