Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

8HCrmPD.png

sYOAiSJ.png

Uso estas instruçoes nos 3 centrais

OalmNi7.png

Uso estas instrucçoes nos 2 alas

r2o2aaU.png

Uso estas intrucçoes nos dos 2 MRB

cDtOL9x.png

Ryj5wGQ.png

o9n9SJv.png

Editado por passonov

Compartilhar este post

Link para o post

Michael concordo ctg! Mas vejamos o Barça do tempo do Guardiola que é tipo o "céu" da posse, eles nao era em posse uma equipa pressionante nem de ir para cima do adversario!

Eram uma equipa que circulava mt a bola com todos os jogadores em movimento, circulavam em largura ( e aqui eu falar em Manter a Posse) para dps colocarem passes a rasgar a defesa!

Parece m algo diferente do Bayern que é uma equipa com grande rotaçao! Usa a posse mas quase smp em profundidade procurando os avançados!

Se queres o estilo de jogo do Bayern tens toda a razao! Se queres tipo Barça dos bons velhos tempos...nao sei como fazer! Como disse acho que o mais perto que ja vi é qd uso a estrategia de Contra Ataque!

O modo como a circulação de bola é feita, faz toda a diferença Agora não consigo encontrar mas ainda esta amanhã consegui ler um tópico no forum da SI onde alguém questionava instrução de Tempo neste FM, tendo apenas a ver com a velocidade de circulação de bola ou também com a direcção do passe, lembrando a circulação mais assertiva do Barcelona do Guardiola e a mais lenta do futebol italiano. O Neil Brock acabou com as especulações afirmando que a analogia com o Barcelona e o futebol italiano estava correcta, além de que Tempo tem exclusivamente a ver com a velocidade de circulação e não com a velocidade com que os passes são colocados em zonas de ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um aparte e desculpem o off-topic, não será o FM também um jogo na sua grande parte um jogo aleatório? ou seja, num save com o Benfica e já na 6º época, durante a pré-temporada fiz vários jogos, usando uma táctica aqui do fórum pela 1º vez, os meus últimos dois jogos foram com o City e com o Arsenal, frente ao City venci por 2-0 e dois dias depois empatei a 1 com o Arsenal, mas nisto assim que terminei a partida em Londres o jogo deu crashdump, ok fiquei irritado e voltei ao save, jogo contra o City, a mesma táctica o mesmo 11 e perco por 3-0, sigo para o Arsenal e derrota por 3-2, dai a o meu ver que o jogo é também muito aleatório, certo que na vida real se duas equipas jogarem 4 jogos entre elas que provavelmente os 4 resultados serão diferentes, mas será que é assim tão diferente?

Compartilhar este post

Link para o post

Só um aparte e desculpem o off-topic, não será o FM também um jogo na sua grande parte um jogo aleatório? ou seja, num save com o Benfica e já na 6º época, durante a pré-temporada fiz vários jogos, usando uma táctica aqui do fórum pela 1º vez, os meus últimos dois jogos foram com o City e com o Arsenal, frente ao City venci por 2-0 e dois dias depois empatei a 1 com o Arsenal, mas nisto assim que terminei a partida em Londres o jogo deu crashdump, ok fiquei irritado e voltei ao save, jogo contra o City, a mesma táctica o mesmo 11 e perco por 3-0, sigo para o Arsenal e derrota por 3-2, dai a o meu ver que o jogo é também muito aleatório, certo que na vida real se duas equipas jogarem 4 jogos entre elas que provavelmente os 4 resultados serão diferentes, mas será que é assim tão diferente?

pode perfeitamente ser, principalmente quando se trata de equipas entre as quais há equilíbrio e naturalmente o jogo tanto pode pender para um lado como para o outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende!! Mas sim pode ser aleatorio, mas nao acredito! Na pre epoca ha mta coisa que pode influenciar a tua equipa! O tipo de treino, a habituaçao á tactica, o entrosamento dos jogadores!

Eu com essa tactica que ai pus, com os meus matrecos joguei taco a taco com o Copenhaga que é uma equipa mta mais forte que a minha e dps levei 4 papas de uma equipa do meu campeonato que é mt mais fraca que o Copenhaga!

Sera que o City nos dois jogos jogou smp da mesma maneira? Sera que nao foram eles que de um save para o outro alteraram algo!?

Isto para ser aleatorio eu jogava com City com os meus matrecos e em 10 jogos ganhava um, dps perdia, dps empatava, dps goleava, dps era goleado...e isto nunca acontece! Eu com os meus matrecos e 10 jogos levo 10 goleadas seja com que tactica for!!

