Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Tenta a opção do pequeno génio, usar o CJR como construtor, desce mais para vir buscar jogo e um médio centro a atacar ou a apoiar (agora não estou em frente ao jogo e não sei de cor as instruções individuais). De qualquer modo, é sempre bom os 3 médios terem papéis diferentes para que se completem (defender, apoiar, atacar). Disse que podia abrir demasiado espaço porque tens um médio defensivo que mantém a posição e os outros dois vão embora para a frente por causa do Correr de Fundo, o que pode fazer com que o médio defensivo fique isolado e com menos opções de passe... mas se não notas que aconteça, melhor ainda :-)

Convém também ter presente que ter os médios a sair das posições (com ou sem jogo pelos flancos) também implicar perigos: perdas de bola podem ser aproveitadas pelo adversário e depois não está lá nenhum médio para dar cobertura... bom, há que contar com o bom desempenho do médio defensivo :-)

A partir dessa imagem pode-se tentar algumas possibilidades, por exemplo, podes ter uma ala a fazer sobreposição (o extremo Corre de Fundo raramente / às vezes e o lateral a correr de fundo frequente) enquanto na outra ala não fazes sobreposição. Com ou sem sobreposição também podes experimentar de um lado um extremo e do outro um avançado interior... enfim, alternativas não faltam, o bom é conseguir-se resultados :-)

Eu tenho o médio defensivo com mentalidade ultra defensiva e pressão apenas no meio campo para não sair muito da posição. Tal como os DC para compensarem as subidas dos laterais.

Os extremos como convem ter no jogo largo? Colado à linha ou normal?

Editado por PequenoGenio

Compartilhar este post

Link para o post

el capone com isso do foco do passe para o meio, tipo os laterais não estão a aparecer em zonas de finalização?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o médio defensivo com mentalidade ultra defensiva e pressão apenas no meio campo para não sair muito da posição. Tal como os DC para compensarem as subidas dos laterais.

Os extremos como convem ter no jogo largo? Colado à linha ou normal?

Certo, mas convém que depois entre o médio defensivo e os outros dois médios não se crie demasiado espaço.

Se os pretendes como extremos, aproveita a instrução por defeito (jogar colado à linha), obriga o adversário a estender-se mais no campo e abre mais espaços no meio... o que podes então aproveitar colocando os médios a jogar pelos flancos, pois irão tentar aproveitar esses espaços.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, mas convém que depois entre o médio defensivo e os outros dois médios não se crie demasiado espaço.

Se os pretendes como extremos, aproveita a instrução por defeito (jogar colado à linha), obriga o adversário a estender-se mais no campo e abre mais espaços no meio... o que podes então aproveitar colocando os médios a jogar pelos flancos, pois irão tentar aproveitar esses espaços.

Como devo entao colocar o meio defensivo a nivel de pressao e mentalidade?

Já agora.. Como anular o MAC do adversário quando eles jogam em 4-2-3-1.. A jogar em 4-3-3/4-5-1 tenho sempre dificuldades com equipas que usam esse esquema tatico

Compartilhar este post

Link para o post

Como devo entao colocar o meio defensivo a nivel de pressao e mentalidade?

Já agora.. Como anular o MAC do adversário quando eles jogam em 4-2-3-1.. A jogar em 4-3-3/4-5-1 tenho sempre dificuldades com equipas que usam esse esquema tatico

A melhor maneira é não mexeres nas barras :-) se o criador de tácticas define as instruções por alguma razão é :-) Lá está, essa dificuldade advém do distanciamento que tens entre o MD e os outros dois médios. Por isso é que é bom usar um CJR, tem a mentalidade mais baixa que o MD e não corre de fundo, pelo que também preenche mais esse espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor maneira é não mexeres nas barras :-) se o criador de tácticas define as instruções por alguma razão é :-) Lá está, essa dificuldade advém do distanciamento que tens entre o MD e os outros dois médios. Por isso é que é bom usar um CJR, tem a mentalidade mais baixa que o MD e não corre de fundo, pelo que também preenche mais esse espaço.

Entao é melhor deixar o MD a pressionar no campo todo?

Compartilhar este post

Link para o post

Por tanto estás a dizer que a melhor maneira é utilizar um MD (def.), um MC (at.) e um CJR (apo.). É isto certo?

Compartilhar este post

Link para o post

el capone com isso do foco do passe para o meio, tipo os laterais não estão a aparecer em zonas de finalização?

nao, estao a aparecer soltos na frente sem marcaçao, maior parte das vezes tocam o bola curta para o meio ou fazem passe a rasgar a defesa, mas tambem ja os vi a fazer cruzamentos

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a dizer que devem ter cuidado nos papeis que atribuem aos médios para que não tenham o problema de surgir demasiado espaço que é aproveitado pelo adversário. Não se esqueçam que Correr de Fundo significa movimentação ofensiva sem bola, isto é, o jogador sem a bola chega à frente e fá-lo tanto mais cedo quanto maior (mais atacante) for a mentalidade dele. Ora, se tivermos um MD com a mentalidade muito defensiva e à sua frente dois médios que correm de fundo (às vezes / frequente) e mentalidade ofensiva, isto vai criar um buraco entre o MD e os outros dois.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

nao, estao a aparecer soltos na frente sem marcaçao, maior parte das vezes tocam o bola curta para o meio ou fazem passe a rasgar a defesa, mas tambem ja os vi a fazer cruzamentos

A mim estão a aparecer muito em zonas de finalização com a mentalidade a 10.

