Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Unclouded

[FM2013] 4x3x3 à Unclouded

Publicações recomendadas

Boa tarde a todos! Depois de ter investigado bem o motor de jogo do novo FM, decidi construir uma táctica baseada no estilo de futebol que eu mais aprecio. Como tal, tentei montar um esquema táctico em que o futebol praticado fosse algo agradável de ver, algo agradável de desfrutar e, acima de tudo, algo que nos pudesse dar, no fina de cada encontro, a sensação de dever cumprido.

Desde sempre que gosto de futebol, muito por culpa do meu avô que chegou a ingressar no Sporting Clube de Portugal. Como tal, tenho conhecimentos suficientes para definir o que quero numa equipa e, à falta do curso de treinador profissional, nada melhor que aplicar as minhas ideias no melhor simulador futebolístico de sempre. Ao desenhar esta táctica tive de ter em conta diversos pormenores, que passo desde já a citar e a explicar:

- Porquê o 4-3-3?

Resposta simples, na verdade. Creio que, no futebol actual em que se quer espectáculo, o 4x3x3 é a táctica perfeita. E porquê? Concilia uma segurança defensiva invejável, ao adicionar o médio defensivo / trinco e médio box-to-box à linha mais recuada da equipa, com uma estabilidade ao meio campo perfeita, aproveitando mais uma vez o tal médio defensivo para dar início ao processo de construção. E, por último, o ponta de lança - está sozinho, é verdade, mas a presença dos extremos que, na táctica que desenhei, rasgam a defesa adversária, possibilita que o matador esteja mais livre na frente de ataque, facturando assim mais golos e, ao mesmo tempo, dando a marcar.

- Desenho Táctico?

tacticaunclouded.jpg

É o típico 4x3x3, como tinha dito. Mais à frente explicarei qual o papel de cada jogador, pelo que, de momento, fica apenas o desenho táctico para poder explicar as opções que tomei.

- Estilo de Jogo?

Ofensivo, como é óbvio. Como expliquei em cima, esta é a táctica perfeita para consolidar uma equipa da melhor maneira. Assim, porque não aproveitar que temos uma defesa forte e um meio campo seguro para atacar mais? Depois, é claro, tentei que a equipa jogasse de maneira fluída: quero que os médios ataquem e defendam, que os extremos venham buscar jogo, que o ponta de lança recue para fazer as habituais tabelinhas e que os defesas laterais, mesmo instruídos para defenderem, cheguem ao centro do terreno e pressionem ou lancem eles mesmo o ataque.

Face à presença de um médio defensivo, optei por colocar a linha defensiva mais recuada, procurando assim ocupar de forma igual as zonas do terreno. A defesa joga em linha, optando por, em vez de aliviar, tentar passar para o companheiro mais próximo que esteja em condições de sair a jogar.

Por último, o comprimento de jogo: há quem defenda que, com extremos, se deve jogar bastante largo, aproveitando assim a velocidade e técnica das alas. Pois bem, embora perceba o conceito e até compreenda o estilo de jogo de que essas pessoas falam, prefiro jogar afunilado. E porquê? Porque no momento do embate entre a minha linha média e a defesa contrária, cria-se uma situação em que 4 dos meus jogadores irão atacar o centro da defensiva. Posto isto, a equipa adversária só pode tentar contrariar a onda invasiva com os laterais a ajudarem no centro, juntamente com os médios defensivos e médios centro. E é nesta altura, em que o bloco defensivo está concentrado no centro, que os meus extremos explodem. Aproveitando a ausência de oposição directa, rasgam a defesa adversária e, do nada, ficamos com 3 homens para lá da linha defensiva do oponente: tanto os extremos como o ponta de lança se lançam na direcção da baliza e, assim, aumentam e muito a possibilidade de se chegar ao golo.

- Tipo de Passe?

