Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Não jogo fechado, jogo com uma largura normal (entre 10-12) e temporização também normal (7-11), e posso (ou não) abrir dando um berro do banco "joguem mais aberto, explorem os flancos porra". Até acho giro haver pessoal que se dedica às tácticas de posse, estilo Barcelona, e afunilam o jogo pelo centro, com uma largura muito pequenina e temporização lenta, ou andam a precisar de óculos ou isto está tudo virado do avesso mas ok, se funciona assim para quem as faz tudo bem :-)

Também há umas teorias interessantes (agora sem ironia) do efeito que terá dar instruções contraditórias: por exemplo, Jogar mais Aberto / Explorar o Meio-Campo ou Jogar mais Fechado / Explorar os Flancos

Compartilhar este post

Link para o post

Não jogo fechado, jogo com uma largura normal (entre 10-12) e temporização também normal (7-11), e posso (ou não) abrir dando um berro do banco "joguem mais aberto, explorem os flancos porra". Até acho giro haver pessoal que se dedica às tácticas de posse, estilo Barcelona, e afunilam o jogo pelo centro, com uma largura muito pequenina e temporização lenta, ou andam a precisar de óculos ou isto está tudo virado do avesso mas ok, se funciona assim para quem as faz tudo bem :-)

Também há umas teorias interessantes (agora sem ironia) do efeito que terá dar instruções contraditórias: por exemplo, Jogar mais Aberto / Explorar o Meio-Campo ou Jogar mais Fechado / Explorar os Flancos

pois ha quando o jogo ta afunilado vai abrilo mais e quando os jogadores so andam a cruzar para nada vai fazer com que comessem a jogar mais para dentro,fazer a troca de bola mais no meio mas tem um risco de ha um passe do lateral para o meio que corre mal ui vai dar bonecos lool

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia subjacente é, por um lado, ao darmos instrução de jogar mais aberto obrigar o adversário a abrir mais as linhas e, em simultâneo, concentrar o passe mais pelo meio. O contrário também se aplica: indicar para jogar mais afunilado para obrigar o adversário a fechar e ao mesmo tempo explorarmos os flancos onde, supostamente, passa a haver mais espaço.

Outra ideia, esta completamente ousada e de risco é dizer aos laterais para jogarem colados à linha e dar cobertura às suas subidas no terreno com os nossos dois centrais dizendo a estes "joguem pelos flancos". Claro que isto vai abrir espaço no meio, que poderá ser compensado com o posicionamento de um Trinco, de um CJR ou de um Médio Defensivo / Defender com uma mentalidade totalmente defensiva. Neste caso, a ideia seria transformar um 4-5-1 original num 3-4-3, 3-5-2, 3-6-1 ou mesmo 3-7-0 consoante o posicionamento dos outros jogadores. Isto era observado, por exemplo, no Barcelona, onde víamos o Dani Alves a jogar praticamente como ala ou médio direito e o Puyol a fazer a cobertura descaíndo para a direita; já o Piqué mantinha a sua posição como central dado que tinha ao seu lado o Abidal que praticamente não subia no terreno.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia subjacente é, por um lado, ao darmos instrução de jogar mais aberto obrigar o adversário a abrir mais as linhas e, em simultâneo, concentrar o passe mais pelo meio. O contrário também se aplica: indicar para jogar mais afunilado para obrigar o adversário a fechar e ao mesmo tempo explorarmos os flancos onde, supostamente, passa a haver mais espaço.

Outra ideia, esta completamente ousada e de risco é dizer aos laterais para jogarem colados à linha e dar cobertura às suas subidas no terreno com os nossos dois centrais dizendo a estes "joguem pelos flancos". Claro que isto vai abrir espaço no meio, que poderá ser compensado com o posicionamento de um Trinco, de um CJR ou de um Médio Defensivo / Defender com uma mentalidade totalmente defensiva. Neste caso, a ideia seria transformar um 4-5-1 original num 3-4-3, 3-5-2, 3-6-1 ou mesmo 3-7-0 consoante o posicionamento dos outros jogadores.

