Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Malta ajudem-me lá uma cena a ver se eu percebo...

Se dermos uma mentalidade ulltra defensiva ao avançado, ele posiciona-se mais atrás ?

Ajudem-me :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Se dermos uma mentalidade ulltra defensiva ao avançado, ele posiciona-se mais atrás ?

ele deixa de se preocupar em atacar e preocupa-se em defender, quando tiver a bola vai segurar e dar para o outro e quando a equipa tiver a defender ele recua para defender tambem, basicamente deixa de atacar e claro tambem se vai posicionar mais atras

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

É melhor marcação H-H ou à zona?

Para pressionar acho melhor H-H mas prefiro defender como um todo e opto mais pela zona :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto que se diz e repete isto: A mentalidade afecta todas as acções do jogador e não apenas o seu posicionamento

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto que se diz e repete isto: A mentalidade afecta todas as acções do jogador e não apenas o seu posicionamento

O que eu queria era que o meu avançado/Jogador alvo recuasse e arrasta-se a defesa adversaria com ele e depois fosse nas costas.

E eu pensei se por uma mentalidade ultra defensiva com correr de fundo regularmente será que isto funciona ?

E foi este o meu raciocinio :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu queria era que o meu avançado/Jogador alvo recuasse e arrasta-se a defesa adversaria com ele e depois fosse nas costas.

E eu pensei se por uma mentalidade ultra defensiva com correr de fundo regularmente será que isto funciona ?

E foi este o meu raciocinio :compinchas:

Se a mentalidade for defensiva, o jogador não vai correr riscos na criação de oportunidades. Além disso não é pelo simples facto de baixares a mentalidade que o jogador vai recuar: por exemplo, se esse mesmo jogador tiver liberdade para tomar decisões, ele pode muito bem decidir que não deve baixar como pretendes.

A questão aqui é que o pessoal continua, insiste e teima em olhar para cada instrução como algo isolado e não há maneira de entender que todas as instruções estão relacionadas umas com as outras. Depois, outro erro, é escolherem um determinado papel táctico para um jogador e depois alteram-lhe as instruções para ficar igual a outro jogador que tivesse outro papel táctico (exemplo: escolhem um avançado completo e depois dão-lhe instruções para jogar como trequartista).

De seguida, continuam a ignorar o treino de movimentos preferidos: se a ideia é que o jogador baixe, então não é preciso andar a mexer nas barras. Pelo contrário, movimento preferido baixar para vir buscar jogo e para quem gosta de jogar com liberdade criativa nos jogadores melhor ainda, porque o jogador vai optar pelo movimento preferido.

Por fim, mentalidade não é posicionamento; liberdade criativa não é criatividade; temporização não é passar mais depressa e perder tempo não é ronha no cantos.

entendido ? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Depois, outro erro, é escolherem um determinado papel táctico para um jogador e depois alteram-lhe as instruções para ficar igual a outro jogador que tivesse outro papel táctico (exemplo: escolhem um avançado completo e depois dão-lhe instruções para jogar como trequartista).

Verdade, desde que comecei a escolher os papeis que queria para os jogadores, mais as instruções à equipa como imaginei o meu jogo tem dado muito melhor resultado que andar a mexer jogador a jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, desde que comecei a escolher os papeis que queria para os jogadores, mais as instruções à equipa como imaginei o meu jogo tem dado muito melhor resultado que andar a mexer jogador a jogador.

Ora bem, não tem lógica nenhuma escolher (exemplo) um MC e dar-lhe instruções para jogar como CJR, para isso escolhe-se então um CJR.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a mentalidade for defensiva, o jogador não vai correr riscos na criação de oportunidades. Além disso não é pelo simples facto de baixares a mentalidade que o jogador vai recuar: por exemplo, se esse mesmo jogador tiver liberdade para tomar decisões, ele pode muito bem decidir que não deve baixar como pretendes.

A questão aqui é que o pessoal continua, insiste e teima em olhar para cada instrução como algo isolado e não há maneira de entender que todas as instruções estão relacionadas umas com as outras. Depois, outro erro, é escolherem um determinado papel táctico para um jogador e depois alteram-lhe as instruções para ficar igual a outro jogador que tivesse outro papel táctico (exemplo: escolhem um avançado completo e depois dão-lhe instruções para jogar como trequartista).

De seguida, continuam a ignorar o treino de movimentos preferidos: se a ideia é que o jogador baixe, então não é preciso andar a mexer nas barras. Pelo contrário, movimento preferido baixar para vir buscar jogo e para quem gosta de jogar com liberdade criativa nos jogadores melhor ainda, porque o jogador vai optar pelo movimento preferido.