Aqui optei por definir por zona: a minha defesa e médio defensivo jogam apenas em passe curto. Porquê? Evita perdas de bola inúteis na criação das jogadas e, ao mesmo tempo, evita situações em que um passe directo é interceptado e a defesa fica descompensada. Mais à frente, os dois médios centro são incitados a passarem como querem - ambos têm a sua função, mas normalmente saem a jogar em conjunto e, assim sendo, têm de ser inteligentes o suficiente para pensarem se querem tentar um passe longo, um passe directo ou um passe curto. Os extremos e o ponta de lança, por seu lado e por não terem, normalmente, competência para serem precisos no passe, apenas arriscam passes directos, procurando utilizar a velocidade de cada um e fluidez ofensiva para rasgarem o adversário.

Porém, apesar de os extremos usarem bastante a velocidade, optei por colocar uma temporização lenta em jogo. Isto porque, como um jogo lento, os jogadores têm mais tempo para pensar onde querem meter a bola. Podem levantar a cabeça e optar por fazer um passe directo para o jogador X, ou um cruzamento para o jogador Y. Claro que assim a equipa adversária pode reagrupar-se mais rápido, e é aí que reside o problema desta temporização, mas creio que a criação de boas oportunidades de jogo acaba por compensar esse "defeito". Para poder pôr uma equipa a gerir o ritmo de jogo, baralhando assim a táctica do adversário, tem de se ter, obviamente, um maestro: no caso, o médio centro que joga como Construtor de Jogo Avançado tem por obrigação ser ele a controlar o desenrolar da partida - é dele que sai a iniciativa de ataque, tendo até instruções para ser ele a segurar a bola.

- Pressão, Marcação e Desarme?

Se quero que seja a minha equipa a gerir o ritmo de jogo tenho de, obviamente, os incitar a pressionar mais. Há maior desgaste físico mas, ao mesmo tempo, ao recuperarmos mais rápido a bola, podemos, além de defender a nossa baliza, reagrupar-nos para sairmos a jogar e, quem sabe, até criarmos um golo.

Em relação à marcação, praticamente toda a equipa defende à zona: os laterais responsáveis pelas alas, defesas centrais, médio defensivo e box-to-box responsáveis por fecharem no meio. Assim sendo, temos 6 jogadores a fechar a nossa área. Porém, os meus extremos têm ordens para marcar Homem a Homem - são eles quem vão acompanhar os laterais da equipa adversária, impedindo assim que eles contribuam para movimentos de ruptura na nossa defesa.

Por último, o desarme - toda a equipa desarma normalmente. Não quero que, ao pressionarem em demasia, façam faltas que podem levar a cartões desnecessários. Porém, há três posições que têm liberdade para mostrar a sola das botas: os defesas centrais e o médio defensivo. E porquê? Para além de pararem melhor o ataque adversário, impõem respeito e, se o avançado do oponente for frágil psicologicamente, podem muito bem anulá-lo após o primeiro desarme.

- Liberdade Criativa, Mobilidade e Cruzamentos?

A liberdade criativa varia de posição para posição, como bem sabem. Porém, mais liberdade significa menor rigor táctico, pelo que a liberdade dos jogadores apenas é "elevada" em 4 casos: o médio box-to-box, por ser responsável pelo transporte de bola, pode soltar-se mais, assim como os extremos. Já o Construtor de Jogo Avançado, por ser o maestro e ser ele a gerir o ritmo, tem a liberdade ao máximo.

Quanto à mobilidade, todo o sector recuado da equipa, incluindo médio defensivo e box-to-box têm instruções para se manterem fieis ao plano traçado por mim. Assim, adquire-se uma maior consistência defensiva. Já o maestro, extremos e ponta de lança têm autorização para se moverem da posição, pois assim, aliado à liberdade criativa de cada um, fluidez da equipa e estilo de passe mais directo, criamos muitas mais hipóteses de golo.

Os cruzamentos são sempre compridos - deste modo, ao entrar um extremo na área e ao cruzar, irá ter sempre dois jogadores para lutarem pela bola, sendo no caso o extremo do lado contrário e o ponta de lança.

- Cantos e Livres?

