Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] 4231: A Arte da Transmutação

Publicações recomendadas

E pronto, conclui o meu trabalho e toca a começar novo save com um novo modelo táctico.

Campeonato (28 vitórias, 2 empates), Taça, Taça da Liga, Supertaça. Liga dos Campeões ficámos nos 4os final, com uma grande frustração por termos sido eliminados pelo O. Lyon, ainda por cima depois de termos despachado o Arsenal. Culpa do treinador que fez uma má abordagem à eliminatória.

Porque é que não experimentas esse novo modelo na 2º época? Até tens tempo para montar uma equipa à tua medida...

Naquele jogo contra o Arsenal continuas-te com a linha defensiva alta?

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que não experimentas esse novo modelo na 2º época? Até tens tempo para montar uma equipa à tua medida...

Naquele jogo contra o Arsenal continuas-te com a linha defensiva alta?

Claro, até porque tinha que virar a eliminatória.

Isso faço logo na 1.ª época, além disso já fechei a loja (o save) :biggrin: são dezenas e dezenas de saves, caraças, torna-se mais chato porque uso sempre o mesmo plantel:

Helton, Rafael Veloso, Kadu; Danilo, Mayke, Maicon, Mangala, Reyes, Abdoulaye, Alex Sandro, Sanchez-Miño; Fernando, Sérgio Oliveira, Ramon Arcas (este gajo não tem clube e fez a formação no Porto, nunca ouvi falar deste tipo), Herrera, Paulo Machado, Carlos Eduardo, Josué; Quaresma, Iturbe, Vieirinha, Varela; Jackson, Quintero, Kelvin.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Grande analise MichaelAndrews :handclap: , seria possível desempenhar essa filosofia tática sem extremos?

Seria possivel Michael? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem michael, 'misturei' estes conceitos com o desenho tatico do passonov e quando dei por mim a coisa estava num 6x3x1 xD

o passonov esta a utilizar um 5x3x2 e como ja ah algum tempo queria experimentar isso decidi por 3 centrais com defesa em linha, com o das pontas em tarefa bloquear, ou seja a subir acima dessa linha de 3 homens e o central do meio, o mais rapido dos 3, a defender. A frente dos 3 centrais tenho um regista que oferece linhas de passe assim como oferece pressao defensiva a entrada do meu meio campo. De cada lado do regista tenho 2 alas completos bem esticadinhos e a tarefa À equipa procurar sobreposiçoes ligada.

Agora vem a parte mais ''engrassade'' no meio disto eheheh pensa no 4 4 2 losango e aquele buraco no meio campo entre o trinco e o 10... a trinco eu tenho o regista e no lugar do nº10 tenho uma linha de 3 homens. O do meio é um MA apoiar, que vai descer ao seu meio campo defensivo para buscar jogo e ajudar na pressao defensiva. Tenho ao lado dele um 10, sendo este vagabundo necessario para dar uma magia ao ataque. Depois tenho um avançado sombra e a frente dessa linha ofensiva de 3 homens, tenho um falso 9. O falso 9 serve para povoar o meio campo tanto em transiçao ofensiva como na ajuda no processo defensivo. E o avançado sombra serve para povoar mais a area adversaria.

Isto tudo feito claro em muito fluido ataque com o manter a posse.

Ate agora (!) so fiz um jogo, tinha um save em pre epoca e fiz a tatica e joguei, ganhei 4-1. A assimilaçao da tatica era mesmo merdosa, por isso quando chegar a janeiro digo.te mais alguma coisa.

E é isto, bastou este teu topico para acordares o bichinho..esse bichinho que ja estava adormecido a um bom par de meses!

Grande abraço michael :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem :handclap:

eu só sugeria olhares com atenção para a posição 6 com esse regista, dado que é um jogador que vai cair entre os centrais e alargar-te ainda mais o espaço para os médios ofensivos. Talvez um jogador que te ofereça mais verticalidade possa ser mais útil, reduzindo o tal espaço do meio-campo, e continuando a ser um jogador que pegue no jogo e o organize, um CJR (apoiar) ou mesmo um MD (apoiar) e com instrução de chegar mais à frente.

Quanto a mim, já estou em outra... a posse está de volta :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

eu só sugeria olhares com atenção para a posição 6 com esse regista, dado que é um jogador que vai cair entre os centrais e alargar-te ainda mais o espaço para os médios ofensivos. Talvez um jogador que te ofereça mais verticalidade possa ser mais útil, reduzindo o tal espaço do meio-campo, e continuando a ser um jogador que pegue no jogo e o organize, um CJR (apoiar) ou mesmo um MD (apoiar) e com instrução de chegar mais à frente.