ja pensei nisso varias vezes mas é um grande risco mas se formos a ver é o que o que o benfica porto e sporting tem feito, dois centrais nos flancos com o trinco a recuar e os alas a subir, muito bom conseguido afinar com isso fica uma tactica de sonho :ideia:

Compartilhar este post

Link para o post

ja pensei nisso varias vezes mas é um grande risco mas se formos a ver é o que o que o benfica porto e sporting tem feito, dois centrais nos flancos com o trinco a recuar e os alas a subir, muito bom conseguido afinar com isso fica uma tactica de sonho :ideia:

Antes dos desgraçados dos patch de actualização eu jogava assim mas com uma estratégia de Controlar / Fluido, até arriscava demasiado porque em vez de um lateral tinha os dois a jogar colados à linha e os centrais a jogar pelos flancos, enquanto o Trinco tinha a mentalidade toda defensiva. Bons tempos, depois vieram os (censurado) dos patch e estragaram-me a táctica :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente tenho ideia que no FM ainda não é completamente possível replicar essa estratégia, e por dois motivos:

- Os laterais têm uma grande tendência para não ficarem colocados à linha

- A deslocação lateral dos centrais é muito fraca no FM. O sistema de jogo que o Benfica implemente na saída de bola com os centrais a abrirem para a posição dos laterais e o trinco a cair para a posição dos centrais não é possível de fazer no FM, por muito que se mexa nas instruções dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes dos desgraçados dos patch de actualização eu jogava assim mas com uma estratégia de Controlar / Fluido, até arriscava demasiado porque em vez de um lateral tinha os dois a jogar colados à linha e os centrais a jogar pelos flancos, enquanto o Trinco tinha a mentalidade toda defensiva. Bons tempos, depois vieram os (censurado) dos patch e estragaram-me a táctica :-)

estragaram nada pa entao o pessoal ta a ter bue sucesso com a tua tactica antiga, ca para mim ja tavas era bebado :lolada:

Infelizmente tenho ideia que no FM ainda não é completamente possível replicar essa estratégia, e por dois motivos:

- A deslocação lateral dos centrais é muito fraca no FM. O sistema de jogo que o Benfica implemente na saída de bola com os centrais a abrirem para a posição dos laterais e o trinco a cair para a posição dos centrais não é possível de fazer no FM, por muito que se mexa nas instruções dos jogadores.

concordo nao é 100 % eficaz quanto muito da para tentar se fazer isso metendo o garda redes a dar a bola no trinco e tendo-o como construtor de jogo, ai sim ves ele a vir fazer de central

Compartilhar este post

Link para o post

Que instruções dariam para uma tatica assim funcionar?

9f431f0f08bbcc5d5a4bb2a3b0e2c4f3.png

Quer a nivel de equipa quer a nivel individual.

Gostava que o trinco fosse um tampão mas também que fosse ele a iniciar as jogadas... Um Pirlo mais defensivo digamos assim

Compartilhar este post

Link para o post

estragaram nada pa entao o pessoal ta a ter bue sucesso com a tua tactica antiga, ca para mim ja tavas era bebado :lolada:

concordo nao é 100 % eficaz quanto muito da para tentar se fazer isso metendo o garda redes a dar a bola no trinco e tendo-o como construtor de jogo, ai sim ves ele a vir fazer de central

Naaa já nem posso beber, as loucuras da juventude deram-me cabo do fígado :-)

Que instruções dariam para uma tatica assim funcionar?

9f431f0f08bbcc5d5a4bb2a3b0e2c4f3.png

Quer a nivel de equipa quer a nivel individual.

Gostava que o trinco fosse um tampão mas também que fosse ele a iniciar as jogadas... Um Pirlo mais defensivo digamos assim

Então, o melhor é usares mesmo um Trinco em vez de um construtor de jogo :-)

As instruções são automaticamente dadas quando crias a táctica. Eu sei, eu sei, é muito fixe mexer naquelas barrinhas todas.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia seria algo como isto

tacticay.jpg

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, o problema Michael é passar isso para o FM.

