Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Vocês pegam numa equipa, e procuram usar o vosso esquema base, adaptando-a, ou vocês é que se adaptam a ela? É que eu tenho alguns esquemas que gosto, mas procuro jogar da forma melhor para o plantel que tenho. Aliás, vem no seguimento de outra questão, vocês só têm um esquema base? Ou têm vários esquemas baseados no mesmo modelo de jogo e que alteram conforme a competição, adversário, tatica do adversário etc???? É que eu no Partizan tenho 3 esquemas diversos e vou usando conforme acho ideal. Até agora tenho-me saido bem. Um 4-2-3-1, um 4-1-3-2 e um 3-5-1-1, que não pode parecer mas não quer dizer que seja defensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

:-) Isto já faço, os meus médios - excepto o médio defensivo - jogam pelos flancos, assim procuram sempre o espaço para receber a bola e passá-la em melhores condições.

quando falas em alas referes-te aos defesas ou aos avançados interiores?

mas eu nao tenho os medios a jogar pelos flancos, tenhos a jogar normal, tenho-os é a mover-se da posiçao, quando falo em alas é os alas mesmo, os defesas laterais, mas isto depende das equipas e das estrategias de cada um, o que mais gosto na minha tactica é que quando estou empatado pu ate mesmo a eprder sou a equipa que esta a jogar melhor, estou ancioso para por isto em pratica numa tactica grande, aqui na 2ª divisao foi limpinho tou a 15 pontos de diferença do segundo lugar os jogadores ja começam os jogos complacentes loool mas ja ando a tentar mudar isso com palastras e conferencias de emprensa, em ralaçao aquilo que disse do 442 ainda é algo que esta por testar, é so mesmo uma ideia

Vocês pegam numa equipa, e procuram usar o vosso esquema base, adaptando-a, ou vocês é que se adaptam a ela? É que eu tenho alguns esquemas que gosto, mas procuro jogar da forma melhor para o plantel que tenho. Aliás, vem no seguimento de outra questão, vocês só têm um esquema base? Ou têm vários esquemas baseados no mesmo modelo de jogo e que alteram conforme a competição, adversário, tatica do adversário etc???? É que eu no Partizan tenho 3 esquemas diversos e vou usando conforme acho ideal. Até agora tenho-me saido bem. Um 4-2-3-1, um 4-1-3-2 e um 3-5-1-1, que não pode parecer mas não quer dizer que seja defensivo.

eu gosto sempre de meter a equipa a jogar consuante ao que se adapta melhor a tactica mais favoravel aos seus atributos e jogadores mas como estou na 2ª div e aqui os atributos é tudo abaixo de 10 podes por a euipa a treinar a equipa que queiras visto que se dapatam a qualquer uma lol

e agora estou a tentar aqui mais outra ideia mas é para a minha tactica de ataque, que é outra que estoua desenvolver para quando as coisas nao estou a correr bem tipo 0-0 ao intervalo

Compartilhar este post

Link para o post

el_capone :handclap:

Gostei muito do teu raciocinio. Sem dúvida que irei experimentar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

el_capone :handclap:

Gostei muito do teu raciocinio. Sem dúvida que irei experimentar ;)

exprimenta comigo ta a correr bem, mas o que o michael disse dos medios centros a jogar pelos flancos tambem me parece interessante, vou testar, pode ser que melhor ainda mais

Compartilhar este post

Link para o post

O mesmo princípio pode ser usado de forma diferente: focar o passe pelos flancos e por os medios a correr com a bola. Teoricamente, desta forma, o adversário vai ter que abrir mais espaço, ter os seus jogadores mais afastados por a bola andar pelos flancos e os médios entram pelo meio com a bola :-)

exprimenta comigo ta a correr bem, mas o que o michael disse dos medios centros a jogar pelos flancos tambem me parece interessante, vou testar, pode ser que melhor ainda mais

O jogar pelos flancos não é que os gajos vão andar pelas alas :-) vão é procurar o espaço entre os jogadores adversários.

Eu tenho o foco no passe misto, os médios de apoio e ataque jogam pelos flancos, logo também funcionam como apoio aos jogadores que estão nas alas, aproximam-se mais e com mais facilmente fazem triangulações. Também são os únicos que correm com a bola mas só às vezes (e o meu nº10 também, joga como avançado).

