migalhasn1 Publicado 6 Novembro 2014 Esses votos eram referentes à votação anterior. Agora tem dado erro quando voto, já enviei mp a um moderador, resta esperar. Hum, ok, como vi lá o Germania pensei que fossem já da nova vaga. :fixe: Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 7 Novembro 2014 Só pude tratar disto agora, peço desculpa. Vejam lá se já conseguem votar. Eu não conseguia, agora já consigo (já excluí o meu voto). Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 8 Novembro 2014 Só vim aqui agora. Aquilo aparece que muita gente votou mas só contabiliza 4 votos. Estranho. Também devo ver o filme só amanhã à noite. A ver se hoje se decide qual fica. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 8 Novembro 2014 Os votos que não aparecem contabilizados são referentes à primeira votação, quem ainda não votou nesta votação tem de excluir o voto e votar novamente para que este seja contabilizado. Eu aconselhava deixarmos esta votação continuar este fim de semana e adiarmos a discussão para o próximo, dando mais tempo para quem ainda não teve a oportunidade de votar. Se continuarmos com este método, não seria mal pensado considerarmos a possibilidade de tornar o tópico quinzenal, pois oferece mais tempo para preparar as nomeações e votação, para além de os filmes vencedores terem mais "tempo de antena"; caso contrário é tudo feito um pouco em cima do joelho. Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 11 Novembro 2014 Vinha aqui pedir desculpa por não ter visto o filme, mas boa isto quinzenal fica melhor. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 15 Novembro 2014 Tystnaden (The Silence) Um filme muito interessante de se tentar decifrar. Por essa razão, vou deixar a minha análise em spoiler. Vi ontem à noite e tive de o rever hoje, pois o facto de elas serem irmãs e a ambiguidade e subtilidades da relação delas deixaram-me reticente nas conclusões definitivas que se podem retirar do filme. No segundo visionamento tive a oportunidade de apreciar alguns detalhes de realização e argumentação do Bergman. O uso de espelhos e reflexos é usado várias vezes, gostei particularmente quando foi usado para enquadrar a Ester e o empregado no mesmo plano, permitindo um plano próximo do empregado e das suas expressões faciais. Quando a Anna e o Johan estão a dormir, a Ester acaricia o cabelo da irmã, mas quando vai para tocar no Johan acaba por não o fazer, mais tarde é estabelecido que ele evita as carícias dela. Nessa mesma cena quando a Ester sai do quarto deles, ao fechar a porta demonstra um certo desgosto na sua expressão facial, o que poderá indicar mágoa por se sentir excluída daquela intimidade, isto depois da própria Anna ter perguntado se podia fechar a porta que conecta os dois quartos e a Ester ter acedido ao pedido; mais tarde ela pede explicitamente ao Johan para deixar a porta aberta enquanto ele está no quarto adjacente. Isto parece reforçar a ideia de que a crescente separação física e emocional entre Ester e aquelas duas pessoas a atormenta. Desse ponto de vista também faz sentido que ela depois procure prazeres efémeros como o álcool e masturbação para procurar evitar esse estado depressivo, para além de que o seu estado de saúde debilitado e a consciência real da sua mortalidade acentuam ainda mais os sentimentos de solidão e abandono. O distanciamento entre as duas irmãs está nitidamente ligado à facilidade com que Ester é capaz de julgar a sua irmã e os seus comportamentos, tal como a tendências controladoras e manipuladoras. Ela condena a promiscuidade da irmã e até admite sentir-se humilhada pelos seus comportamentos. A Anna não fica indiferente e parece sentir-se de certa forma culpada, mas aproveitando o momento de fraqueza física da irmã ganha forças para a confrontar e afirmar-se. A Anna parece mesmo demonstrar uma crise de identidade. A certa altura ela diz que em tempos procurou ser mais como a sua irmã, isso pode ser a causa para essa crise e incapacidade de definição pessoal. Num extremo é possível subentender-se uma relação incestuosa entre as irmãs; embora eu não consiga integrar todos os elementos do argumento numa interpretação desse cariz. No meu entender, a