Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Abraxas

Galp aumenta capacidade para exportar gasóleo

Publicações recomendadas

Galp aumenta capacidade para exportar gasóleo

A conversão da refinaria da Galp em Sines, que deverá começar a funcionar em outubro, vai permitir um aumento na produção anual de 2,5 milhões de toneladas de gasóleo. A Galp Energia vai assim deixar de importar e passar a exportar diesel.

@ RTP

Compartilhar este post

Link para o post

Esta situação, num contexto normal, iria implicar a diminuição dos preços de gasóleo, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Esta situação, num contexto normal, iria implicar a diminuição dos preços de gasóleo, certo?

Estamos em Portugal. O contexto normal é eles fazerem o que querem sem ninguém fazer nada

Compartilhar este post

Link para o post

Poderia era dar-lhes uma capacidade de poder gerir melhor as flutuações do petróleo. mas não me parece.

Compartilhar este post

Link para o post

Não.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes explicar porquê?

Existem duas situações distintas:

1º- Com uma capacidade maior de reservas, a Galp pode conseguir gerir melhor as flutuações do petróleo, aumentando a produção ao custo actual, quando estiver em perspectiva aumento do custo da matéria prima.

2º Actualmente o preço das bombas é dado através da seguinte formula:

(Custo litro produzido X litros produzidos + Custo litro importado X litros importados) / (litros produzidos + litros importados) - Isto dará o custo médio por litro.

Aplicam os custos indirectos e ao total a margem que consideram justa, e têm o preço de venda ao consumidor.

Ou seja, se o custo litro importado for superior ao custo de litro produzido poderemos ter uma diminuição do preço por litro.

Caso contrário podemos ter um aumento.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois mas sendo que a Galp tinha que importar, e com este aumento de capacidade passa a deixar de ter de o fazer e a puder exportar, era de assumir que o preço desceria.

Aplicando isso a essa formula ficaria ao preço do custo litro produzido mas isso não ser irá suceder lol, podes explicar porquê? Tem a ver com o facto de esse preço ter por base tudo o que é importado certo e não só o importado pela Galp.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada entidade pode regular os seus preços.

Agora, se a Galp tiver o custo total mais baixo que a concorrência, pode é usar os preços da concorrência como base para os seus, aumentando a sua margem.

Editado por MCoelho

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o preço do combustivel pouco ou nada tem a ver com a capacidade de armazenamento, que é do que trata a noticia ;)

Não? então porque?

Compartilhar este post

Link para o post

Cada entidade pode regular os seus preços.

Agora, se a Galp tiver o custo total mais baixo que a concorrência, pode é usar os preços da concorrência como base para os seus, aumentando a sua margem.

Entendido. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu saiba, o preço dos combustiveis é baseado no mercado (preço do barril/ Brent, no nosso caso), na produção e nos impostos. Claro que o armazenamento poderia ter algum peso no preço do combustivel, mas não poderia baixar o preço, quanto muito poderiam suportar durante algum tempo a escalada de preços.

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu saiba, o preço dos combustiveis é baseado no mercado (preço do barril/ Brent, no nosso caso), na produção e nos impostos. Claro que o armazenamento poderia ter algum peso no preço do combustivel, mas não poderia baixar o preço, quanto muito poderiam suportar durante algum tempo a escalada de preços.

Essa é a 1º hipótese que apontei.

Agora se a empresa deixa de importar (que por si só já tem a margem de quem o produz) e coloca ainda 1 margem em cima (para poder ser rentável), a noticia em si, faz com que o preço possa baixar, através da aplicação da margem apenas sobre a produção e custos indirectos.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é a 1º hipótese que apontei.

Agora se a empresa deixa de importar (que por si só já tem a margem de quem o produz) e coloca ainda 1 margem em cima (para poder ser rentável), a noticia em si, faz com que o preço possa baixar, através da aplicação da margem apenas sobre a produção e custos indirectos.

Sim, tens razão. No entanto, é aquilo a que estamos habituados. Este tipo de empresas faz uso da flutuação dos preços do barril para tirar o maior rendimento possivel. Ainda assim, penso que a Galp não seja aquela com preços mais altos...

Compartilhar este post

Link para o post

Podes explicar porquê?

Porque é impossível garantir que a Galp consiga produzir a um preço que seja inferior àquele a que importa. É provável que o faça, no entanto. Mas, a Galp terá de "vender" a si mesma (outra empresa do grupo), o combustível que produz e não pode fazer "descontos", uma vez que isso é abuso da posição dominante.

E tanto quanto sei, a administração fiscal até está a apertar com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é impossível garantir que a Galp consiga produzir a um preço que seja inferior àquele a que importa. É provável que o faça, no entanto. Mas, a Galp terá de "vender" a si mesma (outra empresa do grupo), o combustível que produz e não pode fazer "descontos", uma vez que isso é abuso da posição dominante.E tanto quanto sei, a administração fiscal até está a apertar com isso.

Ok. Obrigado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é impossível garantir que a Galp consiga produzir a um preço que seja inferior àquele a que importa. É provável que o faça, no entanto. Mas, a Galp terá de "vender" a si mesma (outra empresa do grupo), o combustível que produz e não pode fazer "descontos", uma vez que isso é abuso da posição dominante.

E tanto quanto sei, a administração fiscal até está a apertar com isso.

Não estou por dentro do ramo, mas isso da posição dominante não faz qualquer sentido. Desde que comprove que não é praticado dumping , o preço de venda entre empresas pode ser qualquer um. Se a Galp tiver custos mais baixos que a concorrência por força da capacidade produtiva, tem é de os poder praticar. Daí a liberalização dos preços.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou por dentro do ramo, mas isso da posição dominante não faz qualquer sentido. Desde que comprove que não é praticado dumping , o preço de venda entre empresas pode ser qualquer um. Se a Galp tiver custos mais baixos que a concorrência por força da capacidade produtiva, tem é de os poder praticar. Daí a liberalização dos preços.

Não entendeste. Isso que tu dizes é tudo verdade, mas a "Galp refinaria" não pode vender combustível mais barato à "Galp gasolineira" do que vende à Repsol, à BP ou à Cepsa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo é porque?

Vendas intra group tem de ser mais baratas do que vendas a empresas concorrentes. sabes a legislação disso. Estou curioso.

Havia de ser bonito, eu cobrar o mesmo a empresa de fora que cobro a empresas do grupo...

Compartilhar este post

Link para o post

Conta com isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...