Eh lá, isto é prometedor :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Tou para aqui a desenvolver um 433, para variar :mrgreen: , em que numa ala tenho um AI que corta para dentro e ocupa o espaço central deixado pelo Cjr, do outro lado tenho um extremo, a apoiar, para dar mais apoio, colado à linha para esticar o adversário e para no meio ter um B2B que suba mais no campo, chegando mesmo à àrea adversária e o lateral desse lado mais posicional mas que ocupa uma posição mais central para dar mais apoio ao meio campo quando o B2B sobe.

Qualquer coisa tipo isto:

wPlEmrs.png

Mas o sacana do lateral nunca vem para dentro como eu queria... já pus o gajo a encurtar linhas e a cortar para dentro... e o extremo mesmo tendo o jogar mais aberto vem sempre para dentro muitas vezes....

Zp1VojK.png

Formação

EDR3xgT.png

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso pus os 2 centrais com tarefa de bloqueio. E pus tambem chegar mais a frente e pressionar mais no regista, embora va ter problemas com isso e sofrer com desposicionamentos. Mas vamos ver, amanha ja jogo mais e depois te direi qualquer coisa no fim da semana.

Ja agora, e essa posse? :larilas:

Compartilhar este post

Link para o post

Tou para aqui a desenvolver um 433, para variar :mrgreen: , em que numa ala tenho um AI que corta para dentro e ocupa o espaço central deixado pelo Cjr, do outro lado tenho um extremo, a apoiar, para dar mais apoio, colado à linha para esticar o adversário e para no meio ter um B2B que suba mais no campo, chegando mesmo à àrea adversária e o lateral desse lado mais posicional mas que ocupa uma posição mais central para dar mais apoio ao meio campo quando o B2B sobe.

wPlEmrs.png

Mas o sacana do lateral nunca vem para dentro como eu queria... já pus o gajo a encurtar linhas e a cortar para dentro... e o extremo mesmo tendo o jogar mais aberto vem sempre para dentro muitas vezes....

Zp1VojK.png

Formação

EDR3xgT.png

Nao sei se te lembras mas algumas patchs atras ( :funny: ) o guarda redes quando tinha a funçao distribui para jogador especifico, mandava sempre uma bujarda la pa frente.

É ridiculo mas é o jogo que temos.

Compartilhar este post

Link para o post

Formação

pergunta parva: tens estado a ver os jogos em modo completo para observar bem o comportamento desse lateral ??? De qualquer modo, acho que terias mais facilidade nesse comportamento se o utilizasses no ala, isto é, invertias, usavas um ala a sobrepor o extremo, com o ala a cortar para dentro (basta que apoie, não precisa de atacar) e no outro flanco o lateral apoiar / atacar com um extremo ou um construtor de jogo.

Depois, em vez de um construtor recuado optaria por um construtor avançado a apoiar, mantém-se também pelo meio-campo e apoia mais o ataque e alternava o pivô com um médio defensivo consoante o adversário recorresse a 1 ou a 2 avançados.

Por isso pus os 2 centrais com tarefa de bloqueio. E pus tambem chegar mais a frente e pressionar mais no regista, embora va ter problemas com isso e sofrer com desposicionamentos. Mas vamos ver, amanha ja jogo mais e depois te direi qualquer coisa no fim da semana.

Ja agora, e essa posse? :larilas:

O problema é que com dois centrais a bloquear, a tarefa deles é fazer uma pressão forte (um stoppeur serve para isto mesmo) no adversário, deixando-te muito espaço nas costas.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

A posse está boa e recomenda-se mas não quero atirar foguetes antes da festa, porque ainda estou no início da época. No entanto, este jogo deixa água na boca :biggrin:

FC_Porto_Man_City_Geral_Vista_Geral.png

Até agora:

Guimarães 0 Porto 2 (Supertaça)

Braga 0 Porto 3

Porto 3 Setúbal 0

Benfica 0 Porto 3

Guimarães 0 Porto 4

e este contra o Man. City como estreia na LC. Vamos ver, os indícios são bons, agrada-me ter finalmente uma estratégia a Controlar que funciona, com boa posse, organizadores com os famosos mais de 100 passes, percentagens de passe acima dos 80%, remates, criação de oportunidades e, o mais importante, golos!