Aqui não alterei muito. Admito que nas jogadas estudadas só me sinto confortável na definição do esquema de cantos ofensivos, pelo que optei por deixar os defensivos e livres da maneira que a "equipa" vem pré-definida. Nos cantos ofensivos é sempre para marcar ao 1º poste, com um central alto, de preferência, a desviar. Mesmo que não consiga, o ponta de lança está logo atrás a saltar com o guarda-redes, e atrás de si aparece imediatamente o outro central a encostar.

Dito isto, penso que abordei todos os factores que tive na cabeça ao criar e melhorar esta táctica, tendo obtido bons resultados no Sporting, sem qualquer contratação e venda. Disponibilizei-a no tópico da reacções do novo FM e obtive feedback positivo que, aliado ao sucesso que esta táctica me está a trazer, me fez pensar em disponibilizá-la aqui para toda a gente ver. Podem testar como quiserem, fazer alterações e melhorá-la. Apenas agradecia que me fossem relatando, por este tópico, o modo como as coisas estão a correr, e até agradecia "discussões" de ordem táctica em alguma coisa que não concordem ou que achem que pode ser mudada para melhor.

Link da Táctica: http://www.sendspace.com/file/g0k0fd

Bom FM a todos e obrigado pela ajuda! :compinchas:

Editado por Unclouded

Compartilhar este post

Link para o post

se conseguires arranjares extremos com boa finalização, mete-os como avançados interiores..... vais ver a quantidade de golos que vais marcar por jogo.....

Compartilhar este post

Link para o post

se conseguires arranjares extremos com boa finalização, mete-os como avançados interiores..... vais ver a quantidade de golos que vais marcar por jogo.....

Eu fiz a táctica para o Sporting, com Capel e Carrillo. Daí terem o papel de extremos. Mas, como tu dizes, se finalizarem bem têm de ser avançados interiores - aí diminuía o número de golos do ponta de lança, mas em compensação marcavam-se mais. Interessante :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

eu já experimentei e achei-a bem interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

A tactica que eu uso tem o mesmo sentido posicional

Como é a tua defensivamente?

Compartilhar este post

Link para o post

Experimentei-a e só tenho a dizer coisas boas :) parabéns!

No entanto, talvez tenha detectado um problema... Já alguém a testou na liga inglesa? É que joguei agora contra uma equipa em 4-4-2 e, apesar de dominar, perdi... Na liga inglesa muitas equipas jogam em 4-4-2, daí a minha questão

Compartilhar este post

Link para o post

eu já experimentei e achei-a bem interessante.

Obrigado, vai dando opiniões e ideias :compinchas:

A tactica que eu uso tem o mesmo sentido posicional

Como é a tua defensivamente?

Como é a minha defensivamente? No save em que a fiz e melhorei levava 14 golos sofridos em 20 jogos, mudei-a e sofri, em cerca de 15 jogos, 6 golos, 5 dos quais aproveitando o bug de ir à linha.

Experimentei-a e só tenho a dizer coisas boas :) parabéns!

No entanto, talvez tenha detectado um problema... Já alguém a testou na liga inglesa? É que joguei agora contra uma equipa em 4-4-2 e, apesar de dominar, perdi... Na liga inglesa muitas equipas jogam em 4-4-2, daí a minha questão

Hum, podes postar a SS desse jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas ..

consegues a arranjar outra link ? para eu sacar a tua tactica!

Cmps Açrs

Compartilhar este post

Link para o post

Em Fevereiro a equipa começou a quebrar... Imagino que as outras equipas já se estejam a habituar à nossa forma de jogar. Mas eu tenho colocado outras tácticas às vezes, não entendo

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não experimentei a tua tactica mas irei...

Mas tambem gostava de fazer uma minha, podes me dizer onde e que investigaste o motor de jogo do fm?

Cumps

Compartilhar este post

Link para o post

certo, o avançado é capaz de marcar menos golos. A minha tatica varia um pouco da tua pois jogo com um trinco, 2 avançados interiores nos flancos e um Ponta de Lança Fixo, com bastante velocidade. Vais ver que a tua equipa começa a marcar golos até dizer chega :p

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, Unclouded.

