Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Desculpem-me, mas hão-de-me explicar como é que se há-de debater ideias com pessoas de direita que olham para alguém do Bloco de Esquerda e o apelidam logo de radical extremista...

Aliás, o Gouveia fala aí do desconhecimento de causas que há pela malta jovem da esquerda... bem, isto deve ser uma piada. Porque a página principal da Juventude de Direita (JSD) publicou a seguinte imagem. O mais curioso é que ainda lá está.

12219438_10153824541593304_2614013704720124430_n.jpg?oh=76c5b0ff5ab0dd6982a273917c55b473&oe=56EFC45C

Aliás... esta malta jovem de esquerda toda radical é tão fechada à discussão de ideias que veja-se lá... conseguiu o inédito e com um diálogo entre os 4 partidos PS PCP PEV e BE a ser movido em boa parte pela malta jovem que os constitui conseguiu fazer história. Não só pela eleição em si de um governo com apoio de BE e PCP como por há cerca de 40 anos não se juntarem todos os partidos com representação na assembleia numa tomada de posse.

Querem mais um exemplo do que é a nova direita? Vejo pessoas a meter como foto de perfil um fundo negro e o simbolo de Portugal. A não aceitar aquilo que é uma faculdade clara oferecida pela democracia, não só do nosso País como de muitos outros da Europa. Parecem quase ditadores, de tão repugnados que se sentem ao verem outra gente a governar sem serem as cores deles. Fosse o Passos Coelho indigitado (como chegou até a ser) não se via metade das figurinhas tristes e anti-democráticas que andam por aí a passar... e é por coisas dessas que se denota assim ao de leve as principais diferenças.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Esse comentário normalmente depende dos círculos ou filtros em que nos inserimos, dos amigos com quem nos damos e de quem está mais próximo (tanto por afinidade como por observação).

No meu caso e com base no meu universo e ponto de vista, acho que excetuando quando andei na Faculdade de Economia, quase toda a gente que conheço da minha faixa etária tende para a esquerda - curiosamente ou não, a maior parte não tem conhecimentos básicos de economia, de finanças, de política ou de conceitos-base (como "obrigações", "dívida pública", "défice", etc.) e nem tem um entendimento sólido sobre os partidos que defendem (PS/CDU/BE) - alguns até são grandes comunistas de iPhone e gastam o salário em roupas de marca. Entre eles, também sinto que há muitos fãs do Bloco de Esquerda pela imagem mais juvenil, parecer mais fisce e por moda do que propriamente por ter interesse no que defendem. Mas lá está, é parte das pessoas que conheço e com quem me dou.

adoro este argumento a sério :lol: parece a conversa dos ciganos no café a receber rsi dá sempre para rir um bocadinho

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, ser de direita é o mesmo que ser/concordar com o JSD? É que eu sou de direita e acho que os jotas, na generalidade, são malta com lavagem cerebral e clubista. Seja de esquerda, direita, cima ou baixo.

Ironicamente dizes que te recusas a dialogar com quem seja de direita porque o JSD tem uma imagem estúpida no Facebook e chama ao BE extremistas.

Para deixar a minha opinião, não, o BE não é extremista e até é ridículo achar-se isso. E quanto ao "diálogo" entre os quatro partidos, é preciso ser muito ingénuo para achar que o objectivo desse "diálogo" foi nada mais que obter o poder. Certamente não foi pelo diálogo, porque esse ainda hoje está fraco e já são governo.

E para deixar explícito, não, não acho que foi golpe de estado, roubo ou outra coisa qualquer. Foi democrático da cabeça aos pés, apenas critico o motivo, não o processo.

Editado por _Nikon_

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

É pah caguei nisto, ja foi justicado umas 30 mil vezes por aqui e batem srmprr na mesma tecla.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem-me, mas hão-de-me explicar como é que se há-de debater ideias com pessoas de direita que olham para alguém do Bloco de Esquerda e o apelidam logo de radical extremista...

