Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Revenge

Governo quer acabar com indemnizações por despedimento até 2013

Publicações recomendadas

Hard, vou-te relatar situações (raras, mas cada vez mais comuns) que ocorrem em empresas públicas e não públicas que servirão para te elucidar:

Em empresas ou departamentos dominados pelo ócio, preguiça e procrastinação, há uma maneira simples de trabalhar: isto não é um trabalho, é um emprego e como tal não tenho qualquer obrigação de me esforçar, porque esforçar cansa. Porém, nessas empresas ou departamentos podem também existir, e existem, pessoas que trabalham de forma séria, honesta e competente, o que desagrada aos procrastinadores, logo é necessário retaliar. E como? Vamos tramar o tipo competente, não vá ele roubar-nos o poleiro e prejudicar-nos, pensam os preguiçosos, ociosos e procrastinadores. Essa acção de prejudicar pode ser feita de várias formas, chantagem, coacção, intimidação, violência psicológica ou física, e em muitos casos isolamento social. Qual será o resultado final? O competente vai entrar numa situação de desgaste, esgotamento, porque só ele trabalha e por trabalhar é prejudicado, a partir de certa altura ele vai querer deixar a empresa ou departamento, porque atingiu o limite e a sua resiliência já se encontra muito desgastante.

Estas situações existem, são comuns e assustadoras, além de que demonstram também que ser competente é um grande perigo.

Não sou ingénuo, é verdade que isso acontece. Mas todas as pessoas conhecem histórias que podem ser como a tua ou contrária à tua. Eu acho que o realmente importa é implementar a medida e esperar, porque não fazer nada já sabemos ao que nos leva.

Eu nem falei dessas empresas, estou a falar do tal exemplo da loja. Queixa-se que ninguém quer trabalhar e tal, mas marcar entrevistas ou assim tá quieto.

Eu se fosse lojista, arriscava, se preciso de um colaborador e ele manda cv, porque não arriscar e entrevista-lo? Se não gostar, também não perco nada, se gostar... Problema solucionado

Se tu trabalhasses das 8 até às 22h (intervalos do género), certamente que não te ias dar ao trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

É giro ver que existem pouco mais de 600000 desempregados em Portugal, um número nunca antes visto. Nunca houve tanto facilitismo no despedimento nem tantos trabalhadores precários.

A solução é, portanto, facilitar ainda mais os despedimentos e deixar na miséria ainda mais pessoas. Está bom

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava que alguém me explicasse como se fosse muito burro qual a relação que esta medida tem com o combate à crise.

Começo a desejar que algumas pessoas se comecem a sentar em cima de C-4.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava que alguém me explicasse como se fosse muito burro qual a relação que esta medida tem com o combate à crise.

Começo a desejar que algumas pessoas se comecem a sentar em cima de C-4.

Se os patrões deixarem de estar presos a contractos indemnizatórios para com os trabalhadores, vão poder empregar mais pessoal, uma vez que não há o risco de, numa crise, ter excesso de trabalhadores e não ter liquidez para reduzir pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Se os patrões deixarem de estar presos a contractos indemnizatórios para com os trabalhadores, vão poder empregar mais pessoal, uma vez que não há o risco de, numa crise, ter excesso de trabalhadores e não ter liquidez para reduzir pessoal.

Então imagina que tens 10 trabalhadores num bom ciclo económico. Ganham 500€. Vem a crise, tens de mandar 5 para a rua. Como ficam essas pessoas?

Compartilhar este post

Link para o post

Então imagina que tens 10 trabalhadores num bom ciclo económico. Ganham 500€. Vem a crise, tens de mandar 5 para a rua. Como ficam essas pessoas?

Na m*rda, muito provavelmente

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu trabalhasses das 8 até às 22h (intervalos do género), certamente que não te ias dar ao trabalho.

Em que te baseias para dizer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhas em que empresa, se não for indiscrição perguntar.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o custo de oportunidade de despedir capital humano baixar e, com o desemprego que se verifica hoje em dia, vai haver uma clara pressão para os salários baixarem. Hoje em dia a oferta de trabalho é enorme, se uma empresa não tem que pagar indemnizações para despedir pessoal então vão despedir para contratar de novo pagando um salário mais baixo a estes novos trabalhadores. Se, tiverem que pagar uma indemnização, em alguns casos, poderá não se justificar tomar este tipo de medida.

E não percebi a tua frase. Por um lado afirmas que com esta medida vão poder empregar mais pessoal mas depois afirmas que numa situação de crise a solução passa por reduzir pessoal. :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Posso dizer que isso é mito?

Compartilhar este post

Link para o post

Actualmente há muitos incompetentes que só não são despedidos pq a legislação em vigor torna quase impossível que isso aconteça.

Onde eu trabalho há uns poucos. E é uma empresa do estado.