Depois abro um tópico novo sobre o assunto

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum golo sofrido e 17 golos marcados, Grandes resultados!!! :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse, a época está no início e convém fazer mais jogos para avaliar bem o que se passa. Então abro um tópico novo com tudo explicado... e sem a complicação das marcações individuais :biggrin: Há ainda aqui um ou outro aspecto a tentar melhorar, 60-63% de posse ainda é pouco para os meus padrões.

Mais um 3-0, este jogo já parece estar viciado :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

pergunta parva: tens estado a ver os jogos em modo completo para observar bem o comportamento desse lateral ??? De qualquer modo, acho que terias mais facilidade nesse comportamento se o utilizasses no ala, isto é, invertias, usavas um ala a sobrepor o extremo, com o ala a cortar para dentro (basta que apoie, não precisa de atacar) e no outro flanco o lateral apoiar / atacar com um extremo ou um construtor de jogo.

Depois, em vez de um construtor recuado optaria por um construtor avançado a apoiar, mantém-se também pelo meio-campo e apoia mais o ataque e alternava o pivô com um médio defensivo consoante o adversário recorresse a 1 ou a 2 avançados.

Sim, e ele vem para dentro mas é muito raramente.

De resto, o que dizes fica assim?

Ext----------PL-----------AI

---------B2B----CJA------

-------------MD--------------

Ala----DC-----DC---DL

------------GR-----------

Se não for assim faz o favor de fazer um desenho sff :mrgreen: , mas tenho que ter sempre o AI do lado esquerdo, por causa do Suarez e do Coutinho porque não tenho mais soluções, e CJR é devido ao mesmo problema, os meus médios desempenham predominantemente o papel de B2B e de CJR, mas claro que treinando e já tendo o Gerrard que consegue desempenhar várias funções é possivel jogar com um CJA

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, e ele vem para dentro mas é muito raramente.

De resto, o que dizes fica assim?

Ext----------PL-----------AI

---------B2B----CJA------

-------------MD--------------

Ala----DC-----DC---DL

------------GR-----------

Se não for assim faz o favor de fazer um desenho sff :mrgreen: , mas tenho que ter sempre o AI do lado esquerdo, por causa do Suarez e do Coutinho porque não tenho mais soluções, e CJR é devido ao mesmo problema, os meus médios desempenham predominantemente o papel de B2B e de CJR, mas claro que treinando e já tendo o Gerrard que consegue desempenhar várias funções é possivel jogar com um CJA

Essa pode ser a tua base de partida, o importante é que depois durante os jogos não te convenças que é algo estanque sem necessidade de alterações pontuais. Eu estou com um ala (atacar) / ala (apoiar) e um pivô, ai (apoiar) / ai (atacar) e f9, embora não altere as funções (excepto o pivô / md) por vezes mexo nas tarefas: por exemplo, posso sentir que o meu ala direito está a avançar demasiado retirando linhas de passe aos centrais e afino-o para apoiar. O máximo que posso ter que alterar é mudar a estratégia de Controlar para Atacar nos últimos 20 minutos, o que geralmente me garante o golo da vitória.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas porque é que achas que com um ala é mais facil fazer aquilo que quero do lateral?

Compartilhar este post

Link para o post

Por ser um jogador muito mais vocacionado para o ataque do que um lateral e, neste sentido, mais compatível para deambulações da posição. A lógica implícita é que um lateral apoia um extremo e um ala sobrepõe um avançado interior. Mas pronto, nestas coisas do futebol, a lógica muitas vezes é uma batata :biggrin: se bem que o FM já exige determinadas lógicas: dois centrais se usamos laterais, 3 centrais se usamos alas (ou dois centrais e um pivô). Apoia-te é na memória e lembra-te que uma tarefa atacante faz com que o jogador tenha a antiga Correr de Fundo (desmarcações sem bola) em frequente e quanto mais cedo faz o movimento vertical sem bola, mais depressa se perde uma linha de passe curto que é sempre importante manter num estilo de posse.

Compartilhar este post

Link para o post

E já agora o "aguentar posição" é mais no sentido de não sair da posição de não correr de fundo, ou correr menos?

E como é que faço para evitar que o B2B não suba tanto no terreno? É que se tivesse a fechar o espaço ali no meio tinha cortado a linha de passe e evitava-se uma situação de perigo.

G84KcK2.png

Pressionar menos?? é que tb não quero o meio-campo muito macio, já tive que por pressão nos 2 mc's porque quero que mal estes recebam a bola sejam logo pressionado e não que só sejam pressionados 5 seg depois porque têm tempo mais que suficiente para fazer um passe.

Ou marcação ao homem nos médios, ficando o pivôt como tampão caso um dos meus médios seja levado pelo jogador adversário

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...