Como o El_capone disse a parte do trinco descer para a linha dos centrais na saída de bola, consegue-se fazer colocando o GK a passar-lhe a bola. Mas só isso também não basta, porque para ele descer teriamos que diminuir bastante a mentalidade, o que levaria depois ao problema de termos um jogador com a mentalidade demasiado baixa a receber a bola do GK (estou mesmo a ver os disparates que o rapaz não iria fazer quando fosse pressionado).

Depois temos o problema dos centrais não irem o suficiente para as laterais, ficando ali a meio termo, o que com a subida dos laterais iria criar espaços enormes.

Por fim, e isto é na minha opinião, os laterais no FM tendem demasiado a jogar mais por dentro, sendo complicado fazer com que eles fiquem mesmo colocados à linha.

O motor de jogo do FM, tem limitações (cada ano que passa cada vez menos, mas ainda as tem), e essas limitações fazem com que seja complicado simular certas estratégias no jogo.

A movimentação lateral dos centrais, é na minha opinião, um caso flagrante disso. São muito limitados nesse aspecto. Se reparerem os centrais gostam muito pouco de sair da zona central. Podem subir mais ou descer, mas em termos de irem para a lateral (por exemplo para cobrir o lateral) é muito raro. Já o contrário está muito bem feito neste jogo. O lateral movimenta-se muito bem para ir cobrir o central que foi ultrapassado.

Enfim, limitações que só com os anos serão melhoradas!

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, limitações ainda há muitas o que até é bom sinal pois significa que o jogo ainda tem bastante potencial de crescimento.

Quanto a isto, também não seria preciso o trinco receber a bola. Verdade que teria que ter apenas a função de defender e uma mentalidade muito defensiva, menor que a dos centrais porventura. Não esquecer o que o lateral esquerdo seria isto mesmo, lateral esquerdo também a defender. O lateral direito também não é preciso ser tão rigoroso ao ponto de não deixar o rapaz sair de junto da linha, apenas que haja instrução que joga mais aberto.

Assim de repente lembro-me que seria interessante dar instruções mais concretas para os jogadores acelerarem o jogo consoante a zona do campo onde se jogar, algo do género "joguem mais rápido no ataque, joguem mais lento na defesa"

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

As tácticas e instruções do jogo terão que evoluir, espero eu num futuro próximo, para instruções "com bola" e "sem bola". Enquanto tivermos instruções gerais haverá sempre muitas limitações.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível criar um 451-433, que mantenha posse de bola e que tenha um PL goleador? As tácticas 4-3-3 tendem sempre a ter um avançado defensivo ou um número 10 no jogador mais avançado da equipa, mas desta forma só os avançados interiores é que marcam golos. Já tentei a 4-2-3-1, mas acho que para jogar fora de casa não é a mais indicada.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível criar um 451-433, que mantenha posse de bola e que tenha um PL goleador? As tácticas 4-3-3 tendem sempre a ter um avançado defensivo ou um número 10 no jogador mais avançado da equipa, mas desta forma só os avançados interiores é que marcam golos. Já tentei a 4-2-3-1, mas acho que para jogar fora de casa não é a mais indicada.

Ser possível, deve ser... mas eu sinceramente acho que os melhores 451/433 nunca têm um PL goleador. É assim tão importante para ti teres um PL goleador, ou interessa-te mais o numero total de golos que a tua equipa marca?

O meu 451/433 garante-me mais de 100 golos por época na liga portuguesa... mas o meu avançado não chega a marcar 20. Mas sinceramente prefiro isto assim, do que ter um PL a marcar 50 golos por época mas no total a equipa marcar menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é que seja importante, mas gosto que seja o avançado a meter os golos, até porque tenho bons avançados. Numa táctica de posse, 4-3-3, com um número 10, quais são os atributos que vocês procuram?

