Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

Os cinco donos do jogo

Publicações recomendadas

Visitante

Os cinco donos do jogo

donos-do-jogo-460.jpg

Eles jamais pisaram em um campo de primeira divisão, mas ditam as regras do mundo boleiro. Saiba como Juan Figer, Pini Zahavi, Kia Joorabchian, Gustavo Arribas e Jorge Mendes comandam o futebol usando clubes fantasmas, paraísos fiscais e barrigas de aluguel

Os grandes negócios do futebol brasileiro começam em Montevidéu, passam por paraísos fiscais e terminam em um dos grandes europeus. Os lucros caem nos bolsos de intermediários cuja cara você dificilmente já viu. Esse futebol sem rosto hoje é mais influente que o dos craques. Menos vistoso, mas mais lucrativo.

PLACAR foi à caça desses representantes do futebol das profundezas. Eles arranjam o atleta, viabilizam a operação financeira, criam atalhos para o clube ter menos despesas, arranjam investidores e formam fundos de investimentos.

“Em troca de uma ajuda de 8 000 dólares mensais, assinei documentos sem ler por dez anos”, afirma Fermín Vega Torres, ex-presidente do Central Español — um clube “fantasma” do Uruguai, que servia apenas para registrar os atletas do empresário uruguaio Juan Figer. “Quando me recusei a assinar transferências, um sobrinho do Figer me ameaçou.” Logo após a recusa, os negócios passaram a ser feitos em outro clube “fantasma”, o Rentistas.

Juan Figer é uma figura discreta (odeia dar entrevista) que atua no Brasil desde 1968, quando negociou o lateral Pablo Forlán com o São Paulo. Faz parte de um grupo de cinco empresários que controla os grandes negócios do futebol — como o iraniano Kia Joorabchian, o israelense Pini Zahavi, o argentino Gustavo Arribas e o português Jorge Mendes. Hoje atuam cada um no seu pedaço. Mas podem estar juntos se a transação valer a pena. Em 2004, por exemplo, todos eles foram a Buenos Aires para tratar de uma sequência de transações com o River Plate. Arremataram Maxi López, Lucho Gonzalez e Javier Mascherano.

Jorge Mendes atuou como jogador em clubes da terceira divisão portuguesa, mas sua grande jogada aconteceu em 1996, quando criou a Gestifute. Seus negócios no Brasil incluem a coordenação da carreira do técnico Mano Menezes, em parceria com Carlos Leite. “Mendes tem relações que nenhum dirigente brasileiro ou português tem para negociar atletas”, diz um agente com trânsito nos bastidores da bola.

Mendes passou a encontrar concorrência em Portugal. Em um ano, Kia Joorabchian fez dois negócios certeiros: as vendas dos brasileiros Ramires e David Luiz do Benfica para o Chelsea. Só nessas ações, movimentou 37 milhões de reais.

Seu braço direito é Giuliano Bertolucci, aliado desde a MSI-Corinthians. Seu maior rival, o argentino Gustavo Arribas, com boas ligações no Boca Juniors. Arribas opera a partir de outro “fantasma” — o Deportivo Maldonado, também do Uruguai. Tinha trânsito com os principais empresários. “Hoje opera um esquema independente, o que causou atritos com ex-parceiros”, diz um agente. Kia chegou a acusá-lo de roubar o Corinthians. “Ele pegou o Sebá Dominguez e transferiu para o América do México sem pagar”, disse. Arribas defendeu-se: “Se tivesse roubado o Corinthians, não teria intermediado a vinda do Thiago Heleno”.

Arribas manteve parceria com o israelense Pini Zahavi, considerado uma lenda no meio. A criatividade com os negócios valeu a Zahavi o apelido “Senhor Conserta-Tudo”. “É um dos donos do futebol no mundo”, define Wagner Ribeiro, empresário de Neymar e parceiro de Pini no Brasil.

O israelense opera uma teia de empresas localizadas em paraísos fiscais. Sua grande realização foi ajudar o bilionário russo Roman Abramovic na compra do Chelsea. Mantém base na América do Sul desde a MSI-Corinthians e opera por meio de uma salada de empresas instaladas nas Ilhas Virgens Britânicas e em Gibraltar. “Essa cascata de empresas off-shore embaralha o nome dos verdadeiros donos do dinheiro”, afirma o promotor José Reinaldo Carneiro, do Grupo de Apoio ao Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de São Paulo. Práticas condenadas pela Fifa e pela Justiça. Mas nada que o Senhor Conserta-Tudo não resolva em seu escritório no 34º andar de um edifício em Tel Aviv.

infograf-donos-mundo.jpg

Fonte

Compartilhar este post

Link para o post

Se houvesse um verdadeiro combate à corrupção e à lavagem de dinheiro (por parte da FIFA e das autoridades), muitos destes senhores, se não a sua totalidade, iriam passar algum tempo atrás das grades. Contudo, como isso não acontece eles conseguem mover milhares de milhões de euros/dólares/etc. e ganham a apreciação de vários dirigentes e comparsas de negócio.

PS: Boa pesquisa de texto Daniel ;)

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Já faziam uma reportagem mais aprofundada disto. Eu nem imagino o que estas movimentações e conhecimentos trazem no bico e os bastidores que isto tem. Não sei se uma coisa mais trabalhada sobre os empresários me surpreenderia ou se ficava, meh, já esperava. Mas via se duvida alguma.