Por fim, mentalidade não é posicionamento; liberdade criativa não é criatividade; temporização não é passar mais depressa e perder tempo não é ronha no cantos.

entendido ? :biggrin:

Entendido :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Solha, tenta criar uma tua :compinchas:

Vais pedindo aqui umas ajudas e assim. Pode não ser tão boa como outras, mas pelo menos tens o mérito. Eu desta vez também ando a tentar criar uma, não tem sido brilhante, mas também não me tenho safado mal :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não encontro uma táctica como deve ser. :confuso:

estou a gostar muito do meu 4231 ate ja deixei o duplo pivot e passei a usar dois MC a equipa esta ajogar um futebol bonito com tabelas rapidas e posse e contra ataques ao mesmo tempo, se continuar a dar bons resultados depois no fim da epoca meto aqui no forum

recorde dos recordes golo aos 30 segundos de jogo

1zxvack.jpg

Odivelas bate Ajax os favoritos do grupo em partida emocionante :celebracao:

24vtlyf.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

sim sendo assim faz sentido

El Capone, para já está a correr como eu te tinha dito .

904h.png

a3uk.png

:cool:

Editado por wonderkid

Compartilhar este post

Link para o post

Cada vez percebo menos deste crl deste jogo. Mexo muito nas tácticas, dá merd*... mal mexo nelas, merd* que dá...

Curtia tanto este jogo, mesmo sem obter grandes épocas como vejo pessoal por aqui, mas divertia-me. Agora? Pqp... tira a pica toda. Jogbar com um Chelsea, ter uma excelente série de jogos, e derrepente a equipa só perde, levar 3 e 4 secos dos Wigans da vida...

:cadeirada:

Editado por Roma

Compartilhar este post

Link para o post

Cada vez percebo menos deste crl deste jogo. Mexo muito nas tácticas, dá merd*... mal mexo nelas, merd* que dá...

Curtia tanto este jogo, mesmo sem obter grandes épocas como vejo pessoal por aqui, mas divertia-me. Agora? Pqp... tira a pica toda. Jogbar com um Chelsea, ter uma excelente série de jogos, e derrepente a equipa só perde, levar 3 e 4 secos dos Wigans da vida...

:cadeirada:

Sabes o que significa mentalidade ? liberdade criativa ? perder tempo ? correr de fundo ? e as outras instruções ? vês os jogos em modo completo ?... trata desta parte e vais ver que começa logo a correr melhor.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Bati o meu recorde de posse de bola :grin:

qm20.png

Até parecia o Barcelona contra o Santos :lolada:

O meu "Xavi" fez um total de 122 passes e 113 passes certos :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Michael...

Sem ofensa mas cada vez que vejo pessoal a pedir ajuda o teu tipo de resposta é sempre o mesmo...

Não te vejo a ajudar quase ninguém... Tudo bem que às vezes o pessoal é chato e quer a papa toda feita e etc mas penso que respostas como a de cima não ajudam em nada...

Há pessoal que não entende muito e está agora a dar os primeiros passos, como é o meu caso e de muitos mais, e a ajuda de quem realmente percebe é excelente...

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

realmente michael , eu já aprendi que pedir-te ajuda é a mesma coisa que bater com a cabeça na parede , ou seja , ninguém obtém a tua ajuda , é mau recusares a tua ajuda aos que não sabem , primeiro não partilhas as tácticas , (uma que te pediram) , se fosse todos como tu , porque raio é que se cria a secção de partilha de tácticas , e depois o pessoal pede-te ajuda e tu dizes pra ler o tópico novamente , não é fácil ler 170 pág mais ou menos , mas pronto felizmente há o capo que não recusa ajuda , foi só este o meu ponto de vista e o que tenho observado ultimamente , abraços e bons jogos

Compartilhar este post

Link para o post

Michael...

Sem ofensa mas cada vez que vejo pessoal a pedir ajuda o teu tipo de resposta é sempre o mesmo...

Não te vejo a ajudar quase ninguém... Tudo bem que às vezes o pessoal é chato e quer a papa toda feita e etc mas penso que respostas como a de cima não ajudam em nada...

Há pessoal que não entende muito e está agora a dar os primeiros passos, como é o meu caso e de muitos mais, e a ajuda de quem realmente percebe é excelente...

realmente michael , eu já aprendi que pedir-te ajuda é a mesma coisa que bater com a cabeça na parede , ou seja , ninguém obtém a tua ajuda , é mau recusares a tua ajuda aos que não sabem , primeiro não partilhas as tácticas , (uma que te pediram) , se fosse todos como tu , porque raio é que se cria a secção de partilha de tácticas , e depois o pessoal pede-te ajuda e tu dizes pra ler o tópico novamente , não é fácil ler 170 pág mais ou menos , mas pronto felizmente há o capo que não recusa ajuda , foi só este o meu ponto de vista e o que tenho observado ultimamente , abraços e bons jogos

Isto não é bem verdade. Ele ajuda mas de maneira diferente, faz com que comecem a pensar mais nas coisas. Aliás, foi ao ler uma das coisas que ele escreveu que eu mudei a minha forma de fazer táticas.

E ele não tem nada que partilhar nada se não quiser, está no seu direito.

