Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Unclouded

[FM2013] 4x3x3 à Unclouded

Publicações recomendadas

Ora, comprei ontem o FM 2013 e saquei esta táctica, já que as suas características parecem encaixar bem no meu plantel, estou a jogar com o Benfica, 1ª época.

A minha primeira desilusão com este FM 2013 deve-se ao facto de ser muito mais lento que as versões anteriores.

As desilusões seguintes vieram com o jogo, com o comportamento dos jogadores em campo, não sei se é de ser esta táctica, mas duvido que seja disso, já que os restantes utilizadores afirmam ter bons resultados, mas é normal acontecer-vos coisas como:

- Jogadores ficarem quietos a olhar para a bola a passar à frente deles, à espera que um adversário a apanhe primeiro?

- Os extremos começam a correr e meio esquecem-se da bola?

- Os extremos têm um adversário pela frente, e em vez de fintarem ou continuarem a correr (como nos outros FM's anteriores) ficam especados e depois passam a bola para trás?

- Os bonecos parecem uns atrasados mentais a movimentarem-se em campo?

- Quase que cada remate que a equipa adversária faz à baliza resulta em golo?

- Os defesas (sejam centrais, trincos ou alas) ficam a acompanhar o adversário a progredir em vez de tentarem tirar a bola?

- Os guarda-redes muitas vezes não se atiram à bola, ficam simplesmente a vê-la passar ao lado ou a mamarem uns belos chapéus?

Isto pode parecer comentário de quem nunca jogou FM, mas não é o caso lol, jogo FM à muitos anos e isto que referi digo-o em relação ao FM 2012, que não via este tipo de coisas acontecer, pelo menos não a toda a hora em todos os jogos.

Quero saber se é problema do meu jogo, do PC or whatever, ou se a vocês também acontece essas "proezas"...

Compartilhar este post

Link para o post

Ora, comprei ontem o FM 2013 e saquei esta táctica, já que as suas características parecem encaixar bem no meu plantel, estou a jogar com o Benfica, 1ª época.

A minha primeira desilusão com este FM 2013 deve-se ao facto de ser muito mais lento que as versões anteriores.

As desilusões seguintes vieram com o jogo, com o comportamento dos jogadores em campo, não sei se é de ser esta táctica, mas duvido que seja disso, já que os restantes utilizadores afirmam ter bons resultados, mas é normal acontecer-vos coisas como:

- Jogadores ficarem quietos a olhar para a bola a passar à frente deles, à espera que um adversário a apanhe primeiro?

- Os extremos têm um adversário pela frente, e em vez de fintarem ou continuarem a correr (como nos outros FM's anteriores) ficam especados e depois passam a bola para trás?

- Os defesas (sejam centrais, trincos ou alas) ficam a acompanhar o adversário a progredir em vez de tentarem tirar a bola?

- Os guarda-redes muitas vezes não se atiram à bola, ficam simplesmente a vê-la passar ao lado ou a mamarem uns belos chapéus?

Isto pode parecer comentário de quem nunca jogou FM, mas não é o caso lol, jogo FM à muitos anos e isto que referi digo-o em relação ao FM 2012, que não via este tipo de coisas acontecer, pelo menos não a toda a hora em todos os jogos.

Quero saber se é problema do meu jogo, do PC or whatever, ou se a vocês também acontece essas "proezas"...

Sem dúvida que este motor de jogo está muito pior do que o anterior. A SI tentou "embelezar" o motor de jogo, notam-se alguns pormenores nos jogadores, como os movimentos dos pés quando passam a bola, e um ou outro pormenor nos movimentos. Mas depois esqueceram-se do mais importante: o realismo de um jogo de futebol. Óbvio que vão melhorar o motor de jogo com o tempo, mas com o atraso que esta versão leva só lá para o FM14 é que vamos ter um motor digno para este jogo.

De facto noto que há pontapés em que a bola toma efeitos irreais, os guarda redes parecem baratas tontas, quando saem aos cruzamentos nunca acertam, às vezes já estão deitados no chão quando sai o remate, os jogadores de campo muitas vezes não atacam a bola quando ela passa mesmo ao lado deles, enfim, muitos pormenores a melhorar e que desvirtuam a vertente táctica, dado que nós damos um tipo de instrução, como marcar em cima ou fazer pressão ao adversário, e os jogadores ficam especados a olhar.

Há que esperar por patches com melhoramentos, mas é como disse: com a quantidade de bugs que vejo só lá para o FM14 é que vamos ter a coisa afinada.

Mas, como sou um FM dependente, jogo o FM13 na mesma. E claro que continua a ser o melhor jogo de manager do planeta.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta caro jacoslacon! Já receava que fosse só o meu lol, o que é certo é que para mim está a perder a pica jogar este FM 2013, não tem grande gozo dizeres aos jogadores para desarmarem duro, e eles irem atrás do adversário o campo inteiro sem lhe tirar a bola e ainda ficam a olhar quando chutam contra a nossa baliza...

