Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Unclouded

[FM2013] 4x3x3 à Unclouded

Publicações recomendadas

Sim realmente o motor de jogo desde FM está muito diferentes dos anteriores... As jogadas são diferentes e a emoção do jogo também...

Compartilhar este post

Link para o post

Unclouded, és treinador ou tens algum curso? desculpa a intromissão.

Tenho uma táctica parecida com a tua neste momento.

Compartilhar este post

Link para o post

Unclouded, és treinador ou tens algum curso? desculpa a intromissão.

Tenho uma táctica parecida com a tua neste momento.

É assim, não escondo que gostava de ser, e quem sabe mais tarde não avance mesmo, mas de momento não. Mas, desculpa lá a curiosidade, porquê?

Compartilhar este post

Link para o post

É assim, não escondo que gostava de ser, e quem sabe mais tarde não avance mesmo, mas de momento não. Mas, desculpa lá a curiosidade, porquê?

desculpa eu pela intromissão (acho que é assim que se escreve).

Porque reparei no modo como falas desde o teu primeiro post e nota se que sabes mesmo do que falas.

um dia tambem eu gostava de tirar um curso de treinador, é uma questão a pensar...

Compartilhar este post

Link para o post

Unclouded,

Que Palestra dás à equipa antes, durante e depois dos jogos?

cmpts

Normalmente quero sempre a vitória, simplesmente mudo entre o assertivo, o calmo e o apaixonado. Depois dos jogos, depende mesmo de como jogarmos...

desculpa eu pela intromissão (acho que é assim que se escreve).

Porque reparei no modo como falas desde o teu primeiro post e nota se que sabes mesmo do que falas.

um dia tambem eu gostava de tirar um curso de treinador, é uma questão a pensar...

É só saber, mesmo, porque não tenho curso nenhum :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente quero sempre a vitória, simplesmente mudo entre o assertivo, o calmo e o apaixonado. Depois dos jogos, depende mesmo de como jogarmos...

É só saber, mesmo, porque não tenho curso nenhum compinchas.gif

e ainda bem que sabes, porque adaptei as tarefas dos dois MC para as que tu ai mostras-te e as coisas comecaram a correr melhor, tirando o meio campo tenho tudo igual a ti ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado :compinchas:/>

Parece que se confirma - a táctica é boa para equipas acima da média (em Portugal, por exemplo, penso que apenas do Braga para cima é que funciona). E, se pensarmos bem no assunto, faz sentido - para se pautar uma partida de futebol tem de se ter, obviamente, um bom plantel.

Nao sei se será so nas grandes. Eu estou a usa-la no Villarreal, na 2ª divisão, nao consegui comprar nem que viesse ninguem emprestado pork nao ha dinheiro para nada... os bons jogadores que tenho estão emprestados e o Rossi começa lesionado durante muito tempo.

Experimentei algumas taticas aqui do forum e nao tava nenhuma a enxer-me as medidas. Desde que meti esta tatica (com algumas pequenas alteraçoes) tenho vindo a ganhar os jogos.

Raramente jogo com este sistema de jogo, sou fã dos 3 centrais ou de jogar com 2 avançados. Mas por enquanto parece a melhor tatica que anda aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Unclouded estou a usar a tua tática no Manchester City mas passado 6 jogos sentia a minha equipa muito defensiva e mudei a Linha Defensiva para um traço antes de Defesa Alta, mudei a temporização para normal e tirei a defesa em linha...Notei melhorias mas de resto a tática está espetacular. :grin:/>

Editado por calypso

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei se será so nas grandes. Eu estou a usa-la no Villarreal, na 2ª divisão, nao consegui comprar nem que viesse ninguem emprestado pork nao ha dinheiro para nada... os bons jogadores que tenho estão emprestados e o Rossi começa lesionado durante muito tempo.

Experimentei algumas taticas aqui do forum e nao tava nenhuma a enxer-me as medidas. Desde que meti esta tatica (com algumas pequenas alteraçoes) tenho vindo a ganhar os jogos.

Raramente jogo com este sistema de jogo, sou fã dos 3 centrais ou de jogar com 2 avançados. Mas por enquanto parece a melhor tatica que anda aqui.

