Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Guest Rumpas

Parabéns a todos os que entraram.

Vou concorrer à 2ª fase para Bioengenharia na Feup, espero que desça para conseguir entrar... Vou concorrer com 18,43 e a média do ano passado foi 18,6. De qualquer das formas, estou feliz por entrar em Braga e acho que vou gostar do curso :)

Muita sorte para essa 2ª fase, rapaz! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso mesmo separei as duas coisas. Porque um advogado está inscrito na Ordem dos Advogados e o jurista não o está, logo aí está uma diferença, diferença essa que cria, na prática, duas classes profissionais. Não percebi o fundo da tua questão.

Quem quer ser advogado tem de ser obrigatoriamente jurista (graduado em direito), a questão está aí...

Depois de Jurista é que podes ser advogado, juíz, oficial de justiça (não tem de ser formado em Direito), magistrado, etc.

Não percebo porque divides os juristas na classe advogados e na classe Os Outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque, na minha opinião, são classes profissionais diferentes. E fui falar com um amigo meu que é advogado sobre isso e ele teve-me a explicar que, na prática, a diferença está na inscrição na Ordem, mas que, na teoria, o advogado tem mais substância que um jurista.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa não é da Recepção ou é? O pessoal já se conhece todo aí :mrgreen:

Esta é na semana de economia, que é mais para a frente. Mas o espaço e o ambiente das festas mantem-se. Aliás, eu preferi a minha semana de recepção que a semana de economia apesar de serem as duas muito boas.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou-me increver no ISEG terça, mas vou tentar segunda fase na Nova. Portanto, estou de férias até dia 26, altura dos resultados de segunda fase.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que para exercer a profissão de jurista (de uma empresa por exemplo) um advogado tem que renunciar à advocacia. Um jurista não é um licenciado em Direito, é simplesmente uma das coisas que se pode exercer "apenas" com o curso.

Editado por Osnofa

Compartilhar este post

Link para o post

Ser jurista não é propriamente uma profissão, Vaart. É quase um extra, podes fazer coisas com isso, mas é complicado viver à conta disso.

No entanto, e felizmente, há muito que fazer com Direito. Se apenas se pudesse ser advogado, estavamos todos f*didos. Atirando aqui as apresentadas pela FDUC como possíveis saídas profissionais:

Advocacia | Magistraturas Judicial e do Ministério Público | Diplomacia | Funcionalismo Público Autárquico, Nacional e Comunitário | Conservatórias e Registos | Notariado | Julgados de Paz | Polícia Judiciária | Serviço de Estrangeiros e Fronteiras | Organizações Internacionais | Ensino Universitário | Investigação | Ensino Secundário | Instituições Privadas | Contencioso | Comunicação Social

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha sabem se no acto da matricula tem logo de se pagar x das propinas ? Isto porque me vou matricular mas queria ir à segunda fase na mesma

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Maltinha sabem se no acto da matricula tem logo de se pagar x das propinas ? Isto porque me vou matricular mas queria ir à segunda fase na mesma

Depende de faculdade para faculdade. Deve estar especificado no website da tua.

Compartilhar este post

Link para o post

Universidades públicas?

Compartilhar este post

Link para o post

Muita sorte para essa 2ª fase, rapaz! :compinchas:

Obrigado Rumpas :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a ler sobre isso, porque vou fazer o mesmo. Acho que, se pagares alguma coisa na faculdade X e mudares na segunda fase para a Y, qualquer documento e dinheiro dado na faculdade X é transferido para a Y. Ou seja, isso que pagaste entra nas contas das contas de matrícula na faculdade Y

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Tive a ler sobre isso, porque vou fazer o mesmo. Acho que, se pagares alguma coisa na faculdade X e mudares na segunda fase para a Y, qualquer documento e dinheiro dado na faculdade X é transferido para a Y. Ou seja, isso que pagaste entra nas contas das contas de matrícula na faculdade Y

Sim, se ambas forem públicas, funciona assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou-me increver no ISEG terça, mas vou tentar segunda fase na Nova. Portanto, estou de férias até dia 26, altura dos resultados de segunda fase.

podes e ficar no ISEG a mesma e ficares sem as continuas. ou entao nao faltares mesmo mais vez nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Vou voltar a meter 6 opções na segunda fase, entre elas o ISEG, que tenho nota facilmente. Entrarei sempre em segunda fase, vá para onde for....