Estes treinos são realmente um lixo.

Mesmo. Acho deviam voltar ao sistema antigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar tens Correr de Fundo frequente :-)

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal.,

ja algumas pessoas me pediram a tactica que estou a usar agora mas a verdade é que nao sei como a dar lol logo quando xegar a casa quero por aqui a minha tactica mas preciso da vossa ajuda, o michael ja me tinha ensinado a uns tempos atras um site para a por e como fazer mas ja nao me recordo, senao for pedir muito alguem que me ensine a por aqui no forum a mnha tactica, obrigado

jogas a atacar ou a controlar?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que deviam era fazer o mix entre os treinos do ano passado e os treinos antigos onde escoliamos o que faziamos diariamente.

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal.,

ja algumas pessoas me pediram a tactica que estou a usar agora mas a verdade é que nao sei como a dar lol logo quando xegar a casa quero por aqui a minha tactica mas preciso da vossa ajuda, o michael ja me tinha ensinado a uns tempos atras um site para a por e como fazer mas ja nao me recordo, senao for pedir muito alguem que me ensine a por aqui no forum a mnha tactica, obrigado

jogas a atacar ou a controlar?

El_capone

É bastante fácil. Vais a ESTE site, carregas em "browse" e vais á pasta onde tens a tática. Depois carregas em "Start Upload", e vai aparecer o link.

Depois vens aqui ao tópico, carregas em "inserir link", e copias o link da tática.

Atenção, no link da tática copia só a partir do "www.", o http:// tem que ser o que aparece no quadradinho aqui do tópico.

Espero não ter complicado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Ou esse ou o mediafire

Afinal do que se queixam vocês em relação aos treinos ????

Queixo-me que não há ciência nenhuma...Tá tudo predefinido. Não te obriga a pensar no assunto para chegar a um objetivo. Além disso metes um pouco de carga e os jogadores ficam logo descontentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Queixo-me que não há ciência nenhuma...Tá tudo predefinido. Não te obriga a pensar no assunto para chegar a um objetivo. Além disso metes um pouco de carga e os jogadores ficam logo descontentes.

É mesmo! Eu tenho em "coesão de equipa" e "média", quando só tenho jogos de 5 em 5 dias dou 1 ou 2 dias de descanso e mesmo assim anda sempre descontentes :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado mais logo ja vou tratar disso, olha eu entao é ao contrario eu tenho os treinos em muito alto pq o unico preparador fisico que tenho é o treinador adjunto lool e mesmo assim é uma nodoa e os jogadores dizem que devia aumentar a carga lool mas a carga ja ta no maximo e ja tirei os descansos e tudo lol devia haver a opçao treinar de sol a sol sem parar so paravam para comer a beber agua loool abumba loool

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso carga Muito Alta na pré-época, mesmo que haja alguns descontentes. Logo que as barras ficam cheias, altero para carga Média, preparação de jogo a 30% e só dou folga no dia a seguir aos jogos. E se for semanas com 3 jogos não há folga para ninguém. Ninguém se queixa dos treinos e os jogadores até se sentem estimulados com os treinos :-) Qual é a dificuldade disto ?

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho gajos com 35 anos a evoluir como se tivesse 20 :biggrin: pelo que me apercebi a evoluçao tem a ver com a quantidade de vezes que eles jogam e com os resultados que se tem, visto que aqui eu raramente rodo o plantel, so quando tenho lesoes pq sao todos uns sepos lool mas isto é so rir, tenho um treinador adjunto com meia estrela lool e é o unico preparador fisico e estes gajos evoluem como se nao houvesse amanha :lolada:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso carga Muito Alta na pré-época, mesmo que haja alguns descontentes. Logo que as barras ficam cheias, altero para carga Média, preparação de jogo a 30% e só dou folga no dia a seguir aos jogos. E se for semanas com 3 jogos não há folga para ninguém. Ninguém se queixa dos treinos e os jogadores até se sentem estimulados com os treinos :-) Qual é a dificuldade disto ?

Nenhuma. Fica com o Stoijkovic no plantel, que fica chateado com os treinos, amua. É o capitão e a equipa fica desmotivado porque o capitão não se esforça.lol

Compartilhar este post

Link para o post

Fds, os meus jogadores têm os pés tortos. Em 20 remates, só 6 é que vão á baliza, e tendo em conta que a maioria é mesmo á entrada da área ou dentro, deixa-me muito preocupado :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Os gajos que se queixam dos treinos, converso com eles e digo-lhes que se querem continuar no clube têm que se esforçar mais... ficam logo mansinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...