Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pete

Encosta Madeirense a arder

Publicações recomendadas

o Vento está Noroeste em direcção ao Mar, logo está trazendo o fogo para baixo, o pior disto tudo é que os Bombeiros não tem como chegar até lá, precisam urgentemente de aviões!

Pois, foi o que pensei. Dá a entender nas fotos que estaria a descer e cada foto mostrava mais proximo das casas. :estrelas: Vai ser complicado segurar isso, ainda para mais com faltas de recursos. Já devem ter fechado o Aeroporto, não sei se voces aí tem alguns canaderes

Compartilhar este post

Link para o post

Há que mobilizar, o quanto antes, meios aéreos a partir do Continente.

Muitos deles também estão mobilizados para outros lados, penso eu.

Compartilhar este post

Link para o post

não temos canaderes.. eu vivo ao pé do Estádio do Marítimo, aqui não chega nada..

Compartilhar este post

Link para o post

Durante a noite pouco se pode fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

há incêndios em outros pontos da Ilha, isto tá mesmo complicado :\

Compartilhar este post

Link para o post

duvido que quer os aviões quer os helis que haja no continente tenham autonomia para chegar aí

Compartilhar este post

Link para o post

Pois há, estou no Porto Moniz e ja chegou aqui as Achas da Cruz!

Compartilhar este post

Link para o post

Vão ser f*dido chegarem meios aéreos à Madeira, Vaart. O tempo que demoram a chegar não sei se serviria de muito, infelizmente.

:|

Vou amanhã para lá. :|

Compartilhar este post

Link para o post

Imediatamente.

Inacreditável!

Compartilhar este post

Link para o post

isto é uma situação de emergência nacional.

Sim, eu sei. Mas é quase impossível, senão mesmo, o fogo ser combatido à noite por meios aéreos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem havia na Ponta do Pargo mas acho que já está extinto/controlado.

Compartilhar este post

Link para o post

Felizmente a minha casa fica numa zona industrial, mas está mesmo muito mau.

Compartilhar este post

Link para o post

Em pontos muito distantes? É que pelo que ouvi mobilizaram todos os bombeiros para o primeiro foco de incêndio.

Compartilhar este post

Link para o post

(Em atualização) "Casas e prédios a arder, pessoas a fugir das habitações e gritos de desespero". A descrição do "cenário dantesco" foi feita ao JN pelo diretor do "Diário de Notícias da Madeira". Um incêndio de grandes proporções lavra, desde as 20.30 horas, na zona do Palheiro Ferreiro, na freguesia de São Gonçalo, concelho do Funchal.

"Uma frente de vários quilómetros de fogo consume a zona florestal que desce até às Neves, em São Gonçalo", descreveu Ricardo Miguel Oliveira, diretor do "Diário de Notícias da Madeira", ao JN.

Segundo explicou, o secretário dos Assuntos Sociais, Jardim Ramos, garante não haver vítimas para já, mas admitiu que estão a ser evacuadas e realojadas habitantes que viviam na zona.

Augusto Correia, de 43 anos, contou que a situação está muito complicada e que faltam meios no local: "O fogo está a alastrar rapidamente. Tenho uma casa aqui e não sei se escapa", declarou, enquanto se ouviam gritos de crianças e adultos: "Fujam"! Fujam!"

Um outro morador recordou as palavras do presidente do Governo Regional da Madeira de que não eram precisos mais bombeiros.

Duarte Martins, 43 anos, acrescentou: "É porque sabe que o fogo não chega à Quinta Vigia" [sede da Presidência do Governo Regional].

fonte: JN

Compartilhar este post

Link para o post

A questão do tempo de voo, mesmo com canaderes vazios, será longo :estrelas: Em todo o caso, isso tb é incendio para durar umas quantas horas pelo que se vê. :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post
Accionado plano de catástrofe devido a incêndios na Madeira

publico.png

O fogo obrigou dezenas de pessoas a sair de casa em São Gonçalo e as chamas são visíveis na cidade do Funchal. Já foi accionado o plano de catástrofe de nível I na região. A estrada para Camacha está coberta de chamas. 1500 bombeiros combatem incêndios em todo o país nesta quarta-feira. Actualização

A situação mais grave era vivida na Madeira, onde arderam várias habitações e alguns palheiros. Duas casas desabitadas foram destruídas num incêndio no concelho de Santa Cruz, que estava ao início da noite em rescaldo. Uma dezena de pessoas da freguesia da Fajã da Ovelha, na Calheta, teve que ser retirada das suas habitações por causa do incêndio que começou na terça-feira e queimou várias habitações desocupadas terça à noite.