Compartilhar este post

Link para o post

:-) Isto já faço, os meus médios - excepto o médio defensivo - jogam pelos flancos, assim procuram sempre o espaço para receber a bola e passá-la em melhores condições.

quando falas em alas referes-te aos defesas ou aos avançados interiores?

A questão dos médios e no caso do tiki-taka tem a ver com conseguir-se que um baixe para vir buscar a bola e transporte o jogo (como faz o Xavi), daí que se use um construtor recuado (os outros não o fazem). Depois há o papel a atribuir ao outro médio - que fará de Iniesta. Na minha opinião, é logo de eliminar a opção de construtor recuado, médio box-to-box e médio recuperador de bolas, pelo que resta ou o médio centro ou o construtor avançado... qualquer das opções poderá ser ou apoiar ou atacar.

Quanto à questão do foco no passe até é engraçado falares nisso porque essa é precisamente a questão que surge com a dupla opção dos gritos Jogar mais Afunilado / Explorar os Flancos ou Jogar mais Largo / Explorar o Meio. Basicamente envolves muito mais os teus laterais (estou a deduzir que falas dos teus alas como sendo os laterais) quer por subirem e correrem com bola, quer por lhes dar espaço ao concentrares o jogo mais pelo meio. Tenho dúvidas é que possa ser demasiado arriscado que corram frequentemente com a bola, pois se a perdem a equipa fica descompensada e levas um contra-ataque rapidamente... mas que é uma excelente ideia, lá isso é :-)

é excatamente isso que queria por os medios centroa afazer, sim sao os latarais que jogam como alas, seria arrsicado se eles tivessem marcados mas jogo joga-se pelo centro eles começam a aparecer sempre livres de marcaçao e mesmo tendo a instruçao de correr com a bola frequentemente nao o fazem mandam para o meio ou fazem passe a rasgar na frente e so correm com a bola quando tem mesmo o corredor livre ai correm e cruzam,se calhar é por eu ter posto a liberdade creativa mais expressivo nao sei, é por isso que quero apanhar uma equipa forte para ver como corre, mas ja me disseram que testaram e ta a resultar mas deixa ver eu daqui so saio quando ganhar a champions com o sousense loool

Compartilhar este post

Link para o post

quote name='el_capone' date='25 Abril 2013 - 10:32 ' timestamp='1366925557' post='8580322']

mas por exemplo acho que em tactica do estilo 442 isto ja nao funciona e isto pq? pq sao tacticas que nao tem tanta gente no meio campo, mas ai é o contarrio, ai onde queremos ter mais espaço livre? é no meio visto que queremos ter o construtor de jogo livre entao ai talvez funcione melhor ter um passe pelos flancos para abrir mais o jogo e os homens do meio terem sempre mais espaço para jogar

Falando em 442...se reparares o meu 442 enquandra se no teu raciocinio! ou seja se vires as minhas instruçoes tenho o foco de passe misto e isto pq!? 1o pq quero que a equipe explore os flancos e dps pq o meio campo apenas tem um medio centro! Dps tenho comprimento normal! O que é que acontece para ai umas 90% das vezes, mesmo nao usando organizador ou medio construtor, a saida de jogo da minha equipa passe smp pelo segundo passe entrar no medio centro ou num avançado que por sua vez normalmente coloca a bola numa das alas, onde acontece o meu extremo ter corredor aberto ou ficar 2 para 1 com a subida do lateral!!! Dps tudo depende da reacçao da equipa adversaria, pq mm tendo o extremo a jogar colado á linha, qd a defesa fecha bem ele faz tabela com o avancado cortado para dentro! Nao é um tiki taka mas tenho quase smp mais de 55% de posse de bola

Compartilhar este post

Link para o post

Falando em 442...se reparares o meu 442 enquandra se no teu raciocinio! ou seja se vires as minhas instruçoes tenho o foco de passe misto e isto pq!? 1o pq quero que a equipe explore os flancos e dps pq o meio campo apenas tem um medio centro! Dps tenho comprimento normal! O que é que acontece para ai umas 90% das vezes, mesmo nao usando organizador ou medio construtor, a saida de jogo da minha equipa passe smp pelo segundo passe entrar no medio centro ou num avançado que por sua vez normalmente coloca a bola numa das alas, onde acontece o meu extremo ter corredor aberto ou ficar 2 para 1 com a subida do lateral!!! Dps tudo depende da reacçao da equipa adversaria, pq mm tendo o extremo a jogar colado á linha, qd a defesa fecha bem ele faz tabela com o avancado cortado para dentro! Nao é um tiki taka mas tenho quase smp mais de 55% de posse de bola

exactamente o 442 é exactamente o oposto do que se faz no 4-5-1 ou numa tactica com 3 medios, o importante é encontrar espaços e tentar ter sempre a bola rolar por onde a quipa joga melhor e tem mais força, agora veio-me aqui uma ideia para um 4-5-1 tambem mas com extremos e um avançado completo ou ponta lança

