Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Estás a esquecer-te que o único partido que parece conseguir ir buscar votos à abstenção é o bloco. E também que há milhares e milhares de pessoas, de todo o espectro eleitoral, que nunca vão perdoar os anos do socas e mais importante, não entendem o ps que finge não se ter passado nada de mal. E finalmente, se a catarina aprender depressa (so far so good) o jogo político e conseguir forçar algumas leis, ao mesmo tempo que consegue que as do ps chumbem todas, corta mais umas lascas da reputação do bloco como partido de protesto.

Tempos interessantes que aí vêm, acho que nos próximos 6 meses este tópico passa a pág 1000 :mrgreen:

Com esse argumento do Sócrates já concordo mais. E como se não bastasse nem o PS se descola dele nem ele se descola do PS. E o pior é que agora em 'liberdade' vai ter mais tempo de antena, e quanto mais falar mais irá enterrar o PS. Seria bom que percebessem (principalmente o próprio) que ele está morto politicamente.

E o pior é que o partido não se pode desmarcar dele sem passar uma imagem de deslealdade. O Sócrates é que devia enxergar-se e afastar-se disto tudo para o bem do partido, mas é demasiado egocêntrico para isso e este imbróglio jurídico também não ajuda.

Mas continuo na minha. Os portugueses são conformistas e têm uma certa aversão a grandes mudanças. Mais depressa vejo o eleitorado a fugir para o PSD do que para o BE. E creio que esta situaçã seria apenas temporária

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Triste figura porque apostou as fichas todas numa negociação em que os parceiros tinham que fazer figura de dialogantes, mas tinham mais a perder do que a ganhar em ir para o governo. E vai ficar na história como um perdedor, aos olhos do eleitorado de direita como alguém manipulador e com mau perder, aos olhos do eleitorado da esquerda como alguém que não conseguiu unir a esquerda e desperdiçou uma oportunidade que aparece 1 vez em 30 anos, e aos olhos do centrão como "ké ke foi esta m*rda pá?".

O PASOK não desapareceu. Ainda :mrgreen: Mas fez o mesmo trajecto, viragem ao centro com asneirada, incompetência e corrupção, viragem à esquerda tarde demais, e tornaram-se inúteis.

Triste figura porque negociou com quem se mostrou disposto a negociar e não o fez com quem não facultou os dados que o PS pediu?

O Costa(mais o Passos) já conseguiu uma maioria de esquerda, portanto a esquerda já está unida. Tem é de limpar os infiltrados...

Compartilhar este post

Link para o post

Triste figura porque negociou com quem se mostrou disposto a negociar e não o fez com quem não facultou os dados que o PS pediu?

O Costa(mais o Passos) já conseguiu uma maioria de esquerda, portanto a esquerda já está unida. Tem é de limpar os infiltrados...

O Costa não tem uma mairoia, até ver não tem nada de concreto. E se tentarmos ser racionais ambos sabemos que um governo PS + BE com apoio parlamentar da CDU não ia durar muito tempo. Não estou a ver a CDU a engolir em seco e dizer que 'sim' durante 4 anos. A votação dos emigrantes estragou tudo.

Seja qual for o cenário, acho que vai haver eleições no próximo ano.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Unida :lol: Nem acordo há, só estão unidos na vontade de derrubar "a direita"

Compartilhar este post

Link para o post

Triste figura porque falhou. Simples. É assim que o eleitorado o entende.

Mas se não fez triste figura, nos próximos tempos a intenção de voto no PS deve subir exponencialmente, antes do natal estão acima dos 50%... 8-)

A esquerda continua tão desunida com antes. Nem com a possibilidade de irem todos para o governo (talvez mesmo por isso) conseguiram unir-se. Ou achas mesmo que com mais 2, 3 ou 4 semanas o AC ia conseguir mais do que um acordo parlamentar? O bloco fez um jogo inteligente e calculista, tem mais a ganhar com um falhanço e crise no PS do que apoiando o Costa. O PCP dificilmente participaria num governo como 3a força, mas em todo o caso só se ia mexer depois de ver o bloco a dar o 1º passo.

Em resumo o AC decidiu ir ao baile sem convite, tentou dançar com as moças todas, e todas lhe diziam "sim, sim, daqui a pouco". Quando desligaram a música ficou sozinho no meio da pista, com as moças a dizerem mal umas das outras e a mostrarem pena do AC. Mas a rirem-se que nem umas perdidas por dentro.

