Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] 4231: A Arte da Transmutação

Publicações recomendadas

Olha..e o que eu estou a falar...eu sou Colon...O Newells saiu da zona defensiva deles e olha o espaco que os meus jogadores deram a eles...alguma coisa esta mal aqui nao?? A primeira seta da cima e o meu DR contra o AML deles. O segundo e o meu B2B contra o MC deles. O terceiro e o meu No.10 contra o MC deles. Repara o PL deles (Sala) que faz o "Killer pass" ...os meus dois defesas centrais e o trinco estavam sou preocupados com o PL mas nao fizeram nada.

Foste apanhado com uma bola nas costas da defesa :biggrin: com ou sem marcações específicas isso acontece sempre com linha defensiva muito alta.

Os centrais e o teu trinco estão com instrução de fazer alguma marcação ?

Compartilhar este post

Link para o post

Foste apanhado com uma bola nas costas da defesa :biggrin: com ou sem marcações específicas isso acontece sempre com linha defensiva muito alta.

Os centrais e o teu trinco estão com instrução de fazer alguma marcação ?

Nao, nao tem. Mas eu tenho Pressionar e Marcação Apertada em todos os jogadores adversarios individuais. Esta bem assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Nao, nao tem. Mas eu tenho Pressionar e Marcação Apertada em todos os jogadores adversarios individuais. Esta bem assim?

Não uso nas instruções aos jogadores, uso nas instruções ao adversário.

O importante é que tenhas noção que as marcações não são feitas sempre da mesma maneira, tens que as adaptar consoante o modelo táctico do adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

Não uso nas instruções aos jogadores, uso nas instruções ao adversário.

O importante é que tenhas noção que as marcações não são feitas sempre da mesma maneira, tens que as adaptar consoante o modelo táctico do adversário.

Eu tambem fasso isso so uso nas instruções ao adversário. Eu sei que tenho adaptar as marcacoes, entendo que mudam tambem entre jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tambem fasso isso so uso nas instruções ao adversário. Eu sei que tenho adaptar as marcacoes, entendo que mudam tambem entre jogos.

Exacto, tens que estar com atenção durante os jogos quando mudam a táctica para adaptares as marcações senão a coisa vai correr muito mal.

Consegues fazer upload de uma imagem da táctica do adversário nesse jogo ?

ah e atenção, o BtB marca o MCE do adversário, não é o MCD porque o BtB está a jogar descaído para o lado direito, logo tem que marcar o médio descaído para o lado esquerdo... a tua direita é sempre a esquerda do adversário e a tua esquerda é a direita do adversário.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, tens que estar com atenção durante os jogos quando mudam a táctica para adaptares as marcações senão a coisa vai correr muito mal.

Consegues fazer upload de uma imagem da táctica do adversário nesse jogo ?

ah e atenção, o BtB marca o MCE do adversário, não é o MCD porque o BtB está a jogar descaído para o lado direito, logo tem que marcar o médio descaído para o lado esquerdo... a tua direita é sempre a esquerda do adversário e a tua esquerda é a direita do adversário.

Sim compreendo isso. :biggrin:

Nao estou a frente do jogo mas eles estavam a usar um 4-1-2-2-1 (4-5-1/4-3-3) com alas

Compartilhar este post

Link para o post

Sim compreendo isso. :biggrin:

Nao estou a frente do jogo mas eles estavam a usar um 4-1-2-2-1 (4-5-1/4-3-3) com alas

Ok, contra esse esquema baixo o PL a marcar o MD, o Treq e o BtB marcam os médios. Depois é uma questão de ver o que vai dando o jogo: usar o MD em cima do PL adversário ou subir a marcação, passando o PL a anular um DC, o Treq para o MD e assim sucessivamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estava nada confiante para o jogo contra o Arsenal, apesar do resultado recuperável que trazíamos da 1.ª mão (0 - 1). De qualquer modo, decidi fechar o centro do campo o mais possível, deixando os laterais deles libertos, iria perder na posse eventualmente, mas o que interessava mesmo era sobrepovoar o centro do campo e, ao mesmo tempo, não perder a capacidade de os pressionar bem à frente. Por isso...

