Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

Suiça: Sindicatos querem salário mínimo de 3315 euros

Publicações recomendadas

Claro que compensa, nem ponho isso em causa. Agora não pensem que vão para lá fazer fortuna a ganhar 3000/3500€.

Compartilhar este post

Link para o post

lolwtf?

Pode-se considerar Portugal como país do mediterrâneo, apesar de tudo.

Claro que compensa, nem ponho isso em causa. Agora não pensem que vão para lá fazer fortuna a ganhar 3000/3500€.

Exacto.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem tudo são rosas. Isso dos supermercados ser ela por ela, não é bem assim. Aqui a carne, é mais barata, e é uma diferença assinalável. E não falo de peixe, porque eles não tendo mar é obviamente mais caro. Depois, o lazer cá também é mais barato, seja em bares e discotecas, seja em actividades para as famílias como ginásios, piscinas ou mesmo um hobbie qualquer.

Depois, há que pagar impostos. Não são assim tão pequenos, com a diferença de que a fuga aos impostos é irrisória comparada com o nosso país. E também, como já aqui disseram, ter casa lá acarreta um custo superior também.

Ganha-se mais, os horários de trabalho cumprem-se com mácula, se é para sair às 17h saem a horas o que faz com que as pessoas tenham tempo para as próprias vidas, são dadas condições de trabalho para que possam exercer sem problemas. Por outro lado o sistema de saúde é à base de seguros obrigatórios, e estar doente lá não é assim tão bom, acreditem.

Ou seja, levando uma vida modesta, sendo caseiros, evitando restaurantes e bares... ganha-se bem. Mas há muitos portugueses que é chapa ganha, chapa batida.

Compartilhar este post

Link para o post

As casas lá além de estarem bem equipadas a nível de aquecimento tem um nível de isolamento muito superior as de cá na generalidade.

Verdade, o meu pai já pagou 600e/ mês por um estúdio.

Compartilhar este post

Link para o post

uma noite de sabado na discoteca é para custar quanto?

depende do que tu beberes :p, mas dou-te um exemplo por uma vodka com redbull pagas 16 francos, 12/13 euros mais ou menos.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

o que é mais caro na Suiça são as casas. Lá um T2 pode custar à volta de 1000/1100 francos e nem me estou a referir a residências em locais centrais, mas sim em zonas periféricas..

mas atenção que lá a maioria das casas são alugadas (o preço delas é enorme), nem toda a gente consegue um empréstimo para ter uma sua. Nestes casos em que é alugada, é o senhorio quem paga a luz, a água e o aquecimento, na maioria das vezes. Isso também contribui para que a renda aumente, obviamente.

Além deste pequeno pormenor das casas com preço super-alto, ainda há outras coisas, tipo todos os residentes terem de ter seguros de saúde e/ou de vida., entre outras coisas

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, com 26 à nos de Suiça acho que posso vos esclave et alguns pontos

1- com 3315 euros ninguem faz vida à grande aqui. 70% da população aluga casa porque é dificilimo ter os 20% de capitais pessoais para comprar casa. Un t2 aluga-se em Geneve ou Zurich por quase 2000€ por mes se for sem ajuda do estado. So por ai jà podem ver. Como exemplo, para comprar un T3 moderne nada abaixo de 1milhao € e jà é algo barato

2- segurança social não existe. E feita individualmente com seguradoras privadas. Para vos dar uma ideia eu pago para 2 adultos e 1 criança 500€ por mês, alem disso os primeiros 2000€ de despesas sao à minha conta, e depois pago 10% de cada fatura de médico ou farmacia

3 impostos ha pouca fuga mas não por que se paga pouco. Eu deixo 2 meses de trabalho para os impostos, e isto tendo eu familia.

4- comida num restaurante ou à compra é carissimo. O Big Mac é por exemple me menu 10€. almoco por menos de 15€ não vale nada, e jà é bem tirado para o barato. O normal é 20 €

5- Saidas então é que da para perder fortunas. 15€ para um ice tea e normal. Bejeca a 1€ so se for me sonhos

Sao alguns exemplos para vos dar uma melhor ideia da realidade. O salario minimo aqui não da para nada Como em Portugal, se bem que o nivel é um pouco mais acima claro. mas quem pensa vir fazer fortuna aqui Como ha 25 anos pode esquecer

Editado por Aiglerouge

Compartilhar este post

Link para o post

Em Portugal vive-se com cerca de 500 € mensais de salário mínimo, o que nem dá para alugar uma casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Em Portugal vive-se com cerca de 500 € mensais de salário mínimo, o que nem dá para alugar uma casa.

Não é que defenda que é muito, mas dá para alugar uma casa sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele falou num t2 em Genebra e Zurique, experimenta um no centro de Lisboa.

Dar dá, ficas é praticamente sem dinheiro para comer.

Compartilhar este post

Link para o post

Com 500€ por mês é virtualmente impossível alugar um T1 em Lisboa, Lisboa, pagar água, luz, gás e alimentação. Só se for casa de algum conhecido ou num prédio praticamente devoluto.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem tudo são rosas. Isso dos supermercados ser ela por ela, não é bem assim. Aqui a carne, é mais barata, e é uma diferença assinalável. E não falo de peixe, porque eles não tendo mar é obviamente mais caro. Depois, o lazer cá também é mais barato, seja em bares e discotecas, seja em actividades para as famílias como ginásios, piscinas ou mesmo um hobbie qualquer.

Depois, há que pagar impostos. Não são assim tão pequenos, com a diferença de que a fuga aos impostos é irrisória comparada com o nosso país. E também, como já aqui disseram, ter casa lá acarreta um custo superior também.

