Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Victarion

Cineclube Exquis: Tystnaden (The Silence)

23 votos

1. 1. Escolhe o próximo filme:

• Dreams, Akira Kurosawa
    • Equus, Sidney Lumet
    • Germania, anno zero (Germany Year Zero), Roberto Rossellini
    • Tystnaden (The Silence), Ingmar Bergman

Publicações recomendadas

Esses votos eram referentes à votação anterior. Agora tem dado erro quando voto, já enviei mp a um moderador, resta esperar.

Hum, ok, como vi lá o Germania pensei que fossem já da nova vaga. :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Só pude tratar disto agora, peço desculpa. Vejam lá se já conseguem votar.

Eu não conseguia, agora já consigo (já excluí o meu voto).

Compartilhar este post

Link para o post

Só vim aqui agora. Aquilo aparece que muita gente votou mas só contabiliza 4 votos. Estranho.

Também devo ver o filme só amanhã à noite. A ver se hoje se decide qual fica.

Compartilhar este post

Link para o post

Os votos que não aparecem contabilizados são referentes à primeira votação, quem ainda não votou nesta votação tem de excluir o voto e votar novamente para que este seja contabilizado.

Eu aconselhava deixarmos esta votação continuar este fim de semana e adiarmos a discussão para o próximo, dando mais tempo para quem ainda não teve a oportunidade de votar. Se continuarmos com este método, não seria mal pensado considerarmos a possibilidade de tornar o tópico quinzenal, pois oferece mais tempo para preparar as nomeações e votação, para além de os filmes vencedores terem mais "tempo de antena"; caso contrário é tudo feito um pouco em cima do joelho.

Compartilhar este post

Link para o post

Tystnaden (The Silence)

Um filme muito interessante de se tentar decifrar. Por essa razão, vou deixar a minha análise em spoiler.

Vi ontem à noite e tive de o rever hoje, pois o facto de elas serem irmãs e a ambiguidade e subtilidades da relação delas deixaram-me reticente nas conclusões definitivas que se podem retirar do filme.

No segundo visionamento tive a oportunidade de apreciar alguns detalhes de realização e argumentação do Bergman.

O uso de espelhos e reflexos é usado várias vezes, gostei particularmente quando foi usado para enquadrar a Ester e o empregado no mesmo plano, permitindo um plano próximo do empregado e das suas expressões faciais.

Quando a Anna e o Johan estão a dormir, a Ester acaricia o cabelo da irmã, mas quando vai para tocar no Johan acaba por não o fazer, mais tarde é estabelecido que ele evita as carícias dela. Nessa mesma cena quando a Ester sai do quarto deles, ao fechar a porta demonstra um certo desgosto na sua expressão facial, o que poderá indicar mágoa por se sentir excluída daquela intimidade, isto depois da própria Anna ter perguntado se podia fechar a porta que conecta os dois quartos e a Ester ter acedido ao pedido; mais tarde ela pede explicitamente ao Johan para deixar a porta aberta enquanto ele está no quarto adjacente. Isto parece reforçar a ideia de que a crescente separação física e emocional entre Ester e aquelas duas pessoas a atormenta. Desse ponto de vista também faz sentido que ela depois procure prazeres efémeros como o álcool e masturbação para procurar evitar esse estado depressivo, para além de que o seu estado de saúde debilitado e a consciência real da sua mortalidade acentuam ainda mais os sentimentos de solidão e abandono.

O distanciamento entre as duas irmãs está nitidamente ligado à facilidade com que Ester é capaz de julgar a sua irmã e os seus comportamentos, tal como a tendências controladoras e manipuladoras. Ela condena a promiscuidade da irmã e até admite sentir-se humilhada pelos seus comportamentos. A Anna não fica indiferente e parece sentir-se de certa forma culpada, mas aproveitando o momento de fraqueza física da irmã ganha forças para a confrontar e afirmar-se. A Anna parece mesmo demonstrar uma crise de identidade. A certa altura ela diz que em tempos procurou ser mais como a sua irmã, isso pode ser a causa para essa crise e incapacidade de definição pessoal.

