Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Lol ele escreveu isso num artigo para ser publicado?

Yap.

Passou pelas mãos de dois docentes, um deles catedrático, e ninguém reparou nisto. O paper ainda tem outras pérolas, mas decidi ignorá-las. E quando digo passou pelas mãos é mais passou pelas mãos, porque devem ter passado os olhos por cima e não se deram ao trabalho de ler.

Se eu não precisasse tanto de publicações para atingir os meus objetivos profissionais nem revia isto, mas...

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal mais entendido, é o seguinte: Assinei um contrato de 6 meses, ordenado minimo actual + subsidio de alimentação.

No caso de não renovação por parte do empregador, como posso calcular o que tenho a receber de direitos?

Edit: Usei aqui um simulador e dá cerca de 530€, deve ser mais ou menos isto, não?

Editado por Radamel Falcao

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora também uma dúvida para os entendidos...

Eu estou prestes a fazer um ano de contrato a termo, e foi-me proposta renovação para contrato sem termo.

No entanto, tenho dúvidas se aceito, pois não estou a gostar do trabalho e não estou totalmente de acordo com as condições salariais. Para piorar, não vejo melhorias a curto/médio-prazo.

Tanto quanto percebi, posso comunicar até 8 dias de antecedência se não pretender renovar o contrato.

Mas tenho a seguinte dúvida: tenho direito a subsídio de desemprego? Se sim, quanto?

De notar que só descontei este último ano, pois antes estava com bolsa de investigação e por isso estava isento de contribuições. Mas estava a fazer os descontos para a Segurança Social através do Seguro Social Voluntário, mas tanto quanto sei isso não conta para subsídio de desemprego.

Obrigado desde já :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal mais entendido, é o seguinte: Assinei um contrato de 6 meses, ordenado minimo actual + subsidio de alimentação.

No caso de não renovação por parte do empregador, como posso calcular o que tenho a receber de direitos?

Edit: Usei aqui um simulador e dá cerca de 530€, deve ser mais ou menos isto, não?

penso que não renovação dá direito a 1 mês de salário, não tenho a certeza do subsidio de alimentação

Compartilhar este post

Link para o post

Ajudem-me lá aqui com esta situação, que eu não pesco nada disto:

A minha namorada faz horas extras praticamente todas as semanas, nomeadamente à noite que é quando há mais clientes. O horário dela é até às 22. O mês passado ela teve que faltar uns dias mas o patrão não lhe pagou as horas extras, então ela disse que não fazia mais.

No entanto, quando há dias mais apertados ele diz que não a deixa sair e que ela tem que fazer as horas extras. Mas diz que não as vai pagar, diz que ela faz as horas extra porque tem que ser, porque tem que se aproveitar quando há clientes e blá blá, o que é que ela pode fazer? É que juntando sextas e sabados ela faz mais umas 2/3 horas nestes 2 dias que não devia fazer... e não acho muito normal estar lá a fazer as horas sem ser pagas, ela não é nenhuma escrava.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou se consegue impor ao chefe ou faz uma queixinha na autoridade para as condições do trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Impor-se não consegue. Um dia destes até a fui buscar, eram 10 horas e ele disse-me que ela tava a trabalhar, eu disse-lhe que o horário dela já tinha terminado e ele disse para eu esperar e enquanto isso foi-lhe dar uma descasca enorme a dizer que era uma vergonha ter horário até as 22 e serem 22:05 e já tar com pressa para sair. (Foi um caso especial porque quando é 5, 10 ou até 30 minutos ela nem reclama, mas quando é suposto sair ás 22 e sai de lá às 00:00 já não acho muito normal).

Nesse caso de ela querer fazer queixa, isso é onde, funciona como...? As horas extras acabam por ser pagas ou arderam ?

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que seja na inspecção do trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso de ela querer fazer queixa, isso é onde, funciona como...? As horas extras acabam por ser pagas ou arderam ?

