Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Tou a jogar agora um amigavel contra o braga, vai nos 72' e tou a ganhar 1-0 mas tá a ser uma m*rda.

Estes gajos jogam mal pa crl! Falham passes quando têm jogadores livres, baixei o correr de fundo aos extremos para lhes dar mais linhas de passe. As vezes a bola ta no central, ele tem o lateral ou o Mdef, sozinho e chuta lá pa frente, ja tive de lhes baixa o passe para curto e outros pa misto, um pouco acima do curto, mas têm a % de passes completos entre os 75% e os 80%.

Edit: curiosamente, depois de vir aqui começaram a jogar melhor e ganhei 2-0 e no fim nos comentários aparecia, "o benfica vence e convence", mas isto tá tudo maluco ou que?

Jogam bem 10 minutos e dizem logo que jogamos pa caraças.

Jogar bem não significa que se ganhem os jogos todos e muito menos significa que se ganhem com goleadas :-)

O facto de acontecer isso com o defesa implica que observes se: a) foi um passe fortuito ou se acontece com frequência b) se realmente tem linha de passe para o lateral ou para o MD então das duas uma: 1) ou tem passes a rasgar nas instruções 2) ou tem passes a rasgar nos movimentos preferidos 3) ou a mentalidade dele está demasiado ofensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta preciso de ajuda, é o seguinte estou a desenvolver um 4x2x3x1 e acho que falta mesmo pouquinho para ser a tatica perfeita o problema é que não consigo criar muitas oportunidades e objetivas e o meu PL é raro fazer golos, quanto á posse é mesmo muito boa tenho imensa e ja agora precisava de uma melhoria na defesa, pode-me ajudar?

eu acho que estas construir lento demais e isso faz com que o adversario consiga fazer bem as marcaçoes, deve haver poucas linhas de passe para o teu ponta lança, verifica se a jogares tao aberto se ha linhas de passe, embora tenhas muita posse pode ser so ca atras da linha de meio campo e na frente teres os jogadores todos marcados

Boas ontem com as pequenas modificações notei melhorias defensivas mas o ataque e as oportunidades deixam a desejar a posse está em 65% o PL joga quase sempre a 6.61/6.70.

Eu até optei por jogar afunilado para unir mais a equipa mas noto que a defender já não levo com tanto perigo, achas que ajudava por um defesa a bloquear e outro a cobrir?

o problema nao esta no jogar mais afunilado apenas, esta que tu estas a construir jogo de vagar de forma lenta e depois tens os teus extremos a atacar ou seja a subir de fundo frequentemente, e isso faz com que nao haja linahs de passe que eles tao sempre la a afrente, exprimenta por a correr de fundo so as vezes para dar apoio na troca de bola e talvez asism tambem arraste o laterais dando mais espaço ao ponta lança mas tambem devias aumentar um bocado a temporizaçao no meu ver

pessoal numa táctica de 4-5-1 quais jogadores devem correr com a bola frequentemente ? os extremos e o PL só ? e correr de fundo ao máximo deve ser m os extremos o PL e 1 dos MC ?

extremos e ponta lança

acham que se puser o avancado a nº10 a correr de fundo raramenye e os meus avançados interiores a correr de fundo frequentemente eles vao aparecer mais no espaço para os passes de morte?

sem duvida

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal estou a tentar montar 1 4-4-2 , as instruções individuais estão todas por defeito o que acham das instruções a equipa e tarefas dos jogadores , esta táctica e para usar numa equipas das zonas tugas , queria que a equipa atacá-se bem mas não demasiado de modo que não fiquem de pois só os DC as defender

GJacBZ1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal estou a tentar montar 1 4-4-2 , as instruções individuais estão todas por defeito o que acham das instruções a equipa e tarefas dos jogadores , esta táctica e para usar numa equipas das zonas tugas , queria que a equipa atacá-se bem mas não demasiado de modo que não fiquem de pois só os DC as defender

acho que vais jogar largo demais e se vais jogar com uma filosofia equilibrada poem esses laterais a atacar senao vais partir a equipa, fica tudo distanciado uns dos outros

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Jogar bem não significa que se ganhem os jogos todos e muito menos significa que se ganhem com goleadas :-)

O facto de acontecer isso com o defesa implica que observes se: a) foi um passe fortuito ou se acontece com frequência b) se realmente tem linha de passe para o lateral ou para o MD então das duas uma: 1) ou tem passes a rasgar nas instruções 2) ou tem passes a rasgar nos movimentos preferidos 3) ou a mentalidade dele está demasiado ofensiva.