Ester sente um enorme amor fraternal pela sua irmã, mas sempre teve dificuldades em expressá-lo. Ao mesmo tempo, Anna tem comportamentos que ela considera imorais, isto origina um conflito interno: Ester ama a sua irmã, mas odeia as suas atitudes, e é possível que se sinta culpada por esses comportamentos estarem ligados à sua inabilidade em expressar o seu amor pela irmã, tal como a facilidade em condená-la pelos seus defeitos. É nesta luz que eu vejo a cena em que Ester quase que suplica a Anna para não se encontrar com o homem naquela noite, beijando repetidamente a sua face numa tentativa desesperada e inadequada de expressar o amor que sente pela irmã. No primeiro visionamento fiquei com a total impressão de que a Ester é a mãe biológica do Johan, tendo deixado essa informação na carta que lhe escreveu. Sinceramente é algo de difícil confirmação. Embora possa adicionar novos níveis de complexidade às relações entre os três, sinto que seria algo desnecessário à história, não é algo que o argumento solicite. Ela fala em fertilização, mas também fala em sentir repulsa pelo cheiro de sémen, mais facilmente acredito que ela teve um aborto espontâneo, do que ela ser a mãe biológica do Johan. Depois da morte do seu pai, para Ester parecem só restar duas pessoas importantes no mundo, Anna e Johan. Prefiro acreditar que ela tenha expressado o seu amor incondicional pelos dois na carta que deixou ao Johan. A profundidade do filme é assombrosa para uma hora e meia e tão pouco diálogo. 9/10 Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 16 Novembro 2014 Vinha aqui pedir desculpa por não ter visto o filme, mas boa isto quinzenal fica melhor. x2 Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 16 Novembro 2014 Então era para ver já esta semana? Algum moderador edite o titulo por favor e fica este filme até ao proximl domingo. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 17 Novembro 2014 (editado) My bad. A minha ideia era que no anterior fim de semana (8/9 de novembro) se votasse e que neste fim de semana se tivesse discutido o vencedor. Sendo assim, ainda bem que coloquei os meus pensamentos sobre o filme em spoiler. De qualquer forma, temos de planear melhor este modelo, se quisermos continuar com ele. O conceito centra-se em quem visualizar e comentar sobre o filme, neste caso "Tystnaden", tem o direito a nomear um filme à sua escolha para a próxima votação. Portanto, durante esta semana e até ao próximo fim de semana (22/23 de novembro) a discussão sobre este filme estaria aberta (podendo prolongar-se naturalmente para além desse limite temporal). A partir da próxima segunda (dia 24) quem comentou começaria a nomear os filmes para a votação seguinte. Idealmente a votação estaria preparada terça ou quarta e ficaria aberta até ao fim de semana de 29/30. O filme vencedor começaria a ser discutido no primeiro fim de semana de dezembro (dias 6/7)? Ou acham que a discussão deveria ficar aberta logo a partir de 1 de dezembro (após a votação ser dada por terminada)? Porque a ideia era começarmos a preparar as nomeações e a nova votação no dia 8 de dezembro, recomeçando assim o ciclo. EDIT: Estive a contabilizar as médias das notas que foram atribuídas aos filmes da 1.ª edição do tópico. Só contabilizei os filmes com duas, ou mais, notas. Paris, Texas: 8,3 C'est arrivé prés de chez vous (Man Bites Dog): 8,2 O Lucky Man!: 8,2 Suna no onna (Woman in the Dunes): 8 Soy Cuba (I Am Cuba): 8 Les triplettes de Belleville (The Triplets of Belleville): 8 Nirgendwo in Afrika (Nowhere in Africa): 7,8 Europa: 7,5 Michael: 7,2 Poulet aux prunes (Chicken with Plums): 7,1 Coffee and Cigarettes: 6,8 Mr. Nobody: 6,8 Kynodontas (Dogtooth): 6,2 Crooklyn: 6 Dear Frankie: 5,8 Beyond the Black Rainbow: 5,2 Tenho isto em Excel, portanto quem quiser ver ou rever filmes, dar novas opiniões ou notas, não tenham problemas que eu vou atualizando a lista. Houve muitas pessoas que deram opiniões sem dar uma nota, muitos filmes acabam por só ter a média da minha nota e do Peplin; outros não chegam a ter média porque só um de nós, ou nenhum, viu o filme e deu nota. Editado 23 Novembro 2014 por bmfpcdm Compartilhar este post Link para o post