Também comecei um save com o Sporting e, tal como tu, não contratei nem vendi ninguém. Construi uma táctica de raiz, mexendo em todos os itens de todos os jogadores individualmente, e também utilizo um 41221, igual na forma ao que apresentaste. Mas os resultados estão muito aquém das expectativas. Campeonato 3V 5E 3D, taça fui eliminado pelo Beira Mar em casa, só me safo para já na liga europa.

Já fiz alguns ajustes, melhorei a qualidade de jogo, mas não tem sido suficiente.

Vou pegar nalgumas ideias que colocaste aqui e vou utilizá-las no meu save. Não quero, para já, olhar para a tua táctica, porque quero tentar chegar lá pelo meu pé, mas o que escreveste ajudou para abrir-me os horizontes. E isto é mais fácil se partilharmos ideias. :wink:

Depois dou o feedback!

Abraço. 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu experimentei a tatica e nos dois primeiros jogos tudo bonito. Depois voltou ao mesmo. domino os jogos e eles vão lá duas ou três vezes e toma lá morangos :/

Isto no Ipswich.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui vai

mauo42.png

Pode-se dizer que foi mesmo azar, então :mrgreen:

Boas ..

consegues a arranjar outra link ? para eu sacar a tua tactica!

Cmps Açrs

O link já não funciona? :confuso:

Em Fevereiro a equipa começou a quebrar... Imagino que as outras equipas já se estejam a habituar à nossa forma de jogar. Mas eu tenho colocado outras tácticas às vezes, não entendo

Pode dever-se ao cansaço físico e emocional... Tenho de ver isso a fundo...

Ainda não experimentei a tua tactica mas irei...

Mas tambem gostava de fazer uma minha, podes me dizer onde e que investigaste o motor de jogo do fm?

Cumps

A jogar :lolada:

certo, o avançado é capaz de marcar menos golos. A minha tatica varia um pouco da tua pois jogo com um trinco, 2 avançados interiores nos flancos e um Ponta de Lança Fixo, com bastante velocidade. Vais ver que a tua equipa começa a marcar golos até dizer chega :p

Sim, eu compreendo isso. Não gosto muito de jogar com trinco porque se afinca pouquíssimo no ataque. Parolices :mrgreen:

Unclouded, esta é dedicada a ti! :mrgreen:

2nattdu.png

Parabéns! Mas pensei que conseguisses dominar melhor o MU... Algo não está bem...

Boas, Unclouded.

Também comecei um save com o Sporting e, tal como tu, não contratei nem vendi ninguém. Construi uma táctica de raiz, mexendo em todos os itens de todos os jogadores individualmente, e também utilizo um 41221, igual na forma ao que apresentaste. Mas os resultados estão muito aquém das expectativas. Campeonato 3V 5E 3D, taça fui eliminado pelo Beira Mar em casa, só me safo para já na liga europa.

Já fiz alguns ajustes, melhorei a qualidade de jogo, mas não tem sido suficiente.

Vou pegar nalgumas ideias que colocaste aqui e vou utilizá-las no meu save. Não quero, para já, olhar para a tua táctica, porque quero tentar chegar lá pelo meu pé, mas o que escreveste ajudou para abrir-me os horizontes. E isto é mais fácil se partilharmos ideias. :wink:

Depois dou o feedback!

Abraço. 8-)

Ainda bem que ajudou. :compinchas:

Eu experimentei a tatica e nos dois primeiros jogos tudo bonito. Depois voltou ao mesmo. domino os jogos e eles vão lá duas ou três vezes e toma lá morangos :/

Isto no Ipswich.

O Ipswich não é conhecido por ter "grandes jogadores", logo é o facto de sofreres assim quando vão lá por duas ou três vezes é sinal de que há descompensações desnecessárias na tua defesa, o que pode acontecer por os jogadores serem mais fracos do que deviam ser.

Editado por Unclouded

Compartilhar este post

Link para o post

Já somos dois. No porto esta táctica resulta ás 1000 maravilhas.

Com os extremos a avançados interiores e o PL a Ponta de Lança Fixo.