Num extremo é possível subentender-se uma relação incestuosa entre as irmãs; embora eu não consiga integrar todos os elementos do argumento numa interpretação desse cariz. No meu entender, a Ester sente um enorme amor fraternal pela sua irmã, mas sempre teve dificuldades em expressá-lo. Ao mesmo tempo, Anna tem comportamentos que ela considera imorais, isto origina um conflito interno: Ester ama a sua irmã, mas odeia as suas atitudes, e é possível que se sinta culpada por esses comportamentos estarem ligados à sua inabilidade em expressar o seu amor pela irmã, tal como a facilidade em condená-la pelos seus defeitos. É nesta luz que eu vejo a cena em que Ester quase que suplica a Anna para não se encontrar com o homem naquela noite, beijando repetidamente a sua face numa tentativa desesperada e inadequada de expressar o amor que sente pela irmã.

No primeiro visionamento fiquei com a total impressão de que a Ester é a mãe biológica do Johan, tendo deixado essa informação na carta que lhe escreveu. Sinceramente é algo de difícil confirmação. Embora possa adicionar novos níveis de complexidade às relações entre os três, sinto que seria algo desnecessário à história, não é algo que o argumento solicite. Ela fala em fertilização, mas também fala em sentir repulsa pelo cheiro de sémen, mais facilmente acredito que ela teve um aborto espontâneo, do que ela ser a mãe biológica do Johan. Depois da morte do seu pai, para Ester parecem só restar duas pessoas importantes no mundo, Anna e Johan. Prefiro acreditar que ela tenha expressado o seu amor incondicional pelos dois na carta que deixou ao Johan.

A profundidade do filme é assombrosa para uma hora e meia e tão pouco diálogo.

9/10

Compartilhar este post

Link para o post

Vinha aqui pedir desculpa por não ter visto o filme, mas boa isto quinzenal fica melhor.

x2

Compartilhar este post

Link para o post

Então era para ver já esta semana? Algum moderador edite o titulo por favor e fica este filme até ao proximl domingo.

Compartilhar este post

Link para o post

My bad.

A minha ideia era que no anterior fim de semana (8/9 de novembro) se votasse e que neste fim de semana se tivesse discutido o vencedor. Sendo assim, ainda bem que coloquei os meus pensamentos sobre o filme em spoiler.

De qualquer forma, temos de planear melhor este modelo, se quisermos continuar com ele. O conceito centra-se em quem visualizar e comentar sobre o filme, neste caso "Tystnaden", tem o direito a nomear um filme à sua escolha para a próxima votação. Portanto, durante esta semana e até ao próximo fim de semana (22/23 de novembro) a discussão sobre este filme estaria aberta (podendo prolongar-se naturalmente para além desse limite temporal). A partir da próxima segunda (dia 24) quem comentou começaria a nomear os filmes para a votação seguinte. Idealmente a votação estaria preparada terça ou quarta e ficaria aberta até ao fim de semana de 29/30. O filme vencedor começaria a ser discutido no primeiro fim de semana de dezembro (dias 6/7)? Ou acham que a discussão deveria ficar aberta logo a partir de 1 de dezembro (após a votação ser dada por terminada)? Porque a ideia era começarmos a preparar as nomeações e a nova votação no dia 8 de dezembro, recomeçando assim o ciclo.

EDIT:

Estive a contabilizar as médias das notas que foram atribuídas aos filmes da 1.ª edição do tópico. Só contabilizei os filmes com duas, ou mais, notas.

Tenho isto em Excel, portanto quem quiser ver ou rever filmes, dar novas opiniões ou notas, não tenham problemas que eu vou atualizando a lista. Houve muitas pessoas que deram opiniões sem dar uma nota, muitos filmes acabam por só ter a média da minha nota e do Peplin; outros não chegam a ter média porque só um de nós, ou nenhum, viu o filme e deu nota.

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...