Compartilhar este post

Link para o post

A esquerda também não se defende muito destes ataques da direita. Se a direita que domina a comunicação social passa constantemente uma data de inverdades (em relação a este acordo de esquerda) por verdades é obvio que não se pode dar muito crédito a isto. Ou então sou eu que ando distraído.

Só hoje ouvi a Mariana a desmentir de forma peremptória a questão da saída da União Europeia, do Euro, da Nato.

Nós até sabemos, porque nos informamos, mas no meio desta incerteza e deste bombardeio, ninguém vir, volta e meia, à praça clarificar alguns temas dificulta a imagem deste acordo dos partidos de esquerda perante o cidadão desinteressado.

E numa coisa a direita tem razão. Nós não sabemos nada sobre o programa que está a ser feito. Ninguém nos dá umas linhas orientadoras mais concretas. Como é que nós podemos analisar se é certo ou se não é certo?!

(E também nada sabemos de concreto sobre o programa da coligação, por caso. Ou sabemos? (Para além da balela do este ano é que é!))

Editado por Woyzeck

Compartilhar este post

Link para o post

ah, a "coligação negativa" tão desprezada num certo domingo de outono 8-)

Só hoje ouvi a Mariana a desmentir de forma peremptória a questão da saída da União Europeia, do Euro, da Nato.

Por curiosidade o que é que está no programa do bloco?

E numa coisa a direita tem razão. Nós não sabemos nada sobre o programa que está a ser feito. Ninguém nos dá umas linhas orientadoras mais concretas. Como é que nós podemos analisar se é certo ou se não é certo?!

É isto. Como diz o meu velhote, na esquerda "cada cabeça um partido". Até o PCP e os Verdes concorrem em coligação mas com programas diferentes...

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade o que é que está no programa do bloco?

É isto. Como diz o meu velhote, na esquerda "cada cabeça um partido". Até o PCP e os Verdes concorrem em coligação mas com programas diferentes...

Eu não estou a falar dos programas dos partidos. Estou a falar do programa que anda a ser trabalhado pelos 4 partidos de esquerda.

E em relação ao última parêntesis?

Compartilhar este post

Link para o post

A esquerda também não se defende muito destes ataques da direita. Se a direita que domina a comunicação social passa constantemente uma data de inverdades (em relação a este acordo de esquerda) por verdades é obvio que não se pode dar muito crédito a isto. Ou então sou eu que ando distraído.

Muito isto. A esquerda tem falhado na mensagem que transmitem pós-eleições. O Costa não se defende das acusações e insinuações da direita, a Catarina falhou ao focar o seu discurso em derrubar a direita e não em procurar uma solução construtiva e o Jerónimo foi pelo mesmo caminho mas com mais radicalismo. Se na altura da campanha esta abordagem se justificasse, creio que num cenário pós-eleitoral é um erro tremendo.

Compartilhar este post

Link para o post

(E também nada sabemos de concreto sobre o programa da coligação, por caso. Ou sabemos? (Para além da balela do este ano é que é!))

sabemos uma série infindável de frases feitas e escritas de forma propositadamente dúbia. e acima de tudo quase sem quantificações de qualquer espécie.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

E muito mal desprezada, a meu ver, era compreensível que os partidos à esquerda se movimentassem no sentido de chegar a uma solução que fosse um mal menor, com cedências de todas as partes e um programa de esquerda mais moderado. Mas como tu disseste, nem com a possibilidade de poderem meter as mãos na massa eles conseguem unir-se em torno do interesse nacional (agora pareço o Cavaco) e assumir um caminho diferente daquele contra o qual tanto vêm a apregoar. E isso é risível. E confesso que tenho batido bastante no Costa, sobretudo aqui no tópico, mas a postura do Bloco - a confirmar-se a resignação com a solução do acordo de incidência parlamentar - não é muito melhor. Impõem um conjunto de medidas que acham essenciais, algumas passam e vão aprovando orçamentos enquanto a coisa estiver a correr bem, aproveitando para tirar dividendos disso nas próximas eleições. Assim que as coisas corram mal, tiram o tapete ao Costa e fazem de conta que não é nada com eles. São os chamados meia-f*da.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou a falar dos programas dos partidos.

disseste que a mortágua veio dizer que o bloco não é contra o euro e a nato, a discussão dos últimos dias tem sido precisamente o contrário. só fiquei curioso porque não sei o que defende o bloco nesse aspecto, é simples ignorância da minha parte e gostava de saber mais ;)

