Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
4tires

[Debate] Sociedade de ricos

Publicações recomendadas

41-riqueza0100409.jpg

Acham que é possível haver uma sociedade só de ricos? (não quer dizer que vamos matar quem for pobre, mas sim existir um modo de todos podermos ser ricos)

Será que existem desvantagens? Será que as vantagens compensariam?

É um tema bastante interessante que podemos desenvolver aqui.

Na minha opinião acho que actualmente é impossível sermos todos ricos, pois existe o problema económico ( Necessidades ilimitadas & Recursos Escassos), e principalmente porque não temos ninguém para fazer o "trabalho" que geralmente é para pessoas pobres (sector primário e secundário). A não ser que tenhamos uma solução tal como evolução da robótica com vista em sermos sustentados sem força de trabalho.

Há as vantagens óbvias do ninguém passa fome, somos mais felizes, ... mas o que será que aconteceria se não tivéssemos de trabalhar para criar riqueza? Provavelmente esqueceriam-se do trabalho que deu para ganhar o dinheiro e outros valores importantes.

Speak what's on your mind

Compartilhar este post

Link para o post

Continuavam a existir ricos e pobres. Só que com mais dinheiro :lol: Os preços de tudo iam subir, obviamente. Ou então ninguém fazia nada porque eram ricos e o mundo parava.

Editado por Pan

Compartilhar este post

Link para o post

Continuavam a existir ricos e pobres. Só que com mais dinheiro :lol: Os preços de tudo iam subir, obviamente. Ou então ninguém fazia nada porque eram ricos e o mundo parava.

O último parágrafo seria verdade se não existisse ambição. Ou usando uma palavra mais "violenta": ganância.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sociedade de ricos? Então depois como é que se definiam os ricos?

Sociedade da maior divisão entre ricos e pobres isso já é uma conversa interessante e que cada vez mais há em Portugal, ou se vive muito bem ou então és pobre e lutas pela comida, classe média evaporou-se.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tópico sem sentido nenhum, uma vez que: 1- é-se rico em comparação com alguém; 2 - se por acaso estivesses a falar de uma sociedade onde toda a gente tivesse o acesso limitado a todo o tipo de bens, existe escassez de recursos e mesmo que os recursos fossem limitados, quem é que os exploraria (presumindo que existe um nivel igual de riqueza distribuido por todos)?

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de avançar com estes tópicos, por favor ler:

- "A Republica", Platão

- "Utopia", Thomas More

- "o Capital", Karl Marx

- Um livro de introdução à Macronomia

Resposta simples: Não, não é possível e ainda bem que é assim!

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico sem sentido nenhum, uma vez que: 1- é-se rico em comparação com alguém; 2 - se por acaso estivesses a falar de uma sociedade onde toda a gente tivesse o acesso limitado a todo o tipo de bens, existe escassez de recursos e mesmo que os recursos fossem limitados, quem é que os exploraria (presumindo que existe um nivel igual de riqueza distribuido por todos)?

Ricos é o contrário de pobres certo? Então se não formos pobres, somos ricos certo?

Se ninguém for pobre, somos todos ricos, certo?

Eu estou a falar única e exclusivamente da nossa sociedade, se é possível ou não.

Ninguém disse que era distribuído igualmente por todos, pode até ser diferente de teoria para teoria.

Este tópico/discussão não faz sequer sentido pois isso seria impossível.

Estou aqui a ver pessoas a dizerem que é possível por isso acho que faz sentido haver uma discussão sobre isso ...

EDIT: Não querem participar na discussão tudo bem, agora não venham para aqui estorvar os outros...

EDIT 2: Era bom que argumentassem em vez de dizer é possível / impossível apenas.

Editado por 4tires

Compartilhar este post

Link para o post
Sociedade da maior divisão entre ricos e pobres isso já é uma conversa interessante e que cada vez mais há em Portugal, ou se vive muito bem ou então és pobre e lutas pela comida, classe média evaporou-se.

E tu, vives muito bem ou lutas pela comida?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou aqui a ver pessoas a dizerem que é possível por isso acho que faz sentido haver uma discussão sobre isso ...

EDIT: Não querem participar na discussão tudo bem, agora não venham para aqui estorvar os outros...

EDIT 2: Era bom que argumentassem em vez de dizer é possível / impossível apenas.

Só porque alguém disse aqui que é possível, não quer dizer que de facto o seja, e o contrário também se aplicar.

Não leves a mal o que disse, apenas dei a minha opinião pois para mim não faz sentido debater sobre esse assunto pois mesmo que houvesse um milagre e ficássemos todos ricos de repente,com o passar do tempo voltaríamos ao mesmo.

Não achei necessário argumentar tento em conta que tu próprio deste a resposta, entretanto mais pessoal deu a sua opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fossemos ricos, isso traria à baila 2 ou 3 pontos muito descutiveis como odinheiro ,o preços dos bens/serviços e a procura/oferta, aliando ao facto de o Homem ter sempre necessidades a sastifazer. Mas o ponto a que quero chegar é:

À medida que vais sendo mais rico, o teu custo de vida vai aumentando, agora se tivessemos todos o mesmo "pilim" acho que nos arriscariamos a ter guerras civis sucessivas, pois penso que a procura seria bastante maior que a oferta, o que levaria a algumas pessoas a ter atitudes menos racionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Ricos é o contrário de pobres certo? Então se não formos pobres, somos ricos certo?

Se ninguém for pobre, somos todos ricos, certo?

Eu estou a falar única e exclusivamente da nossa sociedade, se é possível ou não.

Ninguém disse que era distribuído igualmente por todos, pode até ser diferente de teoria para teoria.

Errado..

Compartilhar este post

Link para o post

resposta fácil, impossível pois íamos ter meios financeiros que aumentariam a procura em todos os tipos de mercado, chegando a um ponto em que iria existir escassez de recursos...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...