Onde quero chegar é que há muitos detalhes que são comuns a ambos os lados - e do mesmo modo nenhum está certo. É sabido que o extremismo político apela facilmente aos jovens menos informados - e isto é um facto comum e documentado a nível mundial - tanto para a extrema-esquerda ("o sistema é uma m*rda, morte ao capitalismo, vamos invadir e morar em propriedade alheia porque isto é de todos") como para a extrema-direita ("matar os pretos, os gays, os inférteis, os não-cristãos e meter uma bomba na Síria")..

Estou mais que disposto (tecnicamente, estou no escritório neste preciso momento - mas estou a falar do ponto de vista de interesse pessoal) a dialogar e debater ideias com pessoas com pontos de vista diferentes e pessoalmente. Eu acredito (e sou a favor) que é possível haver um diálogo saudável - mas é preciso escolher as pessoas - que normalmente são discussões que não levam a lado nenhum senão ao desentendimento menos saudável (ao nível de um Sporting-Benfica ou o tópico das touradas).

Aliás, do meu ponto de vista reconheço ao Bloco (em alguns aspetos, basicamente discordo profundamente com saídas da NATO, do Euro e com legalizações de marijuana) a melhor, mais saudável e necessária força de esquerda. Recuso a chamar o Bloco de "partido extremista" e os seus apoiantes de "radicais extremistas" até atitudes em contrário.

Aliás, o Gouveia fala aí do desconhecimento de causas que há pela malta jovem da esquerda... bem, isto deve ser uma piada. Porque a página principal da Juventude de Direita (JSD) publicou a seguinte imagem. O mais curioso é que ainda lá está. (...) Fosse o Passos Coelho indigitado (como chegou até a ser) não se via metade das figurinhas tristes e anti-democráticas que andam por aí a passar... e é por coisas dessas que se denota assim ao de leve as principais diferenças.

Não é uma piada: no meu post referi-me unica e especificamente ao universo que conheço, das pessoas que eu conheço. E a maior parte das pessoas que eu conheço são de esquerda e vivo num município que é educado e tradicionalmente de esquerda desde o 25 de abril. Em nenhuma ocasião considero que as pessoas com que me dou representem uma amostra estatisticamente válida para tirar qualquer tipo de conclusões senão as minhas próprias e pessoais.

Talvez eu conheça as pessoas erradas, ou tu - ou talvez o contrário - mas tenho a certeza que nem tu nem eu juntos conhecemos uma quantidade significativa da população jovem portuguesa. Da mesma forma, todas as juventudes políticas não representam 1% das pessoas com menos de 30 anos em Portugal, nem tão pouco mais ou menos (nem eu pessoalmente conheço ninguém inscrito numa, ou que se admita a tal). Em nenhuma instância acho que uma Juventude seja capaz de representar as ideias de um grupo político ou faixa etária.

Da mesma forma não posso categorizar a "malta jovem de esquerda" pelas declarações da JCP no Facebook.

Se há parvoíces que as pessoas dizem - é válido para ambos os lados, tanto para a esquerda como para a direita, tanto para o Sporting como para o Benfica. Nós é que pomos as palas e filtramos consoante o que gostamos, não gostamos e o que as pessoas põem e não põem. Como é óbvio, quem perde vem revoltar-se para as redes sociais e isso dá visibilidade a isso. Da mesma forma, tenho montes de gente a chorar que a arbitragem em Portugal é uma vergonha e isso não me permite concluir que (A) comentários feitos por benfiquistas (B) comentários com figuras parvas e anti-fair-play, (A+B) todos os benfiquistas fazem figuras parvas e fair-play.

Parecem quase ditadores, de tão repugnados que se sentem ao verem outra gente a governar sem serem as cores deles.

Outro ponto que é divergente consoante a opinião e o ponto de vista de cada lado. Em qualquer outra situação se verificaria o mesmo tipo de coisa, feito por pessoas diferentes.