Compartilhar este post

Link para o post

E porque achas que num 4-3-3 / 4-5-1 o avançado não é goleador ? Olha que é :-)

Queres jogar com um ponta de lança, é isso? Podes usar, claro que sim, mas sendo assim tens outras alternativas:

- avançados interiores que apoiam em vez de atacar;

- avançados interiores que atacam mas retiras a opção de cortar para dentro;

- usar dois extremos;

- usar um extremo e um avançado interior (apoia) ou construtor de jogo avançado (pode apoiar ou atacar)

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho usado um 4-3-3 com alas a atacar, um médio defensivo(a defender), um CJA (a atacar) e um CJD(a apoiar), dois avançados interiores a apoiar e um número 10( a atacar.) Isto em controlar(às vezes atacante em casa) e muito fluído. É uma táctica que permite muita posse de bola, mas não é uma garantia de muitos golos. Em casa tem funcionado, mas fora estou a ter dificuldades em marcar golos.

Será que se puser, controlar e fluído, com os alas a laterais a apoiar, dois extremos a atacar e um avançado a ponta de lança fixo as coisas podem funcionar fora de casa?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma ajuda a um noob nestes campos:

Que alterações faziam?

Ou que conselhos dão?

Que instruções dariam para uma tatica assim funcionar? 9f431f0f08bbcc5d5a4bb2a3b0e2c4f3.png Quer a nivel de equipa quer a nivel individual. Gostava que o trinco fosse um tampão mas também que fosse ele a iniciar as jogadas... Um Pirlo mais defensivo digamos assim Para já tenho isto assim: 583a3a7329640a50904fc439737a3b0f.png 82213746164a146cbd7534858481dea6.png 43c9193a52df84d316f8514a2e357db3.png 959b51b8b77a69413762049a028df3a4.png d6d176b278c849cf2a34d95a5453d1d5.png 2c2caae2b1cfd93aac5d69cca3587b9b.png c5c5148b1943d5bdfe6ff623127e34c5.png 5df31e920b6659b2e2b2c7e441fdf78e.png 32efc8fa9a83dc12e8303350142f097d.png

Compartilhar este post

Link para o post

De que forma abordariam um jogo contra uma equipa de nivel igual ou sup. fora?

Privilegiariam a defesa recuando as linhas e saindo em transições rápidas ou assumiriam o jogo jogando em posse?

Compartilhar este post

Link para o post

é possivel sim eu no barcelona vou em 2022 e o messi ja arrumou as botas e so tenho ponta de lança podia ate comprar alguem para aquele papel mas nao comprei continuei a jogar a mesma a jogar num 4-3-3 com ponta de lança e tem corrido bem

o desafio começa agora...equipa escolhida foi o Sousense da 2ª div. :medinho:

Privilegiariam a defesa recuando as linhas e saindo em transições rápidas ou assumiriam o jogo jogando em posse?

depende dos atributos do teu plantel

Compartilhar este post

Link para o post

então vou te dar exemplos :

por exemplo um chelaea vs man united ou um porto vs benfica

Compartilhar este post

Link para o post

Eu jogo sempre com a mesma táctica, esteja a jogar contra um clube da 3ªdivisão ou contra o Barcelona.

Costumo fazer saves com o Benfica.

Não sou grande apologista de mudar as coisas em função do adversário, mas cada um joga como mais gosta! :)

Compartilhar este post

Link para o post

tb gostava de criar um tactica que desse para tudo, de certa forma simplificava as coisas, mas como não sou nenhum expert tenho medo de criar uma tactica que não cumpra com as espectativas, ou seja, pode ser boa com equipas grandes mas contra pequenas pode não ser a melhor.

por exemplo, com equipas de nivel abaixo do sporting ou do braga gosto de jogar em posse a pressionar alto, contra o porto talvez jogue da mesma maneira, mas contra um barça ou um bayern não me atrevo a jogar assim.

mas se quiseres podes dar-me umas dicas :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu jogo sempre com a mesma táctica, esteja a jogar contra um clube da 3ªdivisão ou contra o Barcelona.

Costumo fazer saves com o Benfica.

Não sou grande apologista de mudar as coisas em função do adversário, mas cada um joga como mais gosta! :)

Jogas com a tua KS451 certo?

Eu tentei algumas vezes criar uma tática para os jogos fora, mas não consigo nem por nada. Vou fazer o mesmo que tu, usar a mesma tática, em casa ou fora, contra equipas grandes ou pequenas e por aí fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...