O Villarreal, em comparação com as outras equipas da Adelante, é considerado um grande: as diferenças no plantel são tão abismais que esta táctica resulta. O que eu quis dizer com esta táctica é o seguinte: em Portugal, provavelmente apenas Porto, Sporting e Benfica conseguiriam usá-la bem por serem os únicos que têm plantel para mandar numa partida. O Braga, por exemplo, seria provavelmente capaz de a utilizar contra todos menos contra os três grandes. Isto a nível interno, claro. Mas obrigado pelo feedback :compinchas:

Olá Unclouded estou a usar a tua tática no Manchester City mas passado 6 jogos sentia a minha equipa muito defensiva e mudei a Linha Defensiva para um traço antes de Defesa Alta, mudei a temporização para normal e tirei a defesa em linha...Notei melhorias mas de resto a tática está espetacular. :grin:/>/>

Ao mudares a temporização para normal atacas mais, numa equipa como o City: aliás, o City, pela qualidade que tem, poderia até jogar em modo rápido que ainda eram melhor. Quanto à linha defensiva: quanto mais à frente estão os defesas, mais pressionas no centro do terreno e mais bolas recuperas, saindo mais vezes para o ataque. Só há o problema de bolas nas costas mas, com um keeper como o Hart, se o puseres a jogar a libero de certeza que não se passa nada :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Ao mudares a temporização para normal atacas mais, numa equipa como o City: aliás, o City, pela qualidade que tem, poderia até jogar em modo rápido que ainda eram melhor. Quanto à linha defensiva: quanto mais à frente estão os defesas, mais pressionas no centro do terreno e mais bolas recuperas, saindo mais vezes para o ataque. Só há o problema de bolas nas costas mas, com um keeper como o Hart, se o puseres a jogar a libero de certeza que não se passa nada :compinchas:/>

Pois agora está a resultar bem... Parabéns pela tática :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde a todos! Depois de ter investigado bem o motor de jogo do novo FM, decidi construir uma táctica baseada no estilo de futebol que eu mais aprecio. Como tal, tentei montar um esquema táctico em que o futebol praticado fosse algo agradável de ver, algo agradável de desfrutar e, acima de tudo, algo que nos pudesse dar, no fina de cada encontro, a sensação de dever cumprido.

Desde sempre que gosto de futebol, muito por culpa do meu avô que chegou a ingressar no Sporting Clube de Portugal. Como tal, tenho conhecimentos suficientes para definir o que quero numa equipa e, à falta do curso de treinador profissional, nada melhor que aplicar as minhas ideias no melhor simulador futebolístico de sempre. Ao desenhar esta táctica tive de ter em conta diversos pormenores, que passo desde já a citar e a explicar:

- Porquê o 4-3-3?

Resposta simples, na verdade. Creio que, no futebol actual em que se quer espectáculo, o 4x3x3 é a táctica perfeita. E porquê? Concilia uma segurança defensiva invejável, ao adicionar o médio defensivo / trinco e médio box-to-box à linha mais recuada da equipa, com uma estabilidade ao meio campo perfeita, aproveitando mais uma vez o tal médio defensivo para dar início ao processo de construção. E, por último, o ponta de lança - está sozinho, é verdade, mas a presença dos extremos que, na táctica que desenhei, rasgam a defesa adversária, possibilita que o matador esteja mais livre na frente de ataque, facturando assim mais golos e, ao mesmo tempo, dando a marcar.

- Desenho Táctico?

tacticaunclouded.jpg

É o típico 4x3x3, como tinha dito. Mais à frente explicarei qual o papel de cada jogador, pelo que, de momento, fica apenas o desenho táctico para poder explicar as opções que tomei.

- Estilo de Jogo?

Ofensivo, como é óbvio. Como expliquei em cima, esta é a táctica perfeita para consolidar uma equipa da melhor maneira. Assim, porque não aproveitar que temos uma defesa forte e um meio campo seguro para atacar mais? Depois, é claro, tentei que a equipa jogasse de maneira fluída: quero que os médios ataquem e defendam, que os extremos venham buscar jogo, que o ponta de lança recue para fazer as habituais tabelinhas e que os defesas laterais, mesmo instruídos para defenderem, cheguem ao centro do terreno e pressionem ou lancem eles mesmo o ataque.

Face à presença de um médio defensivo, optei por colocar a linha defensiva mais recuada, procurando assim ocupar de forma igual as zonas do terreno. A defesa joga em linha, optando por, em vez de aliviar, tentar passar para o companheiro mais próximo que esteja em condições de sair a jogar.

