Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
4tires

[Debate] Sociedade de ricos

Publicações recomendadas

Soluções como por exemplo? Chegando ao ponto em que há condições para todos, a população mundial aumentaria exponencialmente. Como resolverias questões como a falta de água e num pensamento mais longínquo, a falta de espaço e comida.

As soluções (soluções estas que tornam a comida, água e falta de espaço quase ilimitados) não sei que não prevejo o futuro, mas se houver controlo de natalidade como existe na China já não existe o problema da população.

Compartilhar este post

Link para o post

As soluções (soluções estas que tornam a comida, água e falta de espaço quase ilimitados) não sei que não prevejo o futuro, mas se houver controlo de natalidade como existe na China já não existe o problema da população.

Ainda não perdi a esperança de ler uma coisa decente escrita por ti... :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Imprimam muitas notas de 500 € e depois distribuam pelos mais pobres!!!11

:mrgreen:

Quanto a este topico, pura utupia.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ricos é o contrário de pobres certo? Então se não formos pobres, somos ricos certo?

Tenta perceber uma coisa. É-se rico por comparação: faz de conta que existem duas pessoas no mundo, eu e tu. Eu tenho 2 euros na minha conta, e tu tens 1 euro. Eu sou rico porque tenho mais dinheiro que tu. Agora imagina que temos ambos 2 euros. Nenhum de nós é rico nem pobre. É uma questão de comparação, não há nenhum valor quanto às posses a partir do qual se é rico ou não ;)

Isso é muito bonito, em termos teóricos, mas, na prática é impossível. Terá sempre de haver quem seja mais rico, e quem seja menos rico, (excluo aqui o termo pobres), caso contrário ninguém, ou quase ninguém terá interesse em esforçar-se para ser melhor, para chegar mais longe, sem ter uma recompensa por isso. Aquilo pelo qual devemos lutar é por uma sociedade com igualdade de oportunidades e por uma sociedade que garanta um mínimo de condições de vida a toda a gente. Isto infelizmente, está longe de suceder em Portugal.

Eu ia responder ao post do Dpiz, mas este post espelha bem a minha opinião (facto?).

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta perceber uma coisa. É-se rico por comparação: faz de conta que existem duas pessoas no mundo, eu e tu. Eu tenho 2 euros na minha conta, e tu tens 1 euro. Eu sou rico porque tenho mais dinheiro que tu. Agora imagina que temos ambos 2 euros. Nenhum de nós é rico nem pobre. É uma questão de comparação, não há nenhum valor quanto às posses a partir do qual se é rico ou não ;)

Então se eu tiver 10M de euros e tu tiveres 9M tu és pobre?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Dentro do meu exemplo de um mundo com duas pessoas? Sim.

Eu compreendo a tua forma de pensar, a sério. Porque presumo que ainda sejas muito novo, ou que não tenhas muito interesse em ler artigos de teor económico ou algo do género.

Vou tentar explicar-te de forma muito simplificada o porquê do teu raciocínio estar incorreto (esse dos 10M e 9M de euros).

O valor de uma moeda tem sempre de ser confrontado com a quantidade e tipo de bens que podes adquirir com uma dada quantidade da moeda. 1 euro hoje não vale o mesmo que valia há 5 anos, não vale o mesmo que valia há 10 anos, não vale o mesmo que os 200 e tal escudos que valia em 2000 e certamente não vale o mesmo que valiam os 200 e tal escudos nos anos 50. Isto deve-se à inflação. Ou seja, a escassez de recursos, a procura de melhores salários e condições de trabalho e a impressão de mais moeda são algumas das causas por que os preços aumentam com o passar do tempo. E é por isso que hoje pagas 11 cêntimos por um pão, e há 10 anos pagas 5 cêntimos pelo mesmo pão. Então, se toda a gente recebesse agora 10 milhões de euros assim do nada, qual seria a motivação para as pessoas receberem um salário de algumas centenas ou milhares de euros? Mais valia ficar parado e disfrutar do dinheiro. Se não houvesse pessoas a trabalhar, onde é que irias buscar os bens que consomes, como os bens alimentares e a tua roupa? Provavelmente alguém se lembraria de plantar umas batatas, mas na hora de as vender, achas que essa pessoa pediria dois euros por quilo, sabendo que isso é um valor totalmente residual para ele e para as outras pessoas, tendo em conta a quantidade de moeda que possuem? Se calhar esse vendedor iria vender as batatas a 1 milhão de euros tendo em conta a quantidade de pessoas que necessitaria de comer e que estaria disposta a dar quase tudo para não morrer à fome. Afinal, com um milhão de euros, só terias um quilo batatas. Quanto mais dinheiro houver na posse das pessoas, menor valor ele tem. Por isso é que os bancos centrais não desatam a imprimir dinheiro e a distribui-lo.