Compartilhar este post

Link para o post

O modo como a circulação de bola é feita, faz toda a diferença Agora não consigo encontrar mas ainda esta amanhã consegui ler um tópico no forum da SI onde alguém questionava instrução de Tempo neste FM, tendo apenas a ver com a velocidade de circulação de bola ou também com a direcção do passe, lembrando a circulação mais assertiva do Barcelona do Guardiola e a mais lenta do futebol italiano. O Neil Brock acabou com as especulações afirmando que a analogia com o Barcelona e o futebol italiano estava correcta, além de que Tempo tem exclusivamente a ver com a velocidade de circulação e não com a velocidade com que os passes são colocados em zonas de ataque.

Então para quem joga em "controlar" e tem nas instruções "manter a posse" deve ter também "mais intensidade"... Penso que seja isso.

Compartilhar este post

Link para o post

La esta! Ja exprimentas t a estrategia de Contra Ataque? Ao contrario do que mts pensam o Contra Ataque faz a equipa trocar a bola pra chamar a equipa adversaria para dps meter passes rapidos nos avançados! O senao aqui é que trocas a bola mtas vezes no teu meio campo! Se puseres mais intensidade vais ver isto acontecer mtas vezes!

O que eu acho é que o tempo devia ser uma opçao individual e nao so colectiva!

Compartilhar este post

Link para o post

Começei save no Liverpool estou ainda na pré época ando a testar uma estratégia de contra ataque e muito fluído, estou a conseguir posse de bola e intensidade ao mesmo tempo.

È certo que ainda só joguei com adversários teoricamente mais fracos resta ver se vou ter posse quando jogar contra os melhores mas a posse ronda sempre os 55/60% ou mais, pra já tou a gostar

Compartilhar este post

Link para o post

Começei save no Liverpool estou ainda na pré época ando a testar uma estratégia de contra ataque e muito fluído, estou a conseguir posse de bola e intensidade ao mesmo tempo.

È certo que ainda só joguei com adversários teoricamente mais fracos resta ver se vou ter posse quando jogar contra os melhores mas a posse ronda sempre os 55/60% ou mais, pra já tou a gostar

Isso po Michael nao conta!! Tem que ser de 70% pa cima!!!! :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

La esta! Ja exprimentas t a estrategia de Contra Ataque? Ao contrario do que mts pensam o Contra Ataque faz a equipa trocar a bola pra chamar a equipa adversaria para dps meter passes rapidos nos avançados! O senao aqui é que trocas a bola mtas vezes no teu meio campo! Se puseres mais intensidade vais ver isto acontecer mtas vezes!

Raramente, mas nunca gostei usando-a para um estilo de posse: o argumento que foi apresentado para utilizar o contra-ataque foi que a equipa por posicionar-se mais atrás teria mais espaço para trocar a bola. Ora isto a meu ver, é um puro engano porque quanto mais espaço uma equipa cede, obviamente que mais espaço a outra equipa ocupa. Contra-ataque só mesmo para jogar a contra-atacar: compreendo que seja eficaz, letal, mas pronto não é o meu estilo :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso po Michael nao conta!! Tem que ser de 70% pa cima!!!! :celebracao:

também és cá um bruto :biggrin: vá, 65-67 para cima já é bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Raramente, mas nunca gostei usando-a para um estilo de posse: o argumento que foi apresentado para utilizar o contra-ataque foi que a equipa por posicionar-se mais atrás teria mais espaço para trocar a bola. Ora isto a meu ver, é um puro engano porque quanto mais espaço uma equipa cede, obviamente que mais espaço a outra equipa ocupa. Contra-ataque só mesmo para jogar a contra-atacar: compreendo que seja eficaz, letal, mas pronto não é o meu estilo :compinchas:

Tu tb nao te contentas com pouco!

:estrelas:

Tens razao no que dizes! A equipa troca a bola no seu meio campo dando espaço para o adversario subir, mas por isso é que é letal, pq ao minimo espaço coloca a bola nos avançados em ruptura!

Eu uso o contra ataque nao pela posse mas pelas transiçoes rapidas! Pq posse para mim é no meio campo adversario a asfixiar a defesa, nao deixar a outra equipa jogar, tal como fazia o Barça!

Digamos que a estrategia de Contra Ataque faz lembrar aquele jogo cinico do Italianos, que do nada facturavam!!!