Compartilhar este post

Link para o post

é excatamente isso que queria por os medios centroa afazer, sim sao os latarais que jogam como alas, seria arrsicado se eles tivessem marcados mas jogo joga-se pelo centro eles começam a aparecer sempre livres de marcaçao e mesmo tendo a instruçao de correr com a bola frequentemente nao o fazem mandam para o meio ou fazem passe a rasgar na frente e so correm com a bola quando tem mesmo o corredor livre ai correm e cruzam,se calhar é por eu ter posto a liberdade creativa mais expressivo nao sei, é por isso que quero apanhar uma equipa forte para ver como corre, mas ja me disseram que testaram e ta a resultar mas deixa ver eu daqui so saio quando ganhar a champions com o sousense loool

Vou experimentar claro :-)

Não sentes que afunilam demasiado o jogo? É que para todos os efeitos, focar o passe pelo centro acaba por retirar opções de passe aos jogadores. Possivelmente, não sentes que aconteça porque deste liberdade criativa e eles borrifam-se um bocadinho nas instruções :-)

Compartilhar este post

Link para o post

exactamente o 442 é exactamente o oposto do que se faz no 4-5-1 ou numa tactica com 3 medios, o importante é encontrar espaços e tentar ter sempre a bola rolar por onde a quipa joga melhor e tem mais força, agora veio-me aqui uma ideia para um 4-5-1 tambem mas com extremos e um avançado completo ou ponta lança

Bom, depois de ter visto o teu raciocinio e os comentários do Michael Andrews, vou experimentar aplicar-los num 4-5-1. Depois digo como está a correr ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou experimentar claro :-)

Não sentes que afunilam demasiado o jogo? É que para todos os efeitos, focar o passe pelo centro acaba por retirar opções de passe aos jogadores. Possivelmente, não sentes que aconteça porque deste liberdade criativa e eles borrifam-se um bocadinho nas instruções :-)

nao tenho sentido isso eles ate alargam bem secalhar é de terem a lberdade creativa mais expressivo lool mas tem corrido bastante bem, trocam a bola no meio puxam o adversario para o meio ficando as alas livres depois tocam a bola para as alas e vem eles feito malucos uns tres a querer roubar abola e abrem esaço no meio campo lol acabo sempre pq conseguir abrir muitos espaços

Bom, depois de ter visto o teu raciocinio e os comentários do Michael Andrews, vou experimentar aplicar-los num 4-5-1. Depois digo como está a correr ;)

:compinchas: é isto é que se quer, o pessoal ai todo a debater ate encontrarmos a tactica master lool

Compartilhar este post

Link para o post

nao tenho sentido isso eles ate alargam bem secalhar é de terem a lberdade creativa mais expressivo lool mas tem corrido bastante bem, trocam a bola no meio puxam o adversario para o meio ficando as alas livres depois tocam a bola para as alas e vem eles feito malucos uns tres a querer roubar abola e abrem esaço no meio campo lol acabo sempre pq conseguir abrir muitos espaços

:compinchas: é isto é que se quer, o pessoal ai todo a debater ate encontrarmos a tactica master lool

:-) assim uma espécie de santo graal

Tenta também o contrário, focar o passe nos flancos e os médios a correr com bola, é capaz também de funcionar, pelo menos deveria funcionar e obriga logo o adversário a abrir espaço para ir cobrir as alas.

Compartilhar este post

Link para o post

:-) assim uma espécie de santo graal

Tenta também o contrário, focar o passe nos flancos e os médios a correr com bola, é capaz também de funcionar, pelo menos deveria funcionar e obriga logo o adversário a abrir espaço para ir cobrir as alas.

tambem faz sentido secalhar ate é o ideal para a minha tactica de ataque, mas so amanha que tenho que ir deitar que amanha é dia de trabalho :cadeirada: lol bem fiqueim bem e bons resultados, amanha ha mais :adeus:

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja num 4~5~1/4~3~3 colocar os mésios centro a jogar pelos flancos e a mover-se da posição ajuda?