Compartilhar este post

Link para o post

Depende de faculdade para faculdade. Deve estar especificado no website da tua.

Não diz nada.

Universidades públicas?

Sim. Neste caso ISEGI-Nova para o ISCTE caso consiga entrar na segunda fase

Ah sim ? Então é isso mesmo

Sim, se ambas forem públicas, funciona assim.

É isso mesmo.

________________________________________________________________________________________

Mais uma coisa: um curso com vagas totalmente preenchidas tem na mesma vagas para a segunda fase sempre ou isso depende um bocado de curso para curso ?

Editado por Badjoras

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Obrigado Rumpas :heart:

:heart:

Se Cristiano Ronaldo quiser entras na boa!

Se por acaso não der tentas mudar para o ano! Até terás algumas equivalências, não?

Compartilhar este post

Link para o post

marca mas e po rock planet senao nao te safas ;)

Nem me lembrei do Rock. Epá mas eu por exemplo nunca lá entrei pq é puxadito, ou pelo menos tem fama disso... Mas é averiguar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Vou voltar a meter 6 opções na segunda fase, entre elas o ISEG, que tenho nota facilmente. Entrarei sempre em segunda fase, vá para onde for....

lol e tens a certeza que entras como aluno de 2ª? e que duvido que uma vez que ja la tas te simplesmente reclassifiquem dessa maneira.

Compartilhar este post

Link para o post

:heart:

Se Cristiano Ronaldo quiser entras na boa!

Se por acaso não der tentas mudar para o ano! Até terás algumas equivalências, não?

Sim, provavelmente tenho mas como são faculdades diferentes não sei se não será complicado... Agora é esperar até dia 26 e aproveitar bem esta semana em Braga que pode ser a última 8)

Compartilhar este post

Link para o post

lol e tens a certeza que entras como aluno de 2ª? e que duvido que uma vez que ja la tas te simplesmente reclassifiquem dessa maneira.

Não percebo o porquê de não o puderem fazer.... Só me vou matricular em primeira por causa da ordem de preferência de colocação de segunda, porque quem se matricula em primeira tem preferência sobre quem se matricula em segunda.... Se não, fico-me pelo ISCTE

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Não diz nada.

Sim. Neste caso ISEGI-Nova para o ISCTE caso consiga entrar na segunda fase

Ah sim ? Então é isso mesmo

É isso mesmo.

________________________________________________________________________________________

Mais uma coisa: um curso com vagas totalmente preenchidas tem na mesma vagas para a segunda fase sempre ou isso depende um bocado de curso para curso ?

Como eu já disse lá para trás, antes das candidaturas da 2ª fase acabarem é lançado um edital definitivo com as vagas para todos os cursos. Para já só se conhecem aquelas resultantes das colocações da 1ª fase. Posteriormente, haverá mais algumas porque há sempre pessoal que não se matricula nos cursos onde foi colocado. E por fim, ainda podem haver mais algumas por qualquer outra razão. Aliás, segundo o site da DGES esse edital estará disponível a partir do dia 18 de Setembro.

E já agora, http://www.isegi.unl.pt/Documentos/licenciaturas_matriculas2013.pdf, aí não diz que tens de pagar propinas no acto da inscrição nem na 1ª, nem na 2ª fase, portanto há partida já só as pagarás no ISCTE.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Universidade de Coimbra há futsal ou futebol (este sem ser a Académica claro)?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...