ab_Gzk_G6ahb.png

A coisa foi correndo bem e o Arsenal acaba por mudar para um 433, ao que nós respondemos..

ab_Gzk_Svak_B.png

Libertámos a defesa das marcações para que pressionassem livremente, com o apoio do Regista, baixámos os extremos na marcação aos extremos do Arsenal e mantivemos o povoamento do centro.

No final, aconteceu isto

FC_Porto_Arsenal_Geral_Vista_Geral.png

Um jogo extremamente táctico e disputado.

Isto para dizer que as coisas não são estanques, se estão à espera de tacticamente lidar com todos os adversários da mesma maneira são capazes de ter umas quantas más surpresas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estava nada confiante para o jogo contra o Arsenal, apesar do resultado recuperável que trazíamos da 1.ª mão (0 - 1). De qualquer modo, decidi fechar o centro do campo o mais possível, deixando os laterais deles libertos, iria perder na posse eventualmente, mas o que interessava mesmo era sobrepovoar o centro do campo e, ao mesmo tempo, não perder a capacidade de os pressionar bem à frente. Por isso...

A coisa foi correndo bem e o Arsenal acaba por mudar para um 433, ao que nós respondemos..

Libertámos a defesa das marcações para que pressionassem livremente, com o apoio do Regista, baixámos os extremos na marcação aos extremos do Arsenal e mantivemos o povoamento do centro.

No final, aconteceu isto

Um jogo extremamente táctico e disputado.

Isto para dizer que as coisas não são estanques, se estão à espera de tacticamente lidar com todos os adversários da mesma maneira são capazes de ter umas quantas más surpresas.

Isso é verdade temos de nos ajustar muitas vezes ao esquema tatico usado pelo adversario.

Qual a instrução a usar para fazer aquelas marcações como indicaste em cima? H-H?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é verdade temos de nos ajustar muitas vezes ao esquema tatico usado pelo adversario.

Qual a instrução a usar para fazer aquelas marcações como indicaste em cima? H-H?

Pois, tem que ser mesmo H*H... com todos os bons e os maus decorrentes :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso táctico do Hoffenheim como farias as marcações amigo?

UQ9JRwG.jpg

PL --> #6

No.10 --> #8

B2B --> #10

ExE --> #4

ExD --> #5

Trinco --> #9

DE --> #7

DD --> #11

Compartilhar este post

Link para o post

Qual as instrucoes do teu guarda-redes? O meu esta sempre a dar a bola ao adversario.

distribuir aos defesas

só faz isso se os outros jogadores estiverem a ser pressionados.

Neste caso táctico do Hoffenheim como farias as marcações amigo?

o PL e o Treq marcam os médios, o BtB marca o médio defensivo, os laterais marcam os extremos. Estas são as principais marcações, depois é consoante a equipa adversária se comportar: os teus extremos tanto podem marcar os laterais como os centrais.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande analise MichaelAndrews :handclap: , seria possível desempenhar essa filosofia tática sem extremos?

Compartilhar este post

Link para o post

E pronto, conclui o meu trabalho e toca a começar novo save com um novo modelo táctico.

Campeonato (28 vitórias, 2 empates), Taça, Taça da Liga, Supertaça. Liga dos Campeões ficámos nos 4os final, com uma grande frustração por termos sido eliminados pelo O. Lyon, ainda por cima depois de termos despachado o Arsenal. Culpa do treinador que fez uma má abordagem à eliminatória.

