Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Qual o melhor jogador para onde o GR pode distribuir a bola? DD; DC;DE ou MDC?

Ou nenhum?

Editado por PequenoGenio

Compartilhar este post

Link para o post

Assim do ar, é complicado sugerir seja o que for.

A falta de eficácia no remate, geralmente tem pouco a ver com os valores de finalização e compostura dos teus jogadores, mas mais a ver com o tipo de remate, ou seja... se eles conseguem rematar à vontade ou se estão muito pressionados, se os remates são em zonas favoráveis ou se são em zonas onde à partida é difícil marcar.

vou ver nos jogos que já fiz, donde é que falham mais remates.

EDIT: Aqui está.

Vs Notts County (v 2-0)

Vs WBA (e 1-1)

Contra o WBA em 11 remates, 2 foram á baliza. Começo a desesperar :facepalm:

EDIT: e já agora, uma cena que me tem feito confusão.

Jogo em controlar e imaginem que estou a ganhar 1-0 aos 80m e tenho o jogo "aparentemente" controlado. Que faço? Continuo assim e sujeito-me a um contra-ataque deles, ou mudo para equilibrado ou defensivo ou por aí fora?

Ou estar empatado a 0 aos 80m, meter atacante e tentar o golo mas com o risco de sofrer ou continuar igual?

Desculpem, eu sei que é uma pergunta talvez um pouco "estupida", mas gostava de saber opiniões. ;)

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Como por exemplo?

lol depende do que queres que a tua equipa faça. Já leste o que significam aquelas instruções de banco?

Bem eu até me passo com a m*rda dos remates. Tenho uma média de 10/12 remates por jogo, acertam na baliza 2 ou 3. :cadeirada:

Tenho avançados e extremos com boa finalização, compostura. Tenho-os a treinar remates colocados. Quando começo um jogo meto "Levar a bola até á área".

Não sei o que posso fazer mais. Alguma sugestão? :confuso:

Isso é muito pouco, menos do que 15 não é aceitável.

Já viste um jogo em modo completo para perceber o que se passa?

Qual o melhor jogador para onde o GR pode distribuir a bola? DD; DC;DE ou MDC?

Ou nenhum?

Distribuir a bola apenas, assim tem mais opções em vez de só ter uma.

vou ver nos jogos que já fiz, donde é que falham mais remates.

EDIT: Aqui está.

Vs Notts County (v 2-0)

Vs WBA (e 1-1)

Contra o WBA em 11 remates, 2 foram á baliza. Começo a desesperar :facepalm:

EDIT: e já agora, uma cena que me tem feito confusão.

Jogo em controlar e imaginem que estou a ganhar 1-0 aos 80m e tenho o jogo "aparentemente" controlado. Que faço? Continuo assim e sujeito-me a um contra-ataque deles, ou mudo para equilibrado ou defensivo ou por aí fora?

Ou estar empatado a 0 aos 80m, meter atacante e tentar o golo mas com o risco de sofrer ou continuar igual?

Desculpem, eu sei que é uma pergunta talvez um pouco "estupida", mas gostava de saber opiniões. ;)

Se tens o jogo controlado é pouco provável que leves um golo em contra-ataque não é?! :-) Se acontece com frequência então não está controlado... ainda que a táctica seja Controlar :-)

Compartilhar este post

Link para o post

A sorte é que temos o Michael para ajudar :handclap:

A 1ª, realmente tens razão, eu nunca tive o hábito de ver jogos completos (dá-me sono), mas acho que desta vez tem de ser.

Quanto á 2ª acho que sim, se o jogo está controlado... Fico sempre com medo de levar 1.

In FM2013, nothing is impossible 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

lol depende do que queres que a tua equipa faça. Já leste o que significam aquelas instruções de banco?

Isso é muito pouco, menos do que 15 não é aceitável.

Já viste um jogo em modo completo para perceber o que se passa?

Distribuir a bola apenas, assim tem mais opções em vez de só ter uma.