ZeroZeroPeras: 12.1.2, embora diga-se que não notei diferença nenhuma em relação à 12.1.1

Compartilhar este post

Link para o post

ZeroZeroPeras: 12.1.2, embora diga-se que não notei diferença nenhuma em relação à 12.1.1

Pelo que li não houve nenhuma correcção ao motor de jogo neste hotfix que lançaram hoje, no entanto no facebook oficial do football manager disseram num comentário que já estão a trabalhar nesses melhoramentos. Só nos resta aguardar, na esperança que seja rápido a resolver porque 50€ (jogo em dvd) é muito dinheiro para a (e desculpem o termo) porcaria que saiu esta primeira versão..

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade saspinho, eu acho que o FM 2013 está praticamente injogável! Isto não dá gozo nenhum jogar, da maneira que está.

Ainda agora sofri um golo do mais ridículo que se pode imaginar porque o meu GR atirou-se ao chão para defender um remate e não se levantou para defender o próximo....

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade saspinho, eu acho que o FM 2013 está praticamente injogável! Isto não dá gozo nenhum jogar, da maneira que está.

Ainda agora sofri um golo do mais ridículo que se pode imaginar porque o meu GR atirou-se ao chão para defender um remate e não se levantou para defender o próximo....

Ao menos o pessoal vai-se rindo com esses fails do jogo.. :biggrin: Mas é a tal coisa..eu gosto de passar horas a trabalhar uma táctica de raiz, assim como fez o Unclouded, mas sei que daqui a nada sai a actualização do motor de jogo e dá logo a volta a tudo o que desenvolvemos...mas pronto vou-me entretendo, apesar de não poder usufruir realmente do jogo como quero..paguei, logo devia ser para usufruir a 100% logo desde o primeiro dia..

Compartilhar este post

Link para o post

Ehpá eu não consigo mesmo ter gozo a jogar assim, seja qual for a táctica não fazem nada do que é suposto fazer...

Cada remate que fazem à minha baliza é golo, cada cabeceamento que fazem é golo (porque os meus defesas não saltam à bola...), a cada cruzamento que fazem o GR atira-se à parva sem apanhar uma única bola...

E eu sou o Benfica, e nem ao Gil Vicente ganho na Luz... se ganho 1 jogo perco 5 ou 6, todos pela lógica da batata acima descrita.

Este FM 2013 até agora foi sem dúvida dinheiro deitado para o lixo... :(

Editado por Loits

Compartilhar este post

Link para o post

Ehpá eu não consigo mesmo ter gozo a jogar assim, seja qual for a táctica não fazem nada do que é suposto fazer...

Cada remate que fazem à minha baliza é golo, cada cabeceamento que fazem é golo (porque os meus defesas não saltam à bola...), a cada cruzamento que fazem o GR atira-se à parva sem apanhar uma única bola...

E eu sou o Benfica, e nem ao Gil Vicente ganho na Luz... se ganho 1 jogo perco 5 ou 6, todos pela lógica da batata acima descrita.

Este FM 2013 até agora foi sem dúvida dinheiro deitado para o lixo... :(

Tens que rever isso pois eu no SLB ganhei as 2 primeiras épocas, saí para o AC Milan, saltei para o Inter, onde fui despedido, não tenho tido grande sucesso em Itália, fui contratado pelo MUTD onde fui tricampeão, em que no ano do tri recupereis de cerca de 15 pontos de atraso, regressei a Itália para tentar recuperar o prestigio da Fiorentina, recém pormovida à série A, onde ao fim de 18 jogos ganhei 5 empatei 4 e perdi 9, tenho 31 golos marcados e 52 sofridos. Conclusão, grandes equipas treina-se com algum sucesso, as pequenas parece-me mais complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma tática igualzinha :mrgreen:

O 4x3x3 tende a ser sempre assim :mrgreen:

Já somos dois. No porto esta táctica resulta ás 1000 maravilhas.

Com os extremos a avançados interiores e o PL a Ponta de Lança Fixo.

1º Jogo (Supertaça): Porto 4-1 Académica

2º Jogo (Liga): Estoril 1-5 Porto

3º Jogo (Liga): Porto 3-0 Braga

Ainda bem! Lá está, são gostos - eu prefiro jogar com extremos mesmo, mas um dia destes confiro isso dos Av. Interiores.

Tal como escrevi acima, depois de ler a explicação desta táctica decidi fazer algumas alterações à minha, que em termos de posições é igual, ou seja 41221, com 2 extremos.

