Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Dado que dás muita liberdade criativa aos jogadores devias treiná-los em movimentos preferidos.

Convém considerar também o seguinte: Instruções ao Adversário (não sei se usas) têm prioridade sobre Instruções aos Jogadores e estas têm prioridade sobre Instruções à Equipa. Junta-se a isto a seguinte condição: Instruções aos Jogadores significa todos os teus jogadores a actuar sobre todos os jogadores adversários; Instruções ao Adversário significa cada um dos teus jogadores a actuar sobre um jogador adversário específico.

Usa os extremos como apoio ou cria assimetrias: um lateral (atacar) e o seu extremo (apoiar); um lateral (apoiar) e o seu extremo (atacar), como no meio só tens dois jogadores convém que um defenda e outro apoie e no ataque, um jogador ataca e o outro apoia.

As instruçoes ao adversario tenho ao encargo do adjunto....e estou a jogar assim:

muipweE.jpg

VeMk70W.jpg

Ai ja pus o MC-Defender....

Jogo assim pk acho o 442 um sistema tatico mais coeso e solido...Ja tive excelentes resultados....mas com esta patch mudou mta coisa...e do ajusta aki e ali.....ja faço uma confusao enorme...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, ok, pode ser coeso e sólido e coiso e tal, mas não é um bom sistema para jogar em posse de bola, é um bom sistema para um estilo à JJ, com intensidade, transições rápidas, exploração dos flancos... posse de bola, com um 442 ? Nada feito ! Diz-me uma equipa que coloque em campo um estilo de posse e que jogue num 442 e fico já caladinho :biggrin:

Adiante, há alguns detalhes que te estão a escapar (ou não): uma estratégia atacante, por defeito, já coloca os jogadores mais distante uns dos outros e ainda estás a mandá-los afastar mais, em cima disto dizes para usarem um passe curto. Não faz muito sentido, não achas ? Ao mesmo tempo, jogando mais aberto, estás a obrigar o adversário a jogar também mais afastado, portanto, o mais natural é que abram espaço no meio e nos corredores interiores... mas tu mandas os teus jogadores precisamente para onde está o adversário, para os flancos :-) Em cima disto, voltas a esquecer um elemento natural da estratégia, isto é, por defeito já é uma estratégia que implica intensidade e estás a carregar ainda mais na intensidade. Talvez seja demasiado rápido, não achas ? Ainda por cima quando falamos de potências mundiais como são os jogadores do S. João Ver... resumindo, tanto espaço entre as linhas explica as tuas dificuldades na defesa, a sobrecarga da intensidade leva a perdas de bola quando os jogadores não têm qualidade para a manter.

ahhh...e muita intensidade não combina com um estilo de posse :-)

ahhh... e no S. João de Ver não me parece que tenhas um adjunto de qualidade para seguires os conselhos dele no que respeita a Instruções ao Adversário :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, ok, pode ser coeso e sólido e coiso e tal, mas não é um bom sistema para jogar em posse de bola, é um bom sistema para um estilo à JJ, com intensidade, transições rápidas, exploração dos flancos... posse de bola, com um 442 ? Nada feito ! Diz-me uma equipa que coloque em campo um estilo de posse e que jogue num 442 e fico já caladinho :biggrin:

Adiante, há alguns detalhes que te estão a escapar (ou não): uma estratégia atacante, por defeito, já coloca os jogadores mais distante uns dos outros e ainda estás a mandá-los afastar mais, em cima disto dizes para usarem um passe curto. Não faz muito sentido, não achas ? Ao mesmo tempo, jogando mais aberto, estás a obrigar o adversário a jogar também mais afastado, portanto, o mais natural é que abram espaço no meio e nos corredores interiores... mas tu mandas os teus jogadores precisamente para onde está o adversário, para os flancos :-) Em cima disto, voltas a esquecer um elemento natural da estratégia, isto é, por defeito já é uma estratégia que implica intensidade e estás a carregar ainda mais na intensidade. Talvez seja demasiado rápido, não achas ? Ainda por cima quando falamos de potências mundiais como são os jogadores do S. João Ver... resumindo, tanto espaço entre as linhas explica as tuas dificuldades na defesa, a sobrecarga da intensidade leva a perdas de bola quando os jogadores não têm qualidade para a manter.