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhas em que empresa, se não for indiscrição perguntar.

Hehe é indiscrição, isto é um mercado pequeno e nunca se sabe quem anda prai a ler estas coisas, n leves a mal :)

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe é indiscrição, isto é um mercado pequeno e nunca se sabe quem anda prai a ler estas coisas, n leves a mal :)

Tudo bem, compreendo ;)

Editado por kronix

Compartilhar este post

Link para o post

Se o custo de oportunidade de despedir capital humano baixar e, com o desemprego que se verifica hoje em dia, vai haver uma clara pressão para os salários baixarem. Hoje em dia a oferta de trabalho é enorme, se uma empresa não tem que pagar indemnizações para despedir pessoal então vão despedir para contratar de novo pagando um salário mais baixo a estes novos trabalhadores. Se, tiverem que pagar uma indemnização, em alguns casos, poderá não se justificar tomar este tipo de medida.

E não percebi a tua frase. Por um lado afirmas que com esta medida vão poder empregar mais pessoal mas depois afirmas que numa situação de crise a solução passa por reduzir pessoal. :confuso:

Podem despedir mais facilmente num contexto de crise, que pode chegar ou não. E mesmo depois de serem despedidas, teoricamente têm mais facilidade em serem de novo contratadas, passando menos tempo no desemprego. Esta é a ideia da medida, que teoricamente deverá funcionar. Não digo que funcione de certeza, porque o mercado de trabalho é bastante imprevisivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Podem despedir mais facilmente num contexto de crise, que pode chegar ou não. E mesmo depois de serem despedidas, teoricamente têm mais facilidade em serem de novo contratadas, passando menos tempo no desemprego. Esta é a ideia da medida, que teoricamente deverá funcionar. Não digo que funcione de certeza, porque o mercado de trabalho é bastante imprevisivel.

A ideia da medida é as pessoas passarem menos tempo no desemprego. Tanta coisa mal que nem sei por onde começar...

Compartilhar este post

Link para o post

Em que te baseias para dizer isso?

Já andaste na escola, não já? Depois de um dia inteiro a trabalhar, onde tens cabeça para outras coisas desnecessárias? Porque procurar uma pessoa com determinado cv e depois ouvir pessoas sem esse cv não só é desnecessário, como terias de ouvir centenas de pessoas a mais.

A ideia da medida é as pessoas passarem menos tempo no desemprego. Tanta coisa mal que nem sei por onde começar...

E então? Não é isso que eu digo'

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal tem medo de ser despedido e ficar no desemprego, mas esquecem-se que esta lei também beneficia a contratação de mais pessoal.

:lol: Bom mito. Estás em recessão económica, os despedimentos são vistos como factor fácil de redução de despesa e não numa óptica de criar mais emprego. O emprego não se cria porque não há liquidez suficiente para contratar ninguém.

Resquicios doutrinais de uma esquerda onde o patrao tem, obrigatoriamente de ser um demonio explorador. Acho que por eles nem se podia despedir, afinal, bom ou mau, tens de te aguentar á bomboca, nao o contratasses...

lol

Em relaçao ao resto, infelizmente é verdade e mais usual do que deveria. Mas isso tmb vai em parte de cada um, se sao pessoas que fizeram um trabalho exemplar, tanto o farao na tua empresa como na concorrencia ou noutro sitio onde sejam realmente valorizados... eu nao estou a falar de cabeça, passei por isso na pele na minha carreira profissional, nao me sentia valorizado, mudei, sentia me valorizado mas o "pilim" falhava, mudei de novo, para melhor... pá, se tenho competencia nao estou aqui para ser comido.

Nota-se que és uma pessoa culta e sensata, tenho a certeza que és competente no que fazes; todavia, tendo em conta a tua formação académica, és um sortudo por estares a fazer aquilo que fazes e a ocupar a posição que desempenhas.

Se passasse por uns sacanas, se calhar teria opiniao diferente, como a minha experiencia é totalmente positiva, acho que (apesar de haver uns asnos na questao) os patroes sao uma "carreira" um bocado injustiçada.

os patrões que não são injustos, que se preocupam com os trabalhadores e os vêem como a parte mais importante de uma empresa são aqueles que, durante a crise, e apesar das dificuldades, conseguem manter o seu negócio a um nível aceitável. Os que não conseguem ver isso, estão na m*rda - e ainda bem, nao tenho pena nenhuma. Editado por Boo

Compartilhar este post

Link para o post

Porreiro porreiro é dar a conhecer coisas deste tipo, tal como os aumentos nos transportes, etc, practicamente em Agosto. Como dizia o outro, o povo é sereno.