Por último, o comprimento de jogo: há quem defenda que, com extremos, se deve jogar bastante largo, aproveitando assim a velocidade e técnica das alas. Pois bem, embora perceba o conceito e até compreenda o estilo de jogo de que essas pessoas falam, prefiro jogar afunilado. E porquê? Porque no momento do embate entre a minha linha média e a defesa contrária, cria-se uma situação em que 4 dos meus jogadores irão atacar o centro da defensiva. Posto isto, a equipa adversária só pode tentar contrariar a onda invasiva com os laterais a ajudarem no centro, juntamente com os médios defensivos e médios centro. E é nesta altura, em que o bloco defensivo está concentrado no centro, que os meus extremos explodem. Aproveitando a ausência de oposição directa, rasgam a defesa adversária e, do nada, ficamos com 3 homens para lá da linha defensiva do oponente: tanto os extremos como o ponta de lança se lançam na direcção da baliza e, assim, aumentam e muito a possibilidade de se chegar ao golo.

- Tipo de Passe?

Aqui optei por definir por zona: a minha defesa e médio defensivo jogam apenas em passe curto. Porquê? Evita perdas de bola inúteis na criação das jogadas e, ao mesmo tempo, evita situações em que um passe directo é interceptado e a defesa fica descompensada. Mais à frente, os dois médios centro são incitados a passarem como querem - ambos têm a sua função, mas normalmente saem a jogar em conjunto e, assim sendo, têm de ser inteligentes o suficiente para pensarem se querem tentar um passe longo, um passe directo ou um passe curto. Os extremos e o ponta de lança, por seu lado e por não terem, normalmente, competência para serem precisos no passe, apenas arriscam passes directos, procurando utilizar a velocidade de cada um e fluidez ofensiva para rasgarem o adversário.

Porém, apesar de os extremos usarem bastante a velocidade, optei por colocar uma temporização lenta em jogo. Isto porque, como um jogo lento, os jogadores têm mais tempo para pensar onde querem meter a bola. Podem levantar a cabeça e optar por fazer um passe directo para o jogador X, ou um cruzamento para o jogador Y. Claro que assim a equipa adversária pode reagrupar-se mais rápido, e é aí que reside o problema desta temporização, mas creio que a criação de boas oportunidades de jogo acaba por compensar esse "defeito". Para poder pôr uma equipa a gerir o ritmo de jogo, baralhando assim a táctica do adversário, tem de se ter, obviamente, um maestro: no caso, o médio centro que joga como Construtor de Jogo Avançado tem por obrigação ser ele a controlar o desenrolar da partida - é dele que sai a iniciativa de ataque, tendo até instruções para ser ele a segurar a bola.

- Pressão, Marcação e Desarme?

Se quero que seja a minha equipa a gerir o ritmo de jogo tenho de, obviamente, os incitar a pressionar mais. Há maior desgaste físico mas, ao mesmo tempo, ao recuperarmos mais rápido a bola, podemos, além de defender a nossa baliza, reagrupar-nos para sairmos a jogar e, quem sabe, até criarmos um golo.

Em relação à marcação, praticamente toda a equipa defende à zona: os laterais responsáveis pelas alas, defesas centrais, médio defensivo e box-to-box responsáveis por fecharem no meio. Assim sendo, temos 6 jogadores a fechar a nossa área. Porém, os meus extremos têm ordens para marcar Homem a Homem - são eles quem vão acompanhar os laterais da equipa adversária, impedindo assim que eles contribuam para movimentos de ruptura na nossa defesa.

Por último, o desarme - toda a equipa desarma normalmente. Não quero que, ao pressionarem em demasia, façam faltas que podem levar a cartões desnecessários. Porém, há três posições que têm liberdade para mostrar a sola das botas: os defesas centrais e o médio defensivo. E porquê? Para além de pararem melhor o ataque adversário, impõem respeito e, se o avançado do oponente for frágil psicologicamente, podem muito bem anulá-lo após o primeiro desarme.

- Liberdade Criativa, Mobilidade e Cruzamentos?

A liberdade criativa varia de posição para posição, como bem sabem. Porém, mais liberdade significa menor rigor táctico, pelo que a liberdade dos jogadores apenas é "elevada" em 4 casos: o médio box-to-box, por ser responsável pelo transporte de bola, pode soltar-se mais, assim como os extremos. Já o Construtor de Jogo Avançado, por ser o maestro e ser ele a gerir o ritmo, tem a liberdade ao máximo.