Pois o problema é que eles n estavam a jogar nada e ainda tou com uns problemas na gestão da posse de bola, é baixa(50-55%), eles continuam a fazer passes para onde n está ninguem. Isso deve dever-se á coesão de equipa porque aquilo é tudo jogadores novos.

Mas aqui tá um exemplo daqui-lo do central. O roderick cortou a bola, tinha duas linhas de passe seguras e ficou a segurar(sem ter o segurar a bola ligado e com o perder tempo em raro) e quando foi pressionado despachou logo a bola que foi parar a um adversário e pimba! golo deles!

ncn.png

Compartilhar este post

Link para o post

Não mexe nas barras

Vê os jogos

Observa o que está mal, o que pode ser melhorado

Compartilhar este post

Link para o post

acho que vais jogar largo demais e se vais jogar com uma filosofia equilibrada poem esses laterais a atacar senao vais partir a equipa, fica tudo distanciado uns dos outros

e os avançados ? estou a pensar em por 1 como jogador alvo ou PL fixo o que achas e o outro deixo em PL recuado

Compartilhar este post

Link para o post

Pois o problema é que eles n estavam a jogar nada e ainda tou com uns problemas na gestão da posse de bola, é baixa(50-55%), eles continuam a fazer passes para onde n está ninguem. Isso deve dever-se á coesão de equipa porque aquilo é tudo jogadores novos.

Mas aqui tá um exemplo daqui-lo do central. O roderick cortou a bola, tinha duas linhas de passe seguras e ficou a segurar(sem ter o segurar a bola ligado e com o perder tempo em raro) e quando foi pressionado despachou logo a bola que foi parar a um adversário e pimba! golo deles!

1- Por acaso essa posição onde joga o Roderick não está definida como Defesa Limitado?

2- Mexeste na mentalidade ou na liberdade criativa dessa posição ?

Compartilhar este post

Link para o post

mete la ai as SS da tua tactica

e os avançados ? estou a pensar em por 1 como jogador alvo ou PL fixo o que achas e o outro deixo em PL recuado

depende, quem sao os teus avançados?

Compartilhar este post

Link para o post

achei que fosse deviado a temporizaçao ou perder tempo mas afinal nao é, secalhar é mesmo pelo facto do roderick ainda nao se ter adaptado, mas se estas na primeira epoca pq é que nao jogas com o garay e o luisao? tirando isso eu so vejo um problema é como tens um jogador defenido como jogador alvo a tendencia secalhar do roderick foi ter tantado meter no lima rapidamente dai ter saido pontape para a frente, como é que ele tem defenido o passe? ve la se o roderick nao tem cruzar para jogador alvo, se tiver desmarca, mete para misto

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

achei que fosse deviado a temporizaçao ou perder tempo mas afinal nao é, secalhar é mesmo pelo facto do roderick ainda nao se ter adaptado, mas se estas na primeira epoca pq é que nao jogas com o garay e o luisao? tirando isso eu so vejo um problema é como tens um jogador defenido como jogador alvo a tendencia secalhar do roderick foi ter tantado meter no lima rapidamente dai ter saido pontape para a frente, como é que ele tem defenido o passe? ve la se o roderick nao tem cruzar para jogador alvo, se tiver desmarca, mete para misto

Não vou tanto por aí. Eventualmente poderia ser devido à mentalidade e liberdade criativa do defesa face aos seus atributos mas isto se for algo que aconteça com frequência. Se é esporádico, então a explicação pode ser mais simples e no entanto é uma que o pessoal tem tendência para se esquecer: é que tal como no jogos reais, no FM os jogadores também cometem erros :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo com o roderick e o sidnei porque o luisão tá suspenso e o garay lesionado.

Já n é a primeira vez que ela faz isto, as vezes até chuta logo lá pa frente. Nas instruções ta tudo por defeito, passe tá curto e tá a cruzar para misto.

Capone tu no teu 4-4-2 losangulo, tens o cardozo definido como jogador alvo? E podes explicar porque usas os teus extremos a atacar e o outro apoiar?

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

ncn.png

com o perder tempo no raro ele como n perdeu tempo a ver onde estavm os colegas chutou logo para frente

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo com o roderick e o sidnei porque o luisão tá suspenso e o garay lesionado.

Já n é a primeira vez que ela faz isto, as vezes até chuta logo lá pa frente. Nas instruções ta tudo por defeito, passe tá curto e tá a cruzar para misto.