Ganha-se mais, os horários de trabalho cumprem-se com mácula, se é para sair às 17h saem a horas o que faz com que as pessoas tenham tempo para as próprias vidas, são dadas condições de trabalho para que possam exercer sem problemas. Por outro lado o sistema de saúde é à base de seguros obrigatórios, e estar doente lá não é assim tão bom, acreditem.

Ou seja, levando uma vida modesta, sendo caseiros, evitando restaurantes e bares... ganha-se bem. Mas há muitos portugueses que é chapa ganha, chapa batida.

Isto. ouçam quem sabe, o meu pai esteve lá de 1980 até 2008 e faz exactamente a mesma descriçao.

E o plafonamento maximo das reformas, essa sim pedra basilar de um sistema de ssocial que se quer estavel e seguro, a diferença é que eles fizeram isso em 1990 e troca o passo, antes da bomba demografica estoirar.

Era uma boa medida para cá, só tem 20 anos de atraso, coisa pouca...

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje em dia uma pessoa sozinha não consegue sair de casa dos pais, a não ser que tenha um bom ordenado.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje em dia uma pessoa sozinha não consegue sair de casa dos pais, a não ser que tenha um bom ordenado.

O que é que chamas um bom ordenado?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Bem, com 26 à nos de Suiça acho que posso vos esclave et alguns pontos

1- com 3315 euros ninguem faz vida à grande aqui. 70% da população aluga casa porque é dificilimo ter os 20% de capitais pessoais para comprar casa. Un t2 aluga-se em Geneve ou Zurich por quase 2000€ por mes se for sem ajuda do estado. So por ai jà podem ver. Como exemplo, para comprar un T3 moderne nada abaixo de 1milhao € e jà é algo barato

Bem eu devo ter andado a ver barracas então :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem eu devo ter andado a ver barracas então :mrgreen:

lol

depende da zona é claro. Para os lados de Fribourg jà é menos caro.

O problema é que ha menos de 0.5% de apartamentos livres nas grandes cidades, portanto os preços sobem em flecha no aluguer e na compra. Em 10 anos os preços subiram à volta de 75% em certas zonas.

Tambem andei a ver para comprar em Lisboa e é verdade que fiquei admirado com o preço atingido, sobretudo em tempo de "crise". e sabendo que havera teoricamente mais oferta que aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

lol

depende da zona é claro. Para os lados de Fribourg jà é menos caro.

O problema é que ha menos de 0.5% de apartamentos livres nas grandes cidades, portanto os preços sobem em flecha no aluguer e na compra. Em 10 anos os preços subiram à volta de 75% em certas zonas.

Tambem andei a ver para comprar em Lisboa e é verdade que fiquei admirado com o preço atingido, sobretudo em tempo de "crise". e sabendo que havera teoricamente mais oferta que aqui.

Sim, eu estava na brincadeira quando disse aquilo. Até porque eu não andei à procura em zonas centrais e/ou em grandes cidades. Daí o preço ser mais baixo ;)

Já agora, tu que vives/viveste lá, diz-me uma coisa. Lá na Suiça há vários escalões de salários mínimos consoante o nível de educação que se tem não é? e aplica-se ao país todo ou varia de região para região?

Editado por Vladimir Ilitch

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu estava na brincadeira quando disse aquilo. Até porque eu não andei à procura em zonas centrais e/ou em grandes cidades. Daí o preço ser mais baixo ;)

Já agora, tu que vives/viveste lá, diz-me uma coisa. Lá na Suiça há vários escalões de salários mínimos consoante o nível de educação que se tem não é? e aplica-se ao país todo ou varia de região para região?

Não existe um salario minimo nacional, existe sim em certas areas de atividade , um acordo entre os sindicatos e os patroes que se chama Contrato Coletivo de Trabalho e que define os niveis de salario em função da idade, posto e tempo na empresa

Quando era universitario, trabalhei no aeroporto de Geneve, e sabia exatamente quanto cada posto de trabalho pagava para cada empregado porque todos tinhamos o detalhe do CCT.

jà nos bancos à coisa e mais secreta, alias nem tenho direito por contrato à divulgar o que ganho.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

aaah ok, faz sentido.

e todos os trabalhadores têm de estar sindicalizados ou não é obrigatório?

Editado por Vladimir Ilitch

Compartilhar este post

Link para o post

aaah ok, faz sentido.

e todos os trabalhadores têm de estar sindicalizados ou não é obrigatório?

Não é obrigatorio salvo erro, pelo menos não o é em todos os setores.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

hum ok! merci ;)

Compartilhar este post

Link para o post

o que é mais caro na Suiça são as casas. Lá um T2 pode custar à volta de 1000/1100 francos e nem me estou a referir a residências em locais centrais, mas sim em zonas periféricas..

mas atenção que lá a maioria das casas são alugadas (o preço delas é enorme), nem toda a gente consegue um empréstimo para ter uma sua. Nestes casos em que é alugada, é o senhorio quem paga a luz, a água e o aquecimento, na maioria das vezes. Isso também contribui para que a renda aumente, obviamente.

Além deste pequeno pormenor das casas com preço super-alto, ainda há outras coisas, tipo todos os residentes terem de ter seguros de saúde e/ou de vida., entre outras coisas

Não sabia que as casas davam para mudar de um lado para o outro. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fui jogar para a Suiça uns meses no ano passado e só tenho a dizer bem, um país super organizado com condições de vida fantasticas. Só não gosto muitos dos suiços em si.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...