Compartilhar este post

Link para o post

ou ambas, tal como o mais expressivo / mais disciplinado... e dar gritos de motivação aos jogadores durante os jogos. O que me apercebo é que a perda de posse em quase todos os jogos nos últimos 20 minutos de cada jogo, muitas vezes nem é por a equipa adversária reagir mas porque os nossos jogadores começam a entrar na balda. Os suplentes então, qualquer um entra no jogo e passados 5 minutos já aparece "a mostrar-se displicente".

Tu tb nao te contentas com pouco!

:estrelas:

Tens razao no que dizes! A equipa troca a bola no seu meio campo dando espaço para o adversario subir, mas por isso é que é letal, pq ao minimo espaço coloca a bola nos avançados em ruptura!

Eu uso o contra ataque nao pela posse mas pelas transiçoes rapidas! Pq posse para mim é no meio campo adversario a asfixiar a defesa, nao deixar a outra equipa jogar, tal como fazia o Barça!

Digamos que a estrategia de Contra Ataque faz lembrar aquele jogo cinico do Italianos, que do nada facturavam!!!

és um catennaccio é o que tu és :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

E que tal usar um muito fluido com linha defensiva muito mais recuada?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, vou me juntar aqui ao grupo da posse :mrgreen:

Que funções aconselham a dar aos dois médios centros? Jogo com 2 construtores de jogo avançados ( apoiar), mas com esta função não me deixa selecionar a instrução "passes de risco".

E ao médio defensivo? Regista ou Pivot?

Compartilhar este post

Link para o post

Que funções aconselham a dar aos dois médios centros? Jogo com 2 construtores de jogo avançados ( apoiar), mas com esta função não me deixa selecionar a instrução "passes de risco".

Se passares o rato por cima da instruçao veras que diz, "ja ativo para esta funçao e tarefa".

Uma coisa a melhorar era as instruçoes que estao por defeito selecionadas nas tarefas e papeis de jogador, a uma coisa diferente, Assim um gajo nao precisava de andar a adivinhar .. digo eu

Compartilhar este post

Link para o post

Não te deixa seleccionar porque automaticamente já faz os passes de risco, por isso é que podes seleccionar Menos Passes de Risco.

Não vale a pena ires por aí, "qual é a melhor função que dou ao médio defensivo". Em 1º lugar depende dos jogadores que tens que no relatório diz-te logo quais são as melhores funções para o jogador; em 2º lugar a função de um jogador só é a mais adequada ao considerares os restantes 10 jogadores. Nenhum jogador joga sozinho, portanto, as coisas têm que ser vistas no conjunto e não isoladamente. :wink:

Se passares o rato por cima da instruçao veras que diz, "ja ativo para esta funçao e tarefa".

Uma coisa a melhorar era as instruçoes que estao por defeito selecionadas nas tarefas e papeis de jogador, a uma coisa diferente, Assim um gajo nao precisava de andar a adivinhar .. digo eu

:estrelas: explica

Compartilhar este post

Link para o post

ou ambas, tal como o mais expressivo / mais disciplinado... e dar gritos de motivação aos jogadores durante os jogos. O que me apercebo é que a perda de posse em quase todos os jogos nos últimos 20 minutos de cada jogo, muitas vezes nem é por a equipa adversária reagir mas porque os nossos jogadores começam a entrar na balda. Os suplentes então, qualquer um entra no jogo e passados 5 minutos já aparece "a mostrar-se displicente".

és um catennaccio é o que tu és :biggrin:

Epah eu so uso o 5-3-2 pq é a tactica que me da mais segurança defensiva usando uma defesa subida! Nao curto ver equipa a defender quase dentro da area e com 4 defesas ou tens centrais ou levas bolas nas costas e como nas equipas pequenas os centrais sao fraquitos, como com 2 nao ia la, pus 3 e o gajo do meio da um jeitao, pq mm sem instrucçoes especificas o homem dobra smp os outros centrais!

Eu por mim jogava em 4-3-3 ou 4-2-3-1....mas sou um gajo que gosta de transiçoes rapidas!!

Diz la que as barrinhas neste FM nao davam um jeitinho??? Isto evoluio mas se voltassem a por as barrinhas nao perdiam nada! Dificilmente tu consegues por uma equipa a jogar como tu queres! Para alem de ja teres os sliders tens instrucçoes individuais que dependo das posiçoes estao bloqueadas!