1º Jogo (Supertaça): Porto 4-1 Académica

2º Jogo (Liga): Estoril 1-5 Porto

3º Jogo (Liga): Porto 3-0 Braga

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como escrevi acima, depois de ler a explicação desta táctica decidi fazer algumas alterações à minha, que em termos de posições é igual, ou seja 41221, com 2 extremos.

Pelo que observei, a minha táctica estava muito "presa" de movimentos, faltando mais movimentação no ataque. Com os extremos, ponta de lança e médio criativo a sairem da posição frequentemente, criam-se muitas oportunidades de golo. Também alterei a marcação homem a homem nos extremos, mas tem que se colocar mesmo a marcar um jogador específico, senão os extremos fogem para outras marcações. Foi o que me deu a entender. Mexi também na linha defensiva (recuada) e na largura (afunilado). O processo de jogo é lento.

A equipa troca muito a bola à entrada da área, procurando a melhor situação de finalização. Normalmente consigo entre 50 a 60% de posse de bola. Esta táctica resulta bem com um bom ponta de lança, bom no jogo de cabeça. O Wolfswinkel vai dando para os gastos.

Consegui uma recuperação notável no campeonato, não sei de cor mas devo ter ganho aí uns 8 jogos consecutivos. Estou na final da taça da liga e nos quartos de final da UEFA, embora tenha perdido (injustamente) contra o Lyon fora, por 1-0. Agora estou em 3º no campeonato, ganhei 2-0 em casa ao Braga (4º classificado) e estou perto de garantir uma presença na Champions.

De negativo, noto aquilo que já mencionado aqui nos fóruns sobre uma quebra da equipa passados alguns jogos. Já vi gente a queixar-se de quebras na 2ª época, a mim aconteceu-me perder 3 ou 4 jogos seguidos. Aconteceu perder merecidamente, mas na maior parte dos casos até ataco mais mas não crio muito perigo, e a equipa adversária cria logo 2 ou 3 oportunidades flagrantes e marca. Vou jogar até ao final da época e logo vejo.

Mas no computo geral esta táctica tem sido uma experiência positiva. :cool:

Compartilhar este post

Link para o post

No caso do meu Ipswich o problema não pode ser só da tatica (porque inclusivé já experimentei várias). Um amigo meu amigo no Blackpool também usou e aconteceu-lhe o mesmo. Até houve uma jogada dele que o Catcarth começa a correr com a bola e esquece-se dela, e depois pumba golos dos outros lol

Não te esqueças que tanto o Ipswich como o Blackpool tem equipa para lutar pelos lugares cimeiros da championship. E a minha defesa até é boa para o campeonato onde estou. Aliás a par do meu medio ofensivo sao os melhores jogadores da minha equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, eu sei que este nao é um tópico para pedidos de tacticas, mas sinceramente nao sei onde tratar deste assunto entao...

Tinha uma tactica espetacular que se chamava "benq" do mystical, era um 4-3-3 com duas linhas de 3 bem definidas, pouco usual, fiz o download dessa tactica aqui mesmo à uns anos, neste topico http://www.cmportuga...howtopic=138105 desde entao tenho-a usado em todos os football manager porque realmente tem-me dado resuldados espetaculares em todos.

O problema é que perdi essa tactica e agora o servidor onde ela tava hospedada diz que o ficheiro nao existe lá mais, e por mais que procure noutros sites nao a encontro em lado nenhum, desapareceu da net... será que há alguem aqui que anda a tem?? a sério, dava um grande jeito...

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Boas!

A tua táctica pareceu-me bastante consistente, e as explicações que dás, pelo menos para mim, que não passo de um treinadorzeco de bancada, pareceram-me competentes. Hás de pensar em passar da virtualidade para a realidade!

Falando agora de coisas mais específicas, penso que um dos únicos reparos que te tenho a fazer, é que deves aumentar a liberdade criativa dos teus laterais, para um bocado mais que normal, uma vez que lhes vais estar a pedir para cruzar e subir ao ataque. Ainda não testei definitivamente, porque só hoje me vou debruçar a sério numa época, com o meu Porto. Vou dando novidades, abraço e obrigado pelo contributo!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...