Por ultimo, a maneira de ele jogar e do capo jogar são completamente diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Comigo foi só um desabafo, secalhar no tópico errado, mas realmente é o que sinto com o jogo. E não, não gosto de ter a papinha toda feita. Prefiro 1000x lixar-me para o jogo, a usar tácticas de outros lol E não, não sou um expert, em querer perceber a 100% o que a AI do jogo quer transmitir com cada slide. Ainda sou do tempo, em que só existia comentários, e as bolinhas eram só no separador das tácticas (não, não estou a falar do cm01-02, ou assim... sou do tempo do cm97-98, jogo que o meu tio me 'apresentou' em inglês e eu não percebia um crl daquilo, mas era o vício total

CM9900Tactic.jpg

Agora acho que são demasiados pormenores, e que nem sempre vão de encontro ao que queremos que o 'cada' slide representa. Falo por mim claro.

Edit: é claro que o jogo tem que evoluir, senão era mais do mesmo, mas para mim, a essência perdeu-se um bocado. Secalhar tenho que voltar a jogar os antigos com data-bases recentes :mrgreen:

Edit 2: E sim, há aqui pessoal que ajuda e muito. E já pensei em pedir, para criarem um ficheiro word ou o crl, com as vossas ideias sobre o que representa cada 1 desses 'slides' do jogo e a forma como estudam a AI do jogo. Depois era só colocar no 1º post, e o pessoal já não estava sempre a 'chatear' com pedidos. Isso sim, dava trabalho, mas fazia-nos ler e aprender e compreender este novo estilo de Football Manager.

Editado por Roma

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de não participar muito no Forum , venho aqui quase todos os dias e vejo as respostas e conselhos que o Michael e o Capone dão, e acho que estão a ser um bocado injustos. Porque ele já ajudou bastante gente, mas no entanto nem toda a gente tem a mesma paciência para estar sempre a " repetir-se". Mas também concordo que há users a iniciarem-se no jogo e que não têm culpa da "má disposição" por assim dizer de alguém,

Para finalizar, é preciso dar valor a tudo de bom que o user Michael já deu a este tópico mas também como é obvio alertar para certos comportamentos e respostas.

Bons jogos malta!

Compartilhar este post

Link para o post

Michael...

Serve para os dois comentários: logo em primeiro lugar, eu não recusei ajuda... fiz perguntas. E acho natural que as faça quando os pedidos de ajuda são tão vagos que não se sabe por onde ajudar. Dúvidas todos temos, pensando juntos todos chegamos a conclusões, mas convém ser o mais concreto possível quando se pede ajuda ou apresentar uma situação o mais específica possível.

Agora também entendo perfeitamente quem não queira ou não tenha possibilidade de observar os jogos da equipa, ou simplesmente quem não se dê ao trabalho de umas leituras e prefira "o peixinho servido à mesa em vez de aprender a pescar". A minha opção, dentro das minhas capacidades, é ajudar a pescar... quem não quer, azarito. É que coisas do género "preciso de ajuda, não podes dar-me a tua táctica?" não me parece que o interesse seja receber ajuda e perceber o jogo.

Comigo foi só um desabafo, secalhar no tópico errado, mas realmente é o que sinto com o jogo. E não, não gosto de ter a papinha toda feita. Prefiro 1000x lixar-me para o jogo, a usar tácticas de outros lol E não, não sou um expert, em querer perceber a 100% o que a AI do jogo quer transmitir com cada slide. Ainda sou do tempo, em que só existia comentários, e as bolinhas eram só no separador das tácticas (não, não estou a falar do cm01-02, ou assim... sou do tempo do cm97-98, jogo que o meu tio me 'apresentou' em inglês e eu não percebia um crl daquilo, mas era o vício total

Agora acho que são demasiados pormenores, e que nem sempre vão de encontro ao que queremos que o 'cada' slide representa. Falo por mim claro.

Edit: é claro que o jogo tem que evoluir, senão era mais do mesmo, mas para mim, a essência perdeu-se um bocado. Secalhar tenho que voltar a jogar os antigos com data-bases recentes :mrgreen:

Edit 2: E sim, há aqui pessoal que ajuda e muito. E já pensei em pedir, para criarem um ficheiro word ou o crl, com as vossas ideias sobre o que representa cada 1 desses 'slides' do jogo e a forma como estudam a AI do jogo. Depois era só colocar no 1º post, e o pessoal já não estava sempre a 'chatear' com pedidos. Isso sim, dava trabalho, mas fazia-nos ler e aprender e compreender este novo estilo de Football Manager.

Muito melhor assim :-) só falta colocares umas SS da táctica que usas para se dar ideias, sugestões, etc, etc

Quanto ao edit 2, basta procurares tanto aqui neste tópico como na secção de tácticas que está tudo explicado :-) e se não estiver, é apresentar alguma dúvida que entre todos se há de conseguir uma solução.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Michael...

Concordo porque também já levei uma resposta torta aqui e estava apenas a tentar resolver problemas táticos mas também não esqueço que também já me ajudou com calma e muita atenção mas talvez as vezes michael falas e até ofendes as pessoas e já se sabe que não é por mal penso eu ,sai-te e nem te apercebes.

Quem está neste tópico e está disposto ajudar os menos experientes têm que o fazer com boa vontade e aceitar barbaridades que possamos dizer a nível tatico pois só vimos aqui porque precisamos de pessoas boas , entendidas e capazes de nos ajudar naquilo que nos falhamos que é taticas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...