Do meu, aqui quem me parece "quase ditador, de tão repugnado que se sente ao ver oura gente a governar": deixou a Câmara de Lisboa a correr fora das datas do mandato, para ir atacar e convocar eleições para se sobrepor ao Secretário-Geral do seu partido (com algumas situações internas duvidosas pelo meio); insatisfeito com um 2º lugar nas legislativas, fez a birra e indispôs-se a ouvir, a dialogar ou a qualquer tipo de acordos que não lhe permitissem governar, rejeitando tudo o que fosse apresentado *só porque sim* e recorreu à única possibilidade que tinha para efetivamente governar.

Tecnicamente e legalmente, foi tudo válido e de acordo com as regras, mas não deixa de ser um golpe político (não de estado) e representação de ser uma pessoa bastante simpática.

Editado por Ricardo Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Para ser bom comunista é preciso andar descalço e de roupa rota, sim senhor. :lol:

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post

O comunista só pode vestir e calçar de fábricas autogestionárias.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Ao terceiro comentário fica provado o meu argumento do "circlejerk de esquerda" aqui do fórum e o argumento de ser difícil debater política com pessoas de opiniões contrárias, dado que num post inteiro a única depreensão foi de um conjunto de 10 palavras. :handclap:

Quando comentei "comunistas de iPhone" referi-me à noção-base que tenho (focada no anti-capitalismo, da inexistência ou redução de classes sociais). Tendo crescido com avós comunistas (um deles preso político da PIDE), foram as ideias principais que reti em pequeno - criticavam-me de querer um fato de treino da Nike de 4.000$ - quando podia comprar 2 de 2.000$ e oferecer um a quem precisasse.

Com base nisso, quem compra um iPhone (700€) está a associar-se a uma marca altamente capitalista, com elevado status quo de detentor de uma classe social mais elevada e por 700€ pode comprar 7 Moto Es, por exemplo e distribui-los.

Mesmo que não seja a lógica mais acertada, estou certamente mais inclinado e interessado no debate do que propriamente no ataque pessoal e sarcasmo pessoal. Acredito que me falte alguma informação aí, sim, mas presumo que não a vá ter - o ad hominem e o gozo são mais fixes. Se tivesse que formular a minha opinião sobre a malta comunista com base nos últimos comentários, diria que são pessoas com capacidade de argumentação e partilha de informação fraca.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de um post onde a "malta de esquerda" que tu conheces num município onde a maior parte é de esquerda, é tida como mal informada, são de esquerda porque é fixe e usas um argumento(iPhone) digno daquele senhor do Porto Canal realmente dá uma enorme vontade de argumentar.

"É por causa dessas pessoas que o país está na miséria" :handclap:

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de um post onde a "malta de esquerda" que tu conheces num município onde a maior parte é de esquerda, é tida como mal informada, são de esquerda porque é fixe e usas um argumento(iPhone) digno daquele senhor do Porto Canal realmente dá uma enorme vontade de argumentar.

"É por causa dessas pessoas que o país está na miséria" :handclap:

Tudo o que coloquei foi devidamente argumento, explicado e por conclusão por observação do universo de pessoas que me são mais próximas, nomeadamente os amigos com que mais frequentemente interajo - os conhecimentos de política internacional, economia, finanças e política não constam da minha lista de requisitos para me dar com as pessoas, e as pessoas que não tenham muita informação nesses departamentos existem, são reais e a maioria - nada do outro mundo aqui.

Se tenho um número reduzido ou inadequado de pessoas próximas para tirar as minhas conclusões, eu admito-o e coloco sempre como reparo para sustentar as conclusões do que observo.

Por fim e para tentar explicar melhor esse ponto: as pessoas com que tenho mais proximidade cumprem maioritariamente os pontos que referi: pouco interesse na vida e acontecimentos políticos, poucos conhecimentos de economia/finanças e sobre o que os partidos representam e defendem (muitas vezes contradizendo-se, como uma familiar que diz que é comunista e vota CDS-PP).

