Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] 4231: A Arte da Transmutação

Publicações recomendadas

o que fazer quanto à marcação se o adversário jogar em 442??

Exactamente o mesmo, mas tens alternativas: ou utilizas o PL e o 10 a marcar os médios, libertando o BtB; ou libertas o PL (vai fazer pressão nos centrais) e utilizas o 10 e o BtB na marcação aos médios.

Muito raramente há equipas que não usam extremos, apenas laterais, e utilizam 3 médios ofensivos. Neste caso o que fiz foi colocar os meus laterais a marcar os dois médios ofensivos que jogam mais por fora.

Um exemplo: o A.C. Milan apresentou-se em 442, optei por utilizar o PL e o 10 a marcarem os médios e o BtB e o Regista a marcarem os pontas de lança deles, ficando com os meus centrais para as dobras.

FC_Porto_A_C_Milan_Geral_Vista_Geral_2.png

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

os centrais sao os unicos a nao ter marcação individual especifica, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

MichaelAndrews, vais partilhar a tactica?

N. É uma espécie de «Cria tu a tática com base no uqe leste» ;)

Compartilhar este post

Link para o post

E assim se conclui metade da época

FC_Porto_Jogos_Programa_2.png

Ta_a_dos_Campe_es_Europeus_Vista_Geral_Fases.png

E nada melhor do que isto para terminar a 1ª volta do campeonato

FC_Porto_Benfica_Geral_Vista_Geral_2.png

Primeira_Liga_Portuguesa_Vista_Geral_Fases_5.jpg

Quem experimentar o que foi exposto, pode ser importante colocar os extremos a marcar os laterais adversários, em vez de fecharem ao meio a marcar os centrais, para evitar auto-estradas nas alas.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

os centrais sao os unicos a nao ter marcação individual especifica, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Como tens os livres ofensivos e defensivos? E os cantos ofensivos e defensivos?

E desde já bom trabalho ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom trabalho @MichaelAndrews !! Tenho uma pergunta....usas instrucoes adversarios individuais?

Pressionar e Marcação Apertada. A marcação apertada é também um movimento preferido que todos os meus jogadores adquirem.

Compartilhar este post

Link para o post

Como tens os livres ofensivos e defensivos? E os cantos ofensivos e defensivos?

E desde já bom trabalho ;)

Inicialmente tinha os cantos ofensivos com toque curto, mas como o jogador não se aproxima o suficiente e fica praticamente com marcação h*h, voltei aos cantos ao 1º poste.

FC_Porto_T_cticas_Bolas_Paradas.png

FC_Porto_T_cticas_Bolas_Paradas_2.png

FC_Porto_T_cticas_Bolas_Paradas_3.png

FC_Porto_T_cticas_Bolas_Paradas_4.png

FC_Porto_Relat_rio_Golos.png

Compartilhar este post

Link para o post

Pressionar e Marcação Apertada. A marcação apertada é também um movimento preferido que todos os meus jogadores adquirem.

e porque nao usas marcacao apertada nas instruções dos jogadores?

Compartilhar este post

Link para o post

e porque nao usas marcacao apertada nas instruções dos jogadores?

as instruções ao adversário têm prioridade sobre todas as outras.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste sistema calhas de estar a ganhar fora por mais que um golo o que fazes para segurar o resultado? Basta mudar para controlar é que posse e guardar a bola já este sistema faz, embora seja uma posse objectiva que procura rapidamente o golo e arrisca mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Inicialmente tinha os cantos ofensivos com toque curto, mas como o jogador não se aproxima o suficiente e fica praticamente com marcação h*h, voltei aos cantos ao 1º poste.

Obrigado amigão :compinchas:

Editado por Ivoensousa

Compartilhar este post

Link para o post

Chego eu ao Genk após ter sido contratado....

0Ws1svS.png

H7NRzsq.png

Fora uso extremos apoiar , PL coloco a 10 e o 10 coloco a CJA apoiar. E digo-te é só o 10 é sempre assistir :biggrin:

O genk vinha de 4 derrotas seguidas, cheguei lá implementei esta tua maneira táctica de jogar e foi sempre haviar e podiam ter sido mais ainda.