Ao fim do dia este fogo e outros ainda não estavam controlados, mas o secretário do Ambiente da Madeira garantia que o pior já tinha passado.

Mas por volta das 22h, o Presidente do Governo da Madeira, Alberto João Jardim, estava a caminho de São Gonçalo. Quase às 23h a zona industrial Cancela estava a ser evacuada pela Protecção Civil, segundo as televisões.

Estradas cortadas, casas e palheiros queimados, pessoas deslocadas e o Parque Natural da Arrábida atingido pelas chamas. Foi este o cenário dos incêndios esta quarta-feira no país, com a Autoridade Nacional de Protecção Civil a contabilizar 148 ocorrências até ao início da noite, altura em que se mantinham activos 15 fogos. Os dez incêndios mais relevantes eram combatidos às 20h30 por quase 1500 operacionais

No continente, o vento dificultou o combate a vários incêndios, adiantou ao PÚBLICO o comandante operacional nacional, Vaz Pinto, que sublinhou que o número de ignições era inferior ao do dia anterior. Ao fim da tarde, Vaz Pinto mostrava-se preocupado com dois fogos, um em Sabacheira, Tomar, e outro em Catraia, Tavira. “Estamos a enfrentar muitas dificuldades. Temos muitas projeções em zonas habitadas, em baldios e quintais e, por isso, temos que concentrar esforços junto às habitações, o que não nos deixa muita margem de manobra para combater o incêndio”, explicou Joaquim Chambel, comandante distrital de Santarém à Lusa.

Em Tomar, o incêndio obrigou ao corte do IC9, da A13 e da Estrada Nacional 113 nos troços que dão acesso ao concelho. A A1 também esteve cortada ao trânsito nos dois sentidos ao início da noite por causa de um fogo em Alhandra, Vila Franca de Xira, que feriu um bombeiro.

No Algarve, tentava-se evitar que o fogo atingisse habitações. “O vento está a provocar projecções que criam novos focos de incêndio, o que dificulta o combate”, explicava Vaz Pinto. Ao início da noite o fogo mantinha quatro frentes activas, que estavam a ser combatidas por 203 operacionais, apoiados por 53 veículos. Os quatro meios aéreos que chegaram a apoiar o combate já não podiam operar, como acontecia no resto do país.

No Bairro da Milharada, na Pontinha, em Odivelas, o fogo ameaçou várias casas, armazéns e um posto de combustíveis e obrigou à assistência de três bombeiros e de um outro homem.Foi necessário retirar 11 pessoas das suas habitações por prevenção, mas ao fim da tarde o incêndio entrou em fase de rescaldo. “Não há danos materiais a registar a não ser a área de mato e pinhal que ardeu”, afirmou André Fernandes, segundo comandante distrital de Lisboa, ao PÚBLICO. Três jovens foram detidos pela PSP por suspeitas de terem ateado o fogo.

A ocorrência no Parque Natural da Arrábida foi dominada ao fim da tarde, garantindo Vaz Pinto que as chamas não destruiram nenhuma “área sensível”.

Segundo o último relatório da Autoridade Florestal Nacional, ainda provisório, até 30 de Junho tinham ardido 35 mil hectares de floresta, quase três vezes mais que a média da última década. Para isso contribuiu o facto de se ter registado um número anormal de ocorrências em Fevereiro e Março, meses em que estas chegaram a quintuplicar face à média 2002-2011. Tal repercutiu-se na área ardida, que em Fevereiro foi 12 vez superior à contabilizada o ano passado no mesmo período, e que em Março foi quase dez vezes maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Em pontos muito distantes? É que pelo que ouvi mobilizaram todos os bombeiros para o primeiro foco de incêndio.

Ao que parece sim. Agora há um na Ribeira Brava.

Não me venham dizer que esta m*rda não foi fogo posto!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que parece sim. Agora há um na Ribeira Brava.

Não me venham dizer que esta m*rda não foi fogo posto!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...