ahhh...e muita intensidade não combina com um estilo de posse :-)

ahhh... e no S. João de Ver não me parece que tenhas um adjunto de qualidade para seguires os conselhos dele no que respeita a Instruções ao Adversário :-)

De repente nao me recordo de nenhuma....mas se jogo mais fechado....e pelo meio...vou afunilar o jogo.....nao vejo a ekipa a jogar assim com tanta intensidade...por vezes há trocas de bola rapidas....mas nao é constante....se os jogadores tao afastados...nao ker dizer k jogue com passe longo...kero k joguem com a bola controlada....nao kero k variem o flanco k jogo constantemente...

A minha ideia é ter um bloco coeaso em k a ekipa seja solida a defender....mas k kuando recupere a bola saiba transporta-la até ao ataque com segurança...

Compartilhar este post

Link para o post

Em vez de AI's o melhor seria médios-ala a deambular da posição, isto faz com que tanto cortem para dentro como vão à linha e cruzem. Se pretendes o jogador da posição 6 a recuar, vais ter que optar entre um F9, um Treq. ou um Avançado Recuado (apoiar)... o F9 precisa de muito apoio à sua volta senão apanha a bola e chuta para onde estiver virado, portanto os jogadores à sua volta precisam de conseguir criar espaços para receberem o passe; o Treq. tem o problema não defender (se calhar também não queres que defenda); o Av.. Recuado envolve-se bastante no jogo, precisa de ter capacidade para segurar a bola e distribuir jogo mas depois pode faltar-te alguém na frente, portanto ponderando tudo isto vais ter que encontrar a melhor opção e, claro, depende muito das instruções que deres, funções e tarefas.

Mas para po-los como medios-ala tenho que recua-los, como no 4-4-2 não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas para po-los como medios-ala tenho que recua-los, como no 4-4-2 não é?

Não faço ideia, não uso 442, é uma questão de experimentares.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, depois de umas "fériazitas" fora que duraram 1 semana e sem tocar no FM, estou de volta. Vamos lá ver :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois não te recordas e essa falha de memória tem uma razão de ser... não há nenhuma que o faça :biggrin: e não o faz por alguma razão, por não ser um estilo compatível com a formação. É um excelente estilo de ataque e intensidade, é um excelente estilo para linhas mais baixas e contra-ataque, para posse não é. Por outro lado, um estilo de posse de bola numa equipa com jogadores tão fracos também não é bom, porque os jogadores precisam de ter qualidades que esses não têm. Mas vá, esta parte é atenuada pelo facto dos jogadores adversários também serem fracos... de qualquer modo, não é recomendável. No FM13, usei-o no Sp. Espinho na II Divisão B, quando subi à II Liga já tive que fazer alterações, e quando subi à I era impensável jogar em posse.

Não digo (nem disse) que jogues pelo meio e afunilado, o que disse é que é bom teres presente o que faz a estratégia que defines e uma estratégia atacante, por defeito, estica a equipa em largura e comprimento e estabelece uma intensidade alta. Em cima disto, se mandas a equipa jogar ainda mais afastada e ainda com mais intensidade, é natural que os jogadores tenham dificuldade em controlar as coisas... inclusivamente, será difícil ser coesa a defender.

Também disse que é bom considerar o que estas instruções provocam no adversário, ao esticares a tua equipa em largura, também o adversário se adapta e abre espaço entre os seus jogadores, portanto faria mais sentido explorares os corredores interiores em vez dos flancos... e explorar corredores interiores é diferente de focar o passe pelo centro.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Michael...mt obrigado....

Consegui mais ou menos o k keria...tirei o foco de passe...substitui o manter a posse por levar ate a area...e em vem do MRB-Defender e o CJA-Atacar...passei para um MC-Defender e o CJA-Apoiar...na frente pus Pl fixo e avançado completo..