Compartilhar este post

Link para o post

As marcações para um 3-4-3? Ajuda aqui? :compinchas:

Se és a equipa mais forte, fazes as marcações mais à frente; se fores a equipa mais fraca, mais atrás. De qualquer modo, é uma táctica chata, se for um 343 como na imagem, o adversário cria superioridade na tua defesa e isso tem que ser anulado, portanto, provavelmente iria com algo deste género, sem expectativas de ter posse.

ab_Gzv_JGabf.png

Compartilhar este post

Link para o post

Se és a equipa mais forte, fazes as marcações mais à frente; se fores a equipa mais fraca, mais atrás. De qualquer modo, é uma táctica chata, se for um 343 como na imagem, o adversário cria superioridade na tua defesa e isso tem que ser anulado, portanto, provavelmente iria com algo deste género, sem expectativas de ter posse.

Obrigado Michael :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns por mais uma brilhante explicação. Tenho acompanhado alguns das tuas "dissertações" acerca deste FM com bastante interesse e curiosidade.

Tendo em conta que este é o meu primeiro post neste forúm gostaria de salientar que jogo este jogo há alguns anos, agora no entanto, de forma menos contínua... 3 ou 4 saves no 12, 13 não comprei, FM14 voltei a comprar.

Jogo para me divertir quando o trabalho me permite, desta forma acabo por usar táticas plug and play que sinto enormes dificuldade em mudar, para alcançar ou mudar um resultado, por pouco perceber da forma como foram criadas e o efeito das mudanças. Dito isto acho esta ideia do "do it yourself excelente"... especialmente para mim que com base nisto criei a táctica e fiquei a perceber um pouco melhor o que estou a fazer... podia ler as instruções do jogo e a explicação de todas as funções nas tácticas, no entanto quando fosse para jogar teria de as ler todas de novo outra vez e já teria saído o 15 biggrin.gif.

Algumas dúvidas:

Uma táctica fluída funciona melhor com jogadores mentalmente fortes?

Tenho por hábito criar um filtro (pelo menos 10) para procura de jogadores com atributos que li algures serem os essências e dos quais dependem os outros, são eles Antecipação, Concentração, Criatividade, Determinação, Decisões, Técnica, ìndice de Trabalho e Trabalho de Equipa.

Tenho visto os jogos amigáveis em modo completo acelarado e noto que sofro muitos golos nem todos de bolas nas costas da defesa, por vezes o ponta de lança finta-me os dois defesas e marca, outras vezes jogadores supostamente marcados aparecem soltos e as marcções estão certas...

No ataque apesar de a táctica orientar para passes curtos e circulação de bola, os jogadores fazem bastantes passes compridos e de morte e em 80% dos casos o último passe falha sempre... (maioria dos jogadores tem como movimento preferêncial tentar passes de morte)...

Tento treinar os jogadores do meio campo para a frente para fazer marcação apertada e o treinador a quem peço diz sempre que não vai resultar???

A posse de bola está lá mas parece-me muitas vezes inconsequente... não consigo ver aquela criação de oportunidades flagrante, os remates não acertam na baliza, os que entram são anulados por foras de jogo (tenho muitos foras de jogo)...

Mas eu gosto da tática por isso quero que resulte...cadeirada.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Dortmund vs Estugarda

Eu sou o Estugarda estrelas.gif

Não percebi o que fiz mal... marcações estavam direitas... mas nem pareciam existir... ataque pouco criou...

Editado por Hobbes

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns por mais uma brilhante explicação. Tenho acompanhado alguns das tuas "dissertações" acerca deste FM com bastante interesse e curiosidade.

Tendo em conta que este é o meu primeiro post neste forúm gostaria de salientar que jogo este jogo há alguns anos, agora no entanto, de forma menos contínua... 3 ou 4 saves no 12, 13 não comprei, FM14 voltei a comprar.