Se tens o jogo controlado é pouco provável que leves um golo em contra-ataque não é?! :-) Se acontece com frequência então não está controlado... ainda que a táctica seja Controlar :-)

Por acaso gostava de saber isso..

Podes dizer onde encontrar?

E obrigado pela dica da cena da distribuição :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

El Capone ve m ai estes dois craques: http://imgur.com/lyCP9On , http://imgur.com/pKn3S6a !! Os meus dois matadores, autenticas maquinas na 3a liga! Contratados ambos ao Alcochetense

Aqui o meu grande central: http://imgur.com/ttD8Ci2 .

E a classificaçao do meu Cormecio Industria, dps de campeao do distrital de Setubal e dado com candidato á descida: http://imgur.com/5gYudUq !! Esta equipa é uma maquina trituradora! Faz me lembrar o Man Utd do Cantona

Editado por passonov

Compartilhar este post

Link para o post

El Capone ve m ai estes dois craques: http://imgur.com/V48vNxl , http://imgur.com/pKn3S6a !! Os meus dois matadores, autenticas maquinas na 3a liga!

Aqui o meu grande central: http://imgur.com/HV1F2ka.

E a classificaçao do meu Cormecio Industria, dps de campeao do distrital de Setubal e dado com candidato á descida: http://imgur.com/5gYudUq !! Esta equipa é uma maquina trituradora! Faz me lembrar o Man Utd do Cantona

a jogares com a tua 4x4x2 certo? Vi no topico do Modern Warfare, e peli que vi tens aí uma tática interessante :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

a jogares com a tua 4x4x2 certo? Vi no topico do Modern Warfare, e peli que vi tens aí uma tática interessante :compinchas:

Yap tal e qual!! Smp com o meu 442!!

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso gostava de saber isso..

Podes dizer onde encontrar?

E obrigado pela dica da cena da distribuição :compinchas:

Então? Qualquer pesquisazita no google resolve o assunto

Clique aqui

A sorte é que temos o Michael para ajudar :handclap:

A 1ª, realmente tens razão, eu nunca tive o hábito de ver jogos completos (dá-me sono), mas acho que desta vez tem de ser.

Quanto á 2ª acho que sim, se o jogo está controlado... Fico sempre com medo de levar 1.

In FM2013, nothing is impossible 8-)

Tens melhores resultados se em vez de teres medo de levares 1-1, carregares nos gajos para fazer o 2-0 :-) quem tem medo baixa as calças, quem baixa as calças... não é preciso dizer mais, pois não?! lol

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Michael explica-me uma coisa então tipo tu jogas save com equipas mais fracas de atributos? Se sim jogas com a tua táctica à mesma ou alteras a maneira de jogar? É aí que eu ainda estou um bocado noob, porque com equipas mais forte de atributos consigo por a equipa a jogar bom futebol mas depois com equipas mais fracas não.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael explica-me uma coisa então tipo tu jogas save com equipas mais fracas de atributos? Se sim jogas com a tua táctica à mesma ou alteras a maneira de jogar? É aí que eu ainda estou um bocado noob, porque com equipas mais forte de atributos consigo por a equipa a jogar bom futebol mas depois com equipas mais fracas não.

Não me sinto confortável a treinar outras equipas sem ser o FCPorto :-) mas vou alinhar com o Capone e treinar o Sourense.

Compartilhar este post

Link para o post

Clique aqui

Tens melhores resultados se em vez de teres medo de levares 1-1, carregares nos gajos para fazer o 2-0 :-) quem tem medo baixa as calças, quem baixa as calças... não é preciso dizer mais, pois não?! lol

:funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se não for pedir muito expliquem como e onde vão mexer. E se vão jogar no 451-433.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se não for pedir muito expliquem como e onde vão mexer. E se vão jogar no 451-433.

Não percebi a questão: como e onde vamos mexer no quê?