Adoro posse que dê espectáculo á Bayern com golos e mais mexida.

Michael estás de parabéns és o génio da posse :prayer: :prayer: :prayer: :prayer: :prayer:

Amanha vou testar no save do emem a equipa é o Fortuna Dusseldorf que subiu á bundesliga e me contrataram com objectivo da manutenção , o Guardiola que me aguarde :mrgreen: vamos lá ver se numa equipa mais modesta se aguenta.

Editado por Thiagoac

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, o Barcelona passou de moda e o novo xerife na aldeia é o Bayern Munique. :biggrin:

As ideias de jogo neste modelo partem da base do futebol total dos anos 70 introduzido por Rinus Michels, ao qual Guardiola foi beber através da sua experiência enquanto jogador quando treinado Johann Cruyjff. Considerando essa base, em termos de FM, a opção terá que ser Muito Fluido, de modo a que todos os jogadores contribuam para todas as fases de jogo da equipa. A estratégia terá de ser Atacar, pois é isso mesmo que se pretende: futebol de ataque. A estes dois pressupostos, juntam-se os que são visíveis em Guardiola: a) Manutenção da posse de bola; b) Povoamento do meio-campo com o máximo de jogadores possível, de modo a (1) impedir a circulação de bola pelo adversário e (2) Recuperar a bola o mais rapidamente possível e o mais à frente possível; c) Muita movimentação dos jogadores para (1) desequilibrar posicionalmente o adversário e (2) criar espaços de penetração para a nossa equipa.

Como isto se trata de Guardiola e do Bayern, o 433 foi abandonado em detrimento de um 4231, modelo que foi mantido da época transacta com Jupp Heynckes. Temporariamente também foi experimentado um 4141, pelos vistos abandonado ou ocasionalmente usado consoante o adversário e os jogadores disponíveis.

Outro aspecto fundamental com Guardiola, que já o era no Barcelona, é ter jogadores com capacidade para fazer mais do que uma posição, portanto desaconselha-se a utilização / contratação de, por exemplo, médios defensivos que apenas façam a posição 6. O ideal é utilizar / contratar DL/ Ala, MD/MC, MC/MA, MO/PL.

Formação Base

Formacao_Inicial.png

Esta é a nossa formação base, um 4231 assimétrico, com dois laterais muito ofensivos, um jogador que organize e pense o jogo numa zona mais recuada onde há mais espaço, acompanhado por Box-to-Box para dar bastante verticalidade ao nosso jogo, sendo um forte apoio tanto a defender como a atacar. Dois extremos com muita liberdade de movimentos, podendo esticar o campo em largura, como fazer diagonais interiores, um vagabundo na posição 10 a fazer dupla com o Ponta de Lança.

A partir daqui, o nosso processo ofensivo irá provocar:

Processo_Ofensivo.png

O nosso 4231 de base, transforma-se em algo completamente diferente: um 244 ou um 235: uma linha com dois jogadores sempre mais recuados, uma segunda linha de apoio ofensivo com 3 ou 4 jogadores e, mais à frente, 4 ou 5 jogadores a aparecerem na zona de finalização. De modo a causar ainda mais caos, o lateral esquerdo tem permissão para fazer diagonais interiores enquanto o lateral direito joga mais pelo lado de fora do extremo. Pretende-se que a equipa priorize a posse de bola com uma circulação rápida e sem passes de risco. Deve ser levado em linha de conta que a estratégia Atacar já implica o assumir de opções / decisões de maior risco por parte dos jogadores, por isso procura-se o equilíbrio com instruções que as atenuem e privilegiem a filosofia de posse do modelo de jogo.

Processo Defensivo

Bom, aqui é que "a porca torce o rabo". Como devem saber, para conseguirmos ter uma forte postura defensiva é preciso uma ginástica mental do caraças, um gajo joga isto supostamente para se divertir e depois tem que andar a ler tratados de futebol que só raramente nos ajudam e, muitas das vezes, ainda nos baralham mais os cérebros.