Quanto à mobilidade, todo o sector recuado da equipa, incluindo médio defensivo e box-to-box têm instruções para se manterem fieis ao plano traçado por mim. Assim, adquire-se uma maior consistência defensiva. Já o maestro, extremos e ponta de lança têm autorização para se moverem da posição, pois assim, aliado à liberdade criativa de cada um, fluidez da equipa e estilo de passe mais directo, criamos muitas mais hipóteses de golo.

Os cruzamentos são sempre compridos - deste modo, ao entrar um extremo na área e ao cruzar, irá ter sempre dois jogadores para lutarem pela bola, sendo no caso o extremo do lado contrário e o ponta de lança.

- Cantos e Livres?

Aqui não alterei muito. Admito que nas jogadas estudadas só me sinto confortável na definição do esquema de cantos ofensivos, pelo que optei por deixar os defensivos e livres da maneira que a "equipa" vem pré-definida. Nos cantos ofensivos é sempre para marcar ao 1º poste, com um central alto, de preferência, a desviar. Mesmo que não consiga, o ponta de lança está logo atrás a saltar com o guarda-redes, e atrás de si aparece imediatamente o outro central a encostar.

Dito isto, penso que abordei todos os factores que tive na cabeça ao criar e melhorar esta táctica, tendo obtido bons resultados no Sporting, sem qualquer contratação e venda. Disponibilizei-a no tópico da reacções do novo FM e obtive feedback positivo que, aliado ao sucesso que esta táctica me está a trazer, me fez pensar em disponibilizá-la aqui para toda a gente ver. Podem testar como quiserem, fazer alterações e melhorá-la. Apenas agradecia que me fossem relatando, por este tópico, o modo como as coisas estão a correr, e até agradecia "discussões" de ordem táctica em alguma coisa que não concordem ou que achem que pode ser mudada para melhor.

Link da Táctica: http://www.sendspace.com/file/g0k0fd

Bom FM a todos e obrigado pela ajuda! compinchas.gif

Boas Rapaz,

Já estive aqui a ler isto tudo e todos os elogios que recebeste pela tua táctica (parabéns por todo o teu trabalho e disponibilidade em ajudar os outros). No entanto, eu uso essa táctica para o meu Benfica e resultados nem vê-los (comecei a perder 3-0 com o porto, depois perdi 1-0 com a academica no unico remate que eles fizeram, ganhei 3-1 ao setubal e por fim a ganhar 2-0 ao dinamo de zagreb fui perder 3-2 !!!!), o que noto é que apesar de toda a dinamica e facilidade de troca de bola, a equipa sofre golos facilmente e chego a estar a ganhar e de repente sofro golos, ou estar a dominar o jogo todo e sofro um golo no unico remate da equipa adversária.

Para ter mais noção da minha situaçao, comprei o ruben ao maritimo, o Hugo viana ao braga e o fernando do grémio (o meu objectivo é ir colocando cada vez mais portugueses na equipa, fernando foi contratação so para subtituir matic ou andre almeida). Não sei se me podes ajudar, ou dizeres se já alteras-te a tua táctica.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, não sei que te diga. A táctica está a resultar com toda a gente, menos contigo. Ainda por cima com o Benfica... Usas Garay - Luisão?

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, não sei que te diga. A táctica está a resultar com toda a gente, menos contigo. Ainda por cima com o Benfica... Usas Garay - Luisão?

uso Garay sidnei pq luisão está castigado. Não compreendo, os bonecos parece que vêm o adversario passar com a bola e n fazem nada

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Rapaz,

Já estive aqui a ler isto tudo e todos os elogios que recebeste pela tua táctica (parabéns por todo o teu trabalho e disponibilidade em ajudar os outros). No entanto, eu uso essa táctica para o meu Benfica e resultados nem vê-los (comecei a perder 3-0 com o porto, depois perdi 1-0 com a academica no unico remate que eles fizeram, ganhei 3-1 ao setubal e por fim a ganhar 2-0 ao dinamo de zagreb fui perder 3-2 !!!!), o que noto é que apesar de toda a dinamica e facilidade de troca de bola, a equipa sofre golos facilmente e chego a estar a ganhar e de repente sofro golos, ou estar a dominar o jogo todo e sofro um golo no unico remate da equipa adversária.