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo é o seguinte vocês mexem nas instruções individuais dos jogadores? E se mexem no comprimento e temporização eu tenho dificuldade em controlar estes paramentos em conjunto com a linha defensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo é o seguinte vocês mexem nas instruções individuais dos jogadores? E se mexem no comprimento e temporização eu tenho dificuldade em controlar estes paramentos em conjunto com a linha defensiva.

Pois eu tenho dito, re-dito e insistido que não devem mexer nas instruções se não sabem ou não conhecem bem naquilo que estão a mexer, pois tanto as instruções colectivas como individuais estão interligadas e é muito fácil criarem incompatibilidades se se põem a mexer nisto e naquilo. Quaisquer alterações devem ser pontuais e muito específicas se não queremos que sejam alteradas pelas instruções de banco... estas obviamente devem ser usadas, existem para ser usadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Instruções do banco por um lado tem a sua graça, eu só tenho dificuldade aí nas equipas pequenas. Porque nas grandes vai bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Clique aqui

Obrigado :compinchas:

Edit:

Para um 4-3-3/4-5-1 acham estes são uns bons "gritos" ou algo tá mal?(tou verde nisto ainda. Tive a ler aquilo que o Michael disse mas mesmo assim gostava da opinião de alguém mais experiente)

73a0c353f12353ac6b25dfc1b388e260.png

Usando isto no ultimo jogo ficou assim:

5c30baa486d1e9755c69c0f6a01b16a9.png

Editado por PequenoGenio

Compartilhar este post

Link para o post

Uma ajuda a um noob nestes campos:

Que alterações faziam?

Ou que conselhos dão?

Que instruções dariam para uma tatica assim funcionar? 9f431f0f08bbcc5d5a4bb2a3b0e2c4f3.png Quer a nivel de equipa quer a nivel individual. Gostava que o trinco fosse um tampão mas também que fosse ele a iniciar as jogadas... Um Pirlo mais defensivo digamos assim Para já tenho isto assim: 583a3a7329640a50904fc439737a3b0f.png 82213746164a146cbd7534858481dea6.png 43c9193a52df84d316f8514a2e357db3.png 959b51b8b77a69413762049a028df3a4.png d6d176b278c849cf2a34d95a5453d1d5.png 2c2caae2b1cfd93aac5d69cca3587b9b.png c5c5148b1943d5bdfe6ff623127e34c5.png 5df31e920b6659b2e2b2c7e441fdf78e.png 32efc8fa9a83dc12e8303350142f097d.png

Como puseste os números nos slides da táctica? para edições anteriores sei que era uma alteração qualquer no código que se fazia mas neste FM não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

Edit:

Para um 4-3-3/4-5-1 acham estes são uns bons "gritos" ou algo tá mal?(tou verde nisto ainda. Tive a ler aquilo que o Michael disse mas mesmo assim gostava da opinião de alguém mais experiente)

73a0c353f12353ac6b25dfc1b388e260.png

5c30baa486d1e9755c69c0f6a01b16a9.png

As instruções de banco não têm muito a ver com o esquema táctico, é um bocadinho irrelevante se é um 4-3-3 ou outra coisa qualquer. O importante é que aquilo que pretendes que os jogadores executem.

Compartilhar este post

Link para o post

Edit:

http://milfotos.org/images/73a0c353f12353ac6b25dfc1b388e260.png

http://milfotos.org/images/5c30baa486d1e9755c69c0f6a01b16a9.png

Qualquer "grito" pode ser aplicado a qualquer táctica. Como o Michael disse o importante é que os uses para a equipa jogar como tu queres.

Um exercício interessante é, após aplicar os "gritos" que queremos fazer pausa no jogo, ir à parte da táctica e observar como estão agora as instruções da equipa e as instruções dos vários jogadores.

Vais ver que todas elas se alteraram. Olhando depois para como estão essas instruções, rapidamente vais ver se é isso que queres ou não :)

No entanto, um pequeno conselho... se para teres a tua equipa a jogar como tu queres, tiveste que usar 8 "gritos" então algo está mal na tua táctica inicial, pois com tanto "grito" tu acabaste de mudar a tua táctica do dia para a noite.