De qualquer modo, a ideia subjacente deste modelo tenta remeter para as actuais ideias do Bayern (já expostas lá em cima), portanto, queremos uma pressão muito forte e alta sobre o adversário, queremos compactar espaço e queremos condicionar a outra equipa a ter que fugir para a periferia do campo. Assim, a colocação em prática do 244 / 235 ofensivo inverte-se e a equipa defende em 442 / 532 da seguinte forma:

Processo_Defensivo.png

Logo que a equipa perde a bola, os extremos fecham o meio marcando os centrais adversários o que motiva logo o adversário a procurar a periferia, sem no entanto perderem de vista a pressão sobre os laterais (daí as setinhas nos extremos). Enquanto isso, tanto o PL como o Treq. caem sobre o meio-campo marcando os médios, os laterais fecham as alas encostando de imediato aos extremos adversários e o BtB completa o ramalhete dedicando-se ao médio ofensivo. Restam os dois centrais e o regista para lidarem com o ponta de lança. Perante este cenário, os dois jogadores livres são os laterais, jogadores bastante recuados, encostados às linhas laterais e que, por este mesmo motivo, representam uma ameaça muito menor.

Contra equipas que jogam em 433, aplicam-se os mesmo princípios:

Processo_Defensivo_2.png

Forte povoamento de toda a zona interior do meio-campo, deixando apenas os laterais libertos.

Depois desta lenga-lenga toda, já deve estar alguém a pedinchar "então e o link para download da táctica????" Isto é uma espécie de "façam vocês mesmos" :biggrin: O modelo está explicado, o sistema de marcações também, assim como as funções e tarefas dos jogadores. Mais logo faço upload da táctica e respectivas instruções. Gosto bastante do que tenho visto, a equipa (FC Porto) remata, cria bastantes oportunidades de golo e puxando pela memória que agora não tenho o FM ligado despachei o Guimarães na Supertaça com 4-0, Gil Vicente (fora) 3-0, Paços de Ferreira em casa por 4-1 e novamente Guimarães fora por 4-0.

EDIT

Faltou mencionar um aspecto que considero essencial, independentemente do modelo adoptado: os movimentos preferidos.

Laterais: sobe sempre que possível, marcação apertada, corre bom a bola pelo corredor (correspondente esquerdo / direito), passe curto e simples; no caso específico aqui apresentado, o lateral esquerdo deve também Cortar para Dentro, enquanto o lateral direito deve jogar mais encostado à linha;

Centrais: passe curto e simples, marcação apertada, não faz passes a rasgar (caso tenham algum jogador no plantel com o movimento Fica Sempre Atrás, este deve tutorar o vosso central para apreender também este movimento).

Regista: Gere o ritmo de jogo, marcação apertada, baixa para vir buscar jogo

BtB: marcação apertada, baixa para vir buscar jogo, sobe sempre que possível, explora espaços

Extremos: marcação apertada, baixa para vir buscar jogo, sobe sempre que possível, tenta tabelas, explora espaços. Ainda não experimentei, mas pode ser interessante o extremo esquerdo ter o movimento para jogar mais encostado à linha (enquanto o lateral esquerdo corta para dentro) e ter o extremo direito com o movimento de cortar para dentro (enquanto o lateral direito joga encostado à linha)

Treq.: marcação apertada, baixa p/ vir buscar jogo, faz tabelas, explora espaços

PL: marcação apertada, explora espaços, remata colocado (ou qq outro movimento de finalização)

P.S. - o movimento explora espaços refere-se a atacar corredores, espaço entre o lateral e o central

P.S. 2 - se possível, tal como no caso dos centrais, convém ter um jogador com o movimento Entra na Grande Área para tutorar extremos e Treq.

EDIT 2

Claro que na realidade o Bayern não usa nenhum sistema de marcação específica, aliás marcação h*h já nenhuma equipa usa e mesmo nos lances de bola parada parece ter sido abandonado. Mas uma coisa é a realidade e o futebol e outra coisa é o FM... e outra coisa ainda é o FM com bugs palermas. A questão das marcações específicas atenua alguns destes problemas (do FM com bugs palermas).