Não há muito mais que possa dizer da minha parte, mas se achas que me devia dar com gente melhor e mais culta, são opiniões mas estou disponível para um café.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sendo de direita, a mim parece-me que é exatamente o contrário: a malta jovem de esquerda parece toda igual e não abrem espaço a uma discussão saudável, ou a uma compreensão moderada de pontos de vista. Tudo o que vote no resto são anormais, visto de lado (o famoso semi-irónico "ah, se no domingo votares no PSD, nunca mais te falo") e é por causa dessas pessoas que o país está na miséria. Então quando fazem o "circlejerk de esquerda" (que também já vi tantas vezes neste tópico, bem como nas redes sociais), então é um mimo.

Eu ia jurar que era por causa de quem tem governado o país e quem vota neles. Mas sempre disposto a aprender com quem sabe.

E deste por aí mais algumas dicas fixes. Fui ver à wikipédia o que era o défice e quando dei por ela estava de fato e gravata, era membro da JSD e desapareceram as minhas ganzas. É melhor não ver o artigo das obrigações se não além de acabar como teu patrão ainda fico com uma fábrica e uns quantos escravos e crianças de 3º mundo para trabalhar lá.

Também fiquei aqui com um bichinho de votar nos partidos que defendem os interesses dos ricos. Antes pensava que éramos capazes de ter interesses diferentes, mas agora já percebi que não. O que o tio Jerónimo que paga os impostos na Holanda quer para o país só pode coincidir com o que eu quero. Como é que eu não dei conta disto antes?

Compartilhar este post

Link para o post

Queixam-se que não se pode ter uma conversa séria, alguém começa uma conversa séria, ignoram a conversa e decidem fazer gozo disso.

Tá certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que o país está como está na miséria por causa da malta jovem de esquerda faz parte de uma conversa séria? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia jurar que era por causa de quem tem governado o país e quem vota neles. Mas sempre disposto a aprender com quem sabe.

E deste por aí mais algumas dicas fixes. Fui ver à wikipédia o que era o défice e quando dei por ela estava de fato e gravata, era membro da JSD e desapareceram as minhas ganzas. É melhor não ver o artigo das obrigações se não além de acabar como teu patrão ainda fico com uma fábrica e uns quantos escravos e crianças de 3º mundo para trabalhar lá.

1 - Era uma enumeração consequente da mesma frase, experimenta ler outra vez. Eu referi que a atitude "é por causa dessas pessoas que o país está na miséria" é efetuada por parte do votante de esquerda em relação às pessoas que se manifestem como de direita. Frase exemplicativa e ilustrativa: "ai não votas no mesmo que eu? É por causa de pessoas como tu que o país está como está. Devias sentir-te mal." - espero ter sido mais claro. Um pouco como estás a fazer agora para te sentires bem.

2 - Nada invalida umas coisas ou outras. Eu pessoalmente acho que fica sempre bem ter umas noções de coisas e de como as coisas funcionam, mariquices minhas, principalmente para comentar, explicar e debater. Eu pessoalmente prefiro ver uns quantos jogos do Sporting antes de poder comentar o trabalho do Adrien. Da mesma forma, acho que para poder dizer que isto está mau, acho que fica sempre bem ter noções do que se passa, o que está por trás, o que se pode fazer e não se pode fazer - ao contrário do que possa parecer, o trabalho político não é só chegar ao poder e dizer "Mais dinheiro para todos. Mais emprego para todos. Mais cenas baris para todos." e está tudo feito e fica tudo resolvido e feliz.

