Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Não culpem o jogo: antigamente o pessoal queixava-se que o jogo não estava real, sacava-se uma táctica qualquer da net e ganhava-se os jogos todos com grandes goleadas. Não sei como é com vocês, mas eu não consigo chamar a isto treinar uma equipa. Agora que o motor do jogo está mais evoluído, mais complexo e até mais real (sempre com alguns aspectos a melhorar, claro), dizem que o jogo já não presta. Francamente!!! Olhem para as tácticas que usam, tenham a pachorra de ver os jogos completos para perceber o que os jogadores estão a fazer mal pois quase de certeza que se fazem asneiras é porque vocês definiram instruções que entram em conflito... e lembrem-se, não há equipas imbatíveis, nem o Barcelona nos seus melhores tempos.

Não estou a por as culpas todas no FM até concordo contigo na parte do realismo, ainda hoje a tarde na minha aula metade da turma tava a jogar FM e há gajos que não sabem o básico do fm e tavam sempre a ganhar jogos, mas custa-me, como no jogo com o moreirense, tar a sofrer golos estupidos do tipos os defesas ficarem a olhar os adversários passar e não fazerem nada.

Já agora,

na tactica do Zildjian eu punha o AI a atacar, o mco tb a atacar, o extremo esq, a apoiar para apoiar os outros 2 e punha o crj def. na esq e o medio de apoio na direita para compensar o AI.

podem-me dizer o que está mal na minha observações porque é com os erros que se aprende.

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Isso depende do estilo de jogo que queres implementar.

O Jonyh tem tido muito sucesso a jogar em 4-4-2 e já lhe disse para passar aqui, que ele pode-te ajudar mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso depende do estilo de jogo que queres implementar.

O Jonyh tem tido muito sucesso a jogar em 4-4-2 e já lhe disse para passar aqui, que ele pode-te ajudar mais.

Muito obrigado pela ajuda Tó, espero então pela ajuda do Jonyh :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelos conselhos, Keyzer e Tó! compinchas.gif

Coloquei o Jovetic a MO e o pl alterei para NR10 a jogar com o Defoe e gostei de ver as movimentações entre os dois!

Porem, as vezes sofro golos estupidos a partir de cruzamentos para a area, com os meus centrais em cima doavançado e mesmo assim o gajo marca!

Se o defesa está em cima do avançado e não corta a bola, então o problema não é táctico... mas sim do próprio defesa. Eu ficaria preocupado se o avançado aparecesse sozinho, mas se tens lá o defesa... a solução não é mexeres na táctica mas sim comprares melhores defesas! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, num 4-4-2 que tipo de instruçoes davam e respetivas funções? :confuso:

Nunca acertei num 442 :estrelas:

Ainda tenho aqui a minha criada no save do Benfica, se quiseres eu passo-te. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabendo se mudaste as instruções individuais, recriei essa táctica e defensivamente, além do que já disseram, encontrei outro problema:

Os 3 médios centro tem pressão quase máxima. Resultado: todos vão sair a pressionar deixando um enorme buraco à frente dos centrais.

Ofensivamente há também algumas instruções contraditórias, mas se estiver a funcionar bem não há porque mudar.

Eu sei disso. Dei instruções ao MC(D) e ao Box-to-box, para não pressionar tanto senão aventuravam-se muito no ataque. Já agora, jogas com Avançados Interiores?

Compartilhar este post

Link para o post

É natural que os jogadores cometam erros, mais estúpidos ou menos, isto também acontece na realidade. Nenhuma equipa é perfeita. Agora posso concordar que o jogo continua a ter erros / bugs idiotas (os jogadores não marcam cantos curtos, é sempre o avançado que vem receber o lançamento lateral, jogadores atiram a bola para cantos sem estarem pressionados, bolas aos postes em todos os jogos, etc, etc), paciência, também é sinal que o jogo ainda tem potencial para melhorar :-)

Compartilhar este post

Link para o post

É natural que os jogadores cometam erros, mais estúpidos ou menos, isto também acontece na realidade. Nenhuma equipa é perfeita. Agora posso concordar que o jogo continua a ter erros / bugs idiotas (os jogadores não marcam cantos curtos, é sempre o avançado que vem receber o lançamento lateral, jogadores atiram a bola para cantos sem estarem pressionados, bolas aos postes em todos os jogos, etc, etc), paciência, também é sinal que o jogo ainda tem potencial para melhorar :-)

Michael, olhando para a minha táctica, defesivamente, achas que o bloqueador + cobrir me dão garantias?

Compartilhar este post

Link para o post

tinha de responder a esta, porque este é o motivo pelo qual tou há uma semana sem pegar no FM. Tive um jogo em casa contra o Dortmund, tive 73 % posse de bola, 25 remates, 10 deles à baliza. O problema é que dos 15 que nao foram à baliza, 11 foram à barra/poste (o jogo nao contabiliza como remate à baliza). Ora o Dortmund fez um remate a 30M da baliza com o Felipe Santana e marcou. Isto ja me tinha acontecido antes, mas ainda marcava 2 ou 3 golos e safava-me.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou a tentar implementar este tipo de táctica, conselhos, dicas, instruções individuais, equipa são bem-vindos!