Capone tu no teu 4-4-2 losangulo, tens o cardozo definido como jogador alvo? E podes explicar porque usas os teus extremos a atacar e o outro apoiar?

exprimenta tirar a o lima de jogador alvo para ver se ele continua a mandar a bola la para a frente, no 442 tenho o cardozo a jogador alvo a apoiar a jogar do lado direito, isto pq ele segura bem a bola devido a ser muito forte e quando se apanha a frente da baliza sai um pastel de pe esquerdo, se joga-se pelo lado esquerdo teria que o por a ponta lança fixo mas ai ia ter tendencia para andar pelos flancos e correr com bola e cruzamentos e isso digamos que nao é muito o forte do cardozo, deixo esse trabalho para o rodrigo, o rodrigo faz a papinha toda e o cardozo finaliza, os extremos um apoiar e outro a atacar so uso quando tenho dois medios centros em linha por exemplo num 442 normal, isto pq se um medio centro fica mais recuado quero que ele tenha um extremo mais recuado para lhe dar apoio na troca de bola, o outro como sobe quero que ele depois tenha mais apoio tambem quando esta na frente, depois os laterais é mesma coisa sobe um e desce o outro pelas mesmas razoes, por consuquencia os avançados tem que ter tambem essas instruçoes, ou seja o avançado que ataca fica do lado do extremo que apoia e o avançado mais recuado fica do lado do extremo que sobe, assim ha mais ocupaçao dos espaços e mais linahs de passe, eu vou fazer um desenho e ja meto aqui :biggrin:

assim os espaços ficam mais ocupados pq cada jogador faz a cobertuda do outro e ha sempre linhas de passe para todos os jogadores, esquecime ai de por o central do lado direito a bloquear e o do lado esquerdo a cobrir e os alas podem ser laterais isso depois depende

ibdg9e.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

ou seja, o que tu queres é que a tua equipa ocupe o maximo de espaço que conseguir no campo mas que consiga jogar um futebol apoiado.

Hoje tive a ler umas coisas no site do Mister Vodu, e ele tb fez uma tactica em que os extremos podem cortar pa dentro ou ir a linha cruzar, era um 4-1-4-1, mas ele nos medios centros tinha o correr de fundo raramente, e houve um user que lhe perguntou pk e k ele usava isso e ele disse que se queria que os extremos cortassem para dentro tinha que lhes dar espaço para explorar, e esse espaço é o que tá ocupado pelos medios centros, porque mesmo que tenho um medio com o correr de fundo em por vezes ele na maioria das vezes vai aparecer à entrada da area, assim eles ficam mais recuados, o extremo tinha espaço para entrar e tinha sempre 2 linhas de passe (os mc's) para manter a posse.

Esse até foi um dos problemas que eu reparei que a tactica tinha, mesmo pondo o Av. Completo com o correr de fundo raramente tinha sempre o CJA a ocupar esse espaço, e no benfica, com aquele plantel é quase obrigatório jogar com um CJA.

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o pessoal já começa a compreender os efeitos do Correr de Fundo :-)... que são mais notórios quanto mais agressiva / ofensiva for a mentalidade do jogador e que, por sua vez, é determinada pela estratégia da equipa. Uma pequenas amostra de como as instruções estão inter-ligadas.

Compartilhar este post

Link para o post

E tb um bocado pela LC porque se um jogador tiver uma mentalidade ofensiva, correr do fundo em por vezes mas uma LC elevada ele vai correr do fundo mais vezes, ou seja, vai fugir um bocado à instrução.

Compartilhar este post

Link para o post

ou seja, o que tu queres é que a tua equipa ocupe o maximo de espaço que conseguir no campo mas que consiga jogar um futebol apoiado.

Hoje tive a ler umas coisas no site do Mister Vodu, e ele tb fez uma tactica em que os extremos podem cortar pa dentro ou ir a linha cruzar, era um 4-1-4-1, mas ele nos medios centros tinha o correr de fundo raramente, e houve um user que lhe perguntou pk e k ele usava isso e ele disse que se queria que os extremos cortassem para dentro tinha que lhes dar espaço para explorar, e esse espaço é o que tá ocupado pelos medios centros, porque mesmo que tenho um medio com o correr de fundo em por vezes ele na maioria das vezes vai aparecer à entrada da area, assim eles ficam mais recuados, o extremo tinha espaço para entrar e tinha sempre 2 linhas de passe (os mc's) para manter a posse.