Jogo para me divertir quando o trabalho me permite, desta forma acabo por usar táticas plug and play que sinto enormes dificuldade em mudar, para alcançar ou mudar um resultado, por pouco perceber da forma como foram criadas e o efeito das mudanças. Dito isto acho esta ideia do "do it yourself excelente"... especialmente para mim que com base nisto criei a táctica e fiquei a perceber um pouco melhor o que estou a fazer... podia ler as instruções do jogo e a explicação de todas as funções nas tácticas, no entanto quando fosse para jogar teria de as ler todas de novo outra vez e já teria saído o 15 biggrin.gif.

Algumas dúvidas:

Uma táctica fluída funciona melhor com jogadores mentalmente fortes?

Tenho por hábito criar um filtro (pelo menos 10) para procura de jogadores com atributos que li algures serem os essências e dos quais dependem os outros, são eles Antecipação, Concentração, Criatividade, Determinação, Decisões, Técnica, ìndice de Trabalho e Trabalho de Equipa.

Tenho visto os jogos amigáveis em modo completo acelarado e noto que sofro muitos golos nem todos de bolas nas costas da defesa, por vezes o ponta de lança finta-me os dois defesas e marca, outras vezes jogadores supostamente marcados aparecem soltos e as marcções estão certas...

No ataque apesar de a táctica orientar para passes curtos e circulação de bola, os jogadores fazem bastantes passes compridos e de morte e em 80% dos casos o último passe falha sempre... (maioria dos jogadores tem como movimento preferêncial tentar passes de morte)...

Tento treinar os jogadores do meio campo para a frente para fazer marcação apertada e o treinador a quem peço diz sempre que não vai resultar???

A posse de bola está lá mas parece-me muitas vezes inconsequente... não consigo ver aquela criação de oportunidades flagrante, os remates não acertam na baliza, os que entram são anulados por foras de jogo (tenho muitos foras de jogo)...

Mas eu gosto da tática por isso quero que resulte...cadeirada.gif

Uma táctica com muita fluidez (fluido / muito fluido) pressupõe que os jogadores mais defensivos participam mais no ataque e os jogadores mais atacantes participam mais na defesa, formando um bloco mais homogéneo. Neste contexto, as funções dos jogadores deixam de ter relevância como a têm em modelos rígidos. É a filosofia de jogo de onde emergiu o conceito do futebol total holandês, enquanto os modelos rígidos são mais visíveis nas equipas italianas. Se quiseres, no que diz respeito a treinadores, o Guardiola introduz nas suas equipas um modelo mais fluido, enquanto o Mourinho é mais rígido. Os modelos de muita fluidez também pressupõem mais liberdade criativa por parte dos jogadores (algo que não se ddeve confundir com Criatividade, pois esta é apenas um atributo), isto é, o processo de decisão é mais dos jogadores e menos do treinador, logo torna-se mais importante que os atributos mentais dos jogadores sejam mais fortes. Em sistemas rígidos, embora sejam também importantes, são os atributos associados à função do jogador que precisam de ser destacados: por exemplo, um jogador cuja única função é a recuperar a bola é importante que tenha um bom desarme.

A tecla em que costumo bater é que não vale a pena andar à procura de fórmulas mágicas que funcionam em todas as equipas, acho que o FM já deixou esse caminho e cada futura edição será ainda mais difícil que funcione dessa maneira, portanto, o importante é que cada um, antes de pensar em tácticas, pense na sua própria fórmula, na sua visão sobre o jogo (de futebol) e tentar aplicá-la ao FM. O meu conceito de futebol passa sempre por ter jogadores mentalmente fortes, que trabalham para a equipa, que decidem bem, que são determinados e concentrados, acho que são elementos a ter mais em conta do que um sobredotado do drible que decide mal, isto porque considero esta vertente mental / psicológica de enorme impacto no jogo da equipa. Mas pronto, é o meu conceito e nestas coisas não há melhor nem pior, há apenas conceitos diferentes e todos podem funcionar bem. Agora, em termos de FM há (muitas) limitações, esta edição em particular deixa a desejar em termos de pressão e o processo defensivo precisa de ser melhorado com mais alternativas e é com base nesta lacuna que vou procurando um sistema de pressão e de marcações mistas. Mas mesmo com lacunas, bugs e diabo a sete, é importante cada um ter noção das competências da sua equipa e dos jogadores que tem à disposição: se treino uma equipa de topo posso confiar mais numa linha defensiva muito subida porque sei que tenho jogadores que perante uma bola nas costas da defesa conseguem recuperar; se não tenho jogadores com essa capacidade, não é de admirar que se leve uns golos dessa maneira. Depois, em termos gerais, o pessoal queixa-se que faz 20 remates e marcou um golo e o adversário foi uma vez à baliza e marcou. Pois! :-)

