Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

O Cavaco fez o que sempre disse, tentou garantir um governo maioritário.

O discurso ontem foi o melhor apelo ao entendimento entre PS+BE+CDU :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

PS: Post brutal.

3 notas, porque na grande maioria não tenho nada a dizer:

Relativamente ao apelo à desobediência interna (PS), isso vai ser testado logo à tarde, durante a eleição do Presidente da AR. Essa eleição é secreta, logo pode haver desvios à disciplina de voto.

Um dos grandes benefícios do discurso horrendo do Cavaco foi ter unido o PS. Pelo menos a curto prazo. Ontem, até o Assis estava moderado. Apenas o Galamba (António), como disse, se revelou em sentido contrário.

Outra excelente observação, agora resta saber se esta fusão não iria beneficiar a CDU.

Naturalmente!

No outro dia, salvo erro na CMTV, ouvi o Santana Lopes e a Maria de Belém dizerem que houve uma revisão da Constituição que impede a existência de Governos de Iniciativa Presidencial. Por isso, nem tenho equacionado esta solução.

Eu não tenho conhecimento de nada disso, cheira-me a interpretação abusiva. Mas se me mostrarem isso, aceito e agradeço!

Só para clarificar o bom post. É o António, não é o João que aparece regularmente na SICN e afins.

Em relação ao PC, é um facto que já passaram 40 anos e que a maior parte das reacções são meramente histéricas e desinformadas, mas há muita gente, e com razão, com o PC atravessado para o resto da vida.

Por falar em PREC não tenho dúvidas que o Cavaco neste momento se deve sentir o Ramalho Eanes no 25 de Novembro, só acho que a boina militar não ia ficar muito bem ao António Costa que se bem calha nem o SMO fez... De qualquer forma, se oiço mais uma vez falar da porcaria da NATO começo mesmo a acreditar que voltámos a '75 e estamos sob uma quase ameaça de intervenção militar dos nossos amigos imperialistas.

E volto a dizer, o Cavaco fez o mais lógico e o que se esperava, agora aquele discurso de ódio só está a ajudar quem ele quer ostracizar.

Vinha mesmo fazer a clarificação :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Há 17 candidaturas anunciadas. Que argumento tolo, pá.

As candidaturas que referi são as mais relevantes. Um candidato comum seria um primeiro sinal de união.

Compartilhar este post

Link para o post

E porque motivo teria de haver esse consenso em volta do candidatado presidencial?

Para dar um sinal de união, é nas pequenas coisas que se começa a dar sinais que é possível construir algo mais relevante. Alguns comentadores já falaram disto.

Compartilhar este post

Link para o post

As candidaturas que referi são as mais relevantes. Um candidato comum seria um primeiro sinal de união.

Olha que para jogar contra o Marcelo até é melhor teres vários à esquerda.

Compartilhar este post

Link para o post

Um acordo de legislatura não tem qualquer aplicação numa candidatura presidencial. Ou achas que devias ter? Não confundamos partidos com apêndices.

Compartilhar este post

Link para o post

Para dar um sinal de união, é nas pequenas coisas que se começa a dar sinais que é possível construir algo mais relevante. Alguns comentadores já falaram disto.

Mas tu achas que uma coligação é uma fusão? :lol:

Isto não é o CDS, a esquerda tem partidos com personalidade própria (uns mais que outros, mas ainda assim). Não é por haver um entendimento governativo que vão ficar coligados para sempre, tipo lapas/CDS (sinónimos), concordando em tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso imagino mesmo o Jerónimo a chegar ao café de manhã e mandar tirar uma bica e um trigo com manteiga :lol:

Café sem açúcar.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que tenho ouvido e que ainda não percebi quando falam entre essa aliança entre o PS/BE/PCP, é sobre a lei do aborto.

O que é que querem fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Anular as mudanças que a coligação fez recentemente à lei.

Compartilhar este post

Link para o post

Questão para debate:

Não seria mais inteligente do ponto de vista político PS, PCP e BE formarem uma aliança na oposição, em vez de forçarem desde logo a queda do Governo? Isto é, não teria mais lógica unirem-se para forçar algumas medidas como essa do aborto, p.e., do que o Governo cair e ficarmos 6 meses com Governo de gestão, quase paralisado?

Compartilhar este post

Link para o post

E fariam o quê quando o Governo apresentasse o programa, orçamento e demais medidas? Diziam que sim, quando são veementemente contra?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda estou para ver se isso não acontece. É que até aposto que agora começam as pressões da Europa, do género Grécia.

De resto, governo de gestão por 8 meses é só mesmo para a chantagem da maioria absoluta doa o que doer.

Compartilhar este post

Link para o post

Questão para debate:

Não seria mais inteligente do ponto de vista político PS, PCP e BE formarem uma aliança na oposição, em vez de forçarem desde logo a queda do Governo? Isto é, não teria mais lógica unirem-se para forçar algumas medidas como essa do aborto, p.e., do que o Governo cair e ficarmos 6 meses com Governo de gestão, quase paralisado?

Mas para isso tinham que aprovar o programa e o orçamento.

De resto estou como o antifa, só acredito que o PS vota contra o programa quando o vir acontecer, embora ache que já se passou o ponto de não retorno estou em modo S. Tomé.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas para isso tinham que aprovar o programa e o orçamento.

Não seria a 1ª vez que acontecia...

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria a 1ª vez que acontecia...

Mas não depois deste arraial todo. Ainda faltava uma semana para as eleições já o António Costa dizia que chumbava o OE. Eu sei que a palavra daquela gente não vale nada, mas ainda assim era uma mudança de estratégia que nesta altura não fazia sentido.

Já agora, quanto é que chegam os resultados da investigação ao Banif?

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora deixo aqui a enorme reportagem sobre a Domicilia Costa, nova deputada do BE, funcionaria do PCP aos 13 anos e militante na clandestinidade dos 7 aos 24.

Tive o prazer de já a ter conhecido pessoalmente.

Cilinha, a criança que se fez mulher na clandestinidade

-São José Almeida-

Aos 69 anos foi eleita deputada pelo BE à Assembleia da República. Chama-se Domicília Maria Costa e, em 2003, o PÚBLICO revelou-lhe a vida que viveu clandestina entre os sete e os 24 anos, idade em que rompeu com o PCP e deu o salto para Paris. Republicamos agora esse texto, sem qualquer adaptação.

http://www.publico.pt/politica/noticia/cilinha-a-crianca-que-se-fez-mulher-na-clandestinidade-1711591

Compartilhar este post

Link para o post

Está a mandar umas boas indirectas ao Cavaco.

Disse que a democracia não se esgota no dia das eleições e que não há partidos/coligações de primeira e de segunda.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Esquerda 1-0 Coligação

Achas mesmo isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...