Com esses gritos mudaste:

- colocação da linha defensiva

- Largura de jogo

- Pressão da equipa

- agressividade da equipa

- estilo de passe dos defesas

- estilo de passe e correr com a bola dos jogadores do meio campo

- correr com a bola, segurar bola, estilo de passe dos extremos

- estilo de passe, correr com a bola e mentalidade dos laterais

E isto é o que eu reparo logo de repente. :mrgreen: Parece-me que é muita coisa, mas é só uma opinião

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Como puseste os números nos slides da táctica? para edições anteriores sei que era uma alteração qualquer no código que se fazia mas neste FM não sei.

Há skins já com os números nas barras

Compartilhar este post

Link para o post

El Capone ve m ai estes dois craques: http://imgur.com/lyCP9On , http://imgur.com/pKn3S6a !! Os meus dois matadores, autenticas maquinas na 3a liga! Contratados ambos ao Alcochetense

Aqui o meu grande central: http://imgur.com/ttD8Ci2 .

grandes maquinas :biggrin: que divisao é essa?

Compartilhar este post

Link para o post

2v8n2w9.jpg

cuidado com o anadia ao intervalo tava 1-1 obrigaram-me a ter que criar uma tactica de ataque, sair a pressionar de tal maneira que estavam a conseguir anular o meu tiki taka mas felizmente correu bem e seguimos em frente :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer "grito" pode ser aplicado a qualquer táctica. Como o Michael disse o importante é que os uses para a equipa jogar como tu queres.

Um exercício interessante é, após aplicar os "gritos" que queremos fazer pausa no jogo, ir à parte da táctica e observar como estão agora as instruções da equipa e as instruções dos vários jogadores.

Vais ver que todas elas se alteraram. Olhando depois para como estão essas instruções, rapidamente vais ver se é isso que queres ou não :)

No entanto, um pequeno conselho... se para teres a tua equipa a jogar como tu queres, tiveste que usar 8 "gritos" então algo está mal na tua táctica inicial, pois com tanto "grito" tu acabaste de mudar a tua táctica do dia para a noite.

Com esses gritos mudaste:

- colocação da linha defensiva

- Largura de jogo

- Pressão da equipa

- agressividade da equipa

- estilo de passe dos defesas

- estilo de passe e correr com a bola dos jogadores do meio campo

- correr com a bola, segurar bola, estilo de passe dos extremos

- estilo de passe, correr com a bola e mentalidade dos laterais

E isto é o que eu reparo logo de repente. :mrgreen: Parece-me que é muita coisa, mas é só uma opinião

Esperemos que a equipa do PequenoGénio seja o Busan :-)

Como dizia o outro, quem sabe sabe... e o keyser soze é que sabe :-) portanto a ideia não é dar instruções de banco que nos mudem a táctica dos pés à cabeça. Para isso é que há ao lado das barras uns quadradinhos que podemos marcar, quando se marca pode-se mexer na barra mas.... mas... ficando o quadradinho marcado e deixarmos a barra como no original, funciona como um travão para que não se altere a instrução quando usamos os gritos. Isto ficou perceptível ??? Ok, imaginemos um CJA que ataca, a instrução de Correr com Bola é Regularmente mas há gritos que alteram o Correr com Bola dos jogadores. Imaginemos que mesmo dando o grito, queremos sempre que o nosso CJA seja um fuçangas que corre com a bola para todo o lado, ok, marcamos o quadradinho e deixamos a barra em Regularmente.

Nesse conjunto de instruções de banco, possivelmente não precisas de usar Jogar a Partir da Defesa pois isto basicamente encurta o passe dos defesas, algo que já poderá estar definido nas instruções individuais, as restantes é uma questão de seguires o conselho do keyser e verificares que mudanças ocorrem na táctica quando dás as instruções de banco.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...