Se achas que ter um ou outro conceito financeiro presente é isso tudo, ou foi uma piada muito fraca ou uma lógica ridícula. No outro dia passei andei a 60km em Lisboa e, agora estou com um fato de treino do Marselha, moro no Barreiro e mais logo vou fazer corridas na ponte com o meu Saxo.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que o país está como está na miséria por causa da malta jovem de esquerda faz parte de uma conversa séria? :mrgreen:

Não, mas também não foi nada disso que ele disse. Tu é que escolheste pensar isso e atacá-lo como se ele o tivesse dito.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Era uma enumeração consequente da mesma frase, experimenta ler outra vez. Eu referi que a atitude "é por causa dessas pessoas que o país está na miséria" é efetuada por parte do votante de esquerda em relação às pessoas que se manifestem como de direita. Frase exemplicativa e ilustrativa: "ai não votas no mesmo que eu? É por causa de pessoas como tu que o país está como está. Devias sentir-te mal." - espero ter sido mais claro. Um pouco como estás a fazer agora para te sentires bem.

2 - Nada invalida umas coisas ou outras. Eu pessoalmente acho que fica sempre bem ter umas noções de coisas e de como as coisas funcionam, mariquices minhas, principalmente para comentar, explicar e debater. Eu pessoalmente prefiro ver uns quantos jogos do Sporting antes de poder comentar o trabalho do Adrien. Da mesma forma, acho que para poder dizer que isto está mau, acho que fica sempre bem ter noções do que se passa, o que está por trás, o que se pode fazer e não se pode fazer - ao contrário do que possa parecer, o trabalho político não é só chegar ao poder e dizer "Mais dinheiro para todos. Mais emprego para todos. Mais cenas baris para todos." e está tudo feito e fica tudo resolvido e feliz.

Se achas que ter um ou outro conceito financeiro presente é isso tudo, ou foi uma piada muito fraca ou uma lógica ridícula. No outro dia passei andei a 60km em Lisboa e, agora estou com um fato de treino do Marselha, moro no Barreiro e mais logo vou fazer corridas na ponte com o meu Saxo.

Menos mal. Com os parêntesis pelo meio fica dúbio e interpretei de outra forma. Mas tenho de concordar que quem vota à direita tem responsabilidade na miséria em que o país está, assim como quem vota PS. E volto a repetir que não é por causa de uma questão ideológica, mas sim de ética.

LOL, mas achas mesmo que eu sou contra ter uma noção de como a economia funciona? Eu sou contra é a ideia que quem percebe de economia e finanças é tendencialmente de direita, que a racionalidade económica esta do lado da direita, que não há alternativas....

Eu estava só a ironizar sobre dizeres que a maior parte da malta que conheces de esquerda não percebe de economia. A verdade é que grande parte das pessoas não tem noções mínimas sobre economia, sejam de esquerda ou de direita.

O que é grave é não haver discussões e informação sérias. O discurso simplista da direita é muito melhor recebido pela generalidade das pessoas. Podes ter p.e. o João Galamba a discutir economia com um advogado qualquer, basta este dizer "não podemos gastar o que não temos" que para muitas pessoas é logo game, set and match. É absolutamente necessário que haja interesse das pessoas em perceber como é que o mundo funciona e não apenas na notícia e na discussão do dia. Kudos para o Jimpo que veio cá perguntar o que é o dinheiro ou como é que ele é criado. Muita gente não faz ideia disto, mas já passaram uns quantos tópicos destes, centenas de páginas e não me lembro de ver ninguém a perguntar isto...

Não, mas também não foi nada disso que ele disse. Tu é que escolheste pensar isso e atacá-lo como se ele o tivesse dito.

O que ele disse não deixa espaço a duas interpretações?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Menos mal. Com os parêntesis pelo meio fica dúbio e interpretei de outra forma. Mas tenho de concordar que quem vota à direita tem responsabilidade na miséria em que o país está, assim como quem vota PS. E volto a repetir que não é por causa de uma questão ideológica, mas sim de ética.

E quem vota no BE/PC não tem? :lol:

Editado por Lotterer.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu estava só a ironizar sobre dizeres que a maior parte da malta que conheces de esquerda não percebe de economia.

