Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
What

Arcebispo diz que pedofilia também é culpa dos pais

Publicações recomendadas

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Arcebispo diz que pedofilia também é culpa dos pais

O presidente da conferência episcopal da Polónia, o arcebispo Jozef Michalik, disse esta terça-feira que os pais também têm culpa de certos casos de pedofilia, incluindo aqueles que envolvem membros da Igreja Católica.

A afirmação surge depois da denúncia de alegados casos de pedofilia envolvendo religiosos naquele país, um dos mais católicos da Europa.

«Muitos desses casos de abuso [sexual] poderiam ser evitados através de um relacionamento saudável entre os pais», afirmou o arcebispo.

«Muitas vezes ouvimos que esta atitude inapropriada [pedofilia], ou abuso, manifesta-se quando a criança está à procura de amor. Ela [a criança] apega-se, ela procura. Perde-se em si e arrasta outra pessoa», acrescentou.

Jozef Michalik condena a pedofilia «que ninguém, nem a Igreja ou qualquer homem da Igreja pode aceitar», mas denunciou os efeitos dos divórcios na vida das crianças.
Editado por What

Compartilhar este post

Link para o post

O What destacou o bold (que é efectivamente uma tirada palerma), mas no resto, não deixo de perceber o que ele diz.

Primeiro refere "que os pais também têm culpa de certos casos de pedofilia", nomeadamente porque "muitos desses casos de abuso [sexual] poderiam ser evitados através de um relacionamento saudável entre os pais". Não deixo de concordar.

Também não me parece lunático dizer que uma criança carente, menos estável emocionalmente (seja pelo divórcio dos pais - e aqui é mais uma achega por ele ser padre, parece-me; ou por outro motivo qualquer) está mais susceptível aos avanços de um pedófilo.

Agora, é um caminho relativamente perigoso. Se por lado reconheço que a pedofilia é uma doença, pôr o ónus da questão na criança ou nos pais...

Compartilhar este post

Link para o post

Agora, é um caminho relativamente perigoso. Se por lado reconheço que a pedofilia é uma doença, pôr o ónus da questão na criança ou nos pais...

Li anus e ri-me. Sou tão infantil.

Concordo contigo, mas acho aquela parte a bold infeliz

Editado por Badjoras

Compartilhar este post

Link para o post

Se tivermos em consideração que a esmagadora maioria dos casos de pedofilia e maus tratos acontecem no seio da família é óbvio que o Arcebispo tem toda a razão. Se ele pretende afirmar que muitos casos de pedofilia são potenciados pela maior fragilidade que menores provenientes de famílias desestruturadas possuem, acho que ele tem uma certa razão. Se, por outro lado, tem a intenção de atenuar ou desculpabilizar os abusos ocorridos no âmbito da Igreja, então é melhor começar a pregar noutra freguesia.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Caminhos perigosos...

religião

podem fechar

feito.

:post_lock:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não feches já que tou a tentar picar o Descartes.

Nunca consigo, fico à espera do próximo tópico das touradas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não deixa de ter razão. Uma criança carente e emocionalmente instável está sempre mais sujeita a ser levada por maus caminhos.

Editado por Heiser

Compartilhar este post

Link para o post

Culpa dos pais do pedófilo, também?

Também. Há uma frase que é "Fale com seu filho sobre sexo e ele achará que você aceita tudo", acho que do Dr.House. Quando oiço falar de pedofilia lembro-me dela. Acho que devia haver educação sexual nas escolas.

Editado por Heiser

Compartilhar este post

Link para o post

Ele tem razão. Eu quando vou ao ZOO dizem-me para não alimentar os animais, na Igreja também não se devia alimenta-los (leia-se, levar criancinhas para o seio da igreja).

Compartilhar este post

Link para o post

Sem me ter dado ao trabalho de ler os comentarios que postaram, eu acho que o arcebispo ou lá o que seja tem a sua razão, não na contextualização que dá, mas porque na grande maioria dos casos os pedofilos são os proprios pais das crianças.

Compartilhar este post

Link para o post

o pecado, seja ele qual for, também é culpa da igreja, agora vão lá dar catequese mas levem mais hóstias do que guloseimas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele tem razão. Eu quando vou ao ZOO dizem-me para não alimentar os animais, na Igreja também não se devia alimenta-los (leia-se, levar criancinhas para o seio da igreja).

Isso fica lindamente como piadola. A questão é que, na realidade, em termos estatísticos, as criancinhas estão mais seguras junto dos padres e catequistas do que em casa com os pais, tios, avós ou amigos da família, do que na escola com professores, educadores ou auxiliares, do que nos clubes e associações desportivas ou recreativas com os seus monitores. Mas não há nada a fazer. Desde há alguns anos que as piadolas vieram para ficar e não há volta a dar.

Compartilhar este post

Link para o post

concordo em parte com o que diz o Arcebispo, é culpa de alguns pais, indirectamente claro mas não deixa de ser alguma parte de culpa, quando deixam os miudinhos, como advoga muita gente e eu estou de acordo com elas, fazer perfis de facebook's e afins sem ter idade para isso e depois eles metem-se a planear encontros e depois há azares deste genero, se alguns pais se preocupassem mais com o que os filhos fazem nas redes sociais talvez diminuisse, em parte, estas situações...e também, haver uma verdadeira punição para estes casos, como já ocorreu cá em PT, em que mandam um gajo que foi acusado de abuso sexual de menores para perto da sobrinha (se não estou em erro)...basicamente 3 vezes!! 3 vezes!...mas estamos onde? fosse comigo e (no caso de pedófilos homens) era cortar-lhes a flauta (como diz a outra na Casa dos Segredos)

Compartilhar este post

Link para o post

Admito que não esperava que houvesse tanto comentário ao nível da afirmação que meti a bold. Wow.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...