Só peço que não sugiram mudar a formação e tarefas dos jogadores (embora saiba que poderá não ser o mais coerente para com o ME, mas é o tipo de táctica que gosto e que se enquadra à equipa).

Ps,: A nível defensivo é que é preciso melhorar e muito pois especialmente nos jogos grandes a defesa é patetice atás de patetice, embora na maior parte dos jogos se comporte mais ou menos...

o que me salta logo a vista é o buraco que vais abrir entre a defesa e o meio campo a jogares tao aberto se queres jogar sem medio defensivo tens que fexar mais para aproximares mais a defesa do meio campo, depois o que foi dito em relaçao ao quereres controlar mas estares a usar instruçoes de ataque, exprimenta antes atacar mas da instruçoes de controle, ja percebi que tu queres uma posse de bola na frente, se leres o que diz na estrategia de ataque é mesmo isso manter a posse de bola na frente, mas mete passe curto em todos os jogadores e muito fluido, vais velos todos a subir e a trocar a bola na frente, é lindo de se ver e assim que aparece um espaço tau ta logo la dentro, mas atençao mantem um dos medios com instruçoes mais defensivas sem subir no terreno e assim para ficar atras os dois centrais e esse medio

Compartilhar este post

Link para o post

o que me salta logo a vista é o buraco que vais abrir entre a defesa e o meio campo a jogares tao aberto se queres jogar sem medio defensivo tens que fexar mais para aproximares mais a defesa do meio campo, depois o que foi dito em relaçao ao quereres controlar mas estares a usar instruçoes de ataque, exprimenta antes atacar mas da instruçoes de controle, ja percebi que tu queres uma posse de bola na frente, se leres o que diz na estrategia de ataque é mesmo isso manter a posse de bola na frente, mas mete passe curto em todos os jogadores e muito fluido, vais velos todos a subir e a trocar a bola na frente, é lindo de se ver e assim que aparece um espaço tau ta logo la dentro, mas atençao mantem um dos medios com instruçoes mais defensivas sem subir no terreno e assim para ficar atras os dois centrais e esse medio

Não sei se será um buraco entre a defesa e o meio-campo (além do mais a defesa é alta), a maior parte do pessoal joga sem médio-defensivo e com um MAC.

O ''muito fluido'' não causará ainda mais problema à defesa?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se será um buraco entre a defesa e o meio-campo (além do mais a defesa é alta), a maior parte do pessoal joga sem médio-defensivo e com um MAC.

O ''muito fluido'' não causará ainda mais problema à defesa?

eu estive a tentar perceber o porque da tactica do 442 modern warfare ter tanta sucesso, e se reparares ele joga bastante fechado, por causa disso para nao deixar espaço entre a defesa e o meio campo, so que usa uma liberdade creativa muito expressiva para que os jogadores joguem a maneira deles quando acharem que o devem fazer assim vao abrir espaços e fexam e afunilam quando estao a defender, e depois ele mete passes curtos em todos os jogadores isto porque se esta a jogar ao ataque os jogadores vao ter tendencia a querer rifar a bola rapido para a frente, assim em evz disso vao trocala curta mas de forma rapida e quando xegam na frente se nao estiverem isolados para o golo vao ficar a procurar torcar a bola em passes curtos para arranjar o tal espaço dai o jogar muito fluido para depois haver apoios nessa troca de bola e tambem para que haja mais gente a baralhar a defesa, mas a jogar num 4-3-3 nao faz muito sentido afunilares demasiado senao o meio campo vai-se andar a atrupelar, se reparares ele joga fexado mas com os extremos a colar a linha, num 4-4-3 eu se fosse a ti fechava um pouco mais mas nao demasiado para nao criar congestinamento, vai vendo ao intervalo na analise das posiçoes para veres como estao posicionados os teus jogadores em campo e vais ajustando ate conseguires encontrar o equilibrio certo

Compartilhar este post

Link para o post

eu estive a tentar perceber o porque da tactica do 442 modern warfare ter tanta sucesso, e se reparares ele joga bastante fechado, por causa disso para nao deixar espaço entre a defesa e o meio campo, so que usa uma liberdade creativa muito expressiva para que os jogadores joguem a maneira deles quando acharem que o devem fazer assim vao abrir espaços e fexam e afunilam quando estao a defender, e depois ele mete passes curtos em todos os jogadores isto porque se esta a jogar ao ataque os jogadores vao ter tendencia a querer rifar a bola rapido para a frente, assim em evz disso vao trocala curta mas de forma rapida e quando xegam na frente se nao estiverem isolados para o golo vao ficar a procurar torcar a bola em passes curtos para arranjar o tal espaço dai o jogar muito fluido para depois haver apoios nessa troca de bola e tambem para que haja mais gente a baralhar a defesa, mas a jogar num 4-3-3 nao faz muito sentido afunilares demasiado senao o meio campo vai-se andar a atrupelar, se reparares ele joga fexado mas com os extremos a colar a linha, num 4-4-3 eu se fosse a ti fechava um pouco mais mas nao demasiado para nao criar congestinamento, vai vendo ao intervalo na analise das posiçoes para veres como estao posicionados os teus jogadores em campo e vais ajustando ate conseguires encontrar o equilibrio certo