Compartilhar este post

Link para o post

bom texto, é como disse o Vaart, uma investigação a sério e iam todos dentro

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Já agora,

Jorge Mendes eleito o "melhor agente do ano" de 2010

O agente FIFA Jorge Mendes foi hoje eleito no Dubai o "melhor agente do ano", na atribuição dos "Globe Soccer Awards 2010", confirmou à Agência Lusa o próprio empresário português.

Dessa lista, além de Mendes, que era apontado como principal favorito, constavam os agentes Carlo Pallavicino (Itália), Karl-Heinz Thielen (Alemanha), Ricardo Schlieper (Argentina) e Rob Jansen (Holanda).

O empresário português foi o que mais votos obteve, numa gala organizada pela "Globe Soccer", que reuniu nos Emirados Árabes Unidos os principais operadores do mercado de futebol, agentes-FIFA, clubes, Associações e Ligas.

A eleição pretendeu premiar os agentes que mais se destacaram em 2010 e decorreu em colaboração com os membros da Associação dos Agentes FIFA do Futebol Europeu (EFAA) e da Associação dos Clubes Europeus (ECA).

A cerimónia premiou ainda o dirigente do Atlético de Madrid Miguel Ángel Gil Marín como "melhor gestor desportivo do ano". Miguel Ángel Gil Marín ficou à frente de Adriano Galiani (AC Milan), Sandro Rosell (FC Barcelona), Uli Hoeness (Bayern de Munique) e Roman Abramovich (Chelsea).

http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=1745072

Jorge Mendes eleito Melhor Agente em 2011

O agente português foi distinguido esta quarta-feira com um Globe Soccer Award, no Dubai, tendo sido surpreendido por mensagens de Ronaldo e de Mourinho.

José Mourinho e Cristiano Ronaldo, estrelas que acompanharam a ascensão de Jorge Mendes, enviaram uma mensagem de vídeo ao agente, que foi exibida na ocasião da entrega do prémio.

"Querido Jorge, se o Globe Soccer é sério, és o único possível vencedor", dizia a mensagem de Mourinho e Ronaldo para o agente, que recebeu o prémio com emoção.

Além de Jorge Mendes, o espanhol Miguel Angel Gil recebeu o prémio de Melhor Director e o italiano Adriano Galliani, director executivo do AC Milan desde 1986, foi distinguido com o prémio Carreira.

http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=2210439

ng1415077.jpg?type=big&pos=0

ng1758169.jpg?type=big&pos=0

Que rei. Parece fácil

Compartilhar este post

Link para o post

Miguel Angel Gil Marin ganhou prémios 2 anos seguidos???

Compartilhar este post

Link para o post

No WorldSoccer todos os anos fazem uma reportagem sobre os agentes mais influentes. Tenho uma edição de 2000 do WorldSoccer do tempo que o Veiga era um dos mais influentes e o Jorge Mendes aparecia como newcomer até, falavam sobre uns vinte ou maisa agentes nessa edição, o Bertolucci/Bertolacci era dos mais influentes, era nesse tempo agente do Ronaldo (Brasileiro).

Estes grupo de cinco agentes, lembra-me a historia das sete irmãs que agora são quatro (acho) que mandam no mercado petrolífero internacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi só eu que antes de ler confundi o Pini Zahavi e o Juan Figuer com o Jorge Jesus e o Pinto da Costa???

Editado por Coke

Compartilhar este post

Link para o post

Os primeiros negócios do Jorge Mendes foram com o Ourense, da vizinha Espanha, perto da fronteira do lado do Gerês. Recordo-me dele parar aqui num café, acho que na altura tinha um Hond Civic ou algo assim :lol:

O gajo tem um poder do crl, sei de histórias realmente incríveis. E dizem que é um gajo muito porreiro, ele tem casa aqui perto (já estive lá) e toda a gente fala muito bem dele. É capaz de pedir a um puto qualquer da vizinhança para lhe lavar o carro e dá-lhe na boa 150 euros, mais os trocos que apanhar por baixo dos bancos :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Os primeiros negócios do Jorge Mendes foram com o Ourense, da vizinha Espanha, perto da fronteira do lado do Gerês. Recordo-me dele parar aqui num café, acho que na altura tinha um Hond Civic ou algo assim :lol:

O gajo tem um poder do crl, sei de histórias realmente incríveis. E dizem que é um gajo muito porreiro, ele tem casa aqui perto (já estive lá) e toda a gente fala muito bem dele. É capaz de pedir a um puto qualquer da vizinhança para lhe lavar o carro e dá-lhe na boa 150 euros, mais os trocos que apanhar por baixo dos bancos :lol:

Ganda patrão. :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

isso é que é de valor :handclap:

conheço gajos quase 'irmãos' dele e nem 1€

Compartilhar este post

Link para o post

e porque raio sendo ele rico havia de dar dinheiro a amigos?

f*da-se, se há coisa que eu não gosto é de emprestar dinheiro a pessoas, dá sempre m*rda

e quando falo em dinheiro, falo em grandes quantias obviamente

Compartilhar este post

Link para o post

FIFA vai investigar a transferência de Hulk

no âmbito de análise a Juan Figer

O departamento de media da FIFA confirmou, por e-mail, ao "Jornal de Negócios" que " vai analisar todas as transferências relacionadas com o agente de jogadores de futebol Juan Figer", depois de terem sido "informados de potenciais irregularidades".

Nesse contexto a FIFA vai analisar as "transferência de jogadores brasileiros, como Hulk e Walter, para clubes europeus através de uma equipa uruguaia pela qual muitos não jogaram, depois de ter sido avançada uma investigação da agência Bloomberg".

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=741644

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...