Compartilhar este post

Link para o post

E então? Não é isso que eu digo'

Eu percebi o que tu disseste. Primeiro assumes a existência de bastantes empresas contracíclicas no mercado (para absorver a mão-de-obra "excedentária") o que, infelizemente, não acontece, depois esqueceste-te que as condições de vida das pessoas tendem a diminuir. É raro alguém ser despedido e ir para um emprego com melhores condições do que aquele que tinha anteriormente. Eu compreendo e respeito que as empresas queiram ter níveis brutais de eficiência mas para um Governo não são (nem podem ser) só os números a interessar. O que eu vejo são, por um lado, TSU's e indemnizações em caso de despedimento a serem discutidas e, por outro transportes públicos a aumentarem mais do que uma dezena de vezes a mais a inflação.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol: Bom mito. Estás em recessão económica, os despedimentos são vistos como factor de reução de despesa e não numa óptica de criar mais emprego. O emprego não se cria porque não há liquidez suficiente para contratar ninguém.

Eu já expliquei de que maneira é que isto pode funcionar. E liquidez, é certo que nem todas as empresas a têm, mas não podemos esquecer que nem todas as empresas enfrentam uma crise enorme. Ainda há médias empresas que respiram boa saúde financeira. E deverão ser essas as primeiras a aproveitar a medida.

Eu percebi o que tu disseste. Primeiro assumes a existência de bastantes empresas contracíclicas no mercado (para absorver a mão-de-obra "excedentária") o que, infelizemente, não acontece, depois esqueceste-te que as condições de vida das pessoas tendem a diminuir. É raro alguém ser despedido e ir para um emprego com melhores condições do que aquele que tinha anteriormente. Eu compreendo e respeito que as empresas queiram ter níveis brutais de eficiência mas para um Governo não são (nem podem ser) só os números a interessar. O que eu vejo são, por um lado, TSU's e indemnizações em caso de despedimento a serem discutidas e, por outro transportes públicos a aumentarem mais do que uma dezena de vezes a mais a inflação.

Mas é óbvio que há existência de empresas contracíclicas no mercado. Poderão nem ser muitas, mas por aí é que se deve começar. E é óbvio que eu não digo que esta medida acabe com para aí 10% dos desempregados instantaneamente. É uma coisa gradual e que se manifestará em dados palpáveis quando a economia retomar o trilho do crescimento :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já expliquei de que maneira é que isto pode funcionar. E liquidez, é certo que nem todas as empresas a têm, mas não podemos esquecer que nem todas as empresas enfrentam uma crise enorme. Ainda há médias empresas que respiram boa saúde financeira. E deverão ser essas as primeiras a aproveitar a medida.

ingenuidade pura e dura.

Os patrões que aproveitarão estas novas medidas laborais são aqueles que se estão cagando para as condições dos trabalhadores e que procuram apenas o seu proprio bem estar economico-financeiro. Como tal, não aproveitarão a "parte boa" da medida, que seria facilitar a contratação, porque simplesmente eles querem reduzir custos. Qual é a maneira mais fácil e directa para isso? auditoria às contas e boa gestão interna? nahhhhhhhhh, mandar gente pá rua é que é do baril !

Porreiro porreiro é dar a conhecer coisas deste tipo, tal como os aumentos nos transportes, etc, practicamente em Agosto. Como dizia o outro, o povo é sereno.

pensei que tinha sido o único a reparar no timing :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

ingenuidade pura e dura.

Os patrões que aproveitarão estas novas medidas laborais são aqueles que se estão cagando para as condições dos trabalhadores e que procuram apenas o seu proprio bem estar economico-financeiro. Como tal, não aproveitarão a "parte boa" da medida, que seria facilitar a contratação, porque simplesmente eles querem reduzir custos. Qual é a maneira mais fácil e directa para isso? auditoria às contas e boa gestão interna? nahhhhhhhhh, mandar gente pá rua é que é do baril !

Respeito a tua opinião, mas enquanto me acusas de ser ingénuo, tu está a ser completamente o contrário. Há pessoas boas e pessoas más e, infelizmente, creio que o comunismo peca por tornar os patrões uns papões e os trabalhadores uns coitados.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é óbvio que há existência de empresas contracíclicas no mercado. Poderão nem ser muitas, mas por aí é que se deve começar. E é óbvio que eu não digo que esta medida acabe com para aí 10% dos desempregados instantaneamente. É uma coisa gradual e que se manifestará em dados palpáveis quando a economia retomar o trilho do crescimento :wink:

Não se criam empresas contracíclicas assim à toa. E esta ideia de facilitar o despedimento quando já nem uma segurança social sustentável tens é de aplaudir. Tu acreditas nestas medidas, eu não.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é uma questão de acreditar nas medidas, é uma questão de acreditar que são tomadas com um propósito. O que muitas pessoas querem fazer parecer é que são tomadas medidas só porque sim ou porque o o Belmiro ainda tem pouco dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...