Se ha coisa que me enerva é ver o meu Ponta de Lnça sem pressionar e essa opçao ta bloqueada! Pq??? Quero um Ponta de Lança tipo Liedson ou Falcao que nunca paravam e sou obrigado a jogar com um Cardozo!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia, obrigado :compinchas:

Realmente podiam estar de outra côr

Não vale a pena ires por aí, "qual é a melhor função que dou ao médio defensivo". Em 1º lugar depende dos jogadores que tens que no relatório diz-te logo quais são as melhores funções para o jogador; em 2º lugar a função de um jogador só é a mais adequada ao considerares os restantes 10 jogadores. Nenhum jogador joga sozinho, portanto, as coisas têm que ser vistas no conjunto e não isoladamente. :wink:

Certo, vou testar no FC Porto.

Vamos ver como corre

Compartilhar este post

Link para o post

Epah eu so uso o 5-3-2 pq é a tactica que me da mais segurança defensiva usando uma defesa subida! Nao curto ver equipa a defender quase dentro da area e com 4 defesas ou tens centrais ou levas bolas nas costas e como nas equipas pequenas os centrais sao fraquitos, como com 2 nao ia la, pus 3 e o gajo do meio da um jeitao, pq mm sem instrucçoes especificas o homem dobra smp os outros centrais!

Eu por mim jogava em 4-3-3 ou 4-2-3-1....mas sou um gajo que gosta de transiçoes rapidas!!

Diz la que as barrinhas neste FM nao davam um jeitinho??? Isto evoluio mas se voltassem a por as barrinhas nao perdiam nada! Dificilmente tu consegues por uma equipa a jogar como tu queres! Para alem de ja teres os sliders tens instrucçoes individuais que dependo das posiçoes estao bloqueadas!

Se ha coisa que me enerva é ver o meu Ponta de Lnça sem pressionar e essa opçao ta bloqueada! Pq??? Quero um Ponta de Lança tipo Liedson ou Falcao que nunca paravam e sou obrigado a jogar com um Cardozo!!

Bates ali à porta do Capone que ele põe-te logo a jogar em 4231 bem rapidinho :biggrin:

Não é pelo jeito, é pela lógica. Barras de 0 a 20 até as dispenso, não gosto mas nisto até concordo com o totó do RTHerrigbone quando diz que nenhum treinador diz a um jogador "quero que faças mais 10% ou mais 20% do que fazias". Agora acho que que este ensaio de novo sistema táctico ainda tem muito para evoluir: há instruções à equipa que deviam também aparecer nas instruções aos jogadores como a temporização (se bem que aqui a coisa é mais ou menos feita com os movimentos preferidos) e a expressividade. Acho que fazia falta uma instrução aos jogadores que dissesse respeito à sua mentalidade mais ofensiva ou mais defensiva. E o sistema de raramente, por vezes e frequentemente parecia-me mais adequado. Depois há coisas que sinceramente não percebo a lógica: não posso dizer a um CJA para jogar pelos flancos, mas pode ter esse movimento preferido porquê ??? Finalmente e como já foi reconhecido, o jogo precisa de um leque mais alargado de opções defensivas e a falta dos gritos de motivação / crítica nem percebo como é que ainda nem sequer existem.

Compartilhar este post

Link para o post

:estrelas: explica

Isto nao tens duvidas, né?

O que eu disse, era haver uma cor diferente para essas instruçoes que ja estao selecionadas por defeito. O construtor de jogo, tem por defeito essa opçao ligada. Assim, quando fossemos dar instruçoes ao jogador, viamos a opçao ligada, mas de outra cor.

Fiz-me entender? O:)

Compartilhar este post

Link para o post

Isto nao tens duvidas, né?

O que eu disse, era haver uma cor diferente para essas instruçoes que ja estao selecionadas por defeito. O construtor de jogo, tem por defeito essa opçao ligada. Assim, quando fossemos dar instruçoes ao jogador, viamos a opçao ligada, mas de outra cor.

Fiz-me entender? O:)

ahhhh ok, distinguir a cor das que estão activas para as que estão indisponíveis. Pois, era bem feito era.

E que cor para aqueles fenómenos que conseguem em simultâneo Manter a Posição e Deambular da Posição ??? :lolada:

Compartilhar este post

Link para o post

ahhhh ok, distinguir a cor das que estão activas para as que estão indisponíveis. Pois, era bem feito era.

E que cor para aqueles fenómenos que conseguem em simultâneo Manter a Posição e Deambular da Posição ??? :lolada:

eh la...como assim? :funny: :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma duvida:

Os extremos estão a trocar, como faço para eles não trocarem de flancos? É que de um lado quero um extremo, e do outro quero um construtor de jogo, com movimentos interiores.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...