Pelo que observei, a minha táctica estava muito "presa" de movimentos, faltando mais movimentação no ataque. Com os extremos, ponta de lança e médio criativo a sairem da posição frequentemente, criam-se muitas oportunidades de golo. Também alterei a marcação homem a homem nos extremos, mas tem que se colocar mesmo a marcar um jogador específico, senão os extremos fogem para outras marcações. Foi o que me deu a entender. Mexi também na linha defensiva (recuada) e na largura (afunilado). O processo de jogo é lento.

A equipa troca muito a bola à entrada da área, procurando a melhor situação de finalização. Normalmente consigo entre 50 a 60% de posse de bola. Esta táctica resulta bem com um bom ponta de lança, bom no jogo de cabeça. O Wolfswinkel vai dando para os gastos.

Consegui uma recuperação notável no campeonato, não sei de cor mas devo ter ganho aí uns 8 jogos consecutivos. Estou na final da taça da liga e nos quartos de final da UEFA, embora tenha perdido (injustamente) contra o Lyon fora, por 1-0. Agora estou em 3º no campeonato, ganhei 2-0 em casa ao Braga (4º classificado) e estou perto de garantir uma presença na Champions.

De negativo, noto aquilo que já mencionado aqui nos fóruns sobre uma quebra da equipa passados alguns jogos. Já vi gente a queixar-se de quebras na 2ª época, a mim aconteceu-me perder 3 ou 4 jogos seguidos. Aconteceu perder merecidamente, mas na maior parte dos casos até ataco mais mas não crio muito perigo, e a equipa adversária cria logo 2 ou 3 oportunidades flagrantes e marca. Vou jogar até ao final da época e logo vejo.

Mas no computo geral esta táctica tem sido uma experiência positiva. :cool:

Obrigado pelo feedback positivo. A táctica não é perfeita, mas é esse o objectivo. Quiçá daqui a algum tempo eu prefira uma abordagem diferente aos jogos, mas para já é esta que me satisfaz.

No caso do meu Ipswich o problema não pode ser só da tatica (porque inclusivé já experimentei várias). Um amigo meu amigo no Blackpool também usou e aconteceu-lhe o mesmo. Até houve uma jogada dele que o Catcarth começa a correr com a bola e esquece-se dela, e depois pumba golos dos outros lol

Não te esqueças que tanto o Ipswich como o Blackpool tem equipa para lutar pelos lugares cimeiros da championship. E a minha defesa até é boa para o campeonato onde estou. Aliás a par do meu medio ofensivo sao os melhores jogadores da minha equipa.

O problema é que, pelos vistos, esta táctica é boa para equipas acima da média / grandes...

o Link aqui funciona Bem :)

ainda não a vou testar porque quero testar uma tatica que fiz a ver se tenho resultado ;)

:compinchas:

Boas!

A tua táctica pareceu-me bastante consistente, e as explicações que dás, pelo menos para mim, que não passo de um treinadorzeco de bancada, pareceram-me competentes. Hás de pensar em passar da virtualidade para a realidade!

Falando agora de coisas mais específicas, penso que um dos únicos reparos que te tenho a fazer, é que deves aumentar a liberdade criativa dos teus laterais, para um bocado mais que normal, uma vez que lhes vais estar a pedir para cruzar e subir ao ataque. Ainda não testei definitivamente, porque só hoje me vou debruçar a sério numa época, com o meu Porto. Vou dando novidades, abraço e obrigado pelo contributo!

Atenção: os meus laterais sãos instruídos a defender. Eles apenas sobem até à linha de meio campo! Obrigado pela opinião :compinchas:

A minha é muito parecida e tem dado bons resultados também :handclap:

Fixe!

Continua boa com o novo patch?

Exactamente igual.

O Motor de Jogo ainda não está bom, é por isso que parece que nada funciona direito...

Loits qual é a versão do teu FM?

Unclouded, mestre da táctica:

9uqliu.png

Eita, f*da-se :prayer:

Parabéns! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente já me queixei muito do FM. Nos anos anteriores era sempre, as equipas não faziam nada do que se queria. Porem desta vez e até ao momento nada a dizer. Até comentei com o Kratos ontem que parece que finalmente o FM faz mais aquilo que pretendo, tendo em conta as minhas instruções.

Quanto à tática Unclouded admito que esteja ótima. Não jogo com ela porque não é a minha filosofia, mas fica contente sempre que alguém cria uma tatica sua, idealizando um modelo de jogo. O pessoal agradece a partilha de ideias.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente já me queixei muito do FM. Nos anos anteriores era sempre, as equipas não faziam nada do que se queria. Porem desta vez e até ao momento nada a dizer. Até comentei com o Kratos ontem que parece que finalmente o FM faz mais aquilo que pretendo, tendo em conta as minhas instruções.

Quanto à tática Unclouded admito que esteja ótima. Não jogo com ela porque não é a minha filosofia, mas fica contente sempre que alguém cria uma tatica sua, idealizando um modelo de jogo. O pessoal agradece a partilha de ideias.