Se forem provadas, têm que ser pagas e dá multa das grandes para ele. O problema normalmente é provar, dúvido que a ACT vá fazer inspecções a essa hora. Vai ao tribunal do trabalho informar-te, eles costumas ser impecáveis a ajudar e explicar, e não ficas obrigado a avançar com queixa nenhuma ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Se forem provadas, têm que ser pagas e dá multa das grandes para ele. O problema normalmente é provar, dúvido que a ACT vá fazer inspecções a essa hora. Vai ao tribunal do trabalho informar-te, eles costumas ser impecáveis a ajudar e explicar, e não ficas obrigado a avançar com queixa nenhuma ;)

Pois, era mais ou menos o que tinha em ideia...vou fazer isso, obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

O problema nesse tipo de situações é que o patrão pode acabar por arranjar uma m*rda qualquer para rescindir contracto e vai buscar outra que esteja disposta inicialmente a ganhar o mesmo para fazer essas horas extra à pala na mesma... ou pelo menos quando chegar a hora de renovar não renova. Tens que ver qual o risco que representa cada queixa, saber se no caso dela perder o emprego têm soluções e perceber se a pessoa do outro lado, o patrão, é racional ao ponto de perceber que se ela está a dar horas extra para dar rendimento extra à companhia, tem que ver o seu trabalho remunerado. Uma coisa é ficar mais meia hora a trabalhar no assunto, outra é ficar mais 2 ou 3... esse tempo todo a mais num trabalho só se compreende que não seja remunerado em casos de empregos no qual o empregador está lá por vontade própria, para desenvolver algo e mostrar serviço a trabalhar num projecto dele, por exemplo, o que não me parece o caso.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

O contrato dela acaba daqui a 10 dias e ela não quer renovar, quer procurar outra coisa, não só pela questão das horas extras como pela questão do horário não ser seguido. E como já decidiu que vai sair ao menos quer que ele lhe pague as horas extra que fez este mês, já que o mês passado também as fez e isso compensava os dias em que ela faltou e ele simplesmente cagou nisso e descontou-lhe os dias.

Compartilhar este post

Link para o post

E com sorte fica a arder no que ainda deve (subsidios e último mês)

Compartilhar este post

Link para o post

A única coisa que ela pode fazer é queixa na ACT, pode não dar em nada mas ao menos fica lá registado.

Compartilhar este post

Link para o post

E como já decidiu que vai sair

Opá, então nem há dúvida: queixa na ACT e uma visitinha ao tribunal do trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

esses cabroes que nao paguem horas extra... eu sabia bem o que lhes fazia lol. Espertalhões do crl.

angry-mob.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Faz queixa no ACT mas faz como denuncia anónima ou então na ASAE.

Convém é que tanto ela como os outros que estão no mesmo caso piquem o ponto ou o dedo para comprovar as horas de trabalho.

Editado por nEsT_1

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe de sites onde possa encontrar part-times decentes na zona do Porto? Ou trabalhos ocasionais como distribuir uns panfletos e o crl?

É que pelo google só aparecem esquemas de pirâmide e spam.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe de sites onde possa encontrar part-times decentes na zona do Porto? Ou trabalhos ocasionais como distribuir uns panfletos e o crl?

É que pelo google só aparecem esquemas de pirâmide e spam.

se quiseres só distribuir panfletos paga menos... :mrgreen:

vai increver-te numa empresa de trabalho temporário, ou então pergunta a alguém que ande a fazer esse trabalho. às vezes também há alguma coisa nas camaras. ou no mac

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

esses cabroes que nao paguem horas extra... eu sabia bem o que lhes fazia lol. Espertalhões do crl.

Somos dois. Que abuso

Compartilhar este post

Link para o post

se quiseres só distribuir panfletos paga menos... :mrgreen:

vai increver-te numa empresa de trabalho temporário, ou então pergunta a alguém que ande a fazer esse trabalho. às vezes também há alguma coisa nas camaras. ou no mac

Já arranjei trabalho. Obrigado na mesma :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...