Ficou mt melhor...tenho mais posse...domino...defendo bem....e ocasioes de golo esta mt melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

E em relação ao que eu disse dos medios-centro, o que recomendas?

depende do que usares nos outros :-)

vais ter um jogador a cair entre os centrais, logo no meio-campo convém ter alguém que te dê presença na zona, uma tarefa defensiva ou de apoio mas que dê presença no meio-campo; o outro médio pode ter mais liberdade de movimentos, mas convém que não seja um doidivanas a deambular por todo o lado (os jogos ganham-se no meio-campo; controla o meio-campo e ganhas os jogos), portanto tanto pode ser um MC (apoiar), um BtB, uma CJA, depende da sempre do que defines aos restantes, da tua filosofia e do que pretendes do jogador.

Michael...mt obrigado....

Consegui mais ou menos o k keria...tirei o foco de passe...substitui o manter a posse por levar ate a area...e em vem do MRB-Defender e o CJA-Atacar...passei para um MC-Defender e o CJA-Apoiar...na frente pus Pl fixo e avançado completo..

Ficou mt melhor...tenho mais posse...domino...defendo bem....e ocasioes de golo esta mt melhor...

porreiro, a coisa já melhora, agora é veres uns jogos em modo completo e ires afinando.

não esquecer a questão das IE, IJ e IA econsiderando que a filosofia é muito fluida devias treinar movimentos preferidos nos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois imagina que a bola cai no AI, ele para além de vir para dentro, quero que por vezes vá a linha fundo cruzar, e quando isto acontecer quero que para além de lá estar o PL e o AI do lado oposto, quero que o Medio do lado do cruzamento fique mais recuado a dar apoio e o do lado oposto a ir para dentro da área ou pelo menos fica á entrada.

Os AI quero ver se consigo por os gajos a trocarem entre si.

Mas não sei é que papel devo por aos Medios, se puser CJA eles são capazes de fazer isto mas depois não tenho ninguém para fazer a ligação entre a defesa e o meio campo, aí secalhar teria de por o Pivo defensivo a CJR, pelo menos durante o tempo em que eles treinam o vir buscar jogo e mesmo assim não sei se será suficiente.

Mas mesmo que já o tenham treinado depois não acham que quando o pivo tiver a bola não vai haver um grande espaço até aos CJA, só se o puser como CJR defender e treina-lo para ficar mais atras.

Aceitam-se segestões. :biggrin:

Era isto que eu queria tentar fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Era isto que eu queria tentar fazer.

Parece-me que nem queres extremos clássicos nem AI's que se limitem a cortar para dentro, queres antes um híbrido :biggrin: acho que o médio-ala faz um pouco das duas coisas, principalmente se usares movimentos preferidos e deambular da posição, não sei se só podem ser usados como médios, mas também podes usar organizadores nas alas.

O que estava a querer dizer é que não podes apenas pensar em "médios ? o que é que vão ser os meus médios ?" os teus médios fazem parte de um todo, portanto o que lhes defines depende do que for definido aos outros jogadores e vice-versa. E antes de chegar aqui, que filosofia vais usar ? um bloco ou cada macaco no seu galho ? É que só isto vai dizer muito do que serão os teus médios.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Pessoal!

Depois de um bom conheço no Everton, tive uma serie de derrotas consecutivas (estava em 2 com 33 pontos e desci para 14 com 38 agora) devido a moral muito baixa. mas dado que estava a ganhar jogos mas nao tinha a equipa a jogar como quero deixo aqui screenshots do meu plantel e peço-vos opiniao de qual a melhor maneira de jogar e ajudas para conseguir uma tactica consistente e que me ajude a ganhar jogos.

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=211231432

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=211231447

Este e o meu plantel, e ja agora pergunto-vos que formaçao se adequaria melhor ao um estilo de jogo rapido e letal em contra-ataque, a imagem do que foi a alemanha no euro 2008 e do que foi o Dortmund nestes anos

Desde ja obrigado :smilie_cmpt:

Editado por Eu...

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Pessoal!

Depois de um bom conheço no Everton, tive uma serie de derrotas consecutivas (estava em 2 com 33 pontos e desci para 14 com 38 agora) devido a moral muito baixa. mas dado que estava a ganhar jogos mas nao tinha a equipa a jogar como quero deixo aqui screenshots do meu plantel e peço-vos opiniao de qual a melhor maneira de jogar e ajudas para conseguir uma tactica consistente e que me ajude a ganhar jogos.