Vou tentar :fixe: tornar as ligações mais coesas. Eu, por norma, utilizo bastante o mapa térmico e as posições parecem-me adequadas mas pronto...a defesa continua a meter água.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela ajuda Tó, espero então pela ajuda do Jonyh :compinchas:

Apaga as PM's, que já te tentei enviar e não dá :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar :fixe: tornar as ligações mais coesas. Eu, por norma, utilizo bastante o mapa térmico e as posições parecem-me adequadas mas pronto...a defesa continua a meter água.

e nao estara a meter agua pq o homem que aparece entre a defesa e o meio campo tem espaço para tudo? analisa o jogo e vai vendo antes da bola xegar as costas da defesa onde foi que começou a jogada ou de onde saiu o passe de morte, sao essas duas situaçoes que tens que analisar, outra coisa que ja percebi é que se dominas o meio campo é meio caminho andado para ganhar o jogo, nas zonas de acçao os jogos que perdi tinha sempre sido dominado a meio campo, claro que ha excepçoes, ja estive a dominar o jogo por completo e sofrer um penalti contra o barça por exemplo lol mas isso sao promenores :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

e nao estara a meter agua pq o homem que aparece entre a defesa e o meio campo tem espaço para tudo? analisa o jogo e vai vendo antes da bola xegar as costas da defesa onde foi que começou a jogada ou de onde saiu o passe de morte, sao essas duas situaçoes que tens que analisar, outra coisa que ja percebi é que se dominas o meio campo é meio caminho andado para ganhar o jogo, nas zonas de acçao os jogos que perdi tinha sempre sido dominado a meio campo, claro que ha excepçoes, ja estive a dominar o jogo por completo e sofrer um penalti contra o barça por exemplo lol mas isso sao promenores :biggrin:

De acordo. Acho que o bloqueador + ''cobertor xD'' não estão bem calibrados e muitos golos aproveitam o desposicionamento deles. Vou tentar reduzir a pressao e mentalidades do bloqueador a do cobertor..

Compartilhar este post

Link para o post

De acordo. Acho que o bloqueador + ''cobertor xD'' não estão bem calibrados e muitos golos aproveitam o desposicionamento deles. Vou tentar reduzir a pressao e mentalidades do bloqueador a do cobertor..

andas a aprender com o JJ lool cobertor é uma cena que eu tenho aqui atras na cama lool, ja viste se os teus centrais tem caracteristicas de defesas bloqueador e cobridor? é que isto nao é so agarrar nos defesas e dizer va tu vais cobrir e tu bloquear lol tens que ver as caracteristicas dos jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de ganhar 8-0 em casa ao Rio Ave e no entanto, não me admirava se levasse cabazada do Dortmund fora. É assim que esta equipa se comporta...

Eu não digo? 3-0 fora...às vezes apetecia-me partir esta porcaria toda :cadeirada:

Editado por regularbox

Compartilhar este post

Link para o post

andas a aprender com o JJ lool cobertor é uma cena que eu tenho aqui atras na cama lool, ja viste se os teus centrais tem caracteristicas de defesas bloqueador e cobridor? é que isto nao é so agarrar nos defesas e dizer va tu vais cobrir e tu bloquear lol tens que ver as caracteristicas dos jogadores

Vê lá mas é os atributos desses teus defesas. Eu com o FC Porto jogo com bloqueador / cobridor (que raio da palavra esta lol) sem armadilha do fora de jogo e funciona bem, mas também tenho jogadores que me permitem jogar assim.... ah e tenho a mentalidade do médio defensivo mais baixa que os centrais :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Vê lá mas é os atributos desses teus defesas. Eu com o FC Porto jogo com bloqueador / cobridor (que raio da palavra esta lol) sem armadilha do fora de jogo e funciona bem, mas também tenho jogadores que me permitem jogar assim.... ah e tenho a mentalidade do médio defensivo mais baixa que os centrais :-)

Eu também mas mesmo assim a defesa mete água. Os alas devem estar a subir muito...

Michael, em relação ao estilo, concordas com o ''el capone'', devo jogar muito fluido, ou achas que deve apostar no equilibrado?

Editado por regularbox

Compartilhar este post

Link para o post

Depende dos jogadores que tens, qual é a equipa que estás a treinar?

FC Porto. O plantel é completamente diferente, para melhor, acho que têm bons atributos. E além disso, gostava de adaptar a equipa à táctica e não ao contrário (pode ser errado agora mas depois arranjam-se newgens bombas)

Editado por regularbox

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...