Olha, eu fiz isso.

Resultado: Dei 1-3 a uma equipa turca para a LE, dei 5-1 ao Betis e dei 6-0 ao Bnei Yehuda para a LE. Ah, sou o Athletic.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu fiz isso.

Resultado: Dei 1-3 a uma equipa turca para a LE, dei 5-1 ao Betis e dei 6-0 ao Bnei Yehuda para a LE. Ah, sou o Athletic.

Eu uso um CJR-apoiar e um MC-atacar....

Vou experimentar

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso um CJR-apoiar e um MC-atacar....

Vou experimentar

Eu uso CJA (at.) e MC (apoiar), e claro um MD (def.). Se precisares de alguma ajuda, diz :compinchas:

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso CJA (at.) INIESTA e MC (apoiar)XAVI, e claro um MD (def.). Se precisares de alguma ajuda, diz :compinchas:

Mas como tens os dois? mover de posição e jogar pelos flancos?

Compartilhar este post

Link para o post

Podem experimentar várias alternativas, depende do papel dos médios

por exemplo, 1 CJR e 1 CJA

- cjr mantém a posição e jogo largo normal / cja sai da posição joga nos flancos

- ambos a sair da posição e a jogar nos flancos

- ambos a sair da posição c/ jogo largo normal

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como tens os dois? mover de posição e jogar pelos flancos?

Sim. Tal como explicou o El_capone.

2vnjfrp.png

É a tática que tenho usado. O CJA e o MC com "mover de posição" e "jogar pelos flancos" no jogo largo. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu coloquei CJR-Apoiar (Xavi) e um MC-Atacar(Iniesta)

336a85edfb907b9d4ca876c362834a5d.png

Ambos a sair da posição e a jogar nos falncos

A equipa tem o foco de passe misto

O Michael é um grande entendido disto tou a ver :compinchas:

Editado por PequenoGenio

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso CJA (at.) e MC (apoiar), e claro um MD (def.). Se precisares de alguma ajuda, diz :compinchas:

Isso pode criar demasiado espaço entre o MD e os outros médios.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso pode criar demasiado espaço entre o MD e os outros médios.

Por enquanto não tenho notado isso, mas mesmo assim como aconselhas? Um CJA e um CJR? Faz-me muita confusão usar dois CJ numa tática :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta a opção do pequeno génio, usar o CJR como construtor, desce mais para vir buscar jogo e um médio centro a atacar ou a apoiar (agora não estou em frente ao jogo e não sei de cor as instruções individuais). De qualquer modo, é sempre bom os 3 médios terem papéis diferentes para que se completem (defender, apoiar, atacar). Disse que podia abrir demasiado espaço porque tens um médio defensivo que mantém a posição e os outros dois vão embora para a frente por causa do Correr de Fundo, o que pode fazer com que o médio defensivo fique isolado e com menos opções de passe... mas se não notas que aconteça, melhor ainda :-)

Convém também ter presente que ter os médios a sair das posições (com ou sem jogo pelos flancos) também implicar perigos: perdas de bola podem ser aproveitadas pelo adversário e depois não está lá nenhum médio para dar cobertura... bom, há que contar com o bom desempenho do médio defensivo :-)

Eu coloquei CJR-Apoiar (Xavi) e um MC-Atacar(Iniesta)

336a85edfb907b9d4ca876c362834a5d.png

Ambos a sair da posição e a jogar nos falncos

A equipa tem o foco de passe misto

O Michael é um grande entendido disto tou a ver :compinchas:

A partir dessa imagem pode-se tentar algumas possibilidades, por exemplo, podes ter uma ala a fazer sobreposição (o extremo Corre de Fundo raramente / às vezes e o lateral a correr de fundo frequente) enquanto na outra ala não fazes sobreposição. Com ou sem sobreposição também podes experimentar de um lado um extremo e do outro um avançado interior... enfim, alternativas não faltam, o bom é conseguir-se resultados :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto, na comunidade SI desenrola-se um interessante debate sobre mentalidade / liberdade criativa :-) Deve ser dos temas que mais tem gerado controvérsia, ajudado pelo facto do manual do jogo nada esclarecer ou o que esclarece, esclarece mal :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...