Ele desde o início já disse e repetiu várias vezes que está a dar as observações dele próprio, não está a tentar caracterizar o país num todo. Eu também estou rodeado de malta de esquerda e de direita e a generalização que vejo é que os de esquerda estão menos preocupados com o cenário macro-económico do que os de direita. É subir investimento e ordenados e pensões e o resto vem porque coiso... No geral diria que os de direita focam-se mais na economia e os de esquerda no cenário social.

E vou repetir mais uma vez para ver se entendes. Ele deu o ponto de vista dele, e eu dei o meu. Nem ele nem eu presumimos saber a situação geral do país ou sequer demos algo desse género a entender, estamos a falar cada um do seu meio privado, amigos e conhecidos.

O que ele disse não deixa espaço a duas interpretações?

Até deixa espaço a dezenas delas se houver vontade disso, mas só uma é que está correcta. Ele estava a referir-se a malta que não se dá a uma discussão séria e seguem partidos como clubes, não a malta de esquerda no geral. Isso está lá bem explícito no que ele disse.

Editado por _Nikon_

Compartilhar este post

Link para o post

Sou perfeitamente contra o fim dos exames do 4º, 6º e 9º ano, ( embora se possa debater a existência do exame para o 4º ano), penso que um dos grandes males ( tanto meu como de alguns colegas meus ), foi o de sentir que nos anos que não tínhamos exames não precisávamos de estudar praticamente nada, pois era tudo muito mais facilitado, enquanto que nos anos de presença de exames, pelo contrário, tínhamos que nos esforçar ao máximo para conseguir obter boas notas. Eu até vou mais longe ( talvez numa posição um pouco radical), penso que deveriam existir exames no 10º, 11º e 12º de Matemática e Português pelo menos ( repartidos pelos 3 anos), para não se baixarem os níveis de exigência, talvez por não ser assim, o meu 10º ano foi tão medíocre. Não sei como pode esta medida contribuir para um ensino de melhor qualidade ( se for alargada aos 6º e 9º anos). Por mim, sinto que estes exames deveriam ter uma função reguladora ou niveladora, de forma a servir para igualar os critérios das escolas ( todas analisadas do mesmo prisma num contexto nacional), de modo a termos dados que levassem a investir nas escolas e áreas que necessitam de maior apoio ao ensino. Lá vão continuar os privados a ter exames do 4º e 6º ( suponho, antigamente era assim), enquanto o ensino público não, não acho uma medida pela igualdade, vai contribuir para acentuar mais as diferenças entre as escolas ( se aparentemente não, por falta de dados, na realidade oculta, tenho a certeza que sim ).

Agora se me dizem que eu sou contra este governo, não não sou, é perfeitamente legítimo, apesar de não acreditar que vá durar muito mais que 1 a 2 anos, vamos ver o que isto vai dar, espero que corra tudo da maneira melhor possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas deixaram de existir dois testes por período entre o 5º e o 12º ano, em todas (ou quase) as disciplinas? É que se ainda existem não estou a ver como podem associar um mau desempenho num determinado ano à ausência de exames, se afinal de contas os vossos conhecimentos são postos à prova durante todo esse ano letivo.

Ainda assim não discordo dos exames no 12º ano e mesmo no 9º até penso que faz sentido, numa altura em que já começas a pensar naquilo que queres para o futuro e vais para uma área específica. Antes do 9º ano há coisas bem mais importantes a pensar no ensino do que os exames.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se aqui é o local correto para colocar esta questão mas alguém sabe se as candidaturas a estágios professionais estão congeladas ou não? É que estou numa empresa em periodo de experiencia e já fizeram a candidatura a estágio professional mas gostava de saber se vai demorar muito tempo a saber a resposta ou com a actual situação politica se nem vai andar para a frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho uma feita na empresa e está por aprovar há quase dois meses.

Estou a ver que terei que esperar alguns meses também. É que a vontade da entidade é eu ficar lá em período de experiência até ser aprovado o estágio profissional.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...