E muito mal desprezada, a meu ver, era compreensível que os partidos à esquerda se movimentassem no sentido de chegar a uma solução que fosse um mal menor, com cedências de todas as partes e um programa de esquerda mais moderado. Mas como tu disseste, nem com a possibilidade de poderem meter as mãos na massa eles conseguem unir-se em torno do interesse nacional (agora pareço o Cavaco) e assumir um caminho diferente daquele contra o qual tanto vêm a apregoar. E isso é risível. E confesso que tenho batido bastante no Costa, sobretudo aqui no tópico, mas a postura do Bloco - a confirmar-se a resignação com a solução do acordo de incidência parlamentar - não é muito melhor. Impõem um conjunto de medidas que acham essenciais, algumas passam e vão aprovando orçamentos enquanto a coisa estiver a correr bem, aproveitando para tirar dividendos disso nas próximas eleições. Assim que as coisas corram mal, tiram o tapete ao Costa e fazem de conta que não é nada com eles. São os chamados meia-f*da.

Os meia-f*da se tiverem juízo, sangue frio e conseguirem manter o louça longe das decisões, podem a médio prazo tornar-se governo. estão a fazer um jogo prevísivel, que não é surpresa para ninguém... hmmm, excepto maybe para o costa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

sabemos uma série infindável de frases feitas e escritas de forma propositadamente dúbia. e acima de tudo quase sem quantificações de qualquer espécie.

Pois...

Já que não temos nada, nem dum lado nem de outro, mais valia ter esperado mais uns dias para conhecer melhor este programa dos 4 partidos e depois logo decidi pelo menos mau.

disseste que a mortágua veio dizer que o bloco não é contra o euro e a nato, a discussão dos últimos dias tem sido precisamente o contrário. só fiquei curioso porque não sei o que defende o bloco nesse aspecto, é simples ignorância da minha parte e gostava de saber mais ;)

Ela disse que neste programa que estão a trabalhar com o PS/PCP/PEV isso não está em cima da mesa por parte do bloco. Ao contrário do que o comentador do PSD e CDS (e as outras dezenas) têm andado a propagandear.

Foi o que percebi.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Os meia-f*da se tiverem juízo, sangue frio e conseguirem manter o louça longe das decisões, podem a médio prazo tornar-se governo. estão a fazer um jogo prevísivel, que não é surpresa para ninguém... hmmm, excepto maybe para o costa :mrgreen:

E o que te leva a crer que a médio prazo terão melhor oportunidade do que esta? Saímos de um programa de ajustamento com o país de rastos e com pouquíssimo tempo para recuperar, a coligação tem uma imagem mais ou menos transversal de ser o bicho papão, o PS/PSD/CDS obtiveram no seu conjunto os piores resultados em muito tempo e, pelo menos do que tenho visto, há abertura de uma boa parte da população para um governo de esquerda menos moderado. Se isto não chega para eles agarrarem o tacho, não sei o que mais será preciso :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Repara que mesmo sendo o pior resultado representa praí 78% dos votos, o que demonstra bem que o nosso País é tradicionalmente moderado. Não me acredito num crescimento rápido do BE.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Repara que mesmo sendo o pior resultado representa praí 78% dos votos, o que demonstra bem que o nosso País é tradicionalmente moderado. Não me acredito num crescimento rápido do BE.

O crescimento rápido poderia dar-se se eles chegassem ao poder e provassem que para além de falar, também sabem fazer. Mas lá está, se não for agora, também não sei quando será.

Compartilhar este post

Link para o post

O Costa não tem uma mairoia, até ver não tem nada de concreto. E se tentarmos ser racionais ambos sabemos que um governo PS + BE com apoio parlamentar da CDU não ia durar muito tempo. Não estou a ver a CDU a engolir em seco e dizer que 'sim' durante 4 anos.

A mim parece-me claro que já estão acordadas condições mínimas para que o PS venha a ser governo e que passe o primeiro orçamento. Não há é um acordo mais longo e abrangente...

Triste figura porque falhou. Simples. É assim que o eleitorado o entende.

Mas se não fez triste figura, nos próximos tempos a intenção de voto no PS deve subir exponencialmente, antes do natal estão acima dos 50%... 8-)

A esquerda continua tão desunida com antes. Nem com a possibilidade de irem todos para o governo (talvez mesmo por isso) conseguiram unir-se. Ou achas mesmo que com mais 2, 3 ou 4 semanas o AC ia conseguir mais do que um acordo parlamentar? O bloco fez um jogo inteligente e calculista, tem mais a ganhar com um falhanço e crise no PS do que apoiando o Costa. O PCP dificilmente participaria num governo como 3a força, mas em todo o caso só se ia mexer depois de ver o bloco a dar o 1º passo.