Percebo a tua intenção mas gostaria de debater alguns aspectos..

Para um modelo de jogo baseado na posse e controlo do jogo acho q são demasiadas posições com a tarefa de ataque (o que no fm13 era o "correr do fundo frequentemente") com a agravante de a estratégia já ser por si só de ataque. Ou seja, o modelo de jogo do guardiola baseia-se em constantes apoios ao portador da bola (jogadores com tarefas de apoio) pelo que aqui não me parece q seja adequado.

A nova posição do Lahm no bayern (médio defensivo) pretende dar continuidade ao trabalho de Busquets no Barça, ou seja de pivot defensivo, por ele (Lahm) ser um jogador altamente inteligente do ponto de vista tático (inteligência tática), com muito trabalho de equipa e, claro muito bom tecnicamente. Isto em 4-1-4-1.

Em 4-2-3-1, no bayern quem será o box-to-box?? Acho que Thiago, Kroos, Schweinsteiger não o são. Talvez um médio centro (com o regista atrás) ou construtor de jogo (sem o regista atrás) seria o mais indicado. Ou um construtor de jogo recuado e um médio centro.

Consegues fazer com que o teu nº 10 tenha essa capacidade toda de trabalho defensivo: pressionar, marcar h-h, baixar para defender, etc.?? Compreendo mas acho difícil visto que ele é a "vedeta" da equipa e, à partida nos seus atributos terá pouco índice de trabalho e/ou trabalho de equipa.

Acho que no Bayern o Robben e o Ribery têm mais a função de avançados interiores do q propriamente de extremos (até porque jogam, respetivamente com o pé esquerdo no lado direito e com o pé direito no lado esquerdo). O movimento típico do Robben é pegar na bola e vir para dentro para rematar (nunca vai à linha e cruza). Ribery também procura muitas vezes zonas interiores. Ambos não dão assim tanta profundidade nas alas (no seu sentido lato) com um extremo normal.

P.S.: Eu também ando para encontrar uma forma de jogar que me permita dominar largamente na posse (acima dos 65%) mas até agora não passo dos "ensaios". Acho isso praticamente impossível devido a um erro de "casting" do jogo e de quem o concebeu no que diz respeito às mentalidades e instruções. Nunca na vida um estratégia de controlar terá menos posse que uma estratégia de contra-ataque e etc etc etc.

Cumprimentos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei o que estou fazendo mal. Estou a ser apanhado no contra-ataque, especialmente os meus laterais. Parecem que nao sabem marcar os extremos bem. Dao muito espaco a eles.

Editado por mantorras77

Compartilhar este post

Link para o post

a táctica tem altos e baixo comigo, e por vezes defensivamente compromete muito e ofensivamente é pouco eficaz... Michael será que podes partilhar a tua táctica só para comparar com a minha? desde já agradeço. abc

Compartilhar este post

Link para o post

Olha..e o que eu estou a falar...eu sou Colon...O Newells saiu da zona defensiva deles e olha o espaco que os meus jogadores deram a eles...alguma coisa esta mal aqui nao?? A primeira seta da cima e o meu DR contra o AML deles. O segundo e o meu B2B contra o MC deles. O terceiro e o meu No.10 contra o MC deles. Repara o PL deles (Sala) que faz o "Killer pass" ...os meus dois defesas centrais e o trinco estavam sou preocupados com o PL mas nao fizeram nada.

NewellsvColoacuten_FieldFull_zps302264ed.png

Compartilhar este post

Link para o post

Neste sistema calhas de estar a ganhar fora por mais que um golo o que fazes para segurar o resultado? Basta mudar para controlar é que posse e guardar a bola já este sistema faz, embora seja uma posse objectiva que procura rapidamente o golo e arrisca mais.

Não gosto de segurar resultados, gosto de golos :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo a tua intenção mas gostaria de debater alguns aspectos..