Esse até foi um dos problemas que eu reparei que a tactica tinha, mesmo pondo o Av. Completo com o correr de fundo raramente tinha sempre o CJA a ocupar esse espaço, e no benfica, com aquele plantel é quase obrigatório jogar com um CJA.

por isso é que pus o extremo a apoiar no lado do medio centro mais recuado, se ele fica mais recuado fica ali um espaço que o extremo nao jogando colado a linha pode aproveitar, diz-me ai o site do mister vodu se faz favor, mas ideia é mesmo essa o avançado completo desce para desposicionar a deseja e depois aparece o CJA ou algum dos extremos nesse espaço do AV Completo para receber a bola

Compartilhar este post

Link para o post

E tb um bocado pela LC porque se um jogador tiver uma mentalidade ofensiva, correr do fundo em por vezes mas uma LC elevada ele vai correr do fundo mais vezes, ou seja, vai fugir um bocado à instrução.

tens um bom exemplo o cardozo eu queria que ele descesse ate a zona do 10 e ficasse a segurar a bola, baixei-lhe a mentalidade e a liberdade creativa para normal e ele ate ajudar a defesa ja vem mesmo tendo a marcaçao a zona sem ser apertada, e aparece a mesma na area para finalizar, isto deve-se no meu ver ao jogar muito fluido, assim consegui que ele descesse para zona do 10 recebe-se a bola sendo um jogador alvo, segura-la esperar que o central sai a pressionar e depois meter a bola nas costas da defesa no espaço dado pelo central onde ja estara algum jogador meu a espera, tanto pode ser aimar como rodrigo como salvio ou gaitan muitas das deves ate é mais que um em termos defensivos descem todos so fica na frente o rodrigo, isto era o que eu sempre quis fazer num 442 losango mas nao conseguia ficava-me sempre o tridente ofensivo a frente e nao ajudavam na defesa,agora ja ajudam, e o aimar baixei a mentalidade para normal e ele aparece ali na zona de meio campo mais perto do matic quando estamos a construir jogo, basicamente a tactica transforma-se num 4132

Este é o site dele onde tem as tacticas e explica-as, http://tactica-football-manager.blogspot.pt/ . Aquilo que te falei dos extremos terem expaços para explorar foi aqui no cmpt, http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=151758#axzz2WNs2mfP3, anda para baixo até ao 7º post

ah isso eu ja tinha visto, obrigado, eu pensava que ele tinha criado mesmo um site

avançado recua para vir buscar jogo arrastando o central com ele abrindo um espaço onde aparece o avançado interior recebe a bola e faz golo, easy :celebracao:

23jsly.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nunca joguei tão mal num FM :facepalm:

Tudo o que aprendi com o FM 2013 nada resulta.

Editado por ErrOr

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nunca joguei tão mal num FM :facepalm:

Tudo o que aprendi com o FM 2013 nada resulta.

Garanto-te que o problema não está no FM :-) nada de desespero, o FM14 será ainda melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

vou começar a usar mais vezes o trocar de posiçoes, estava o jogo ja no minuto 40 muito mastigado os meus extremos eram os unicos jogadores da equipa que nao tinham pontuaçao 7 no entanto continuava 0-0 troquei o salvio para a esquerda e o gaitan para direita e o salvio ao receber a bola e mesmo estando com a funçao de extremo visto que o pe mais forte dele é o direito correu pelo corredor alguns metrros depois curtou para dentro foi direito a baliza e fez o golo

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

vou começar a usar mais vezes o trocar de posiçoes, estava o jogo ja no minuto 40 muito mastigado os meus extremos eram os unicos jogadores da equipa que nao tinham pontuaçao 7 no entanto continuava 0-0 troquei o salvio para a esquerda e o gaitan para direita e o salvio ao receber a bola e mesmo estando com a funçao de extremo visto que o pe mais forte dele é o direito correu pelo corredor alguns metrros depois curtou para dentro foi direito a baliza e fez o golo

São aqueles pequenos pormenores que o FM nos exige :-)

Como vais no Sousense ???

Estou bem acima das expectativas na II Liga com o Espinho, em 4º lugar a lutar pelo 2º (Beira-Mar distanciado em 1º), durante a 1ª volta estive sempre no 1º ou 2º lugar, depois o mês de Dezembro foi uma desgraça, 4 derrotas de enfiada. Complicado gerir o plantel com 2 jogos por semana.

Aquela táctica com o avançado na posição de 10 e os avançados interiores mais subidos funciona que nem ginjas :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...