Lá está, cada qual joga da maneira que gosta e quer. Eu, por exemplo, fiz esta táctica a 100% para o Sporting. Deu-me resultado, tem dado resultados no que toca a clubes grandes e com jogadores acima da média. E lá está, é esse o propósito de haver esta secção - a partilha de ideias.

Mas agora fiquei curioso :mrgreen: . Tu em que modelo jogas?

Compartilhar este post

Link para o post

de16rossi, como é que te tens safado a nível de pressão?? é o pior para mim de mandar os jogadores a executar como quero..o resto não me posso queixar..e já agora: alguém tem sofrido poucos golos de canto? também não atinei ainda..

Compartilhar este post

Link para o post

Isto...

Compartilhar este post

Link para o post

de16rossi, como é que te tens safado a nível de pressão?? é o pior para mim de mandar os jogadores a executar como quero..o resto não me posso queixar..e já agora: alguém tem sofrido poucos golos de canto? também não atinei ainda..

Para já está muito bem. Pressiono bastante. Principalmente no ataque e meio campo. A defesa um pouco menos, mas como jogo alto as linhas ficam muito curtas, recupero mais facilmente a bola.

Depois claro, não dá sempre para fazer este tipo de pressão o jogo todo. Há momentos que tens de baixar linhas, principalmente faço-o após o 2-0 e exploro mais o contra. Mas tudo depende dos jogos e isso são coisas que cada um tem de ver. A tatica é uma base, aliás nem acho a tatica em si importante. O que os jogadores fazem dela e como a exploram isso sim é importante.

Editado por de16rossi

Compartilhar este post

Link para o post

Para já está muito bem. Pressiono bastante. Principalmente no ataque e meio campo. A defesa um pouco menos, mas como jogo alto as linhas ficam muito curtas, recupero mais facilmente a bola.

Depois claro, não dá sempre para fazer este tipo de pressão o jogo todo. Há momentos que tens de baixar linhas, principalmente faço-o após o 2-0 e exploro mais o contra. Mas tudo depende dos jogos e isso são coisas que cada um tem de ver. A tatica é uma base, aliás nem acho a tatica em si importante. O que os jogadores fazem dela e como a exploram isso sim é importante.

Eu sou fanático por tácticas 442 e jogo como tu, em pressão intensa com as linhas muito subidas.. o problema que me deparo é que mesmo com essas instruções, quando o adversário ataca, vejo os meus jogadores a acompanharem sem tentarem o desarme..já tentei desarme duro, já tentei marcação apertada, já tentei homem-a-homem e nada disso faz mudar a atitude do jogador..não sei se é de ter apenas dois meio campistas no centro...sinceramente queria explorar mais o 442...talvez seja mais inteligente e seguro jogar com um tridente no meio campo, mas enquanto não atinar com um 442 não vou mudar... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A taticta está excelente parabéns estou a ter muito bons resultados...

Obrigado :compinchas:

Se não for demasiado, podias dizer em que clube estás e o tipo de resultados que obtens?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado :compinchas:/>

Se não for demasiado, podias dizer em que clube estás e o tipo de resultados que obtens?

Benfica e estou em Janeiro ainda tou com 0 derrotas no campeonato e nos jogos oficiais só perdi 1 jogo contra o Arsenal por 3-2 :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Benfica e estou em Janeiro ainda tou com 0 derrotas no campeonato e nos jogos oficiais só perdi 1 jogo contra o Arsenal por 3-2 :biggrin:/>

Obrigado :compinchas:

Parece que se confirma - a táctica é boa para equipas acima da média (em Portugal, por exemplo, penso que apenas do Braga para cima é que funciona). E, se pensarmos bem no assunto, faz sentido - para se pautar uma partida de futebol tem de se ter, obviamente, um bom plantel.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há é muitos golos com estas tática o máximo que ganho é 2-0 não é uma tatica goleadora digamos assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Não há é muitos golos com estas tática o máximo que ganho é 2-0 não é uma tatica goleadora digamos assim...

Creio que isso não é um problema, até porque na vida real o resultado desnivelado, chamada goleada, tirando o Barça e o Real, não aontece frequentemente :D

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que isso não é um problema, até porque na vida real o resultado desnivelado, chamada goleada, tirando o Barça e o Real, não aontece frequentemente :D/>

Creio que o Rossi respondeu a isso. O que eu quis para esta táctica foi vontade de marcar, com qualidade e fluidez no ataque. Realmente consegue-se isto, mas os problemas que o ME apresenta são, de momento, impeditivos das ditas goleadas à FM.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que o Rossi respondeu a isso. O que eu quis para esta táctica foi vontade de marcar, com qualidade e fluidez no ataque. Realmente consegue-se isto, mas os problemas que o ME apresenta são, de momento, impeditivos das ditas goleadas à FM.

ME?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...