Em resumo o AC decidiu ir ao baile sem convite, tentou dançar com as moças todas, e todas lhe diziam "sim, sim, daqui a pouco". Quando desligaram a música ficou sozinho no meio da pista, com as moças a dizerem mal umas das outras e a mostrarem pena do AC. Mas a rirem-se que nem umas perdidas por dentro.

Ou não. O eleitorado como não é uma pessoa única, tem várias opiniões. Uns podem vir a ter essas opinião, outros não. Quem for de esquerda obviamente não vai achar que o António Costa faz uma triste figura porque cria um entendimento com os principais partidos de esquerda. Se houver infiltrados eles é que fazem triste figura...

Isso faz-me lembrar quando ontem o JGF disse que o que os Portugueses disseram com estes resultados foi um "entendam-se" para PS e PSD. Eu não tinha a opção entendam-se no boletim, mas se esse pseudo-jornalista tinha...

A esquerda está unida em rejeitar o programa da PAF e a mim parece-me que já estão reunidas as condições para PCP e BE aprovarem o 1º orçamento. Não há é ainda um acordo que permita uma governação minimamente estável...

Tu ainda não percebeste que a esmagadora maioria dos eleitores à esquerda do PS quer que os partidos se unam para acabar com o governo de direita e que preferem que o PS governe do que a direita. Por esta altura já devias ter percebido que as negociações são sérias e que se não o fossem o BE desaparecia e o PCP ia pela primeira vez ter uma derrota eleitoral...

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a contar só com quem vota, 57% dos eleitores. Eu estou a contar com um crescimento nos que hoje são abstenção, ao mesmo tempo que o PS vai perder muito eleitorado desiludido. E nem vou discutir se andamos a dizer que a abstenção é 43% e na realidade é 20 ou 30. Só digo que é muita gente que normalmente não vota, mas muita dela interessa-se e acompanha.

Veremos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu ainda não percebeste que a esmagadora maioria dos eleitores à esquerda do PS quer que os partidos se unam para acabar com o governo de direita e que preferem que o PS governe do que a direita.

Sim percebi, é difícil não perceber o óbvio. Por isso mesmo é que escrevi que esses mesmo eleitores ficaram desiludidos com o Costa.

Por esta altura já devias ter percebido que as negociações são sérias e que se não o fossem o BE desaparecia e o PCP ia pela primeira vez ter uma derrota eleitoral...

Nessa da seriedade das negociações, em que todos os partidos queriam o costa mas nenhum assumia querer ir com ele para o governo, é que não consigo perceber. Negociações para apoio parlamentar não são para formar governo, são feitas na assembleia. O resto é show, e as provas estão à vista.

Compartilhar este post

Link para o post

A Catarina Martins esteve muito bem hoje na TVI. Nem parece a mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá ò Giz também tu?

Ele não disse nada disso. Na esquerda ninguém renega as suas próprias ideias mas o mandato que o povo Português lhes deu não lhes permitem implementar essas ideias por completo, por isso negoceiam. O que é desmentido é que o Bloco e PCP estão a negociar um governo que faça Portugal sair do Euro e da Nato...

Sim percebi, é difícil não perceber o óbvio. Por isso mesmo é que escrevi que esses mesmo eleitores ficaram desiludidos com o Costa.

Nessa da seriedade das negociações, em que todos os partidos queriam o costa mas nenhum assumia querer ir com ele para o governo, é que não consigo perceber. Negociações para apoio parlamentar não são para formar governo, são feitas na assembleia. O resto é show, e as provas estão à vista.

A esquerda ia estar tão focada a matar os traidores que nem se iam lembrar do Costa...

Todos os partidos querem ir para o governo. Ninguém quer é ir para um governo que seja um "mal menor" e não uma solução...

Editado por Stout

Compartilhar este post

Link para o post

Os abstencionistas serão sempre abstencionistas. Os números não são sempre semelhantes? Porque é que agora haveria de mudar?

OS números serem semelhantes não significa que sejam sempre as mesmas pessoas. Aposto que muitos dos votantes do bloco não votariam noutro partido, antes de votarem no bloco ficavam em casa, e se se desiludirem deixam de votar. Pode ser percepção errada da minha parte mas conheço pelo menos 1 dúzia de pessoas nestas condições, posso só ter amigos estranhos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Só sou eu que acho vergonhoso se a coligação do PS/BE/PCP subisse ao poder? É que quem votou nestes partidos não votou para levar o PS à liderança do país. Para mim fazia mais sentido existir novas eleições em que só se pudesse votar na coligação A (PSD/CDS), na coligação B (PS/BE/PCP) ou em branco.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...