Para ter mais noção da minha situaçao, comprei o ruben ao maritimo, o Hugo viana ao braga e o fernando do grémio (o meu objectivo é ir colocando cada vez mais portugueses na equipa, fernando foi contratação so para subtituir matic ou andre almeida). Não sei se me podes ajudar, ou dizeres se já alteras-te a tua táctica.

Abraço

Tenta fazer o que eu fiz, pode ser que resulte.

Poe a linha defensiva mais subida, temporização mais rapida e não jogar com a defesa em linha...

Apenas uma opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta fazer o que eu fiz, pode ser que resulte.

Poe a linha defensiva mais subida, temporização mais rapida e não jogar com a defesa em linha...

Apenas uma opinião.

mas na táctica dele a defesa ja joga "alta"... :S não compreendo, todos se safam com a tática menos eu. eu comecei por fazer a minha (ja jogo desde o cm 93-94) e nao resultou e fiquei a pensar que era eu que tava fraco a fazer tácticas, mas acontece smp o mm, domino jogo e de repente levo golos ...

Compartilhar este post

Link para o post

Unclouded, para jogar em 4-1-1-3-1, que alterações farias à tua táctica?

Eu fiz uma táctica, tendo por base a tua, mas não tem resultado. Será que podias dar uma vista de olhos, para ver o que mudarias?

https://rapidshare.com/files/178480193/4-1-1-3-1.tac

Desde já agradeço, muito obrigado. :compinchas:/>

EDIT: Estou a jogar com o Porto.

Editado por doncorleone

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, eu, por 4-1-1-3-1 entendo que estejas a falar de um sistema com um trinco, um médio centro e um 10, correcto?

Primeiro - os passadores do Porto são excelentes. Logo aí tens uma vantagem enorme, podendo colocar temporização rápida para o dito "futebol bonito", mas em que irás falhar mais. Ao colocares mais lento (digamos que no normal serve) o futebol é mais pensado mas, ao mesmo tempo, mais fluído. Por isso colocaria a temporização em normal, colocando a defesa mais alta...

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, testei a tua tática no Leverkusen, e funcionou espectacularmente, acabei a primeira época em 3º, a 6 pontos do Bayern (campeão) e a um ponto do Dortmund, que acabou em 2º. Depois disso, recebi uma proposta para treinar o Ajax, e apesar de não gostar muito de trocar de clube, decidi aceitar, mas agora estou com um problema: a equipa ataca e defende bem, o problema são os cantos, não consigo atinar com aquilo. A atacar não marcam um único e estou sempre a perder chances de golo, a defender até parece que a minha defesa não existe. Será que não dá para me dares uma ajuda, é que é a única coisa em que a minha equipa falha.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, eu, por 4-1-1-3-1 entendo que estejas a falar de um sistema com um trinco, um médio centro e um 10, correcto?

Primeiro - os passadores do Porto são excelentes. Logo aí tens uma vantagem enorme, podendo colocar temporização rápida para o dito "futebol bonito", mas em que irás falhar mais. Ao colocares mais lento (digamos que no normal serve) o futebol é mais pensado mas, ao mesmo tempo, mais fluído. Por isso colocaria a temporização em normal, colocando a defesa mais alta...

Sim Unclouded, o sistema é com um trinco, um médio centro (médio área-a-área) e um 10 (médio construtor avançado).

O estilo de jogo, mantive "fluído", a estratégia alterei para "controlar". Alterei também a mobilidade, coloquei padrão.

Em relação à temporização, eu já tinha colocado como normal, tal como o comprimento, mudei de afunilado para normal. A linha defensiva mantive normal, mas um pouco mais subida.

Reparei que tens para segurar a bola, o construtor de jogo avançado e o médio defensivo, eu só tenho o médio defensivo (trinco). Que me aconselhas?

Não queres dar uma vista de olhos à minha táctica para veres o que alteravas? Desde já muito obrigado. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

A táctica funciona bem no novo update? Obrigado

isto...

Compartilhar este post

Link para o post

A táctica funciona bem no novo update? Obrigado

isto...

Tenho andado ocupado e praticamente não tenho jogado FM desde que saiu a nova actualização. Já me disseram que o ME reduziu drasticamente o número de remates. Sendo esta uma táctica de posse e remate, creio que terei de fazer umas alterações à temporização e quiçá à defesa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...