Para um modelo de jogo baseado na posse e controlo do jogo acho q são demasiadas posições com a tarefa de ataque (o que no fm13 era o "correr do fundo frequentemente") com a agravante de a estratégia já ser por si só de ataque. Ou seja, o modelo de jogo do guardiola baseia-se em constantes apoios ao portador da bola (jogadores com tarefas de apoio) pelo que aqui não me parece q seja adequado.

A nova posição do Lahm no bayern (médio defensivo) pretende dar continuidade ao trabalho de Busquets no Barça, ou seja de pivot defensivo, por ele (Lahm) ser um jogador altamente inteligente do ponto de vista tático (inteligência tática), com muito trabalho de equipa e, claro muito bom tecnicamente. Isto em 4-1-4-1.

Em 4-2-3-1, no bayern quem será o box-to-box?? Acho que Thiago, Kroos, Schweinsteiger não o são. Talvez um médio centro (com o regista atrás) ou construtor de jogo (sem o regista atrás) seria o mais indicado. Ou um construtor de jogo recuado e um médio centro.

Consegues fazer com que o teu nº 10 tenha essa capacidade toda de trabalho defensivo: pressionar, marcar h-h, baixar para defender, etc.?? Compreendo mas acho difícil visto que ele é a "vedeta" da equipa e, à partida nos seus atributos terá pouco índice de trabalho e/ou trabalho de equipa.

Acho que no Bayern o Robben e o Ribery têm mais a função de avançados interiores do q propriamente de extremos (até porque jogam, respetivamente com o pé esquerdo no lado direito e com o pé direito no lado esquerdo). O movimento típico do Robben é pegar na bola e vir para dentro para rematar (nunca vai à linha e cruza). Ribery também procura muitas vezes zonas interiores. Ambos não dão assim tanta profundidade nas alas (no seu sentido lato) com um extremo normal.

P.S.: Eu também ando para encontrar uma forma de jogar que me permita dominar largamente na posse (acima dos 65%) mas até agora não passo dos "ensaios". Acho isso praticamente impossível devido a um erro de "casting" do jogo e de quem o concebeu no que diz respeito às mentalidades e instruções. Nunca na vida um estratégia de controlar terá menos posse que uma estratégia de contra-ataque e etc etc etc.

Cumprimentos

Exacto, tens toda a razão, esse é um aspecto que ainda ontem à noite me assaltou os pensamentos: isto tem demasiadas tarefas de ataque !!! Mas já agora vou acabar a época e para a 2ª vou rever isso, porque efectivamente são necessários mais apoios.

O Lahm foi usado nessa posição 6 como organizador quando o Pep recorreu ao 4141, mas isto parece ter sido temporário dado que voltou ao esquema 4231 inicial.

Quanto ao 10, consigo por vários aspectos: a) seja qual for a posição dou sempre preferência a jogadores com bons atributos mentais: prefiro um jogador mais determinado, mais inteligente, que trabalhe mais para a equipa do que um superdotado da finta e da técnica sem cérebro :biggrin: b) todos os meus jogadores tê movimento preferido Marcação Apertada, é logo o primeiro movimento que os faço treinar. Depois, dado que uso muita fluidez as funções dos jogadores perdem importância, portanto, juntando tudo isto, sim, é fácil teres um 10 como Trequartista que defende e pressiona.

A questão dos extremos parece-me bastante subjectiva e mais uma vez por causa dos movimentos preferidos, para mim é um aspecto essencial do jogo e do estilo que pretendemos da nossa equipa. Normalmente optaria por avançados interiores, pois também me parece que se aproxima mais do que são o Robben e o Ribéry, só que depois tantos patchs continuo a achar que os avançados interiores estão uma desgraça, portanto optei por extremos. Depois entram os detalhes: o meu extremo esquerdo dá mais largura porque tem o seu lateral a cortar para dentro (como o Alaba faz); o meu extremo direito tem o movimento preferido para cortar para dentro, enquanto o seu lateral dá a largura ao jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...