Deixo aqui uma pequena imagem sobre a inflação no Zimbabué, e espero que isto te sirva para ganhares alguma motivação e procurares saber mais, e assim teres a capacidade de conseguires esclarecer as tuas próprias dúvidas ;)

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/foto/0,,15137658,00.jpg

Ah, e se quiseres saber mais, procura o exemplo da Hungria nos anos trinta, ou da crise de hiperinflação da Alemanha. São casos muito interessantes, e que te vão fazer ver que o dinheiro pode, em pouco tempo, perder todo o valor que lhe é dado ;)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto mais dinheiro houver na posse das pessoas, menor valor ele tem. Por isso é que os bancos centrais não desatam a imprimir dinheiro e a distribui-lo.

Ah, e se quiseres saber mais, procura o exemplo da Hungria nos anos trinta, ou da crise de hiperinflação da Alemanha. São casos muito interessantes, e que te vão fazer ver que o dinheiro pode, em pouco tempo, perder todo o valor que lhe é dado ;)

É exatamente isto . uma sociedade só de ricos é completamente utopica e impossivel a nivel economico e social.

ja agora um exemplo simples da vida quotidiana: Iriam ser "os ricos" a levantar o lixo , ou a limpar as ruas? Pois...

Compartilhar este post

Link para o post

(...)

É exatamente isto . uma sociedade só de ricos é completamente utopica e impossivel a nivel economico e social.

ja agora um exemplo simples da vida quotidiana: Iriam ser "os ricos" a levantar o lixo , ou a limpar as ruas? Pois...

Mas se existissem por exemplo robôs não eram eles a limpar as ruas? E eram os mesmos que tornavam esta sociedade sustentável.

Eu tenho a noção que na actualidade não seja possível, pois não temos nada sem trabalho (ainda, talvez possa vir outro Bill Gates de robótica).

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, mas eu não defendo que todos devemos ter o mesmo rendimento, nem que as pessoas não sejam recompensadas pelo (bom) trabalho smile.gif Nem acho que isso seja justo, sequer.

No entanto, isso não significa que a diferença entre os mais ricos e os "menos ricos" tenha de ser grande. Aliás, acredito que pode ser uma linha muito ténue.

Dpitz essa linha não pode ser muito ténue, porque quanto mais ténue ela for os que estão próximos dela quer acima quer abaixo vão exercer esforços diferentes para uma uma diferenças ténue de qualidade de vida, o que origina uma redução do esforço dos que estão acima (mas perto da linha).

O que deve existir sim é um estado que forneça condições básicas à generalidade da população e que assegure uma qualidade de vida razoável, fazendo assim que as diferenças de rendimento só se notem na posse de artigos de luxo (um carro melhor, uma casa melhor, etc).

Deve-se fornecer na minha óptica instrumentos à população para que ela possa evoluir, por isso é que eu acho que a principal fonte de ajuda do estado as famílias deve de ser no fornecimento de bens/serviços de mérito (como o caso das vacinas).

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém referiu o Anarquismo, neste cenário utópico que o autor do tópico avançou? Não há ricos, nem pobres, há a negação de poder ou qualquer autoridade. Os princípios de solidariedade e de responsabilidade são bem vincados, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...