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=211231432

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=211231447

Este e o meu plantel, e ja agora pergunto-vos que formaçao se adequaria melhor ao um estilo de jogo rapido e letal em contra-ataque, a imagem do que foi a alemanha no euro 2008 e do que foi o Dortmund nestes anos

Desde ja obrigado :smilie_cmpt:

Como a muitos outros, digo-te o mesmo... as coisas corriam-te bem e "de repente" não correm, portanto, a melhor sugestão possível é que vejas os jogos em modo completo e analises o que está a correr mal. Quando perceberes o que está a correr mal, estás pronto para trabalhar nas soluções... ou, pelo menos, estás pronto para apresentar problemas objectivos e concretos para te ajudarmos com soluções objectivas e concretas.

Compartilhar este post

Link para o post

Como a muitos outros, digo-te o mesmo... as coisas corriam-te bem e "de repente" não correm, portanto, a melhor sugestão possível é que vejas os jogos em modo completo e analises o que está a correr mal. Quando perceberes o que está a correr mal, estás pronto para trabalhar nas soluções... ou, pelo menos, estás pronto para apresentar problemas objectivos e concretos para te ajudarmos com soluções objectivas e concretas.

Okay, vou começar por fazer isso, depois deixo aqui aquilo que encontro. Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Já jogo FM algum tempo e neste FM2014 estou a ter dificuldades em os meus jogadores assimilarem as taticas , alguma sugestão como posso fazer um campeonato regular ?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Já jogo FM algum tempo e neste FM2014 estou a ter dificuldades em os meus jogadores assimilarem as taticas , alguma sugestão como posso fazer um campeonato regular ?

Obrigado

O que é isso de "assimilarem as tácticas ???? as barras de familiaridade táctica não sobem ??? os resultados são maus ???

Vamos lá ser mais concretos, ok ? :biggrin: soluções objectivas requerem problemas objectivos.

Compartilhar este post

Link para o post

um gajo tira uns diziainhos de ferias e sai logo um patch, sera que o objectivo este ano é chegar a 14.9.9? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não fazem aquilo que peço nas instruções , começo sempre com o Sporting e este ano não consigo ter bons resultados

Gosto de jogar em 4-5-1 , tenho pouca eficacia na finalização e a construir jogo também não é das melhores coisas que eles façam

Compartilhar este post

Link para o post

que tras de novo o novo patch ?

http://bit.ly/1esxEEj

Não fazem aquilo que peço nas instruções , começo sempre com o Sporting e este ano não consigo ter bons resultados

Gosto de jogar em 4-5-1 , tenho pouca eficacia na finalização e a construir jogo também não é das melhores coisas que eles façam

exprimenta meter os jogadores a treinar os movimentos preferidos que queres que eles façam

Compartilhar este post

Link para o post

Pois e que instruções são essas ? Posta aí a táctica, com tudo bem detalhado e visível, funções, tarefas, instruções, etc, etc

um gajo tira uns diziainhos de ferias e sai logo um patch, sera que o objectivo este ano é chegar a 14.9.9? :mrgreen:

Ó Capo, mete aí mais uns diazitos de férias a ver se os gajos corrigem mais alguma coisa :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois e que instruções são essas ? Posta aí a táctica, com tudo bem detalhado e visível, funções, tarefas, instruções, etc, etc

Ó Capo, mete aí mais uns diazitos de férias a ver se os gajos corrigem mais alguma coisa :biggrin:

aquilo é uma equipa nova, estao todos a estagiar, o boss disse, quem lançar mais patches fica com o lugar para trabalhar na SI :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

nos últimos dias, por questão de curiosidade e por querer me aprofundar mais no jogo, procurei pela internet uma descrição mais completa das funções dos jogadores, mas não achei muita coisa e nada muito especifico, alguém teria esse material ou esse conhecimento para compartilhar? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

aquilo é uma equipa nova, estao todos a estagiar, o boss disse, quem lançar mais patches fica com o lugar para trabalhar na SI :funny:

pelo que li as modificações não alteram o motor de jogo a ver vamos, se alterar criar mais uma táctica lolllllll

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...