Se o jogador tem preferência por frequentemente fazer passes a desmarcar os companheiros, é natural que te aconteça isso. Ou treinas os jogadores para perderem esse movimento preferido ou, em alternativa, juntas a esse o movimento Joga Curto e Simples. Não ligues ao que os treinadores dizem, o pior que pode acontecer é na primeira vez a aprendizagem do movimento falhar e ter que ser repetido o treino.

As oportunidades flagrantes, pelo menos em termos estatísticos, acho eu que continuam com bug. Pelo menos não me parece que um golo seja uma oportunidade flagrante, ou é oportunidade ou é golo. As meias oportunidades são um bom indicador e os passes-chave (assistências que não resultam em golo) também.

Dortmund vs Estugarda

Eu sou o Estugarda estrelas.gif

Não percebi o que fiz mal... marcações estavam direitas... mas nem pareciam existir... ataque pouco criou...

Pois, não sei, pode ter sido simplesmente o caso do Dortmund ter sido melhor que o teu Estugarda :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, não sei, pode ter sido simplesmente o caso do Dortmund ter sido melhor que o teu Estugarda biggrin.gif

biggrin.gif... Em termos estatisticos era o favorito, era o jogo da supertaça, ínicio da 3º época... acho que a equipa ainda não está formatada para esta tática, o atributo marcação em grande parte dos jogadores da frente é baixo, por isso apesar de mentalmente fortes a pressão e marcação aos jogadores adversários é ineficaz... Relativamente ao fraco ataque a tua explicação bate certo, eles têm quase todos como PPM fazer passes de morte com frequência por causa da tática que estava a usar... só consigo explicar desta forma estas estatisticas....Passes falhados e desarmes ganhos.

Por causa de copa américa tive de usar os centrais suplentes... pode também ter influênciado...

Compartilhar este post

Link para o post

Ena pá, contra o Dortmund o Estugarda é favorito ???? :biggrin:

O Dortmund é das equipas mais terríveis neste FM, portanto é sempre um jogo complicado favorito ou não. Também importa se a equipa está familiarizada com a táctica. Não é normal o teu GR ter tantos passes falhados, o que pode significar que o Dortmund fez uma pressão alta e sem opções de passe o GR recorria ao passe longo.

As coisas não são estanques, os adversários jogam de maneira diferente e abordam o jogo com posturas diferentes, daqui se explica que haja uma série de jogos que correm muito bem e, subitamente, há um ou outro que corre mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Ena pá, contra o Dortmund o Estugarda é favorito ???? biggrin.gif

O Dortmund é das equipas mais terríveis neste FM, portanto é sempre um jogo complicado favorito ou não. Também importa se a equipa está familiarizada com a táctica. Não é normal o teu GR ter tantos passes falhados, o que pode significar que o Dortmund fez uma pressão alta e sem opções de passe o GR recorria ao passe longo.

As coisas não são estanques, os adversários jogam de maneira diferente e abordam o jogo com posturas diferentes, daqui se explica que haja uma série de jogos que correm muito bem e, subitamente, há um ou outro que corre mal.

Gosto da táctica e do desafio... vou insistir... biggrin.gif

O favorito era naquelas odds antes do jogo... lol

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...